terça-feira, 27 de maio de 2014

Homenagens, fé e emoção durante a festa de Nossa Senhora do Desterro

Moradores e turistas homenagearam a padroeira de Porto de Galinhas, durante cinco dias de programação

Conhecida como “Nossa Senhora da Fuga”, a Nossa Senhora do Desterro, título católico dado à Virgem Maria, recebeu diversas homenagens em Porto de Galinhas, Ipojuca. Padroeira do balneário mais visitado de Pernambuco, centenas de moradores e turistas participaram dos festejos que se estenderam por todo o dia.

Com o apoio da Prefeitura do Ipojuca, a Festa de Nossa Senhora do Desterro contou com uma programação extensa, durante cinco dias de celebração. Além dos moradores, turistas de vários lugares do Brasil acompanharam as homenagens. “Estou emocionada em participar de uma festa tão bonita. Viajei a Porto de Galinhas para desfrutar das belezas do local e ainda tive o privilégio de saudar a santa na qual sou devota,” destacou a turista de Curitiba, Ângela Souza.

Durante o período, fiéis participaram de procissões, missas, batizados, noiteiros, alvoradas festivas em várias comunidades do balneário, incluindo Maracaípe, Serrambi e Usina Ipojuca. Neste domingo, dia da padroeira, as homenagens iniciaram ao amanhecer com uma alvorada festiva, seguida de batizados, missa solene celebrada pelo Pe. Djanilson Pereira, além de procissão que percorreu as principais ruas de Porto.

Qualificação profissional gratuita

CIDATEC Jornalista Emanoel Glicério continua com matrículas abertas

O CIDATEC Jornalista Emanoel Glicério (Projeto de Inclusão Tecnológica e Cidadania) que oferece cursos de informática básica e avançada nas turmas da manhã, tarde e noite, continua com as matrículas abertas.

As inscrições poderão ser feitas das 8 da manhã ao meio-dia, no CIDATEC ao lado da Câmara de Vereadores, localizada na Rua Manoel Rufino de Melo, centro, com o professor Joseilton Macêdo até o dia 30 de maio.

Poderão se inscrever pessoas a partir dos 9 anos de idade (sendo que dos 9 aos 16 anos deverão ser acompanhadas pelos pais), que residam em Santa Cruz do Capibaribe.

Documentos – No ato da inscrição o (a) interessado (a) deve portar o registro de nascimento ou documento de identificação com foto, além de um comprovante de residência atualizado (todos originais).

Os cursos – O CIDATEC atenderá mais de 100 alunos nos cursos de Informática Básica (Windows, Word, Excel e Power Point) e Informática Avançada (Corel e Photoshop), cada um deles terá a duração de 3 meses. Todos serão gratuitos.

Início das aulas – Os cursos do CIDATEC terão início no dia 02 de junho e serão ministrados de segunda a sexta, pela manhã, tarde e noite.

Mais informações – Com o professor Joseilton Macêdo, no telefone: (81) 3731-1397.

No clima do São João

Final de Semana com muito arrasta-pé nas escolas municipais de Santa Cruz do Capibaribe

..
As comemorações Juninas têm alegrado a classe estudantil como toda à comunidade em Santa Cruz do Capibaribe, os pais estão prestigiando os seus filhos que estão caindo na comemoração ao padroeiro nordestino, São João.

Arraial, quadrilha e casamento matuto, comidas típicas, escolha da Rainha do Milho, forró pé de serra e muita alegria tem predominado nos festejos juninos das unidades escolares do município.

“Foi ótimo o São João da Escola Ivone Gonçalves, legal demais, adorei a participação do meu filho, ele se comportou bem, dançou, brincou se divertiu muito com os coleguinhas”, disse a dona de casa Maria Lúcia.

Além do arrasta-pé, as festas estão ocorrendo com muita segurança, como explica a Gestora da Escola Municipal professora Avani Lopes Feitosa. “Tudo está acontecendo com muita tranquilidade, a Guarda Municipal está presente assegurando para que os eventos ocorram bem”.

Iris Carla, intérprete de Libras da Escola Senador José Ronaldo Aragão falou da participação de surdos nas comemorações juninas. “Os surdos são integrados na educação regular, e como no são João, festas juninas, muita música, muita animação, as pessoas pensam que eles não participam desse tipo de festejos, muitas vezes eles são os mais animados, o barulho que nós escutamos eles sentem na alma, sempre incluímos eles nestas atividades”.

Erickson Araújo, Gestor da Escola Municipal Orlandina Arruda Aragão falou que a beleza do São João está na participação de todos. “O comprometimento dos professores refletiu diretamente nos alunos que participaram com grande empolgação,os pais participaram enfeitando seus filhos e no decorrer da festa, após muitos aplausos, o sorriso estava estampado no rosto de todos”.

“Parabéns as comunidades e aos alunos pelas brilhantes apresentações e pelo envolvimento, as coisas só acontecem de fato quando existe este envolvimento entre família, escola, comunidade, e isto na nossa educação de Santa Cruz está acontecendo”, disse Joselito Pedro, Secretário de Educação.

As comemorações juninas deste final de semana aconteceram nas escolas Avani Lopes Feitosa, Orlandina Arruda Aragão, Ivone Gonçalves, Senador José Ronaldo Aragão, Professora Maria José e Creche Escola José Ramos. 

.
Informações da Assessoria.

Eletricistas sofrem tentativas de homicídio no Distrito de São Domingos

Foi noite da ultima segunda-feira (26) uma tentativa de homicídio no distrito de São Domingos, no município de Brejo da Madre de Deus.

O fato aconteceu após o fim de uma quadrilha junina na Rua Tiradentes, dois eletricistas estavam retirando a fiação das lâmpadas que serviram para iluminar o evento, quando de repente três indivíduos desconhecidos passaram em uma moto e efetuaram vários disparos de arma de fogo contra os dois que estavam realizando a retirada dos fios.

Os disparos atingiram a primeira vítima na perna e a segunda vítima no abdômen, em seguida os acusados fugiram com destino ignorado.

Populares socorreram as vítimas para a Policlínica de São Domingos, onde foram transferidos para os Hospitais Getúlio Vargas e Otávio de Freitas, respectivamente.

O policiamento compareceu no local e realizou rondas, porém os acusados não foram localizados.

Foragido de Canhotinho é recapturado por policiais no Centro da Capital da Moda

Foto: TCO policial.
Na tarde desta terça-feira (27), policiais em conjunto realizaram a prisão de um fugitivo na Rua Beiro Rio no Centro de Santa Cruz do Capibaribe.

Após denuncia o efetivo se deslocou juntamente com o Serviço Reservado ao endereço citado e conseguiram deter o fugitivo identificado por Sandro Severino da Silva (31 anos), o mesmo confessou ter fugido do Presídio de Canhotinho.

Sandro foi conduzido á Delegacia de Polícia de santa Cruz do Capibaribe e em seguida encaminhado ao Presídio juiz Plácido de Souza

Moto roubada é encontrada abandonada na zona rural do Brejo da Madre de Deus

Imagem meramente ilustrativa.
Na noite desta segunda-feira (26), a equipe do Força Volante encontrou um veículo abandonado no Sítio Catimbó, zona rural de Brejo da Madre de Deus.

O efetivo constatou que se tratava de uma moto Honda POP 100, de cor preta e placa PGH-4619. Em seguida, os policiais confirmaram que se tratava de uma moto roubada.

O veículo foi conduzido até a delegacia de polícia do Brejo da Madre de Deus

Polícia prende fugitivo com dois mandados de prisão no Centro de Santa Cruz do Capibaribe

Na noite da ultima segunda-feira (26), a equipe do Malhas da Lei prendeu um fugitivo na Feira Livre próximo a ponte do Distrito de São Domingos.

O policiamento foi informado de que um homem identificado por Josivaldo Manoel da Silva (24 anos), que teria dois mandados de prisão em seu desfavor estaria no local.

Ao perceber a presença da polícia, o fugitivo tentou se evadir do local e tentou se esconder em uma residência, onde usou de ameaça o proprietário da casa.

Em seguida, Josivaldo fugiu e foi detido próximo ao Banco Bradesco (Rua treze de Maio) e em seguida conduzido á delegacia de polícia de Santa Cruz do Capibaribe.