terça-feira, 28 de janeiro de 2014

A polêmica dos canteiros

Desperdício de dinheiro público em obra da PE-160

Fotos: Thonny Hill.
Na manhã desta segunda-feira (27) nossa equipe percorreu toda a extensão de uma obra que veio com a promessa de dar mais visibilidade e acessibilidade para o município, mas que se tornou uma verdadeira amostra de como o dinheiro público pode ser desperdiçado a olhos vistos: a revitalização dos canteiros centrais da PE-160.

Anunciada como uma das primeiras obras da gestão Vieira, que prometia dar “cara nova” e mais mobilidade para pessoas que usam ou não dos canteiros centrais, a revitalização deveria ter sido concluída em 04 de julho de 2013, mas falhas no projeto, aliado ao descaso causado pela falta de pessoal e de prioridades de conclusão, fizeram com que a obra trouxesse mais transtornos do que benefícios à população.
Nove meses depois, cerca de 50% da obra foi concluída. Na foto acima, trecho próximo ao Rota do Mar Complex.
Outro trecho que falta ser iniciado os trabalhos: Pós Rota do Mar Complex até a entrada principal do Moda Center.
Muitos dos briquetes usados para revitalizar os canteiros, que vão desde entrada/saída da cidade até a parte frontal do Moda Center, já se esfarelam ou se despedaçam aos poucos, além da areia que começa a invadir as margens da pista, ambos aumentando chances de acidentes, especialmente com motociclistas.
Em vários trechos, areia e pedaços de briquetes soltos podem ser vistos, muitos próximos a PE-160.
Outro fator agravante foram falhas de execução do projeto. Os canteiros, que originalmente teriam duas valetas para colocação de grama, foram vetados pelo DNIT e muito da obra teve que ser refeita, aumentando ainda mais os gastos.

Um dos trechos que compreende do semáforo próximo aos Correios até as proximidades do giradouro da Avenida 29 de Dezembro sequer foi refeito.

Falhas no projeto: Trecho que deverá ser quebrado e refeito para se adequar as exigências do DNIT sequer foi recomeçado.
Mesmo já tendo sido colocados, briquetes já começam a sair dos locais por falta de andamento das obras.
Vale ressaltar que a obra, que tem aproximadamente três quilômetros de extensão, está com pouco mais de 50% concluída e foi recomeçada e parada, pelo menos, duas vezes.
Em diversos pontos, há trechos isolados de revitalização, mas que já se deterioram pela falta de conclusão.
.
Com a palavra, as autoridades competentes.

Fonte: Blog do Ney Lima

Mais um veículo capota na PE-160

Fotos: Fernando Lagosta
Por volta das 20h e 45min da última segunda-feira (27), um veículo, Fiat Fiorino, capotou na PE-160, no trecho entre o distrito norte-taquaritinguense de Pão de Açúcar e Santa Cruz do Capibaribe.

De acordo com informações apuradas no local, a condutora do veículo, Ana Maria Guimarães, que reside na cidade de Toritama, perdeu o controle do automóvel. O carro descontrolado desceu a ribanceira da pista e capotou.

Além da condutora, estava no veículo o seu filho, adolescente de 15 anos de idade. Os dois não sofreram nenhuma lesão grave.

OITO PESSOAS SÃO PRESAS POR ENVOLVIMENTO NO TRÁFICO DE DROGAS

Cinco dos oito envolvidos são maiores de idade. Fotos: Luciano Lopes.
Na noite da ultima segunda-feira dia (27), a polícia militar do 24º BPM estourou mais uma boca de fumo em Santa Cruz do Capibaribe.

A operação policial, motivada após denúncias anônimas, aconteceu no loteamento Armando Aleixo. De acordo com as informações obtidas por nossa equipe de reportagem, oito pessoas foram conduzidas para a delegacia, sendo três delas adolescentes.

Com todos, foram aprendidas 11 pedras de crack, 116 papelotes de maconha, 05 aparelhos celulares e R$ 435,00 em dinheiro. Uma moto (de placa DCI 1610 – São Paulo) também chegou a ser apreendida, moto esta usada para a prática de entregas através do “disque droga”.

De acordo com um dos policiais do serviço de inteligência, os menores (que debocharam dos policiais no ato da prisão) eram os responsáveis pela articulação com os traficantes para trazer a droga até o local.
Material apreendido na ação.
Os maiores envolvidos tiveram suas identidades reveladas. Josenilton Costa de Lima (28), Adriano Carlos da Silva (20), Claudionor da Silva (21), Nadja Cristiana Alves (21) e Willian Gomes Alves (18).

Os adolescentes serão encaminhados a Funase e os maiores serão encaminhados ao presídio Juiz Plácido de Sousa (em Caruaru) e para a Colônia Penal Feminina (em Buíque).


Homem morre ao se jogar na frente de uma carreta na BR- 232


CARUARU: Faleceu por volta das 5 horas da manhã de domingo (26), na emergência do Hospital Regional do Agreste (HRA), o desempregado, Wilkinson Silva de Andrade, de 27 anos, que morava na Rua Gustavo Andrade, no bairro Agamenon, em Caruaru. Ele morreu vítima de atropelamento.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), por volta das 13 horas de sábado (25), a vítima tinha acabado de sair de um bar as margens da BR 232, e quando estava atravessando a rodovia se jogou na frente de uma carreta carregada e foi socorrido pelo Samu e foi levado em estado grave para o HRA, onde faleceu.
Wilkinson estava muito desgostoso por ter perdido um amigo que cometeu suicídio recentemente no mesmo local e por ter tido o pai assassinado há alguns anos. O motorista da carreta, disse que nada pôde fazer para evitar o acidente, ele prestou depoimento na Delegacia Regional, e seguiu viagem para Aracajú. (Por Blog Na Boca do Povo)