terça-feira, 17 de outubro de 2017

HOMEM MORRE VÍTIMA DE ACIDENTE NA BR-423, EM ÁGUAS BELAS

Uma colisão entre uma motocicleta e um caminhão matou um homem no início da noite desta terça-feira (17), no Km 154 da rodovia BR-423, no Sítio Garanhunzinho, em Águas Belas, no Agreste de Pernambuco.

De acordo com a polícia, a vítima Miguel Casusa dos Santos, de 49 anos, conduzia uma motocicleta placa KKF-8608, usando como capacete um boné que teria caído e ele feito uma manobra e retornado para pegar, a ação da vítima acabou provocando a colisão com um caminhão não foi identificado, o corpo foi arremessado para fora da pista e a moto arrastada por cerca de 40 metros.

Populares acionaram o SAMU que constatou que Miguel estava sem vida, a Polícia Rodoviária Federal esteve no local junto com a Polícia Civil realizando o levantamento do local do acidente, o corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

Templo da Boa Vontade: 28 anos promovendo a Paz nos corações

O Templo da Boa Vontade (TBV), monumento da Espiritualidade Ecumênica é uma das Sete Maravilhas de Brasília/DF, completa, neste sábado, 21 de outubro, 28 anos. Para celebrar a data, desde o início do mês, ocorre o tradicional evento “Outubro no TBV”, que este ano enfoca o tema: “Em Jesus, o Roteiro da Felicidade”.

Integram a programação exposições, espetáculos musicais, apresentação de corais, palestras, preces e outros acontecimentos especiais. Dentre estes, a Corrente Ecumênica de Preces, ocorre todos os dias, às 18 horas (Hora do Ângelus), na Nave do TBV, em prol da saúde das pessoas e das famílias que sofrem com o câncer de mama. O momento mais aguardado por todos os peregrinos que se dirigirem à capital federal é a mensagem fraterna e ecumênica do fundador do Templo da Paz, José de Paiva Netto, que será transmitida neste sábado, 21, às 16 horas.

O TBV é o monumento mais visitado da capital brasileira — segundo dados da Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal (Setur) — e possui infraestrutura para receber todos.

Confira toda a programação: 

Quadra 915 Sul — Brasília/DF 
Informações: (61) 3114-1070 | www.boavontade.com
www.tbv.com.br | #EUNOTBV

FRENTE PARLAMENTAR PARA PERENIZAÇÃO DO RIO CAPIBARIBE INSTALADA NA ALEPE

Na manhã da ultima segunda-feira (16) foi instalada, na Assembleia Legislativa de Pernambuco, a Frente Parlamentar que terá como foco a perenização e revitalização do Rio Capibaribe. Os deputados Zé Humberto, Eriberto Medeiros, Zé Maurício e Priscila Krause participaram da mesa e mostraram a importância do Rio, que corta 42 municípios, para a economia do estado.

O deputado Zé Humberto foi escolhido presidente e a deputada Priscila Krause será a relatora desse instrumento parlamentar que promete aprofundar os debates e sensibilizar os governos do estado e federal para que tomem as providências necessárias para que um projeto seja posto em prática e mude a realidade de uma expressiva parte da população pernambucana.

Participaram da reunião vários representantes dos municípios afetados pela escassez de água e que veem na perenização do Capibaribe uma investida segura para resolver a crise hídrica que assola há anos a região do Agreste Setentrional.

Entres os presentes destacamos o Vereador Deomedes Brito, que foi o primeiro a levantar a bandeira de interligação do Rio Capibaribe ao Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco, via Congo; o comunicador Geo Caldas, responsável pela maior exposição do assunto nos diversos veículos comunicacionais. Também participaram os vereadores Eraldo da Pedra Preta, Dé Cumaru, Claudinho de Tontom e Borges, além de Jânio Arruda, de Taquaritinga do Norte. O líder político de Jataúba Fábio Mamão, acompanhado do vereador Zuza do Jacu. Os Vereadores Antonio Américo e Gilvan da Malhadinha, de Cumaru.

O próximo evento para tratar do assunto foi marcado para o dia 31 de outubro na cidade de Limoeiro.



Mestre Assisão participa de Aula Espetáculo em Serra Talhada

Nesta terça, o Rei do Forró e Mestre da Música, Assisão, dá início a uma nova jornada. Ele ministra a aula-espetáculo “Papo com o Mestre Assisão” - acompanhado de Lôro dos Oito Baixos e dos dançarinos do grupo Cabras de Lampião. A estreia acontece às 15 horas, no Colégio Municipal Cônego Tôrres. “A música oferece à alma uma verdadeira cultura íntima e deve fazer parte da educação do povo”, enfatiza Assisão.

A aula-espetáculo vai percorrer todas as escolas municipais de Serra Talhada, nas zonas urbana e rural. Para o presidente da Fundação de Cultura de Serra Talhada e realizador do projeto, Anildomá Willans de Souza, a ideia da aula-espetáculo é anunciar que “a cultura ainda resiste, apesar dos meios de comunicação de massa insistirem em trazer uma programação alienadora e completamente fora da realidade”.


HOMEM É ASSASSINADO E OUTRO FICA FERIDO NA RUA NOVA, EM CAETÉS

Um homem foi assassinado e outro baleado no início da tarde desta terça-feira (17), na Rua Nova, em Caetés, no Agreste de Pernambuco.

De acordo com a polícia, elementos em um veículo não identificado efetuaram vários disparos de arma de fogo, os alvos foram os ex-presidiários Jonas de Melo, vulgo Nana, de 35 anos e Carlos Henrique Ferreira, vulgo Zé Rolinha, de 27 anos.

Segundo a polícia, eles eram envolvidos com drogas e o crime possivelmente foi motivado por disputa pelo tráfico, Jonas não resistiu e veio a óbito no local, Carlos Henrique foi socorrido e segundo informações não corre risco de morrer.

O corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru, o caso será investigado pela delegacia de Caetés.

AGRICULTOR QUE MORAVA EM JUPI É ASSASSINADO NA ZONA RURAL DE CAPOEIRAS

Um agricultor foi assassinado na tarde desta terça-feira (17), na zona rural do município de Capoeiras, no Agreste pernambucano.

José Pedro de Almeida, de 49 anos, guiava um rebanho bovino por uma estrada vicinal do Sítio Várzea do Chapéu, acompanhado de duas pessoas, quando apareceram dois elementos em uma motocicleta vermelha, armados eles ordenaram que todos deitassem no chão, um deles foi até onde a vítima estava e o executou com dois disparos possivelmente de pistola na região do pescoço, após o crime os assassinos fugiram em alta velocidade.

A localidade onde o crime aconteceu é uma região de divisa dos municípios de Capoeiras e Jucati, o Corpo de José Pedro que residia em Jupi, foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

Multidão se despede de professor e criança mortos tragicamente em acidente

Um grande número de familiares, amigos e estudantes da UFPB, campus Bananeiras, veio dar o adeus ao professor Pedro Germano Antonino e ao pequeno Arthur de Souza, de apenas 6 anos de idade. Eles e mais duas mulheres foram vítimas de um trágico acidente de carro na BR 412, próximo ao município de Boa Vista.

Os corpos de Pedro Antonino e Arthur de Souza foram velados no clube Palhoça do Flamengo, em Serra Branca – PB, e muitos vieram prestar suas últimas homenagens e participar do sepultamento. Professores e estudantes de Bananeiras e Areia compareceram em grande número para se despedir do professor Pedro, a quem seus alunos chamavam de “Pai Pedro”.

Além das duas vítimas fatais enterradas nesta terça-feira (17), a jovem estudante Suênia Veríssimo, natural de São José dos Cordeiros, também veio a óbito por conta do acidente e seu corpo será sepultado na manhã desta quarta-feira (18).

A única sobrevivente da tragédia, Valéria Cosmo, segue no Trauma de Campina Grande, mas consciente e muito abalada com a morte de seu filho, Arthur de Souza, e seu companheiro Pedro Antonino. Ela relatou que uma moto atravessou repentinamente a BR 412, obrigando Pedro a desviar e capotar o carro por três vezes.

O pequeno Arthur foi arremessado para o meio da pista, enquanto o professor Pedro ficou preso às ferragens do veículo. A jovem Suênia sofreu uma forte pancada na cabeça, foi levada em estado grave e morreu a caminho do hospital, enquanto Valéria sofreu um ferimento no braço e foi socorrida.

A população de Serra Branca e São José dos Cordeiros ficou completamente chocada com o fato e lamentou muito a morte das vítimas nas redes sociais.


Fonte: de Olho no Cariri

AGRICULTOR MORRE APÓS COLIDIR MOTO EM CERCA NA ZONA RURAL DE TEREZINHA

Um agricultor morreu na tarde desta terça-feira (17), após sofrer um acidente na zona rural do município de Terezinha, no Agreste de Pernambuco.

A vítima Edvaldo Mulato de Lima, de 56 anos, guiava uma motocicleta por uma estrada vicinal do Sítio Santo André, quando perdeu o controle e bateu em uma cerca, na colisão Edvaldo caiu e sofreu uma lesão grave na cabeça.

Após a realização do levantamento do local do acidente, a Polícia Civil encaminhou o corpo para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

2° LEILÃO RANCHO SÃO LUCAS


GRUPO DE ADOLESCENTES CONSEGUEM FUGIR DA FUNASE DE GARANHUNS

E mais uma vez a FUNASE de Garanhuns voltar a ser notícia.

É que na tarde desta terça-feira (17), um grupo de adolescentes conseguiram fugir, de acordo com um agente que preferiu não se identificar, os socioeducandos renderam uma agente e conseguiram escapar.

Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra eles pulando o muro e andando pelo telhado, a Polícia Militar foi acionada e conseguiu evitar que outros fugissem e alguns já foram recapturados.

Uma outra versão é que eles estavam assistindo aula quando aconteceu um princípio de rebelião e as fugas aconteceram, ainda segundo informações no momento da fuga um motociclista passava pelo local e teve sua moto tomada de assalto por dois adolescentes.

Com ajustes, Edilson Tavares diz economizar R$ 4,5 milhões por ano, em Toritama

Prefeito falou sobre investimentos e projeções na Capital do Jeans

Fotos: Thonny Hill.

Na manhã desta terça-feira (17), o prefeito de Toritama Edilson Tavares (PMDB) foi sabatinado no Programa Rádio Debate da Rádio Polo FM. O gestor falou sobre as obras, questões políticas e projeções para os próximos anos do seu mandato.

De acordo com ele, com os ajustes realizados até o momento, será possível economizar milhões por ano, que serão convertidos em obras. Ele citou cortes profundos com funcionários e contratos com empresas, que possibilitou aquisição de novos veículos e início de construção de escolas, entre outras coisas.

Cortes

Segundo Edilson, quando assumiu a prefeitura, existia uma dívida de R$ 19,4 milhões no município. A máquina pública estava funcionando com cerca de 2 mil funcionários e, após realizar todos os compromissos, sobravam apenas cerca de R$ 26 mil.

Hoje, segundo ele, o número de funcionários é de 1.275 (Algo ainda considerado muito, pelo gestor). Com os ajuste econômicos, diz ter aumentado o superávit de R$ 26 mil para quase meio milhão de reais, por mês.

Ele acrescenta que, apenas com ajustes nas locações de veículos, combustível, coleta de lixo e cargos comissionados, o município conseguiu uma economia de R$ 4,5 mi., por ano.

“Para isso, é preciso medidas impopulares”, diz, completando que seu maior interesse é entregar o que prometeu em campanha.

Lixão e Rio Capibaribe

O prefeito reconhece a problemática do lixão local. Quando incinerado, prejudica não apenas moradores da capital do jeans, como de Taquaritinga do Norte.

Para solucionar, ele afirma que já existe processos licitatórios para que uma empresa realize o serviço, encaminhando os produtos para aterros de outra cidade. A previsão é de que o investimento fique em torno de R$ 120 mil/mês.

Quanto ao Rio Capibaribe, Edilson garante que existe um trabalho de requalificação sendo planejado. O projeto de sustentabilidade passa, entre outras coisas, por regularização de lavanderias e serviço eficaz nas redes de esgoto.

Política eleitoral

Quanto aos apoios políticos para 2018, o prefeito ainda não oficializou candidatos para ALEPE nem para Câmara Federal.

Deputados Pastor Eurico (federal) e Adalto Santos (estadual), que integram a mesma igreja do prefeito, contam com o apoio do gestor, na Assembleia. Mas, segundo Edilson, os parlamentares o deixaram à vontade para apoiar também outros nomes.

Indagado se já tem um nome para o governo do estado, brinca. “Nem eles se decidiram, ainda”.
Reestruturação da feira

Em Toritama existe um projeto para requalificação da feira, denominado pelo próprio prefeito um ‘mega investimento, que ficará entre R$ 15 e R$ 20 milhões’. Ele explica que a questão tá sendo debatida com comerciantes e órgãos envolvidos e incluirá melhorias em bancos, estacionamento, iluminação, segurança e demais setores.

A intenção é que o poder público fique responsável por 60% e os comerciantes por 40%. Os valores devem ficar em torno de R$ 4.400,00, para cada vendedor, de forma parcelada.

Sobre o calendário, Edilson é terminantemente contra feiras aos domingos. Para ele, prejudica cliente e comerciantes. Entende que isso deve ser firmado de forma conjunta com demais cidades do Polo. Como proposta de solução, afirma.

“Cabe aos prefeitos, Raquel Lira, Edson e eu, passarmos a caneta e dizer que não tem no domingo e acabou”, diz.
Concurso Público

Por fim, Edilson garantiu que, até 2018, o município de Toritama terá concurso público. Ele falou que a administração realiza um levantamento em todas as secretarias observando as necessidades e cargos necessários para o certame.


Confira a entrevista completa:
 

DESENTENDIMENTO ACABA COM DOIS MORTOS EM BUÍQUE

Um duplo homicídio foi registrado na manhã desta segunda-feira (16), no Povoado do Tanque, na zona rural do município de Buíque, no Agreste de Pernambuco.

De acordo com a Polícia Militar, três homens bebiam em um bar quando resolveram ir para casa de um deles, identificado como Daniel Antônio dos Santos, de 32 anos, ao chegarem na casa, Daniel se desentendeu com André da Silva Bezerra, de 29 anos, eles estavam armados e iniciaram uma troca de tiros ficando feridos, o terceiro indivíduo identificado como, Marcos Manoel dos Santos, de 29 anos, estava com uma faca peixeira e desferiu vários golpes em André que veio a óbito no local.

Após matar André, Marcos fugiu em um veículo Gol, preto, placa DQJ-7390 levando a arma da vítima, Daniel Antônio foi socorrido para o hospital de Buíqu,e mais não resistiu, na cena do crime a polícia apreendeu a faca e um revólver calibre 38. Os corpos foram encaminhados para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

Dupla aproveita ‘apagão’ para assaltar mercadinho em cidade do Cariri



Dois indivíduos aproveitaram um ‘apagão’ na rede de energia elétrica na noite do ultimo sábado (14), em Monteiro, para realizarem um assalto a um mercadinho localizado no Bairro Bela Vista, de propriedade do ex-vereador Heleno de Amadeu.

Conforme informações, a dupla adentrou no mercadinho e anunciou o assalto. Levaram diversos produtos e uma quantia em dinheiro ainda não revelada.
A Polícia foi acionada, mas até o fechamento desta matéria, nenhum suspeito havia sido preso.