quarta-feira, 30 de agosto de 2017

BANDIDOS SE DISFARÇAM DE FUNCIONÁRIOS DA CELPE E LEVAM 9.400 REAIS DE RESIDÊNCIA EM GARANHUNS

Três marginais usando uniformes, capacetes e crachá da Celpe entraram em uma residência do bairro Indiano, localizada na Rua Manoel Pessoa Juvenal, nas proximidades da Churrascaria Sabor do Meio Dia, e de lá roubaram 9. 400 reais. O assalto ocorreu por volta das 14 horas desta terça-feira, 30 de agosto.

Segundo os moradores, os assaltantes foram violentos. Eles os amarraram com cordas, os amordaçaram com fita crepe e desferiram tapas no rosto de uma das vítimas. Ainda de acordo com o proprietário da residência os homens chegaram no local com o uniforme da Celpe e pediram para ver o contador de energia (que fica dentro de casa). Sem desconfiar de nada, o morador, de 40 anos, deixou o trio entrar, mas o que se viu em seguida foi uma sessão de medo, pânico e ameaças de morte. Os assaltantes entraram e já foram apontando o revólver para a cabeça da vítima perguntando pelo dinheiro de uma moto que havia vendida. Após dizer que não tinha dinheiro, um dos marginais se exaltou e passou a xingar a vítima com palavras de baixo calão.

Uma tia e um cunhado do dono do imóvel, que também estavam na casa, também foram rendidos e ameaçados. Após revirarem a residência inteira, os desconhecidos encontraram em um dos quartos a quantia de 4.300 da venda da moto e mais 5.100 reais da aposentadoria de uma das vítimas, perfazendo um total de 9.400 reais.

Durante todo o tempo os assaltantes ameaçaram o proprietário simulando que iam matá-lo. Após roubarem a vultuosa quantia os homens amarraram os moradores em quartos distintos e fugiram com destino ignorado. Um BO foi prestado na 2ª Delegacia de Polícia Civil, que vai investigar o caso.

MOTORISTA É ASSASSINADO NO MUNICÍPIO DE CAETÉS/PE


Um homem foi assassinado no início da noite desta quarta-feira (30/8) na cidade de Caetés/PE. O crime aconteceu na Rua Ananias Gerino de Melo, área central da cidade.

Segundo informações, um homem armado em uma motocicleta teria se aproximado de Jean Carlos Bezerra, que já foi motorista de ambulância e lhe alvejara com diversos disparos de arma de fogo.

A Polícia Militar foi acionada, preservou a cena do crime até a chegada da Polícia Civil, após o levantamento do local do crime o corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

ACIDENTE NA BR 423 EM IATI DEIXA UMA VÍTIMA FATAL


Um agricultor morreu por volta das 20 horas desta quarta-feira (30/8), em um acidente na BR 423, mais precisamente no Sítio Serrote, área rural do município de Iati, no Agreste de Pernambuco.

De acordo com as primeiras informações, a vítima que reside no Povoado de Bela Vista, naquele município, trafegava em uma motocicleta vindo por uma estrada vicinal quando ao tentar entrar na rodovia foi colhido por uma carreta. Devido à gravidade dos ferimentos ele veio a óbito no local.

HOMEM É ASSASSINADO E AMIGO BALEADO EM CANHOTINHO


Um homem foi assassinado e o amigo alvejado por disparos de arma de fogo na manhã desta quarta-feira (30), em Canhotinho, Agreste de Pernambuco.



Joab Rodrigues da Silva, de 26 anos e Odair José Pimentel, de 19 anos, estavam bebendo no Bar de Milson na Rua São Vicente, quando dois homens encapuzados chegaram em um veículo Gol branco, desembarcaram com armas de fogo na mão, ordenaram que a pessoas que estavam no local colocassem as mãos na cabeça, e foram em direção das vítimas atirando. Joab foi alvejado na região da cabeça e morreu na hora, Odair foi atingido por vários disparos e socorrido pelo Samu para o Hospital Regional do Agreste, em Caruaru.



Após o crime os assassinos fugiram sem serem identificados, o corpo da vítima fatal foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru, Odair permanece internado e o estado de saúde é instável.

O crime já está sendo investigado pela Delegacia de Polícia Civil de Canhotinho.

FOLCLORE EM EVIDÊNCIA NA ESCOLA MALAQUIAS CARDOSO


A Escola Malaquias Cardoso Aragão, em Santa Cruz do Capibaribe, está movimentando seu corpo docente e discente nesta quarta-feira (30) com diversas atividades, entre elas apresentações de manifestações culturais, tanto pelos alunos, como por convidados. Nestas atividades estão inseridas apresentações de poesias, de música e de palestras cujo foco principal é o folclore, mas sob uma perspectiva de nosso município e de sua história.


A diretora Clarice Grangeiro e os professores estão empenhados em oferecer aos alunos da Escola Malaquias Cardoso aulas diferenciadas, onde o aprendizado é o objetivo principal, mas com algo a mais que agregue e também reforce todo o contexto educacional.













Reportagem Jairo Gomes


Envie informações para nossa redação pelo WhatsApp (81) 9 9428-8603

PRAZO FINAL TERMINA NESTA QUINTA-FEIRA INSCRIÇÃO NO SELO UNICEF


As inscrições podem ser feitas até 31 de agosto. Iniciativa estimula e reconhece


melhorias em políticas direcionadas a crianças e adolescentes



As inscrições para o Selo UNICEF – Edição 2017-2020 entra em sua última semana. Os municípios paraibanos, que ainda não tomaram a iniciativa, podem se inscrever até a próxima quinta-feira, dia 31 de agosto. Mais de mil municípios brasileiros do Semiárido e Amazônia já se inscreveram. A iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) estimula a gestão municipal a implementar políticas públicas para garantir os direitos das crianças e dos adolescentes. Os documentos para a inscrição podem ser acessados em www.selounicef.org.br. O UNICEF recomenda que os municípios não deixem a inscrição para a última hora.

Ao aderir ao Selo UNICEF, os municípios inscritos devem investir em ações para melhorar a oferta e a qualidade de serviços de saúde, educação, assistência social e participação, visando produzir impactos reais e positivos na vida de crianças e adolescentes. O UNICEF capacita os gestores municipais e define os indicadores que ajudarão a monitorar os resultados das ações.

Na edição de 2013-2016 foram certificados 32 municípios paraibanos: Aparecida, Bananeiras, Bayeux, Bernardino Batista, Bom Jesus, Cabaceiras, Cabedelo, Campina Grande, Cubati, Cuité, Damião, Dona Inês, Emas, Esperança, Frei Martinho, Juru, Lucena, Mogeiro, Monteiro, Nazarezinho, Nova Palmeira, Ouro Velho, Picuí, Pombal, Santa Helena, Santa Inês, Joca Claudino, São Francisco, São José dos Cordeiros, São Mamede, Solânea e Taperoá.

Quem pode se inscrever

Podem aderir ao Selo os municípios localizados em nove Estados do Semiárido (Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) e nos nove Estados que compõem a Amazônia (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins).

Resultados concretos

Na edição 2013-2016, o Selo UNICEF recebeu 1.745 inscrições de municípios na Amazônia e no Semiárido. Mesmo diante de desafios econômicos e sociais, 504 municípios brasileiros foram certificados pelo Selo UNICEF, apresentando melhoria em diferentes indicadores, muitas vezes com desempenho superior à média nacional.

“Os resultados aparecem para quase todos os municípios que participam, não apenas para aqueles que são certificados. A certificação é um reconhecimento àqueles que melhoram mais do que a média”, explica o representante do UNICEF no Brasil.

Além dos 504 municípios certificados na última edição, outros 448 municípios concluíram todas as etapas da iniciativa e, mesmo não atingindo todas as metas para conseguir a certificação, registraram avanços significativos para infância e adolescência.

Tanto os municípios certificados quanto aqueles que cumpriram todas as etapas (no total, 952 municípios avaliados) realizaram ações concretas e conseguiram melhorar indicadores sociais em áreas como saúde, educação, proteção e participação social.

Resultados da Edição 2013-2016

Redução da mortalidade infantil: De 2011 a 2014, a taxa de mortalidade infantil caiu 5,2% no Brasil. Nos municípios certificados pelo Selo UNICEF em 2016, a queda foi de 8,1% no Semiárido e 9,8% na Amazônia. A queda se deve a um conjunto de medidas adotadas por esses municípios, como o aumento do acesso ao pré-natal.

Acesso e permanência na escola: De 2012 a 2015, a taxa de abandono no ensino fundamental caiu 34% entre os municípios certificados pelo Selo no Semiárido e 18,9% entre os da Amazônia, enquanto no Brasil a redução foi de 26% (de 2,4% para 1,7% no mesmo período).

Enfrentamento do trabalho infantil e da violência sexual: No Semiárido, 491 municípios realizaram ações de informação e comunicação de prevenção à violência sexual e 451 ao trabalho infantil. Na Amazônia, 147 municípios realizaram campanhas de combate ao trabalho infantil e 134 realizaram projetos voltados ao atendimento de medidas socioeducativas em meio aberto, incluindo capacitação de equipes e serviços de referência.

Participação social: Ao todo, 525 municípios participantes do Semiárido criaram Núcleos de Cidadania dos Adolescentes (NUCAs), envolvendo 11.500 meninos e meninas, que se tornaram mobilizadores de outros adolescentes. Na Amazônia, foi criada a rede Juventude Unida pela Vida na Amazônia (JUVA), que realizou quatro encontros regionais, mobilizando mais de 10 mil crianças e adolescentes.

Sobre o UNICEF – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promove os direitos e o bem-estar de cada criança em tudo o que faz. Com seus parceiros, trabalha em 190 países e territórios para transformar esse compromisso em ações concretas que beneficiem todas as crianças, em qualquer parte do mundo, concentrando especialmente seus esforços para chegar às crianças mais vulneráveis e excluídas.

Deputado pede pagamento de gratificação a agentes socioeducativos de Pernambuco


A cobrança foi feita pelo deputado Joel da Harpa (PODE). (Imagem: Divulgação/ASSASEPE)


Durante Reunião Plenária na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado Joel da Harpa (PODE) cobrou que o Governo do Estado conceda gratificação por trabalhos com risco de vida para os agentes socioeducativos. De acordo com o parlamentar, o repasse é feito apenas para servidores efetivos.

“O Estado tem cerca de 2 mil contratados e cerca de 680 concursados. Eles executam o mesmo serviço, mas só os efetivos recebem a gratificação. Falta apenas a regulamentação, por um decreto, para que tenham os mesmos direitos”, apontou.

O pleito foi levado à Alepe pelo Sindicato dos Agentes Socioeducativos de Pernambuco (Sindasepe).

Santa Cruz do Capibaribe tem acréscimo populacional em relação a 2016, aponta IBGE


Foto: Billu Teteu.


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou nesta quarta-feira (30), no Diário Oficial da União, uma nova atualização em relação a estimativa da população brasileira, na qual aponta que o país tem atualmente 207.660.929 habitantes.

Ainda de acordo com a pesquisa, o município de Santa Cruz do Capibaribe teve um acrescimento populacional de mais de 2 mil habitantes em relação ao último levantamento, ocorrido em agosto de 2016.

O levantamento anterior indicava que a Capital da Moda tinha 103.660 habitantes. Já de acordo com os novos números publicados hoje, o município conta com 105.761 habitantes. Com isso, o município teve um acrescimento de 2.101 moradores.

Em relação a 2016, um fato que chama atenção foram as quedas nos números das populações das cidades de Surubim, Taquaritinga do Norte, Vertentes e Santa Maria do Cambucá.

Confira os números de habitantes em algumas cidades da região:
Surubim: 63.780 (população em 2016: 64.373);

Toritama: 44.189 (população em 2016: 43.174);

Taquaritinga: 27.981 (população em 2016: 28.358);

Vertentes: 20.222 (população em 2016: 20.460);

Santa Maria do Cambucá: 13.921 (população em 2016: 14.013);

Vertente do Lério: 7.693 (população em 2016: 7.641).

Os números atualizados das cidades de Caruaru, Belo Jardim, Brejo da Madre de Deus, Jataúba e Frei Miguelinho, não foram revelados pelo Diário Oficial.

Pernambuco registra 207 roubos em escolas públicas


Os casos foram contabilizados entre janeiro e julho. (Imagem: Brenda Alcântara)


Entre janeiro e julho deste ano, Pernambuco contabilizou 207 casos de roubos em escolas públicas. O balanço foi divulgado pela Secretaria de Defesa Social. De acordo com a pasta, apesar de alto, o número tem diminuído mensalmente.

Entre junho e julho, houve uma diminuição de 23,5% na quantidade de ocorrências, passando de 34 para 26. O caso mais recente ocorreu na segunda-feira (28), quando dois assaltantes invadiram a Escola Rotary, no Recife.

A Secretaria Estadual de Defesa Social afirmou que não comentaria sobre a ocorrência.

'BUDEGA NORDESTINA' NA FEIRA LIVRE DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE - PE

O Programa 'Budega Nordestina" vai ao ar todos os domingos pela IGM FM 88,9 das 5 as 9 da manhã. A apresentação é de Paulo Viana e Jairo Gomes. O programa é transmitido direto da Central de Feiras. 

Levamos entretenimento cultural e muita informação nas manhãs de domingo.


Se você quiser fazer parte deste projeto entre em contato com Paulo Viana através dos telefones (81) 9 9428-8603 e 9 9704-3456 ou fale com Jairo Gomes através do (81) 9 9415-7140 ou 9 9663-9604.




Reportagem Jairo Gomes 

Envie informações para nossa redação pelo WhatsApp (81) 9 9428-8603