domingo, 22 de abril de 2018

Cinco municípios do Cariri estão em alerta para chuvas e transtornos

João Pessoa, Campina Grande e mais 97 municípios paraibanos são áreas com perigo potencial de chuvas até as 12h desta segunda-feira (23), segundo o Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS). Dos 97 municípios, 5 são do Cariri paraibano.

Segundo o órgão, que é ligado ao Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), podem ser registrados até 50 milímetros de chuva por dia, com risco baixo de alagamentos e pequenos deslizamentos. Conforme o alerta, na Paraíba as áreas afetadas estão no Litoral, Mata, Agreste, Brejo, Cariri e Seridó. Veja a lista completa de municípios mais abaixo.

O Alert-AS pede para que moradores dos municípios listados evitem enfrentar o mau tempo e usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. O órgão também pede para que a população esteja atenta a possíveis alterações em encostas.

Em caso de emergências, a população deve acionar a Defesa Civil (telefone 199) e Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Veja a lista de cidades em perigo potencial de chuvas:

Alagoa Nova, Alagoinha, Alcantil, Algodão De Jandaíra, Alhandra, Arara, Araruna, Araçagi, Areia, Areial, Aroeiras, Bananeiras, Barra De Santa Rosa, Barra De Santana, Bayeux, Baía Da Traição, Belém, Boa Vista, Boqueirão, Borborema, Caaporã, Cabedelo, Cacimba De Dentro, Caiçara, Caldas Brandão, Campina Grande, Capim, Casserengue, Caturité, Conde, Cruz Do Espírito Santo, Cuitegi, Cuité, Cuité De Mamanguape, Curral De Cima, Damião, Dona Inês, Duas Estradas, Esperança, Fagundes, Gado Bravo, Guarabira, Gurinhém, Ingá, Itabaiana, Itapororoca, Itatuba, Jacaraú, João Pessoa, Juarez Távora, Juripiranga, Lagoa De Dentro, Lagoa Seca. Logradouro, Lucena, Mamanguape, Marcação, Mari, Massaranduba, Mataraca, Matinhas, Mogeiro, Montadas, Mulungu, Natuba, Nova Floresta, Olivedos, Pedras De Fogo, Pedro Régis, Pilar, Pilões, Pilõezinhos, Pirpirituba, Pitimbu, Pocinhos, Puxinanã, Queimadas, Remígio, Riachão, Riachão Do Bacamarte, Riachão Do Poço, Rio Tinto, Salgado De São Félix, Santa Cecília, Santa Rita, Sapé, Serra Da Raiz, Serra Redonda, Serraria, Sertãozinho, Sobrado, Solânea, Sossêgo, São José Dos Ramos, São Miguel De Taipu, São Sebastião De Lagoa De Roça, Tacima, Umbuzeiro, Alagoa Grande

Siga nossa página no Facebook e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações para a nosso Redação pelo WhatsApp (81) 9 9428-8603.

DOIS IDOSOS FORAM VÍTIMAS DE ASSALTO NA ZONA RURAL DE JATAÚBA-PE

Na manha da ultima sexta feira dia (20) de Abril, Guarda Civil Comunitária de Jataúba, foi acionada por um popular, informando que no Sítio Barra dos Padeiro, município de Jataúba, havia dois idosos em uma residência e que possivelmente teriam sido assaltados e estariam amarrados em sua propiá residência.

Diante dos fatos a equipe GC Tático se deslocou até o local supra-citado, onde ao chegar, se deparou com os dois senhores que são irmãos e residem na mesma residencia, trata-se de José Cupertino Filho de 73 anos, e Eronildes Jose De Melo de 74 anos.

No local as vítimas informaram aos guardas que na noite passada, aproximadamente três indivíduos adentraram em seu Sítio que fica um pouco distante da PE 160, e anunciaram o assalto, relatos das vítimas dão conta que os meliantes eram muito agressivos e ameaçavam as vítimas o tempo todo.

Um dos meliantes chegou a derrubar um dos idosos e efetuar dois disparos de arma de fogo na chão. Felizmente os disparos não o atingiu. O outro meliante chegou a ferir o outro idoso na mão, com uma faca.

Segundo relatos, os assaltantes estavam em um Jipe Toyota azul, e subtraíram, alguns bodes do curral, uma pequena quantia em dinheiro e cartões de aposentadoria dos idosos. Também tentaram levar o veiculo gol que estava na garagem como não conseguiram ligar o veículo, furaram os pneus e foram embora, deixando os idosos feridos devido às agressões, além de amarrados e trancados na residência.

Diante dos fatos, os guardas os conduziram para o hospital municipal de Jataúba , onde foram prestados os primeiros socorros e em seguida as vitimas foram ouvidas na Delegacia de Jataúba, afim de serem tomadas as medidas cabíveis.

Fonte e Fotos: Jataúba em Ação / Blog Manhã Nordestina / Blog Budega Nordestina

Siga nossa página no Facebook e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações para a nosso Redação pelo WhatsApp (81) 9 9428-8603.

CARRETA CAPOTA E CONDUTOR MORRE NA BR 104

Uma carreta tombou na BR-104, nas proximidades da cidade de Barra de Santana na tarde deste domingo(22). O motorista do veículo morreu no acidente. A principal suspeita é de que a pista molhada pelas fortes chuvas no local tenha contribuído para o acidente.

O acidente teria acontecido no KM 73 da rodovia. O veículo teria capotado e o condutor foi lançado para fora da carreta, caindo abaixo de uma ponte no local.

Os agentes da PRF ainda estão no local para prestar atendimento. O veículo tem placa de Campina Grande. O condutor ainda não teria sido identificado pela PRF.

BUDEGA NORDESTINA

Siga nossa página no Facebook e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações para a nosso Redação pelo WhatsApp (81) 9 9428-8603.

'BUDEGA NORDESTINA' NA FEIRA LIVRE DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE/PE



O Programa 'BUDEGA NORDESTINA" vai ao ar todos os domingos das 07 as 09 da Manhã pelas rádios IGM FM 88,9 de Santa Cruz do Capibaribe, FAROL FM 90,5 de Taquaritinga do Norte e CAPITAL FM 88,9 do Recife Capital Pernambucana. 

Siga nossa página no Facebook e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações para a nosso Redação pelo WhatsApp (81) 9 9428-8603.

DUAS PESSOAS MORRERAM DURANTE UM ACIDENTE NA ZONA RURAL DE ANGELIM/PE

Dois homens morreram durante uma colisão entre carro e moto na noite de sábado (21/4). O acidente aconteceu na PE 187 próximo a fazenda Mangalarga Machador, no município de Angelim/PE.

De acordo com a Polícia Militar, as vítimas fatais foram Cássio Rodrigues dos Santos, de 25 anos e, Ozano João dos Santos Neto, de 23. Cássio residia no Sítio Poço do Coelho, em Angelim, já Ozano era morador do Sítio Toca, no mesmo município. Eles trafegavam em uma motocicleta Titan 150, vermelha, de placa PGB 0486 quando colidiram num veículo Mercedes Benz A 160, de placa KNH 2260/SP. Devido a violenta pancada a moto pegou fogo. Uma equipe médica do hospital de Angelim ainda foi ao local prestar socorro às vítimas, mas elas já estavam em óbito.

Ainda segundo a PM, o motorista do automóvel apresentava sinais de embriaguez e foi levado para o plantão da Polícia Civil na cidade de Lajedo, no Agreste de Pernambuco. Ele foi conduzido para o posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para realizar teste de alcoolemia, mas se recusou e foi autuado em flagrante. Em seguida, foi encaminhado para realização de exames traumatológico no hospital de Lajedo e apresentado a Polícia Civil.

Os corpos das vítimas foram encaminhados para o Instituto de Medicina Legal – IML – Caruaru/PE.

Siga nossa página no Facebook e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações para a nosso Redação pelo WhatsApp (81) 9 9428-8603.

VIOLÊNCIA - UM HOMEM FOI ASSASSINADO EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE - PE

Foto: Fernando Lagosta do Blog do Ney Lima

O crime aconteceu na madrugada deste domingo dia 22 de abril de 2018, em Santa Cruz do Capibaribe no agreste Pernambucano. o fato foi no bairro da Palestina, no caminho para o Sítio Maracajá. a vitima Luis da Silva tinha 52 anos e foi morto a tiros.

Segundo relatos de testemunhas, a polícia acredita que a vítima estava numa seresta que aconteceu nas proximidades, mas sem maiores detalhes.

Siga nossa página no Facebook e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações para a nosso Redação pelo WhatsApp (81) 9 9428-8603.


Com Informações do Blog do Ney Lima

EX-PRESIDIÁRIO DE CARUARU FOI ASSASSINADO NA ZONA RURAL DE AGRESTINA


Um jovem foi assassinado no início da madrugada deste domingo (22) na Zona Rural de Agrestina, a vítima identificada apenas por Neto Oliveira, que segundo informações tinha entre 28 a 30 anos de idade, estava na companhia de algumas garotas em um bar, próximo ao Bar do Peixe, na zona Rural de Agrestina, quando saiu para dar uma olhada na moto que deixou estacionada, os amigos ouviram vários disparos e quando saíram para fora avistaram um automóvel preto indo com destino a BR 104 que fica a cerca de 1 km do local e o amigo caído morto.

Neto que morava próximo ao Colégio Padre Zacarias Tavares, no bairro Salgado em Caruaru, foi morto por cinco disparos de arma de fogo, atingindo o braço direito e as costas. De acordo com informações das amigas, ele já foi preso por tráfico e há cerca de cinco meses ele estava em liberdade.

O corpo foi encaminhado para o IML de Caruaru.

Saúde da voz na Terceira Idade é tema de roda de conversa pelo Dia Mundial da Voz

Preocupada com o bem-estar de seus atendidos, a Legião da Boa Vontade – LBV em sua sede na Rua dos Coelhos, 219, promove u na ultima terça-feira, 17, uma roda de conversa com idosos que integram o programa Vida Plena, sobre o Dia Mundial da Voz. 

O Conselho Regional de Fonoaudiologia de Pernambuco, através da fonoaudióloga Jullyane Pacheco, mediará uma roda de conversa com os idosos da LBV, esclarecendo-os sobre a importância da voz na Terceira Idade. O encontro representa uma oportunidade de disseminar conhecimento, orientar a população, promover ações de saúde e auxiliar no encaminhamento adequado de problemas potenciais ou reais. 

Anualmente, em 16 de abril, celebra-se o "Dia Mundial da Voz" e a conscientização sobre a importância da voz no Brasil foi iniciada em 1999, e a partir de 2003 passou a ter expressão internacional. 

O objetivo da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia neste dia e na semana que o circunda é promover a conscientização da população sobre a importância da voz humana para a promoção da saúde, bem como realizar conscientização de sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe, que podem comprometer a qualidade de vida e a própria sobrevida dos indivíduos. 

Em Recife, PE, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua dos Coelhos, 219 — Boa Vista. Para outras informações, ligue: (81) 3413-8601. 

PARQUE EUCLIDES DOURADO CONTA COM NOVO ATRATIVO E RECEBE LUMINÁRIAS EM LED

Um dos espaços mais agradáveis de Garanhuns, o Parque Euclides Dourado ganhou um novo atrativo. É que um belo portal foi construído no interior daquele equipamento público, onde certamente muitas imagens serão registradas por Garanhuenses e Visitantes. A obra foi confeccionada pelo artista plástico João Oliveira, que é Funcionário Público, e atua como Guarda Municipal de Garanhuns desde 1998.

O Portal está edificado na entrada da Pista de Cooper, bem próximo da escultura “Águas de Garanhuns”, que assim como a “Garanhuns, Eis a tua origem”, também foram produzidas por João Oliveira, cujo talento vai se confirmando a cada peça produzida. “Já estou trabalhando na confecção do busto de Euclides Dourado, para afixarmos na entrada do Parque, com a finalidade de homenagear o seu fundador”, pontua João Oliveira. “Também estou talhando em madeira dois Pavões (aves) que deixarão o Parque ainda mais bonito”, complementou o Artista.

MAIS CLARIDADE E SEGURANÇA – E seguem os trabalhos de instalação de luminárias com a tecnologia LED na Pista de Cooper e no setor de exercícios físicos do Parque Euclides Dourado. “O Prefeito Izaías Régis determinou e depois das obras de adequação da rede elétrica, iniciamos a instalação das luminárias. Ao todo serão colocadas cerca de 80 luminárias, que garantirão uma maior iluminação e, consequentemente, mais bem estar e segurança aos frequentadores do Parque. Nessa próxima semana concluiremos os trabalhos”, pontua José Gundes, secretário de Infraestrutura, que coordena a ação.


Fonte: Portal Agreste Violento

Siga nossa página no Facebook e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações para a nosso Redação pelo WhatsApp (81) 9 9428-8603.

18ª FEIRA DO VERDE EM BREJO DA MADRE DE DEUS - PE

O município de Brejo da Madre de Deus, capital da agroecologia de Pernambuco, sedia a 18ª edição da Feira do Verde, nos próximos dias 27 e 28 de abril, na Praça Dantas Barreto, centro da cidade. A iniciativa já faz parte do calendário de eventos oficiais de Pernambuco, pela sua importância. O tema deste ano é “Região Brejeira: Um Oásis em meio ao Semiárido”. O evento é realizado pelo Conselho de Desenvolvimento Sustentável do Brejo da Madre de Deus (Condesb), com apoio de várias organizações, sendo o Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (STR) um dos principais parceiros.

 “A Feira do Verde tem sido muito importante não só para os agricultores e agricultoras, mas para toda a população, que tem a oportunidade de conhecer novas tecnologias e técnicas sustentáveis, a partir do conhecimento trazido por entidades locais e parceiras”, explica Jaelson da Silva Araújo, presidente do STR do município.

O evento reúne agricultores e agricultoras e viveiristas, que produzem mudas, de Brejo da Madre de Deus, mas também de outros municípios do estado. Neste ano, a proposta é valorizar a região em que está localizada o Brejo da Madre de Deus, que apesar de ser semiárida, tem um microclima de brejo de altitude. O que lhe confere um clima diferenciado, com bastante água, o que contribui com a produção agrícola local.

 “Esta é a única feira com essa temática e com a promoção da agroecologia e do meio ambiente em Pernambuco. Ela também tem uma dinâmica de envolvimento da educação. Todas as escolas do município têm estandes na feira, reforçando a conscientização ambiental para os/as estudantes. Sem contar que é muito visitada, ainda, por prefeitos de municípios da região”, explica Adelson Freitas, um dos idealizadores da feira e diretor de Organização e Formação da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (Fetape), incentivadora e apoiadora do evento.

A ação de educação ambiental junto às escolas municipais e estadual começa antes mesmo da feira. Os estudantes vão se preparando meses antes para montar suas apresentações, aliado um processo de educação para preservação da natureza. “Os professores vão dando assuntos relacionados ao tema da feira e fazendo atividades relacionadas, e visitas a sementeiras e viveiros”, explica Éden Marinho, presidente do Condesb.

Este ano, a feira vai contar também com um espaço de troca de sementes crioulas, possibilitando um maior intercâmbio entre seus participantes. Essa partilha vai ser ampliada, pois ela já acontece com a exposição e comercialização das mudas pelos mais de 30 viveiristas, que levam espécies frutíferas, ornamentais, florestais, entre outras.

 “Chegamos a maioridade, é uma alegria! Somos um exemplo para os outros municípios. A gente vai nos roçados e os agricultores nos mostram as mudas que estão crescidas e que foram adquiridas na Feira do Verde. Brejo está ficando mais verde por causa desse trabalho de incentivo, de cuidado com o meio ambiente e a natureza”, conta Elizabeth Szilassy, umas das fundadoras feira.

Capital da Agroecologia - Brejo da Madre de Deus recebeu o título de Capital da Agroecologia, em 2012, a partir da aprovação do Projeto de Lei 14.612/2012, do então deputado estadual Manoel Santos (PT). A Feira do Verde é um evento de valorização da agricultura familiar, que integra o Calendário Oficial de Eventos do Estado, pela Lei 14.613/2012, também de autoria do parlamentar, que faleceu em 2015.

Siga nossa página no Facebook e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações para a nosso Redação pelo WhatsApp (81) 9 9428-8603.


Fonte: Blog Manhã Nordestina