sábado, 25 de março de 2017

HOMEM É ASSASSINADO NO BAIRRO DO IRAQUE EM SÃO BENTO DO UNA


Um homem foi assassinado na tarde deste sábado (25), no município de São Bento do Una, no Agreste de Pernambuco.

O crime aconteceu na 4ª Rua do bairro do Iraque, Edvaldo Gomes Matias, de 40 anos, estava em um bar, quando dois homens chegaram em uma motocicleta, se aproximaram dele e efetuaram vários disparos de arma de fogo, os tiros acertaram a cabeça e outras partes do corpo.

Edvaldo era suspeito de vários roubos e da prática de homicídios, um popular que esteve na cena do crime informou que já haviam tentado mata-lo outras vezes. Após o crime os assassinos fugiram sem serem identificados.



O corpo foi levado para o Instituto de Medicina Legal (IML)de Caruaru, o caso será investigado pela delegacia de São Bento do Uma.

Fonte: Agreste Violento

Polícia prende suspeitos de matar 3 pessoas de uma família em Caruaru

Foto: Reproução

A Polícia Civil prendeu na manhã deste sábado (25) três suspeitos de envolvimento na
chacina que vitimou três membros de uma família no Sítio Lagoa do Paulista, na Zona Rural de Caruaru, na noite da última terça-feira (21).

Os homens foram localizados em locais diferentes, sendo um em Ribeirão, na Zona da Mata Sul, um em Panelas, no Agreste, e o último em Caruaru, também no Agreste pernambucano. Dois deles já foram ouvidos e a previsão é que o outro preste depoimento ainda neste sábado.

A identidade dos suspeitos só deve ser revelada quando ficar comprovada a participação no crime. Eles vão ser encaminhados para exames de corpo de delito do Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

De acordo com a Polícia Civil, o prazo para conclusão do inquérito é de até 30 dias, podendo ser prorrogado até o final das investigações. Geraldo José da Silva Filho, único sobrevivente, está internado em estado grave na UTI do Hospital da Restauração, no Recife.

Entenda o caso
Josefa Pereira da Silva, 62, Geraldo José da Silva, 61, e a filha deles, Maria Madalena, 24, estavam em casa no início da noite de
terça quando foram surpreendidos por um grupo de quatro homens que anunciou um assalto. O objetivo dos criminosos era

levar duas motos da família, que resistiu à tentativa de assalto e entrou em luta corporal com os bandidos.

Os três foram assassinados com disparos de arma de fogo, enquanto Geraldo José da Silva Filho ficou ferido. Os autores do
crime conseguiram fugir com as motos.

A polícia trabalha com a hipótese de crime premeditado, já que o grupo chegou a pé e já sabia da existência das motos. O
local do crime foi encontrado revirado, o que reforça a ideia de que a família foi morta por resistir ao assalto e entrar em luta

corporal com os assaltantes. Após o crime, o grupo tentou atear fogo na casa, mas não conseguiu e fugiu com as duas motos.

CORPO DE ADOLESCENTE DE 14 ANOS É ENCONTRADO ESQUARTEJADO DENTRO DE AÇUDE NA ZONA RURAL DE BELO JARDIM



Na noite da ultima quinta-feira (23), um cadáver foi localizado (membros superiores, inferiores e cabeça), dentro de um açude na Vila do Socorro, zona rural de Belo Jardim. A vítima Danilo da Silva Gomes, tinha 14 anos, morava no Sítio Balança e estava desaparecido desde a terça-feira.

O corpo todo esquartejado foi encaminhado para o IML do Recife.

Sandra Belê, Escurinho e Pife Perfumado se apresentam hoje no Festival de Cultura Zabê da Loca



O segundo dia do Festival de Cultura Popular Zabê da Loca, que está sendo realizado em Monteiro, no Cariri, começou na manhã desta sábado (25) na Feira Central com João de Amélia, Beato Vicente, os violeiros Afonso Pequeno e Lázaro Pessoa e com Mazurca.

Já na programação da noite, a cantora Sandra Belê, o cantor Escurinho e o grupo monteirense Pife Perfumado se apresentam na Praça João Pessoa, à partir das 21h00.

O festival foi iniciado nesta sexta-feira (24) com o grupo Maracagrande e com os shows de Cabruêra e Totonho, que está sendo o homenageado desta 8ª edição do evento.

O mesmo é promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretária de Cultura e Turismo, em parceria com o SEBRAE – Agência Cariri e do Campus VI da UEPB.

Homenageado

O homenageado deste ano é o Compositor, produtor e cantor, Totonho, que nasceu em 1964 na cidade de Monteiro. Foi vendedor de buchada de bode e assistiu a muitas cantorias de repentistas da região. Com nove anos de idade, Totonho montou a banda Os Renegados, que tocava com guitarra, bateria e outros instrumentos de lata. Em 1982 foi para João Pessoa e fundou o Musiclube da Paraíba, cooperativa de compositores por onde passaram Chico César e os irmãos Pedro Osmar e Paulo Ró, entre outros.

Seu primeiro registro fonográfico saiu em 2001, fruto de parceria com a Trama, importante gravadora da época. Em 2005, lançou o segundo CD, Sabotador de Satélite, pela gravadora de mesmo nome. Participou de duas coletâneas internacionais da Nova Música Brasileira, selo Toten França, e o coletivo Hip Hop do Mundo, selo África Mundi/U.S., produzida pelo americano Malvin Gibson. Já fez shows pela Ucrânia, Londres, Bélgica, França, Guatemala, Portugal e Rússia, além de estar nos palcos de vários estados do Brasil.

Confira a programação:

Sábado (25)

Local: Feira Central (Beco da Oi)

8h – João de Amélia – música;

9h – Beato Vicente – teatro;

10h – Mazurca (coco de roda);

11h – Afonso Pequeno e Lázaro Pessoa – violeiros;

Local: Praça João Pessoa

21h – Escurinho (JP);

22h – Sandra Belê (Zabelê);

23h – Pife Perfumado (Monteiro);

Domingo (26)

7h – Visita à Rota do Cariri Cultural – “Entre Pedras e Veredas”

(saída da Praça João Pessoa e chegada por volta das 14h).

CADÁVER É ENCONTRADO EM DECOMPOSIÇÃO NA ZONA RURAL DE IBIRAJUBA


Um cadáver foi localizado em estado de decomposição neste sábado (25), na zona rural do município de Ibirajuba, no Agreste pernambucano.

O corpo foi encontrado no Sítio Pachola, na mesma localidade onde na última quinta-feira (23), um cachorro teria chegado em casa com um braço humano, foi verificado que o braço pertence ao cadáver. Os restos mortais foi levado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru, de acordo com informações de populares a vítima era um homem, morador de Cruzes distrito do município de Panelas e tinha problemas de saúde.

Prefeito Jefferson Roberto solicita recuperação das estradas que ligam São José dos Cordeiros a Sumé e Livramento

O prefeito de São José dos Cordeiros, Jefferson Roberto, esteve reunido com o diretor do escritório de Sumé do DER, Lamartine Vieira, na tarde da ultima quinta-feira (23). Na pauta do encontro estava o pedido de patrolagem da estrada que liga Sumé, São José dos Cordeiros até a divisa com Taperoá e a patrolagem e terraplanagem da estrada que liga São José dos Cordeiros a Livramento.

Segundo o gestor Jefferson Roberto, o responsável pelo DER se comprometeu em na próxima semana começar a recuperação da estrada que liga Sumé a Taperoá, passando por São José dos Cordeiros e disse a de Livramento precisa de uma intercessão junto à superintendência estadual do DER, porque depende de terraplanagem.

Jefferson afirmou que nos próximos dias estará agendando uma audiência com o superintendente do Departamento de Estradas e Rodagens da Paraíba e solicitará pessoalmente o pleito. Segundo ele, a via de acesso a Livramento é bastante utilizada pela população da zona rural de São José dos Cordeiros e pelos munícipes das duas cidades e está em condições muito precárias de tráfego.

Açude Camalaú chega a 3 milhões de metros cúbicos


As águas da transposição do rio São Francisco estão abastecendo o açude Camalaú, que fica localizado na cidade de mesmo nome, no Cariri paraibano. Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), na manhã da ultima quinta-feira (23), o reservatório estava com quase 3 milhões de metros cúbicos, o que equivale a 6,2% da sua capacidade máxima (48 milhões).

O Governo do Estado e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) estão realizando ações para acelerar o deslocamento das águas de Camalaú para o açude Epitácio Pessoa, na cidade de Boqueirão. “Estamos atuando em várias frentes, temos equipes fazendo obras no açude Camalaú e limpando o leito do rio Paraíba, tudo para agilizar o escoamento. Só a Aesa tem mais de 10 profissionais na região do Cariri cuidando para que as águas do São Francisco cheguem o quanto antes ao açude Epitácio Pessoa”, informou o presidente da Aesa, João Fernandes da Silva.
Técnicos da Aesa também estão cadastrando usuários, instalando Plataformas de Coleta de Dados e fiscalizando a retirada de água entre as cidades de Monteiro e Camalaú. Moradores ribeirinhos estão sendo orientados sobre a necessidade de permitir o fluxo normal da água. “Não admitiremos construções de cercas transversais no leito do rio, pequenas barragens ou qualquer outro impedimento. A água só poderá ser usada para consumo humano e animal”, alertou João Fernandes.

As águas do Velho Chico chegaram à Paraíba pelo eixo Leste da transposição pelo estado de Pernambuco no dia 8 de março. No dia 10, na cidade de Monteiro, foi aberta a comporta que liberou a água na direção dos açudes São José, Poções e Camalaú. Com 217 quilômetros de canais, este eixo Leste foi projetado para ampliar a oferta hídrica e garantir abastecimento a cerca de 4,5 milhões de pessoas em 168 municípios nos estados de Pernambuco e da Paraíba. É composto por seis estações de bombeamento, cinco aquedutos, um túnel, uma adutora e 12 reservatórios – estruturas que cruzam os municípios pernambucanos de Floresta, Betânia, Custódia e Sertânia até chegar a Monteiro, na Paraíba.

POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM QUE ASSASSINOU MULHER EM IBIRAJUBA

A Polícia Civil prendeu na manhã de ontem sexta-feira (24), o homem que assassinou a uma semana uma mulher em Ibirajuba, no Agreste de Pernambuco.

João Mariano dos Santos, de 49 anos, foi preso quando chegava a mercearia de sua propriedade no município de Cumaru, também no Agreste de Pernambuco.

De acordo com a Delegada Margareth Galindo, João é matador de aluguel e não há dúvidas que ele foi o executor do crime, a delegada disse que tem quase certeza que o ex-companheiro da vítima foi o mandante do crime.

O inquérito está sendo concluído e a delegada deve pedir a prisão do homem que é suspeito de ser o mandante.



O crime chocou os moradores de Ibirajuba, Marcia Lindemberg, havia acabado de sair da casa dos pais para ir pra casa com a filha de pouco mais de um ano, no caminho elas foram abordadas e colocadas dentro de um veículo, a criança foi deixada em rua do centro da cidade, Marcia foi encontrada morta na manhã da sexta-feira (17), as margens da rodovia PE-149, na zona rural da cidade. O corpo apresentava lesões na cabeça e estava despido.

Após a prisão, João da Venda foi levado para a Delegacia de Polícia Civil de Altinho.




“Graças ao excelente trabalho da brilhante delegada Margareth Galindo e equipe, o crime está sendo elucidado, e não vai ser mais um entre tantos outro em Ibirajuba que ficaram na impunidade, a senhora é a prova que ainda podemos acreditar no trabalho da polícia”.
Rep. Paulo Fernando