quinta-feira, 27 de junho de 2013

Vilas de Poço Fundo e do Pará receberão cursos do SENAI

Os Secretários de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente Bruno Bezerra e Cidadania e Inclusão Social Gilson Julião, o representante do SENAI, Fernando Santana e o vereador Dida de Nan (PSDB) se reuniram com os Subprefeitos das Vilas de Poço Fundo Val e do Pará Zé Boi e moradores dos distritos, nos dias 25 e 26 de junho, para apresentar os cursos gratuitos do SENAI que poderão ser implantados nas localidades.

Na ocasião, foi apresentado um vídeo sobre a importância da qualificação profissional para suprir as novas demandas do mercado de trabalho e a necessidade de se adequar as transformações. De acordo com o representante do Fernando Santana, os cursos de qualificação profissional oferecidos pelo escola técnica tem o objetivo de propiciar  a formação inicial e continuada em diversas áreas da indústria.

“Esse encontro inicial serviu para apresentar os cursos do SENAI aos moradores das vilas para que eles possam escolher os que mais se adequam as suas necessidades e formar turmas que deverão ser iniciadas no mês de agosto”, frisou o Secretário Bruno Bezerra.

“Levar cursos do Pronatec e Novos Talentos para a Zona Rural através de convênios com o SENAI que depois de dez anos passou a implantar cursos nas comunidades é mais uma forma de promover a inclusão de todo o município de Santa Cruz do Capibaribe nos processos de aprendizagem e qualificação”, ressaltou o Secretário Gilson Julião.


As comunidades da Magana e Cacimba de Baixo já estão com cursos de Auxiliar Administrativo e de Recursos Humanos em andamento.

No próximo dia 20 de julho os moradores da Vila de Poço Fundo vão realizar a pré-matrícula dos primeiros cursos que serão realizados no distrito, já a Vila do Pará terá suas pré-matrículas realizadas no dia 27 de julho.

Entre as opções de cursos com duração de três meses, para ser escolhidos nas comunidades estão: Mecânico de Máquinas de Costura, Costureiro Industrial do Vestuário, Operador de Computador, Operador de Máquinas de Corte de Roupas, Estilista, Modelista, Pedreiro de Alvenaria, Gesseiro, Aplicador de Revestimento Cerâmico, Auxiliar Administrativo e Auxiliar de Recursos Humanos.

Para realizar as inscrições é necessário que os alunos se dirijam as subprefeituras, tenham a idade mínima exigida pelo curso (16 anos), disponibilidade para participar das aulas de segunda a sexta-feira e apresentem cópias do RG, CPF, Comprovante de Residência; 1 foto 3×4; Número do NIS; Comprovante de Escolaridade. Vale ressaltar que no ato da matrícula uma equipe do CRAS irá cadastrar o número do NIS dos alunos nas subprefeituras das Vilas de Poço Fundo e do Pará.


Informações  da Assessoria.

Riacho das Almas receberá asfaltamento novo

Secretaria de Obras alerta para a interdição provisória de algumas ruas para a execução do serviço

A cidade de Riacho das Almas recebe, a partir desta quinta-feira (27), um serviço inédito no município. A cidade inteira será asfaltada. Os equipamentos que realizarão o serviço já estão em Riacho das Almas, e a previsão é de que o serviço seja iniciado ainda nesta semana.

A iniciativa da atual gestão é fruto de um convênio com a Caixa Econômica Federal, e será custeada com recursos do município e do Governo Federal. A Secretaria de Obras alerta que durante a execução das obras, algumas ruas precisarão ser interditadas. “Não temos ainda um cronograma específico de quais ruas serão interditadas, porque isso será feito de acordo com a necessidade de prosseguimento das obras”, explicou o secretário de obras Raimundo Cardoso. No entanto, os transtornos durante a execução da obra serão compensados com o benefício permanente do asfalto nas ruas da cidade.

Inicialmente, todo o trecho da Rua Coronel Joaquim Bezerra, desde o trevo de acesso pela rodovia PE-95 até a Praça da Igreja de São Sebastião, no centro, receberá o asfaltamento. Serão utilizados 300m³ de  asfalto para recuperar a área. Conforme os recursos forem liberados pela Caixa Econômica Federal, mais ruas serão asfaltadas. A previsão de conclusão do asfalto de toda a cidade é de dois meses.


E a outra boa notícia é que de acordo com Nel Angeiras, membro da equipe de engenharia responsável pela obra, o asfaltamento deve se estender também à zona rural do município: “Depois que concluirmos o serviço na cidade, a ideia é asfaltar as estradas que dão acesso aos distritos de Trapiá e Couro D’antas”, ressaltou. No entanto, a execução desta etapa depende exclusivamente da obtenção de mais recursos junto à Caixa Econômica Federal, e não há previsão de início para o asfaltamento nas estradas da zona rural. 

Posto montado pela Secretaria de Saúde de Santa Cruz mostra eficiência no São João da Moda

O cuidado com a saúde é uma das principais estratégias da nova gestão municipal de Santa Cruz do Capibaribe, e para o São João da Moda, foi montado um Posto de Saúde dentro do evento, para atender a população que foi assistir aos shows.


Os serviços oferecidos ao público são atendimento de primeiros socorros, e campanhas educativas como distribuição de preservativos, e folhetos ensinando como se prevenir das DST`S.

Nos primeiros dias de funcionamento, o Posto Médico Avançado realizou mais de 100 atendimentos, e de acordo com profissionais de atendimento do local, os principais casos são efeitos colaterais com consumo exagerado de bebidas alcoólicas que geram sintomas como vômitos, diarreias e hipertensão.  O posto conta com enfermeiros, médico do SAMU, ambulância do SAMU e da prefeitura.

Informações da Assessoria

Prefeitura de Riacho das Almas antecipa mais uma vez o pagamento dos servidores

A folha de pagamento da Prefeitura de Riacho das Almas referente ao mês de junho já foi creditada na conta dos servidores da Prefeitura de Riacho das Almas e estará disponível para a retirada nesta sexta-feira (28). O Prefeito do município Mário Mota fez questão de pagar a todos os servidores antes dos festejos de São Pedro.

“Foi uma promessa do Prefeito pagar sempre no fim do mês corrente, e jamais atrasar o pagamento”, foi o que explicou o secretário de finanças do município Gustavo Almeida.
A Prefeitura de Riacho das Almas reforça que os proventos sejam retirados preferencialmente na agência do Banco do Brasil local, para movimentar o comércio da cidade. Ao todo, 932 servidores receberão o pagamento dos salários, em uma folha que soma mais de R$ 1 milhão.


Movimentação na economia - Há quinze dias, a Prefeitura de Riacho das Almas fez também o pagamento da primeira parcela do 13º salário dos funcionários. Em 30 dias, foram injetados na economia de Riacho das Almas R$ 2,6 milhões, somando-se a folha de pagamento do mês de maio com o pagamento da primeira parcela do 13º.

ProUni tem prazo de inscrição prorrogado

O prazo de inscrições do Programa Universidade para Todos (ProUni) do Ministério da Educação foi prorrogado até às 23h59 desta quinta-feira (27). Os candidatos a bolsas integrais ou parciais em instituições de ensino superior privadas devem fazer a inscrição on-line e consultar o número de vagas por instituição na página do programa na internet.

Mais de 336 mil inscritos e 648.807 inscrições foram registrados até as 18h, de terça-feira (25).No segundo semestre, o programa oferece 90.045 bolsas – 55.693 integrais – em instituições particulares de educação superior. Para se candidatar, o estudante deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obter no mínimo 450 pontos na média das notas e tirar nota acima de zero na redação.

O processo prevê duas chamadas. O resultado dos candidatos selecionados na primeira será divulgado no domingo (30) pela internet. De 1º a 8 de julho, o estudante selecionado deve comparecer à respectiva instituição de ensino para comprovação de informações prestadas no momento da inscrição, providenciar a matrícula e, se for o caso, participar de seleção própria da instituição.

O resultado da segunda chamada está previsto para 16 de julho. O estudante terá de 16 a 22 do mesmo mês para comprovar as informações e providenciar a matrícula.

Faltando 11 dias para a disputa entre Hilário e Asfora, senador Armando Monteiro acredita em uma reviravolta a favor de Dr. Edson

Em entrevista concedida no programa Nordeste em Foco, veiculado também pela Rádio Vale AM, o senador Armando Monteiro (PTB) saiu em defesa a Dr. Edson Sousa (PTB).

Na entrevista, o senador defendeu seu aliado político, como também deixou no ar sua crença nessa reviravolta política a favor de que seu aliado volte a ficar a frente da prefeitura brejense, mesmo faltando 11 dias para as eleições suplementares, cancelando o pleito.

Dr. Edson deve sair pela primeira vez em evento político junto com Hilário

O ex-prefeito, já vendo que a hipótese de uma reviravolta judicial está praticamente afastada, irá participar de um evento político em apoio a Hilário Paulo.

Será a primeira vez que Dr. Edson subirá no palanque de seu aliado, cujo candidato já afirmou, em entrevista concedida a Polo FM, não ter discutido nenhuma estratégia política de sua campanha com o ex-prefeito.

O MUNDO DAS DROGAS?

Adolescente de 14 anos é executado

Um crime chocou os moradores da “Favela do Papelão”, no Loteamento Santo Antônio, próximo ao Bairro Santo Agostinho.

De acordo com informações apuradas pela polícia, o criminoso estava fora da residência quando efetuou o primeiro disparo contra José Carlos da Silva Leitão (de 14 anos, conhecido como “Kaká”), colocando a arma pela janela. O primeiro disparo atingiu o braço da vítima de raspão.

Em seguida, o assassino invadiu a casa onde estavam José Carlos e mais outros adolescentes quando efetuou o segundo disparo, que atingiu o peito direito da vítima, fugindo do local.

Com este, é o 19º homicídio registrado em 2013 no município.
Residência onde aconteceu o homicídio.
A polícia já tem informações sobre o suspeito de ter cometido o crime. Trata-se de outro adolescente e as motivações seriam por conta de uma dívida de drogas e também o fato do adolescente morto ter tido um possível envolvimento amoroso com a mulher do assassino.

De acordo com um dos adolescentes, José Carlos ainda estava vivo após a fuga do criminoso quando teria feito uma ligação avisando que tinha sido baleado, dizendo que iria morrer.

José Carlos já teve passagens pela polícia por porte de arma de fogo e é suspeito de ter cometido assaltos e também um homicídio. A polícia já está no encalço do criminoso.
TEXTO: DO BLOG DO NEY LIMA
FOTOS: FERNANDO LAGOSTA E LUCIANA LOPES.

Liv Moraes é atração confirmada no São João de Riacho das Almas

A Prefeitura de Riacho das Almas, que firmou uma parceria com a Fundarpe – Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco confirmou a presença da cantora Liv Moraes, filha do cantor Dominguinhos como uma das atrações que devem subir ao palco do Arraial do Gonzagão, em Riacho das Almas. A cantora deve se apresentar no dia 28 de junho. Além dela, se apresentam as bandas Pikap Turbinada e Forrozão na Gandaia.


O São João de Riacho das Almas começou no dia 12 de junho e deve terminar no dia 29, com a Festa de São Pedro, padroeiro do distrito Vila Pinhões.