quarta-feira, 1 de maio de 2019

Ao som de sucessos, fãs e amigos se despedem de Beth Carvalho

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Centenas de fãs e amigos se despedem nesta quarta-feira (1º) da cantora Beth Carvalho. O corpo da sambista está sendo velado no salão nobre da sede do clube Botafogo de Futebol e Regatas, time do qual Beth era torcedora.

Bandeiras do clube e da Estação Primeira de Mangueira, escola de samba do coração de Beth, foram posicionadas ao redor do caixão. Nas caixas de som, tocam diversos sucessos gravados pela sambista em seus quase 60 anos de carreira.

Ao se despedir da companheira de música, a também cantora Zélia Duncan disse que o Brasil está chorando a perda da Madrinha do Samba. “O Brasil está chorando [a morte de] uma representante corajosa, de um talento raro, que contribuiu imensamente para a música brasileira, para o pensamento brasileiro e para mulher brasileira. O repertório de samba da Beth é o mais lindo do Brasil e um dos mais completos”, declarou.

A cantora Teresa Cristina lembrou que, apesar da saúde debilitada dos últimos anos, Beth Carvalho nunca se deixou abater. “Uma pessoa que convive 12 anos com dor. Às vezes, com qualquer mal-estar, a gente fica em casa e não consegue cantar. E ela quis cantar até o último dia. Ela queria cantar no dia 5”, disse a cantora, referindo-se ao show de aniversário da sambista, marcado para o próximo domingo (5).

Segundo o empresário da sambista, Afonso Carvalho, mesmo internada no hospital, Beth não conseguia ficar parada. “Ela foi uma guerreira que buscava nos palcos a força para se manter confiante, com alegria. Ela estava agora numa situação delicada, fragilizada e ela idealizou fazer o aniversário dela no palco do Vivo Rio. Era difícil para uma pessoa comum olhar aquela pessoa no leito do hospital se programando para fazer um show”, explicou.

Um dos principais nomes do samba, Zeca Pagodinho lembrou o apoio que Beth Carvalho deu a novos talentos da música brasileira, inclusive a ele próprio, no início de sua carreira. “Ela botou muita gente lá em cima. Costumo brincar que eu era um simples compositor e virei um Zeca Pagodinho por causa da Beth. Meu negócio era compor. Ela me pôs para gravar ‘Camarão que dorme a onda leva’ com ela e eu virei esse Zeca Pagodinho que o Brasil hoje aplaude”, recordou.

Fãs

Fabio Fernandes, membro do fã-clube Andança, criado em 2005, veio de Minas Gerais especialmente para a despedida. “A gente estava se preparando para vir pro show de aniversário, mas infelizmente fomos pegos de surpresa. Mas só tenho lembranças boas. O fã-clube lamenta muito essa morte, mas o céu está em festa agora”, disse.

O corpo de Beth Carvalho deve deixar a sede do Botafogo, por volta das 16h, e será levado em um cortejo do Corpo de Bombeiros até o cemitério do Caju, onde será cremado no fim desta tarde.


Fonte: Agência Brasil

HOMEM FOI ASSASSINADO DURANTE A MADRUGADA NA ZONA RURAL DE VENTUROSA/PE

Um homem foi assassinado por volta das 2h30 da madrugada desta quarta-feira (01/5) no Sítio Lagoa do Pé da Serra, área rural do município de Venturosa/PE.

De acordo com informações da polícia, a vítima foi Luiz Antunes Bezerra Filho, de 29 anos, residente no mesmo local onde foi executado com diversos disparos de arma de fogo.

Familiares informaram a Polícia Civil que ele havia acabado de chegar em casa, de moto, na companhia de um primo, com quem estava no Centro de Venturosa. Na saída do primo iniciou-se os tiros, após alguns minutos. Seu pai ao sair pra ver o que havia acontecido, encontrou o filho baleado na porta de casa. Também foi possível ouvir barulho de um carro saindo daquelas imediações, sendo este veículo suspeito de ter sido usado para executar a vítima.

O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML). O crime será investigado pela Polícia Civil que deverá apontar a motivação para o assassinato, assim como o executor.

Banda de Pau e Corda lança primeiro disco ao vivo no Teatro de Santa Isabel

Banda de Pau e Corda lança primeiro disco ao vivo no Teatro de Santa Isabel 

 “Banda de Pau e Corda – 45 anos Ao Vivo” será lançado no dia 10 de maio. O show de lançamento do disco será no dia 25 de maio, às 20h, no Teatro de Santa Isabel. 

Criada em dezembro de 1972, a Banda de Pau e Corda é parte de um dos momentos musicais mais efervescentes da música pernambucana. Com o lançamento do primeiro disco, “Vivência”, em 1973, o grupo iniciou sua trajetória mostrando que a música regional e a cultura popular também poderiam ser sofisticadas. Conhecida pelo cuidado poético, a banda rapidamente conquistou muitos admiradores, como o escritor Ariano Suassuna e o sociólogo Gilberto Freyre, que escreveu a apresentação do álbum de estreia, inspirando contemporâneos e futuras gerações do Brasil todo a ressignificarem seu sotaque. 

Com dez discos gravados desde então, o grupo lança, no dia 10 de maio, o disco “Banda de Pau e Corda – 45 anos Ao Vivo”, que retrata a turnê comemorativa de 45 anos dos pernambucanos. Na ocasião, o trabalho será distribuído nacionalmente pela Kuarup e estará disponível em todas as plataformas de streaming. O show de lançamento do disco será no Teatro de Santa Isabel, no Recife, no dia 25 de maio, às 20h. Os ingressos já estão à venda no site Eventim.com e nas lojas TicketFolia, onde podem ser encontrados por R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). 

 “É histórico realizar esse lançamento na casa da gente, porque tem uma importância sentimental muito grande fazer esse show comemorativo de 45 anos no lugar onde a Banda nasceu. Vamos estar entre amigos que nasceram musicalmente com a gente, é quase como se a gente estivesse fazendo o primeiro show da nossa carreira. Muita vivência e estrada partiram do Recife”, comenta o vocalista Sérgio Andrade. 

Para além de confraternizar com artistas do mesmo berço musical, o show de lançamento de “Banda de Pau e Corda - 45 anos Ao Vivo” também promove o encontro de gerações com as participações das revelações pernambucanas Marcello Rangel e PC Silva. “Esse pessoal da nova geração tem uma veia poética muito forte. A Banda de Pau e Corda sempre foi muito calcada na poesia e essa nova cena traz isso de volta. Acho muito importante essa interação, porque existe um diálogo musical e poético muito expressivo entre a gente”, observa Sérgio, sobre a atualidade da obra da Banda, que segue influenciando novos artistas. 

O show de lançamento segue a mesma proposta musical do novo disco, que reproduz fielmente os arranjos originais criados por Waltinho. As únicas exceções são as canções de “Vivência”, gravadas a princípio apenas com instrumentos de pau e corda, mas que passaram a contar com a bateria convencional a partir da turnê de “Redenção” (1974). “Na época, sentimos a necessidade de incluir outros instrumentos, sem perder a nossa essência, por isso, adaptamos as músicas de ‘Vivência’ desde então e mantivemos esses arranjos com a bateria no novo disco”, explica Sérgio. 

SOBRE O DISCO 

Gravado em 27 de julho de 2018, no Cine Theatro Brasil Vallourec, em Belo Horizonte, o material é o primeiro registro ao vivo da Banda de Pau e Corda. “Esse trabalho foi uma oportunidade de eternizar o que há de mais simbólico para a gente e os nossos admiradores vão poder ter a nossa essência em um só disco”, explica Sérgio, ao lembrar que o grupo ainda não tinha uma coletânea que abrangesse toda sua obra, por isso a gravação vem para preencher essa lacuna. 

Assim, os fãs poderão ter disponíveis nas plataformas digitais clássicos que estão no repertório de 16 canções. Entre elas estão “Vivência”, “Flor D’Água (trilha sonora da novela “Maria, Maria”), “Areia” e “O Trem Tá Feio”, que foi trilha sonora da primeira versão da novela “Cabocla” e foi composta por Murilo Antunes e Tavinho Moura. Esse último participa do disco ao vivo na sua canção de autoria. Outra participação que se destaca é a do violeiro mineiro Chico Lobo, que toca “Pássaro de Rima”, feita em parceria com Siba Veloso. 

 “São dois grandes amigos mineiros da banda. Temos uma amizade com Tavinho desde que gravamos ‘O Trem Tá Feio’ para o disco ‘Arruar’, de 1978. E Chico, eu o conheço há muitos anos, desde quando ele tocava no grupo de dança Aruanda, em que minha esposa dançava. Ele sempre teve uma admiração pela Banda de Pau e Corda e a gente por ele também, até que gravamos ‘Pássaro de Rima’, em 2008”, comenta o vocalista. 

Apontada como um parâmetro para muitos músicos mineiros, inclusive para o Clube da Esquina de Milton Nascimento, Wagner Tiso e Lô Borges, a Banda de Pau e Corda escolheu gravar o disco em Belo Horizonte por conta do carinho do estado. “Sempre fomos muito bem recebidos por lá, onde temos um público fiel que nos considera referência. Consideramos nossa segunda casa”, diz Sérgio Andrade, que na gravação foi acompanhado por Sérgio Eduardo, no contrabaixo; Júlio Rangel, na viola; Erik Caldas, na flauta; Mek Mouro, na bateria; além dos convidados Johann Brehmer, na percussão, e Lucas Oliveira, no violão. 

O disco é dedicado aos músicos Roberto Andrade e Paulo Rezende, que foram uns dos fundadores da Banda de Pau e Corda e faleceram em 2017. Irmão e primo, respectivamente, de Sérgio Andrade.

Prefeitura do Congo lança edital de processo seletivo simplificado para contratação temporária

A Prefeitura Municipal de Congo lançou na tarde desta terça-feira (30) o Edital Nº 002/2019 que abre inscrições para Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de pessoal para atender às necessidades de excepcional interesse público do município, para execução atividades em serviços, programas e projetos.

As inscrições acontecerão na sede da Prefeitura, das 08h00 às 13h00 dos dias 02 e 03 de maio de 2019, conforme explicita o Edital, e há vagas para: 01 Médico Psiquiatra, 01 Assistente Social, 01 Técnico Educacional, 01 Artesã, 01 Enfermeiro, 01 Psicólogo, 01 Terapeuta Ocupacional, 01 Técnico de Enfermagem, 01 Técnico Administrativo, 01 Educador Físico, 02 Visitadores.

O processo será executado pela Comissão Especial Organizadora e Julgadora. As vagas a serem preenchidas não são do quadro próprio da Prefeitura, portanto, os eventuais contratados não possuirão nenhum vínculo jurídico-estatutário com o município, como dispõe o Edital do certame.

A contratação será por tempo determinado para prestação de serviços, mediante Contrato Administrativo, e o prazo de vigência será de até 01 (um) ano, podendo ser prorrogado a critério do Contratante.

Informações detalhadas do processo você encontra no Edital disponível no site da Prefeitura Municipal de Congo.

Edital: Clique aqui!

Caruaru anuncia programação de 31 dias para o São João 2019

Foto: Arquivo.

A programação do São João 2019 de Caruaru, foi divulgada no dia de ontem terça-feira (30). As festividades serão iniciadas no dia 1º de junho e seguirão até o dia 30 do mesmo mês.

A abertura dos shows será realizada no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga com apresentações de Elba Ramalho, Mano Walter e a Orquestra de Pífanos & Maestro Mozart Veira.

Dupla sertaneja Zé Neto e Cristiano se apresenta no dia 22 de junho — Foto: Funn Festival/Divulgação.

Os artistas Bell Marques, Alok, Zé Neto e Cristiano, Bruno e Marrone e Léo Santana também fazem parte da lista de atrações do festejo junino. Os homenageados do evento deste ano são o músico Sebatião Biano, a cantora Marlene do Forró, Marrone do Palhoção, Fogueteiro Manoel Mamoca (in memorian) e o artesão Severino Vitalino (in memorian), filho do Mestre Vitalino.

Léo Santana vai voltar ao São João de Caruaru em 2019 — Foto: Arnaldo Félix.

Confira a programação completa do Pátio do Forró:

Sábado – 1º de junho: Orquestra de Pífanos & Maestro Mozart Veira, Elba Ramalho e Mano Walter;

Domingo – 2 de junho: Renilda Cardoso, Tayrone e Mastruz com Leite;

Sexta-feira – 7 de junho: Guilherme Topado, Gabriel Diniz e Cavaleiros do Forró;

Sábado – 8 de junho: Batista Lima, Jonas Esticado e Fulô de Mandacaru;

Domingo – 9 de junho: Lucas Costa, Dorgival Dantas e Alcymar Monteiro;

Quarta-feira – 12 de junho: Adriana Moral, Marília Mendonça e Petrúcio Amorim;

Sexta-feira – 14 de junho: Caru Forró, Bell Marques e Jorge de Altinho;

Sábado – 15 de junho: Vumbora, Saia Rodada e Luan Estilizado;

Domingo – 16 de junho: Totonho, Xand Avião e Waldonys;

Quinta-feira – 20 de junho: Danilo Pernambucano, Show Música do País de Caruaru e Brucelose;

Sexta-feira – 21 de junho: Didi Caruaru, Alok e Israel Novaes;

Sábado – 22 de junho: Gleydson e Henricky, Zé Neto e Cristiano e Geraldinho Lins;

Domingo – 23 de junho: Ricardo França, Azulão, Matheus e Kauan e Novinho da Paraíba;

Segunda-feira – 24 de junho: Irah Caldeira, Fagner e Gustavo Mioto;

Sexta-feira – 28 de junho: Gilvan Neves, Léo Santana e Maciel Melo;

Sábado – 29 de junho: Valdir Santos, Bruno e Marrone e Avine Vinny.


VEM AI O LANÇAMENTO DO SÃO JOÃO 2019 DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE - PE



Na noite desta terça-feira (30) a Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe confirmou através de suas redes sociais, a data do evento em que ocorrerá o lançamento oficial do São João da Moda 2019, que acontecerá no próximo 7 de maio, em um local que está sendo definido.

O lançamento contará com a divulgação da programação de shows que terá artistas locais, regionais e também nacionais que se apresentarão na edição deste ano do São João da Moda, e que até o momento não foi confirmado o local em que ocorrerá os festejos.

Em 2018, o São João da Moda aconteceu no Estádio Municipal Ari Barboza, e que atualmente passa por uma restruturação, sendo que até o momento foram colocadas apenas os alambrados, restando ainda as construções de cabines, vestiários e bancos de reservas.

Leia mais notícias no www.budeganordestina.com, siga nas redes sociais:facebook, veja nossos vídeos no nosso canal no Youtube Tv Budega Nordestina. Envie informações à nossa Redação pelo WhatsApp (81) 9 9428-8603, Curta nossa Pagina no Facebook, Blog Budega Nordestina.

Ministro da Saúde aprova pedido do deputado Fernando Rodolfo sobre UTIs para Caruaru e Garanhuns

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, aprovou solicitação do deputado federal Fernando Rodolfo (PR), em audiência nesta terça-feira (30) para construção de uma Unidade de Terapia Intensiva – UTI Neonatal no Hospital Infantil Palmira Sales, em Garanhuns, e de uma UTI no Instituto do Câncer Infantil do Agreste (ICIA), em Caruaru, com dez leitos cada uma. Os recursos virão de emendas parlamentares adicionais a serem liberadas.

Fernando Rodolfo levou à audiência o secretário de Saúde de Caruaru, Francisco Santos, que obteve aprovação de Mandetta a dois pedidos da Prefeitura. O Ministério da Saúde aportará recursos para a conclusão das obras da Unidade de Saúde de Lagoa de Pedra e para manutenção de uma das quatro UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) em funcionamento no município. As duas solicitações haviam sido encaminhadas pela prefeita Raquel Lyra em reuniões anteriores no Ministério.

A CÂMARA DE VEREADORES DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE VAI REALIZA UMA AUDIÊNCIA PUBLICA PARA TRATAR DA REABERTURA DO MATADOURO.

Acontecerá na manhã da quinta-feira (02), uma Audiência Pública para discutir a reabertura do Matadouro Público de Santa Cruz do Capibaribe, fechado há um mês por determinação judicial.

A reunião foi uma solicitação do vereador Toinho do Pará (PSB) e deverá reunir representantes da Secretaria Estadual de Agricultura, Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (ADAGRO), da Assembleia Legislativa, vereadores, além dos trabalhadores do Matadouro Público Municipal e sociedade em geral.

A Audiência Pública tem previsão de início às 9h da manhã no Plenário da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, localizada na Rua Manoel Rufino de Melo, Nº 100, no centro da cidade.

CONDENADO POR HOMICÍDIO EM SÃO PAULO FOI PRESO EM MANARI/PE

Na manhã de ontem terça-feira (30/4), Policiais da 23ª Delegacia de Homicídios da cidade de Arcoverde em conjunto com a Delegacia de Manari, no Sertão do Estado pernambucano efetuaram a prisão do José Liberato de Cristo, de 55 anos, residente no centro de Manari. Indivíduo acusado de praticar um homicídio. Ele teve a prisão decretada pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo no ano de 2016, por decorrência de decisão condenatória.

Ainda segundo a Polícia Civil, o preso foi recolhido ao Presídio Advogado Brito Alves – PABA – na cidade de Arcoverde.

Ainda pela manhã, as mesmas equipes policiais também prenderam o Cícero Antônio da Silva, 34 anos, residente no Sítio Queimado, em Manari. Ele é acusado de uma tentativa de homicídio praticada no ano de 2018 em Inajá/PE. Assim como o preso anterior, ele foi recolhido ao mesmo presídio.

POLÍCIA FEDERAL DÁ DICAS DE SEGURANÇA E ALERTA DEVIDO AO AUMENTO DE CARTÕES DE CRÉDITO CLONADOS NO BRASIL.

Amigos da imprensa, os dados de clonagem de cartão de crédito e débito e de golpes de boletos falsos, contratação de empréstimos e financiamentos são alarmantes no Brasil – nos últimos 12 meses, foram quase 9 milhões de vítimas dos falsários. Um levantamento feito pela CNDL-Confederação Nacional de Dirigentes Lojista (criada em 1960) e SPC-Brasil-Serviço de Proteção ao Crédito (criada em 1959) revela que 8,9 milhões de brasileiros foram vítimas de fraude nos últimos 12 meses e foram entrevistados consumidores em 12 capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Salvador, Fortaleza, Brasília, Goiânia, Manaus e Belém. Os dados são alarmantes se levarmos em consideração que a maior parte dessas ocorrências 41% (3,6 milhões de pessoas) estão ligadas à clonagem de cartão de crédito. Já o segundo golpe mais comum é o recebimento de boletos falsos, com 13% das menções (1 milhão e 100 mil pessoas).

Além desses tipos de fraudes, também aparecem clonagem de cartão de débito, contratação de empréstimos e financiamento, todos com o mesmo nível de incidência 11% (1 milhão de pessoas). De acordo com o levantamento, 48% das fraudes (4 milhões e 200 mil casos) se deram em transações ou compras feitas pela internet e outros 20% dos golpes (1 milhão e 800 mil) aconteceram nas operações realizadas em agências bancárias ou financeiras e 15% (1 milhão e 300 mil) em lojas físicas. *De cada R$ 100 reais roubados de bancos no Brasil R$ 95 já é pelo computador ou internet, segundo dados da FEBRABAN-Federação Brasileira de Banco. Elas acontecem através de fraudes eletrônicas, feitas por internet banking ou cartões. Tais fraudes provocaram prejuízos de R$ 1,4 bilhão nos bancos. Já os assaltos feitos por quadrilhas nas sedes dos bancos, com explosões de caixas eletrônicos, apesar de serem espetaculares, causaram prejuízos estimados em R$ 75 milhões. Vemos, portanto, que o crime está cada vez mais migrando para o mundo virtual.

Principais consequências enfrentadas pelas vítimas:

1-Compras indevidas em nome da pessoa (37%)
2-Prejuízos financeiros (24%).
3-Perda de tempo com processos para regularizar a situação e a inclusão em cadastros de inadimplentes;
4-E impossibilidade de realização de compras por meio do crédito — ambas situações (22%).

O cartão de crédito é hoje, uma das formas mais populares de pagamento no mundo, principalmente, pelas facilidades que oferece. O e-commerce tem se mostrado uma solução mais prática e, em alguns casos, sai até mais em conta adquirir determinados produtos. É muito mais cômodo pesquisar, comparar preço, comprar e receber em casa sem precisar enfrentar filas, trânsito ou demoras desnecessárias, mas, é preciso tomar alguns cuidados em sites e lojas online que não são tão confiáveis quanto parecem.


DICAS DE SEGURANÇA PARA EVITAR QUE SEU CARTÃO SEJA CLONADO:


1º OBSERVAR A MÁQUINA DE CRÉDITO E DÉBITO E O TERMINAL ELETRÔNICO DO BANCO:

NA MÁQUINA DE CRÉDITO E DÉBITO:

Tamanho e largura da máquina: Observe na hora de usar o cartão se a máquina está do tamanho que deveria ter. Uma máquina alterada costuma receber uma nova peça encaixada, acoplada que é responsável por “roubar, chupar, copiar” as informações dos cartões ali inserido. Esse dispositivo deixa a máquina mais alongada e mais larga. (ver foto-01)

Inserção do cartão: A máquina adulterada faz com que o seu cartão de crédito fique muito mais para dentro do dispositivo que o normal. Ele quase que fica completamente dentro da máquina engolido por ela. (ver foto-02)

Teclas em destaque: Veja se as teclas que finaliza (enter) ou cancela (cancel) a operação estão com as suas cores vivas e destacadas. (ver foto-03)

Led invisível: Verifique se a luz verde da máquina está visível. Geralmente a peça acoplada, que permite a falsificação, acaba bloqueando a luz que deveria aparecer quando o equipamento estivesse em uso. (ver foto-04)

Erros e falhas de conexão: Erros de operações são frequentes nessas máquinas adulteradas. Isso acontece porque as peças acopladas costumam ficar no caminho da faixa magnética quando dados são digitalizados. Se o terminal estiver muito lento e o problema não for com a internet do lugar, este também pode ser um sinal de alerta. (ver foto-05)

2º ADULTERAÇÃO DOS TERMINAIS ELETRÔNICOS DE BANCOS

GOLPES PARA CAPTAR A TRILHA E A SENHA DO CARTÃO:

Frentes falsas:

Os estelionatários geralmente usam as chamadas “frentes falsas”, onde toda a parte frontal do terminal eletrônico é sobreposto ao original para simular a frente de um caixa verdadeiro. Um notebook é instalado por trás do equipamento com um mecanismo interligado tanto no local de introdução do cartão magnético quanto no dispositivo do teclado aliado a um programa que simula todas as principais operações bancárias, porém, nunca consegue finalizar a transação, aparecendo sempre uma mensagem de erro. A intenção dos bandidos é copiar e enviar via internet (este dispositivo possui um chip com modem que envia através da web todas as informações para o bandido) a trilha do cartão como também a digitação da senha nas teclas alfa numérica. 

Sobreposição de falsa entrada do cartão aliado a um dispositivo de filmagem:

Nesta modalidade, os suspeitos sobrepõem através de fita adesiva dupla face, um “falso mecanismo de entrada do cartão magnético” para copiar a trilha do cartão, aliado a uma microcâmera que fica localizada próximo ao teclado para filmar a digitação da senha. Ambos os dispositivos possuem em seu interior mecanismo eletrônico que é capaz de gravar as trilhas do cartão, bem como, filmar a senha que está sendo digitada. Em ambos os casos, após algum tempo, os criminosos voltam ao banco retiram os equipamentos que foram colocados e depois confeccionam vários cartões com as trilhas capturadas e de posse das senhas realizam saques em dinheiro causando grandes prejuízos para correntistas e instituições bancárias.

Não aceite ajuda de estranhos ao usar caixas eletrônicos. Caso sua operação não for completada ou apareça alguma mensagem de erro na tela, procure forçar a frente do terminal ou a entrada do cartão magnético para parte da frente, caso ele esteja clonado ou sobreposto por algum mecanismo duvidoso, ele sairá através do movimento executado. Se for constatada a adulteração ou o seu cartão ficar preso no terminal eletrônico, entre em contato urgente com o banco através do SAC - Serviço de Atendimento ao Cliente (geralmente a instituição financeira manda um funcionário de segurança privada imediatamente ao local verificar o que está ocorrendo com o terminal), funcionário credenciado ou para a polícia militar através do número 190. Lembre-se que os bandidos podem estar de fora da agência, por isso, é importante sempre que possível, fazer seus saques no horário comercial, quando o movimento de pessoas é maior, evitando o período noturno. Quando precisar realmente sacar dinheiro à noite, leve um ou mais acompanhantes adultos para que fiquem fora da cabine, como se estivessem na fila;

3º CUIDADO E ATENÇÃO COM OS IDOSOS:

Se possível, nunca permita que um idoso possa ir a uma agência bancária desacompanhado de um adulto da família ou de sua confiança, quando ele for realizar suas transações financeiras (receber aposentadoria, retirar dinheiro, pagar contas). Pela própria idade e habilidade em manusear equipamentos, ele pode encontrar dificuldades como seguir o passo a passo que o terminal eletrônico exige, dificuldade em colocar a senha e memorizá-la, visualizar o teclado, colocar suas digitais e tirar dúvidas caso sua transação financeira não seja concretizada. São essas situações que o idoso ao solicitar ajuda de terceiros pode ser vítima de bandidos que via de regra estão sempre à espreita para praticar todos os tipos de golpes, inclusive, se apoderar do número e senha do cartão com o objetivo de cloná-los.

4º DICAS DE SEGURANÇA GERAIS:

Não forneça a senha do cartão ou dados pessoais por e-mail ou telefone – Nenhum banco é autorizado a solicitar dados pessoais e intransferíveis do cliente, como senha, por e-mail ou telefone. Os sites nunca pedem a senha do cartão para efetivar uma compra. No comércio eletrônico, os sites costumam pedir o número do cartão, a data de expiração e o código de segurança. As empresas geralmente pedem para ser confirmados alguns dígitos e não a conta ou o número do cartão de crédito. Caso tenha de atualizar algum cadastro, procure pessoalmente a instituição financeira ou ligue diretamente para o serviço de atendimento ao consumidor. A senha só é solicitada nos caixas de lojas físicas.

Proteja a sua senha - A sua senha libera acesso direto à sua conta e informações financeiras. Mude sempre e faça senhas fortes com letras maiúsculas e minúsculas e números. Memorize a senha e não deixe registrada por escrito em nenhum local.

Cuidado ao acessar o internet banking em outros aparelhos – Se você está em um computador público ou em uma lan house, o risco de tornar-se vítima de um golpe é potencializado. Quando precisar acessar a sua conta bancária pela internet, seja no notebook ou celular, faça isso preferencialmente quando estiver conectado à uma rede sem fio (WiFi) particular e nunca aberta ou pública. Nunca use computadores de uso público de lan houses ou de terceiros para isso, os quais podem permitir que invasores acompanhem toda sua navegação.

Verifique o cadeado de segurança e a credibilidade do site – Ao fazer uma compra em qualquer site, o consumidor deve atentar para o pequeno cadeado que aparece no canto superior da tela. É ele que garante a navegação por um ambiente seguro e que ninguém pode ter acesso a estas informações no seu computador. Se a loja é desconhecida, o cuidado é redobrado. É preciso verificar se a empresa possui endereço comercial, telefone e cadastro de autorização de comercialização para ter certeza de que não se trata de um golpe. É importante observar para onde o site direciona a sua operação de pagamento da compra se for para uma página da operadora do cartão é sinal de que o consumidor pode comprar com tranquilidade.

Monitore sua conta e não esqueça de conferir a fatura do cartão – Fique sempre de olho no extrato bancário da sua conta. Seja por internet banking, aplicativo ou até mesmo no caixa eletrônico, o ideal é fazer um acompanhamento regular das suas movimentações. As operadoras dos cartões costumam disponibilizar as faturas na internet, em tempo real, e algumas avisam ao cliente por SMS quando uma compra foi efetivada. Se você perdeu seu cartão e acha que alguém pode ter roubado seus dados, imediatamente ligue para o seu banco e peça para bloqueá-lo.

Guarde o registro de compra pela internet – Guardar o e-mail recebido da loja com a comprovação da compra, ou até imprimir o comprovante, são ações que contam a favor do consumidor em caso de fraude em operações virtuais.

Não dê seu cartão para ninguém - Parece óbvio, mas, às vezes acabamos dando o nosso cartão para pessoas do nosso convívio, um colega de trabalho ou até nossos amigos. Atitudes como esta podem aumentar as chances de algo acontecer com seus dados e o ideal é evitar sempre.

Não envie foto do seu cartão - Pelo mesmo motivo que você não deve informar os seus dados bancários por telefone, não envie foto do seu cartão de crédito pela internet. Essas imagens podem acabar parando nas mãos de pessoas não confiáveis, colocando a sua segurança em risco.

Certifique-se que a máquina de pagamento esteja perto de você - Se você pagar em um restaurante, exija que todas as operações sejam realizadas em sua presença. Veja os recibos depois de pagar com o seu cartão. O campo com a quantia paga não deve estar vazio.

Cuidado com o código de segurança do cartão - Ao receber o seu cartão não deixe a numeração do código de segurança visível atrás do cartão, anote-o (geralmente 3 dígitos) e depois memorize para não deixá-lo exposto. Compras e golpes podem ser aplicados somente com o número do cartão, validade e o código de segurança. Portanto, nunca entregue o seu cartão para um vendedor ou lojista sem ter apagado o número do código.

Desconfie de produtos com preço muito abaixo do praticado pelo mercado e sempre exija nota fiscal. Essas atitudes resguardam o consumidor, caso ele tenha que fazer uma eventual troca do produto ou venha pedir algum ressarcimento;

Instale um bom antivírus em seu computador e celular. - O sistema operacional do seu computador e celular tem que estarem sempre atualizados. Eles evitam novas ameaças e vulnerabilidades e se possível opte por um antivírus pago ao invés de gratuito porque ele tem um poder de alcance muito maior em eliminar ameaças e perigos.

Tome cuidado com ligações oferecendo promoções e sorteios nas quais é preciso fornecer e preencher formulários com seus dados pessoais.

Cartões fora da validade ou que não são mais utilizados devem ser destruídos e inutilizados.

Ao jogar fora faturas do cartão e extratos bancários, rasgue-os de modo a impedir a identificação dos dados.

Guarde seus cartões em locais onde só você tem acesso. Infelizmente, muitos casos de clonagem são feitos por pessoas próximas a você.

SE FOR VÍTIMA DE CLONAGEM DE SEU CARTÃO, SAIBA COMO PROCEDER:

*Faça um boletim de ocorrência na Polícia Civil, a fim de que eles possam iniciar uma investigação para identificar os criminosos.

A responsabilidade por prejuízos causados pela clonagem de cartões é da instituição financeira, o banco. Trata-se de defeito na prestação do serviço, tendo em vista que a segurança financeira é ameaçada e constitui uma falha no serviço prestado. Se o consumidor agiu corretamente e não deu causa ao problema, a instituição financeira não pode transferir ao consumidor um ônus que é seu. Além disso, a clonagem acarreta prejuízos com despesas indevidas e cancelamento do cartão. Numa situação dessa, cabe ao banco cancelar a compra não reconhecida pelo consumidor, estornar a cobrança, juros e multas e fornecer outro cartão. O banco é obrigado por lei a ressarcir o consumidor quando comprovada a fraude. O maior prejudicado nestes casos, contudo, é o lojista. Se a loja permitiu a compra com um cartão roubado e entregou o produto, é ela que arcará com o prejuízo da operação.

HOMEM FOI ASSASSINADO EM ALDEIA NA ZONA RURAL DE PESQUEIRA - PE

Dois homens assassinaram um agricultor na manhã desta terça-feira (300, na Aldeia Canabrava, na zona rural do município de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco.

Os assassinos chegaram à procura da vítima identificada como José Fernando do Nascimento Filho, de 27 anos, e quando o encontraram efetuaram vários disparos de arma de fogo, José não resistiu a gravidade dos ferimentos e morreu antes de receber os primeiros socorros.

Até o momento a identidade dos matadores é desconhecida, o corpo foi encaminhado para o IML e a delegacia de Pesqueira investiga o caso.

IBAMA REALIZOU OPERAÇÃO NA FEIRA LIVRE DO PARQUE 18 DE MAIO EM CARUARU - PE

Na manhã desta terça-feira (30), o Ibama realizou uma ação na feira livre do Parque 18 de Maio em Caruaru, que faz parte da Operação Feiras Malditas, que ocorre em todo o país, para coibir o comércio de animais silvestres em feiras livres. Em Caruaru, foram apreendidas 55 aves silvestres como galos campinas, azulões, patativas, papa capins e outras espécies. Pessoas foram presas.

O Chefe de Investigação do Ibama Pernambuco, Amaro Fernandes, disse que desde sábado a equipe está percorrendo o estado, ainda no sábado foi a feira livre de Petrolina, onde apreendeu 108 animais e prendeu sete pessoas, já ontem a equipe esteve na feira livre de Belo Jardim, onde foram apreendidos 130 animais, hoje esteve em Caruaru e nos próximos dias, outras cidades serão alvos da operação. O chefe destacou ainda que foram geradas multas para essas pessoas, que somam quase 400 mil reais e caso não sejam pagas, os infratores poderão ter problemas na aposentadoria.

Após a lavratura dos procedimentos no plantão policial de Caruaru, os pássaros foram levados para serem soltos no seu habitat natural.



Do blog do Adielson Galvão