segunda-feira, 14 de agosto de 2023

OPERAÇÃO ENTULHO: EX-SECRETÁRIO DE TRANSPORTES DE SURUBIM É PRESO POR FRAUDES E IRREGULARIDADES EM SERVIÇOS DE LIMPEZA


A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou a Operação Entulho, resultando na prisão do ex-secretário de transportes de Surubim, município localizado no Agreste de Pernambuco. O ex-secretário, que ocupou o cargo entre 2017 e 2018, foi detido sob suspeita de envolvimento em fraudes e irregularidades fiscais relacionadas a serviços de limpeza na cidade.

A detenção ocorreu após a emissão de um mandado de busca e apreensão, durante o qual as autoridades encontraram evidências cruciais. Entre os itens apreendidos estavam uma arma de fogo, uma quantia de R$ 40 mil em dinheiro e notebooks. Esses elementos foram considerados fundamentais para qualificar o flagrante. Após o pagamento de fiança, o suspeito foi liberado e aguarda o desenvolvimento do processo em liberdade.

Além da prisão do ex-secretário, a operação resultou na emissão de cinco mandados de busca e apreensão. Entre os alvos desses mandados estavam o engenheiro responsável pelos serviços e o proprietário da empresa que havia sido licitada para executar os serviços de limpeza. Um total de 12 pessoas estão sob investigação no contexto dessa operação.

As investigações indicam que uma empresa que havia sido contratada por meio de licitação para a prestação de serviços de recolhimento de lixo em Surubim estava envolvida em práticas de superfaturamento e superdimensionamento nos valores cobrados. Esse comportamento resultou em um prejuízo estimado de cerca de R$ 800 mil para o município.

Diego Pinheiro, membro da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Dracco), detalhou a atuação ilícita da empresa: “Iniciamos a investigação com base em um relatório do Tribunal de Contas que apontava as irregularidades. A operação aponta que a empresa realizou serviços que não eram necessários para taxações maiores, além de cobrarem valores muito acima do que é devido.”

O desdobramento da investigação revelou que a empresa fraudou o sistema de licitação para obter contratos de prestação de serviços. Em um caso específico, a empresa conseguiu ganhar uma licitação já no ano de 2023 para serviços de limpeza na cidade. “Cinco empresas, em conluio, se candidataram para a prestação dos serviços, mas os mesmos documentos foram apresentados, para que apenas uma delas ganhasse e pudesse prestar os serviços de maneira ilícita”, explicou Diego Pinheiro.

A investigação também apontou que, após as primeiras denúncias, a empresa mudou de nome para tentar evitar a proibição de participar de futuros processos licitatórios. Apesar da mudança de nome, a empresa manteve seus funcionários e proprietários, visando burlar as restrições impostas. No mesmo ano, a empresa ganhou outra licitação para serviços de limpeza na cidade.

Os suspeitos envolvidos nesse esquema devem enfrentar acusações de peculato, fraude em licitações e associação criminosa. A investigação continua com o objetivo de indiciar os demais envolvidos no esquema fraudulento. A operação demonstra os esforços das autoridades em combater a corrupção e garantir a integridade dos processos licitatórios e da administração pública no estado de Pernambuco.

HOMEM MORRE APÓS ACIDENTE DE MOTO NO CARIRI PARAIBANO


Um homem morreu vítima de um acidente de moto na tarde desta segunda-feira (14), na estrada que liga os municípios de Camalaú e São João do Tigre, no Cariri paraibano.

Segundo informações, a vítima identificada por Inácio da Silva, de 36 anos, natural de Monteiro, estava pilotando uma moto, por volta das 14:30 horas, quando teria no meio do trajeto, sofrido violentamente uma queda de moto.

Inácio da Silva atualmente residia no sitio Barra de Cacimbas, zona Rural de São João do Tigre.

Ainda não se sabe os reais motivos que teria levado ao trágico acidente.

DELEGACIA DA MULHER DE GARANHUNS CUMPRE MANDADO DE BUSCA E APREENDE REVÓLVER NO BAIRRO MAGANO


Na manhã desta segunda-feira (14), policiais civis da 9ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Garanhuns, deram cumprimento a um mandado de busca e apreensão de arma de fogo no bairro do Magano.

Durante os trabalhos rotineiros de combate à violência doméstica realizados pela Delegacia da Mulher, o delegado José Flávio Pessoa, que está respondendo pela DEAM, representou ao Poder Judiciário pela expedição de mandado de busca e apreensão na residência de um homem acusado de violência doméstica.

O Judiciário de Garanhuns deferiu o pedido da autoridade policial e os policiais civis deram cumprimento à decisão.

Na residência alvo do mandado, os policiais localizaram um revólver calibre .38 debaixo do travesseiro de um adolescente de 16 anos. Os responsáveis legais pelo adolescente não estavam em casa no momento da ação policial.

O adolescente foi então conduzido para a sede da DEAM, onde foi lavrado Boletim de Ocorrência Circunstanciado pelo crime de posse irregular de arma de fogo.

Conforme determina o Estatuto da Criança e do Adolescente, a autoridade policial teve que liberar o adolescente para sua responsável legal, sob compromisso de apresentar ele ao Ministério Público e à Justiça quando solicitado.

9ª EXPOPRATA TERÁ QUATRO DIAS DE PROGRAMAÇÃO MUSICAL COM SHOWS DE GRANDES ARTISTAS; CONFIRA.


A 9ª edição da ExpoPrata terá quatro dias de muito forró e poesia com shows de grandes nomes da música, que farão parte da programação cultural do festival.

Na abertura oficial do evento teremos no palco da Praça de Alimentação, na quinta- feira (24), Marquinhos da Serrinha e Antenor Cazuza.

Na tarde da sexta-feira (25), às 15h, haverá a apresentação de Dema Sanfoneiro. A partir das 18h, as atrações do Festival de Violeiros e logo após, os shows de Nonato Neto e Rogério Lima.

No sábado (26), a partir das 15h, teremos muito forró com Tiago dos Teclados. À noite, no palco principal, a partir das 21h, teremos shows de DJ Nandinho, banda Novo Som Mix, Walkyria Santos e Caninana.

No último dia do evento, domingo (27), pra encerrar com aquele forró que já virou tradição teremos no palco da Praça de Alimentação, a partir das 14h, show de Forró dos Limas, e a partir das 16h, shows com Laerte Lins, Bidinga do Acordeon e Forró Kent.

Tá chegando a hora de você dançar muito forró, venha para um dos maiores eventos culturais do Brasil, a 9ª EXPOPRATA, de 23 a 27 de agosto.

VALE FM 91,7 = PROGRAMA BUDEGA NORDESTINA


Programa Budega Nordestina com Paulo Viana, de segunda a sexta-feira das 05:30 às 07:00 horas, Pela Rádio Vale FM 91.7 de Santa Cruz do Capibaribe no Agreste Pernambucano.


Para anunciar no www.budeganordestina.com.br entre em contato através do telefone abaixo e agende uma visita sem compromisso.

O nosso site é um veículo de mídia que possibilita ao anunciante espaços publicitários para diversos tipos de negócios.


Telefone: (81) 99428-8603
E-mails: budeganordestina@gmail.com