sábado, 30 de maio de 2015

Escola estadual de Camalau realiza mostra didático-científica sobre práticas sustentáveis para a região do Cariri

A Escola Estadual Pedro Bezerra Filho de Camalau-PB realizará a 2ª amostra didático-científica de tecnologias sociais aplicadas a realidade da semiaridez, trata-se do “II Sertão Vivo: conhecer, refletir e intervir no Semiárido nordestino”, que acontecerá nas mediações da estrutura física da referida escola na próxima quarta, 3 de junho, das 13h às 21h.

Serão apresentados 19 projetos com o objetivo de desenvolver e implantar práticas sustentáveis na escola e na região por meio de ações pedagógicas e científicas movidas pelo conhecimento, reflexão e intervenção nos ambientes social, cultural, econômico e educacional.

Os projetos serão trabalhados nos seguintes eixos temáticos: horticultura orgânica, avicultura alternativa, história regional, resíduos sólidos, artesanato, culinária regional, artes e cultura, projetos de infraestrutura hídrica, agroecologia, cinema, destilação e fermentação de bebidas artesanais, fitoterapia, pecuária, exercício físico e bem estar, robótica e construções rurais.

O evento estará incluso dentro da programação das festividades da 40ª Festa de Santo Antônio, encerrando as suas atividades com a parte religiosa e cultural. A realização da EEEFM Pedro Bezerra Filho, sob a direção de Maria Domícia e do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, sob a orientação do professor Ezequiel Sóstenes.

Sobre o projeto, Ezequiel Sóstenes falou de sua importância: “Temos que superar a imposição do autoritarismo pedagógico de transmissão de conhecimentos e tecnologias exógenas, muitas vezes distantes das nossas vivências e anseios. Dessa forma, buscamos trabalhar a luz do desenvolvimento de saberes e tecnologias que proporcionem uma convivência em harmonia dos seres humanos com a natureza”.

Mais informações com o professor Ezequiel Sóstenes pelo telefone (83) 9985-1365.

Com Rosenato Barreto

Sumé sediará o IV Encontro Espírita do Cariri


Acontece neste domingo 31 de Maio em Sumé,o IV ENECAR – Encontro Espirita do Cariri Paraibano.

O evento será na Câmara de Vereadores do municipio e começará as 8 horas da manhã.

A programação constará de palestra e seminário.

O evento é promovido pelo NUBEM –Núcleo Espírita Mensageiros do Bem da cidade de Sumé e contará com a participação de membros das casas espíritas de Monteiro, Camalaú, Serra Branca e Gurjão.

Confira a programação:

8:45 hrs – Prece de abertura
09:00 hrs – Seminario “Justiça Divina” (Érico Miranda – SEJA/CG)
10:00 hrs – Café fraterno
10:20 hrs Apresentação da Evangelização Infantil NUBEM
10:45 hrs Sessão perguntas
11:45 hrs – Preces
12:00 hrs – Almoço
13:20 hrs – Prece
13:30 hrs – Palestra “A Lei da Justiça,Amor e Caridade” (Marco Lima, Rebeca Arruda e Carlos – FEPB/JP)
14:30 hrs – Lanche da harmonia
15:45 hrs – Momento musical

Proprietário do Forrozão Show dos 3 morre em grave acidente na cidade de Assunção

Um grave acidente vitimou o proprietário da banda Forrozão Show dos 3, conhecido por todos em Assunção como Lola. Ele estava em uma moto pilotada por seu filho, menor de idade, quando foi atingido por trás por um caminhão que trafegava a PB 228.

Segundo informações colhidas pelo portal De Olho no Cariri, Lola e seu filho estavam seguindo em direção ao conjunto habitacional José de Assis Pimenta, quando foram entrar na rodovia estadual. O condutor não percebeu que o caminhão vinha na pista, entrou de vez e acabou sendo atingido em cheio pelo veículo.

Lola, que estava na garupa da moto, morreu na hora. Já seu filho sofreu escoriações, mas não corre risco de morte.

O acidente ocorreu por volta das 20h30 e é grande o clima de comoção na cidade.

POLÍCIA CIVIL PRENDE ELEMENTO QUE ATIROU EM POLICIAL CIVIL EM JUPI


Policiais da Equipe Malhas da Lei da 18ª DESEC e 22ª Delegacia de Homicídios, prenderam nesta sexta-feira (29) no município de Jupi no Agreste de Pernambuco, Dhonatan Winder Bezerra Gomes, vulgo Feio ou Menor.

É de autoria do elemento a pratica de diversos delitos na região de Jupi e a tentativa de homicídio contra um Policial Civil quando o fora da lei efetuou contra o policial um disparo de arma de fogo, a prisão aconteceu em cumprimento a mandado de prisão e o marginal não teve tempo de reagiar.

Após a prisão o mesmo foi conduzido a Cadeia Pública de Garanhuns.

Adolescente sofre tentativa de homicídio em São Domingos

Aconteceu na ultima sexta-feira (29) uma tentativa de homicídio na Travessa Amaro Pereira Muniz, em São Domingos, distrito de Brejo da Madre de Deus contra um adolescente de 15 anos de idade.

O efetivo da Polícia Militar recebeu informações do fato e se deslocou até o endereço acima citado. Chegando ao local foi constado que, existiria um adolescente alvejado por disparo de arma de fogo e que segundo informações fornecidas por uma testemunha, uma pessoa desconhecida realizou alguns disparos em direção à vítima que foi atingida em um dos braços.

Após a chegada do policiamento, a vítima se apresentou ao efetivo e foi conduzida para a Policlínica de São Domingos. O efetivo policial realizou rondas nas imediações, no intuito de localizar o autor, porém sem êxito.

HOMEM É ENCONTRADO CARBONIZADO EM ESTRADA DE ITAÍBA/PE

Na manhã desta sexta-feira (29), populares encontraram um corpo totalmente carbonizado, em uma estrada do Sítio Pilões, área rural do município de Itaíba/PE.

A Polícia Militar foi acionada e ao chegar no local constatou que se tratava de um homem até o momento não identificado. O corpo estava com as mão para trás, possivelmente a vítima teve as mãos amarradas antes de ser queimada.

Ainda não foi divulgado se a vítima sofreu alguma lesão ante de ser carbonizada. A Polícia Civil do município investiga o crime.

Homens são detidos após confusão no Centro de Jataúba

Na manhã da sexta-feira (29), a Polícia Militar foi informada de que estaria acontecendo uma confusão entre dois homens na Rua da Liberdade, próximo a uma Agência da Caixa Econômica no Centro de Jataúba.

De acordo com o policiamento, ao chegar no local foi constatado que os dois homens identificados por José Dias de Sales, conhecido por “Zezinho” (38 anos) e Severino dos Ramos de Lima, conhecido por “Mirim” (45 anos) já tiveram problemas de agressão verbal e que, Severino teria destruído alguns materiais de José Dias.

Os envolvidos foram encaminhados para a delegacia de polícia de Jataúba, onde ficaram a disposição do delegado de plantão para prestar esclarecimentos.

HOMEM FOI MORTO COM 4 TIROS

Um homem foi morto com cerca de 04 tiros, por volta das 17h50m da ultima quinta-feira (28), na Rua Alto do Rosário, próximo ao Terminal Rodoviário, em São Caetano-PE. Segundo a PM, a vítima foi Willian Ramos de Melo, de 23 anos que foi atingido com disparos de arma de fogo na região do abdômen, sendo sorrido pelo SAMU para o hospital local, mas não resistiu aos ferimentos, vindo a óbito. Segundo informes, o delito foi cometido por um elemento a pé.

A guarnição militar realizou rondas nas localidades no intuito de prender o autor do crime, porém não obteve êxito.