quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

JOVEM FOI ASSASSINADO NA ZONA RURAL DE BONITO

Foi assassinado na madrugada de ontem terça-feira (13), na Vila Bem-Te-Vi, na zona rural de Bonito, o jovem, João Rafael dos Santos Calheiros, de 20 anos, que morava no distrito de Serro Azul, na zona rural de Palmares e trabalhava como pincelador em uma lavanderia em Toritama e foi morto a tiros.

De acordo com informações ele estava brincando o carnaval e ao ver um homem partir pra cima dos seus dois amigos ele foi tentar intervir e o algoz ao ter sua ação frustrada atirou contra a vítima ceifando-lhe a vida no local. Um simulacro de arma de fogo foi encontrado ao lado do corpo durante o levantamento cadavérico e os familiares disseram que a cena do crime foi alterada e foi colocado o simulacro para dar o indicativo que o rapaz era errado, mas ele era um trabalhador.

O corpo do rapaz foi encaminhado para o IML de Caruaru.

AGENTE DA FUNASE É ENCONTRADO MORTO EM CORRENTES

Um agente da Funase de Garanhuns, foi encontrado morto na manhã desta quarta-feira (14), no Loteamento Atalibal, no município de Correntes, no Agreste pernambucano.

A vítima foi Abdias Ribeiro da Silva, de 37 anos, ele estava morto dentro da casa que morava, de acordo com a Polícia Militar o corpo não apresentava marcas de violência.

A ocorrência foi registrada como Morte a Esclarecer, a Polícia Civil realizou o levantamento cadavérico e o corpo para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru, onde a causa da morte será esclarecida através da realização de exames.

São João do Tigre promove maior carnaval da história e se consolida como um dos melhores do interior da Paraíba

A Prefeitura de São João do Tigre promoveu quatro dias de folia e atraiu o maior público já registrado na cidade. Com uma grande infra-estrutura, o carnaval de São João do Tigre atraiu turistas de várias cidades da Paraíba e do Pernambuco, movimentou a economia local e se consolidou um dos maiores carnavais do interior da Paraíba, com destaque ainda para a tranquilidade da festa.

O público que participou do evento foi o maior já visto na cidade, sendo estimado em 10 mil pessoas por dia. O evento além de um grande público, foi marcado pela alegria dos foliões e pela receptividade dos tigrenses, que souberam acolher os turistas e visitantes.

Para o prefeito Célio Barbosa, o carnaval de São João do Tigre superou todas as expectativas da organização. “A cidade se revestiu de alegria e pudemos oferecer tanto para nosso povo, como para os visitantes, uma festa diversificada, em paz e com satisfação para todos. Fizemos um carnaval a altura de outras cidades tradicionais da folia e sem querer competir com ninguém entramos na rota dos maiores carnavais da Paraíba”, pontuou o gestor.

O secretário de finanças de São João do Tigre, Márcio Leite, também comentou o sucesso do carnaval e destacou que com planejamento, a Prefeitura concluiu o evento sem dívidas e fortalecendo a economia local. “Os comerciantes tigrenses puderam aquecer suas vendas e nossa população teve a satisfação de um evento de grande porte na porta de suas casas. Isso foi nossa maior satisfação”, pontuou.

O carnaval de São João do Tigre aconteceu do último sábado (10) a esta terça-feira (13) com boas atrações que animaram o público a partir das 13 horas. O evento foi coordenado pela Secretaria de Cultura e Turismo do município, que tem a frente o secretário Lucélio de Marchi. A festa contou com shows de Forró na Onda Elétrico, Stela Alves e Forró da Loirinha, Dj Marcílio, Alisson Levado, Feitiço Elétrico e Forró do Garotinho.


Fonte: Portal De Olho no Cariri

WEB RÁDIO AGRESTE


UM HOMEM FOI ASSASSINADO A TIRO, EM SALOÁ/PE

Um homem foi assassinado a tiros no centro da cidade de Saloá, no Agreste de Pernambuco por volta do meio dia desta quarta-feira (14/2).

Segundo a polícia, a vítima foi identificada como José Heróxi Rogério, que tinha 38 anos e era ex-presidiário. Nego Chico, como ele era conhecido na localidade, foi atingido por disparos de arma de fogo quando se encontrava de frente a casa de um amigo.

Dois elementos utilizando uma motocicleta seriam os assassinos que já chegaram atirando, tendo o amigo também sido atingido pelos tiros. Ele foi socorrido para o hospital local e transferido para outro hospital na cidade de Garanhuns.

A Polícia Militar realizou rondas na localidade, mas não conseguiu encontrar os assassinos que desapareceram numa moto Bros, de cor branca.

O caso será investigado pela delegacia do município.

Santa Cruz – Elemento é acusado de abusar menino de 10 anos

Foto: Jabson Nunes do Blog do Ney Lima

Na noite dessa terça-feira (13) foi apresentado, na delegacia de Santa Cruz do Capibaribe, um homem de 30 anos acusado de abusar sexualmente de um menino de apenas 10 anos. A apreensão aconteceu no Bairro São Miguel.

De acordo com informações transcritas no Boletim de Ocorrência, Cristiano Alexandrino da Silva confessou o ato. Ele estaria bebendo com a mãe da vítima, quando teria cometido o crime.

Segundo os Guardas Romut, que estiveram na ação, a mãe confirmou que houve tentativa de estupro. Na delegacia, o elemento disse que ‘estava bêbado e teria dado um beijo no pescoço’ do menino.

Tanto o acusado quanto a família da criança estiveram na delegacia, prestando depoimentos. Ele ficou à disposição do delegado de plantão.


Fonte: Blog do Ney Lima

JOVEM QUE BATEU COM MOTO EM CAVALO MORRE E MÃE AUTORIZA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

Um rapaz de 19 anos sofreu um acidente na madrugada da última segunda-feira (12), em Venturosa, no Agreste de Pernambuco.

José Alex Valério Jacinto, de 19 anos, conduzia uma motocicleta na estrada que liga venturosa o município da Pedra, quando colidiu com um cavalo, gravemente ferido ele foi socorrido para o Hospital Justa Maria Bezerra, em Venturosa, encaminhado para o Regional do Agreste e removido para o Hospital da Restauração, em Recife.

Na noite desta terça-feira (13), José Alex, não resistiu a gravidade dos ferimentos e veio a óbito.

O jovem teve as córneas e o fígado retirados para doação e salvarão outras vidas, a autorização foi dada pela mãe dele que o acompanhava, em seguida o corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal.

Informativo Dom Pedro I

Sua presença nos comunica que o Carnaval chegou ao fim. Mas que isso, ela nos anuncia que um novo tempo chegou e nos convida a viver esse tempo de preparação para a grande festa da humanidade: a PÁSCOA, RESSURREIÇÃO DE JESUS CRISTO, Aquele que deu Sua própria vida por amor a nós, humildes pecadores, mas filhos muito amados por ELE.

Viveremos nos próximos 40 dias momentos de grandes reflexões, onde através da História de vida de JESUS, O SALVADOR, iremos, mais uma vez, perceber a intensidade do Seu amor por nós, que a fé remove montanhas e que ELE tudo pode.

É tempo de preparação, para que possamos viver cada vez mais os ensinamentos pelo CRISTO deixados, ensinamentos os quais , nos mostram o quanto somos por Ele amados e como devemos amar ao próximo.

Seu exemplo de benevolência deve ser por nós cultivado, pois assim Ele estará infinitamente presente entre nós.

A correria do dia a dia acaba fazendo com que, em alguns momentos, nos esqueçamos de multiplicar esse amor, mas nunca é tarde para o semear e partilhar.

Viva intensamente a QUARESMA e sinta o poder que o verdadeiro AMOR tem, perceba que ele está presente na alegria e na dor e que a tudo sobrevive.

Creia no amanhã! Porque o CRISTO vive, Ele tudo pode, basta você acreditar e saber esperar que seja feita a Sua vontade, pois Dele vem a permissão para todos os nossos planos.

Caridade, fé, humildade, esperança, força, sabedoria, perseverança, solidariedade, amor a Deus e ao próximo e a constante certeza da Sua presença entre nós em todos os momentos , é o que lhe desejo para essa PÁSCOA.

Tenha um excelente dia.


Assessoria da Escola Dom Pedro I

JOVEM DE BREJO DA MADRE DE DEUS MORREU NUM ACIDENTE COM MOTO EM BELO JARDIM


Um grave acidente foi registrado na tarde desta terça-feira (13), na estrada que dá acesso a Vila Serra dos Ventos, na zona rural de Belo Jardim e teve como vítima, o jovem, Auler Vinícius da Silva Campos, de 22 anos, que trabalhava como tratador de animais e morava em Brejo da Madre de Deus.

Segundo familiares a vítima foi a Belo Jardim, onde bebeu com amigos e quando estavam retornando cada um em uma moto, o rapaz perdeu o controle, caiu num precipício e morreu no local. Ele não era habilitado.

O corpo da vítima foi encaminhado para o IML de Caruaru.


Fonte: Blog do Adielson Galvão

AGRICULTOR MORRE AFOGADO EM BOM CONSELHO

Um agricultor morreu afogado na tarde de ontem terça-feira (13), no município de Bom Conselho, no Agreste de Pernambuco.

Segundo informações da Polícia Militar, a vítima Cícero Alves, de 51 anos, estava tomando banho em um pequeno açude no Sítio Serra Verde, quando se afogou, a PM informou que foi acionada por populares que comunicaram o fato. A Polícia Civil realizou o levantamento cadavérico e encaminhou o corpo para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.


Fonte: Blog do Cláudio André

PROGRAMA CIDADE EM AÇÃO 14/02/2018

ZAP DA GUARDA MUNICIPAL

Deputados e pré-candidata participam do carnaval molhado de Camalaú

Os deputados João Henrique (estadual) e Pedro Cunha Lima (federal) estiveram visitando o município de Camalaú na tarde do ultimo domingo, 11, e aproveitaram para prestigiar o carnaval molhado que é realizado no balneário do açude público do município.

Ao lado do prefeito Sandro Mouco, João Henrique e Pedro Cunha Lima cumprimentaram os foliões, que segundo estimativas era superior a 5 mil pessoas.

Além dos dois deputados, quem também esteve presente ao evento carnavalesco foi a ex-prefeita de Monteiro, Edna Henrique, que é pré-candidata a deputada federal.

O carnaval de Camalaú é considerado uma das maiores festas carnavalescas do Cariri paraibano.

CURSO DE ORATÓRIA

Com apoio de Rômulo Gouveia, prefeita consegue quadra para Ouro Velho

A prefeita do município de Ouro Velho, Natália de Dr. Júnior, assinou contrato com a Caixa Econômica Federal para construção da quadra esportiva coberta da cidade.

A assinatura ocorreu na ultima sexta-feira (09), e o próximo passo será apresentar o projeto da quadra, que será analisado pela Caixa, e depois de aprovado o projeto, será realizada a licitação para dar início à obra.

Graças ao empenho da prefeita Natália, o município está apto a receber recursos federais devido ao CAUC limpo do município.

 “Queremos agradecer também ao deputado Rômulo Gouveia por destinar mais esse recurso para o nosso município”, disse a prefeita.

População viaja 120 km para encontrar delegacia aberta

Viajar mais de 240 quilômetros, sendo 120 km para ida e o mesmo para a volta, para fazer um simples boletim de ocorrência ou realizar uma prisão em flagrante. Essa é a realidade dos moradores que são vítimas de crimes ou de policiais que atenderem ocorrências na cidade de Assunção, no Cariri paraibano, após as 18h ou nos fins de semana.

Esse problema tem ocorrido por falta de delegados de plantão. Outros casos parecidos também são registrados em outras regiões do estado, pelo mesmo motivo.

O problema envolvendo as delegacias de Polícia Civil começa já na cidade de Assunção. Apesar de ter uma delegacia física, o delegado responsável pela cidade, Ariosvaldo Adelino de Melo, também atua na delegacia de Polícia Civil em Taperoá, município vizinho, acumulando as atribuições.

O delegado Ariosvaldo explica que fica a maior parte do tempo em Taperoá. “Em Assunção existe um comissário de plantão, mas às vezes ele também precisa ir a Taperoá. Eu vou alguns dias da semana a Assunção, mas geralmente só em caso de flagrante ou pra ‘fazer local de crime’, quando tem um homicídio, por exemplo”, disse ele.

Por este motivo, os moradores da cidade de Assunção precisam viajar para Taperoá, quando precisam fazer um boletim de ocorrência. Mas, se o caso ocorrer após as 18h, ou nos fins de semana, o problema é ainda maior, porque neste horário e dias a delegacia de Taperá não tem expediente.

Neste caso, todas as ocorrências ficam concentradas na delegacia seccional de Esperança, no Brejo paraibano, que fica a cerca de 120 quilômetros de distância de Assunção, totalizando uma viagem de 240 km para ida e volta. No “plantão centralizado”, a delegacia de Esperança fica responsável por atender todas as cidades que integram sua área de atuação. Assunção também faz parte da área de Esperança, mesmo estando a 120 quilômetros de distância.

Arrombamentos

Segundo moradores e comerciantes da cidade de Assunção, o problema tem se agravado pela ocorrência de crimes na cidade. Conforme o relato de moradores ao G1, no mês de janeiro deste ano, ocorreram pelo menos 22 arrombamentos.

Apenas na madrugada do dia 24 de janeiro, segundo relato de moradores, ocorreram 12 arrombamentos contra estabelecimentos como frigorífico, ótica, confeitaria, armarinhos e mercados. Entretanto, segundo a Polícia Civil, neste dia apenas quatro casos foram registrados na delegacia.

 “Aqui na cidade só tem um escrivão da Polícia Civil e ele fica na cidade de Taperoá. Muitas vezes, a população quer prestar queixa, mas não tem como. Em janeiro teve arrombamentos, mas muitos comerciantes não fizeram boletim por falta de escrivão”, destacou funcionário público Patrício Silva, morador de Assunção.

Sem previsão

O delegado seccional da Polícia Civil de Esperança, Danilo Orengo, explicou que não condições de se manter mais de um delegado no plantão centralizado na região, por falta de efetivo de delegados, escrivão e agentes. Ele destacou que existe um planejamento em estudo para se implantar um plantão centralizado na cidade de Soledade para atender parte das cidades da região do Cariri e Seridó, mas ainda não há prazo.

 “Infelizmente não tem muito o que fazer. Ou esperar esse novo plantão em Soledade, ou redistribuir as cidades e encaixar Assunção em uma seccional ou delegacia com plantão mais próxima. Mas, durante a semana todas as ocorrências ficam sob responsabilidade da delegacia de Taperoá, que é bem mais próxima”, disse Danilo Orengo.

Adolescente é assassinado a facadas na zona rural de Monteiro

Um corpo de um adolescente foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira (12), na zona rural de Monteiro, na comunidade conhecida por Serrote de Baixo.

Conforme informações, o corpo seria de um jovem conhecido por Lucas, filho de um mototaxista de Monteiro, e o crime teria sido praticado com uma faca. O mesmo já tinha sofrido tentativa de homicídio, por arma de fogo na cidade de Monteiro.

O assassinato aconteceu próximo ao açude do Serrote.


A polícia esteve no local e está investigando o caso.

Urnas poderão ser auditadas uma hora antes das eleições

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, anunciou que as urnas eletrônicas poderão ser auditadas uma hora antes do início da votação nas Eleições 2018. A novidade permitirá que algumas instituições e partidos políticos interessados participem dessa “inspeção”, que tem como objetivo dar ainda mais transparência ao processo de votação.

As urnas que passarão pela auditoria serão definidas por amostragem e escolhidas aleatoriamente. As regras para essa nova auditoria, contudo, serão publicadas em resolução do TSE ainda a ser aprovada até o dia 5 de março deste ano pelo Plenário da Corte Eleitoral.

As entidades e instituições que poderão participar são as mesmas previstas para acompanhar o desenvolvimento dos sistemas eleitorais durante os seis meses antes do pleito: partidos políticos, coligações, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público, Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal, Controladoria-Geral da União, Departamento de Polícia Federal, Sociedade Brasileira de Computação, Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, os departamentos de Tecnologia da Informação de universidades e a sociedade civil organizada.

Tecnicamente, a auditoria poderá constatar a integridade de cada programa que está inserido na urna eletrônica por meio da verificação de seus resumos digitais (hashs). Na prática, a verificação apontará se houve alteração nos programas. De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação (STI) do TSE, Giuseppe Janino, esse resumo digital é uma espécie de dígito verificador de cada programa. Por isso, se houver qualquer mudança em seu conteúdo, o dígito verificador não será o mesmo, significando que o programa sofreu adulteração.

“No momento da cerimônia de lacração dos sistemas eleitorais, em que os programas recebem assinaturas digitais e são blindados, nós faremos esse processo de geração de dígitos verificadores. Em seguida, publicaremos na internet cada programa com seu respectivo dígito verificador”, esclareceu, ressaltando que os programas somente serão encaminhados aos TREs após a geração e publicação dos hashs.

Com a novidade, as entidades participantes poderão acompanhar e verificar se os hashs dos programas eleitorais estão em perfeito funcionamento e se não foram alterados. “A própria urna eletrônica já faz isso automaticamente, pois no momento em que é ligada, calcula cada um desses dígitos verificadores, que garantem a sua integridade. Dessa forma, se houver qualquer discrepância de não batimento desses dígitos verificadores, a urna não funcionará, e isso já é um meio de segurança inserido no próprio processo”, disse.

Para a auditoria, poderá ser utilizado o software de cálculo dos dígitos verificadores desenvolvido pela Justiça Eleitoral ou sistema semelhante criado pelas próprias instituições participantes, desde que atenda aos requisitos estabelecidos pelo TSE, reforçando o compromisso da Corte Eleitoral de conferir ainda mais transparência ao processo. Depois de rompidos os lacres físicos da urna, será preciso introduzir uma mídia e rodar o programa.

O secretário de TI esclareceu ainda que todo o processo ainda será definido, mas a ideia é que as urnas submetidas à auditoria sejam lacradas novamente e prossigam para a votação normalmente.


Fonte: TSE / Foto: Nelson Jr./ ASICS/TSE