segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

TORITAMA REGISTRA PRIMEIRO HOMICÍDIO DO ANO

Na manhã desta segunda-feira (14), foi registrado o primeiro homicídio do ano no município de Toritama, no Agreste Pernambucano. O crime aconteceu na Rua João Pereira Tabosa, a conhecida “Rua da Roda”.

De acordo com informações da polícia, a vítima identificada até o momento por Janailson Tatá, de 27 anos, foi baleado por dois elementos em uma motocicleta de características não detalhadas.

Uma equipe do SAMU foi acionada até o local, e fez o socorro da vítima para o Hospital Nossa Senhora de Fátima, onde recebeu os primeiros atendimentos médicos, no entanto não resistiu a gravidade dos ferimentos e veio a óbito. O corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) em Caruaru.

Homem morre afogado após se enroscar em rede de pesca no Açude de Boqueirão Paraíba

Um homem morreu vítima de afogamento na manhã do ultimo domingo (13) no Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão. Ele ficou preso após tentar instalar uma rede de pesca e se afogou ao submergir no local.

Djalma Gomes Barbosa, de 54 anos, era pedreiro e, segundo informações junto ao 2º Batalhão de Bombeiros Militar, que chegou a ser acionado para realizar o socorro a vítima, o homem já foi encontrado morto no açude.

Ainda segundo informações, a bota utilizada por ele que ficou presa junto a rede de pesca.


Fonte: Blog Marcio Rangel

19 prefeituras da Paraíba têm o FPM zerado e 61 reduzido por dívidas

Dezenove prefeituras paraibanas tiveram o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) zerado e outras 61 sofreram cortes devido à dívidas previdenciárias das gestões. Os recursos são referente ao primeiro mês de 2019.

Em todo Brasil, 305 cidades também tiveram o valor cortado totalmente e outras 546 parcialmente, somando mais de R$ 573 milhões retidos.

De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios, as cidades de pequeno porte são as mais atingidos pela retenção, o que, segundo a CNM, é preocupante, uma vez que têm o FPM como principal fonte de receita.

A retenção do FPM em razão das dívidas previdenciárias é, ao mesmo tempo, resultado e agravante da crise financeira que assola as administrações locais do país.

Nesse primeiro decêndio de 2019 houve um repasse de mais de R$ 3,1 bilhões líquidos aos Municípios, ou seja, descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).


Com Mais PB

JOVEM MORRE VÍTIMA DE ACIDENTE NA ZONA RURAL DE GARANHUNS

Um rapaz de 19 anos morreu vítima de acidente na manhã desta segunda-feira (14), na zona rural do município de Garanhuns, no Agreste pernambucano.

José Clécio de Brito, conduzia uma motocicleta por uma estrada vicinal do Sítio Cajarana, quando perdeu o controle e bateu em um barranco, ele não usava capacete e sofreu ferimentos graves na cabeça.

O jovem trabalhava em uma plantação de tomates próximo ao local do acidente, pós perícia realizada pelo Instituto de Criminalística, o corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

Jovem estudante Santa-cruzense lança livro “Inevitável da vida”

Ediene Araújo cursa o segundo período de História na Unopar Santa Cruz


A escritora Ediene Araújo lançou na noite da ultima quinta-feira (10), pela editora Multifoco, o seu livro “Inevitável da vida.” O lançamento aconteceu na faculdade Unopar. Na ocasião estiveram presentes as diretoras acadêmica e administrativa da instituição, Emanuella Aleixo e Mirelly Tavares, além de parentes e amigos da autora.

No lançamento, o público pôde conhecer um pouco mais da escritora que aos 18 anos lança sua primeira obra, fazer perguntas e falar mais sobre o livro. Ao término da cerimônia, Ediene Araújo esteve autografando os exemplares.


 “Inevitável da Vida” é uma obra de romance a qual pode ser também tida como ficção adolescente e infanto-juvenil. O livro conta a história de uma garota brasileira chamada Bianca que é a protagonista do livro, que termina seus estudos no Brasil e vai à Amsterdam cursar música e assim ela vai, aos 16 anos, viver o seu primeiro amor.


A história não conta só com a parte do romance, mas trata também de lições como a de nunca desistir dos seus sonhos e nos ensina que existem obstáculos na vida e que temos de enfrentá-los, mesmo que algumas pessoas queiram nos fazer acreditar que somos incapazes. Contudo, se você lutar e fizer o que realmente ama, seja a música, como no caso da protagonista, será verdadeiramente feliz.

 “O legado que quero deixar para as pessoas, principalmente os jovens, é despertar nelas o interesse pela leitura e escrita” – pontuou a autora.

Ediene Araújo da Silva começou a tomar gosto pela escrita aos 14 anos. Hoje, aos 18, ela cursa o segundo período de Licenciatura em História na Unopar Santa Cruz e informa que já está escrevendo mais duas obras.


O livro pode ser adquirido pela internet através do link:





Fonte: Blog do Ney Lima

DOIS ELEMENTOS ARROMBAM PORTA DE RESIDÊNCIA E MATAM JOVEM EM ARCOVERDE - PE

Um rapaz de 24 anos foi assassinado na noite da ultima sexta-feira (11), no bairro São Geraldo, na cidade de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco.

Lucas Silva Siqueira, estava em casa quando dois homens arrombaram a porta e atiraram nele, pelo menos quatro tiros acertaram a cabeça de Lucas, ele chegou a ser levado para o Hospital Regional de Arcoverde, mais não resistiu.

Após o crime os assassinos fugiram em uma moto, o corpo do rapaz foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

COLISÃO ENTRE MOTOCICLISTAS DEIXA UMA PESSOA MORTA NA BR-104 EM TAQUARITINGA DO NORTE - PE

Uma colisão entre duas motocicletas deixou pelo menos uma pessoa morta no início da tarde deste domingo (13) na BR-104 no Trevo de Taquaritinga do Norte, Agreste Setentrional de Pernambuco.

Segundo informações colhidas pela nossa reportagem, a vítima Severino Ferreira da Silva, de 44 anos de idade, conduzia a motocicleta Honda FAN-125c de cor preta e placa PFL-9688 da cidade de Tabira-PE quando colidiu frontalmente com a Honda CG-152c cor cinza e placa KIP-7498 de Santa Cruz do Capibaribe, Agreste Setentrional do Estado.

Não há informações até o presente sobre o condutor da motocicleta de cor cinza, que não se encontrava no local. No entanto, o Severino não resistiu a gravidade dos ferimentos e faleceu no local antes mesmo da chegada do SAMU que apenas constatou o óbito da vítima.

As polícias Militar e Rodoviária Federal estiveram no local e fizeram o isolamento da área do acidente até a chegada da Polícia Civil e uma equipe do IML da cidade de Caruaru, também no Agreste, que realizaram o levantamento cadavérico e o corpo foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal.

A PRF acredita na possibilidade de um caminhão também ter se envolvido no acidente.

VENDEDORA DE LANCHES É MORTA A TIROS ENQUANTO TRABALHAVA EM CARUARU - PE

Vítima era evangélica e vinha sendo assediada por um homem, segundo o irmão dela

Uma vendedora de lanches, identificada como Maria Lúcia de Jesus Santos, de 27 anos, foi morta a tiros na manhã do ultimo sábado (12) em uma área próxima dos bairros Boa Vista 1 e 2, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco.

De acordo com as informações do Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (Biesp), o irmão da vítima informou que a mulher era evangélica e estava sendo assediada por um homem.

O irmão de Maria Lúcia ainda informou aos policiais que a esposa do homem que estava praticando o assédio ameaçou a vendedora de morte, mas a autoria do crime é desconhecida.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi até o local, mas a mulher não resistiu aos ferimentos e morreu. O caso será investigado pela Delegacia de Polícia Civil. Quem tiver informações sobre o caso, pode repassar por meio do número do Disque-Denúncia, que é o (81) 3719-4545.


(Com informações do G1)