sábado, 11 de janeiro de 2014

Vem ai

Aguarde vem ai o no trabalho de Marivaldo aboiador e a banda M.A do forró

Secretário de Saúde realiza visita ao hospital municipal Raimundo Aragão

Na ultima quarta-feira dia 08 de janeiro de 2014 O secretário de saúde de Santa Cruz do Capibaribe, Breno Feitoza, fez uma visita no hospital municipal Raimundo Aragão. O objetivo da visita foi acompanhar o atendimento ao público e verificar de perto os avanços ocorridos no período do primeiro ano do governo Edson Vieira.

Na oportunidade, o secretário conversou com colaboradores e se colocou a disposição da nova diretora do hospital, Pollyane Siqueira, e de seus servidores. Breno Feitoza também visitou alguns pacientes e garantiu investimentos para melhorias na estrutura do hospital.

"Desde que assumimos a Secretaria de Saúde de Santa Cruz, o prefeito Edson Vieira sempre colocou a pasta como uma das prioridades do seu governo, e em um ano de administração, o prefeito resgatou a saúde de Santa Cruz que estava no fundo do poço. Agora, vamos dar início a reestruturação dos prédios, para melhorar ainda mais o atendimento ao povo de Santa Cruz", finalizou o secretário.

Três suspeitos de assalto morrem em confronto com a polícia em Cachoeirinha


Dentro do carro os agentes encontraram os pertences das vítimas e duas armas

Três homens morreram numa troca de tiros com a Polícia Militar em Cachoeirinha no Agreste do Estado. Segundo a PM, eles são suspeitos de terem assalto a casa de um empresário, levando R$ 3.700 mil em dinheiro, um celular da vítima e outros pertences.

Na fuga os policiais encontraram os homens fugindo para a cidade de Altinho. A polícia ainda afirma que os suspeitos furaram o bloqueio quando começou a perseguição. Dentro do carro os agentes encontraram os pertences das vítimas e duas armas.

Os mortos ainda foram levados para o Hospital Municipal de Altinho, identificados como Josevaldo da Silva, de 32 anos, Delmiro Manoel Almeira, de 44, e Paulo Sérgio de Lima Santos, de 36 anos. Todos são naturais do estado de Alagoas.

Um quarto suspeito está foragido, e a polícia continua na busca. O capitão Pedro Morais informou que 20 policiais participaram da ação.

Adolescente assassinado no sítio Tatu é o primeiro crime de morte do ano em Taquaritinga do Norte

Foto: Reprodução
A noite da última quinta-feira (9) registrou o primeiro homicídio do ano de 2014 em Taquaritinga do Norte. O crime aconteceu no sítio Tatu, próximo ao motel Bluestone e vitimou Alberto de Moura Ferreira Filho (Betinho), 16 anos. Ele residia em Toritama, porém estava na casa de uma namorada na localidade norte-taquaritinguense.

Segundo informações dos familiares, dois homens encapuzados chegaram por trás da residência onde Alberto estava e entraram na mesma. Os bandidos dispararam pelo menos duas vezes contra o rosto da vítima que morreu no local.

A mãe do adolescente relatou a nossa equipe de reportagem que o filho se envolvia em discussões, recentemente em um bar de Santa Cruz do Capibaribe e em bares próximos ao sítio Mateus Vieira, de Taquaritinga. Ela também afirmou que a irmã de Alberto teria o chamado para ir para casa, em Toritama, porém ele teria dito que se voltasse para a “Capital do Jeans”, seria morto.

De acordo com a polícia, o menor pode estar envolvido em pequenos furtos e delitos e seria usuário de drogas

Polícia Civil divulga imagens de assaltantes da Casa Lotérica de Itacuruba

A Polícia Civil divulgou na tarde desta sexta-feira (10), as imagens do assalto à uma Casa Lotérica no município de Itacuruba, sertão do Estado. Com a divulgação das imagens os policiais do município solicitam auxilio a população para ajudar a identificar os envolvidos no assalto ocorrido no ultimo dia 04.Quais quer informações devem ser repassadas a Delegacia de Itacuruba

Oficina de frevo reúne foliões para um momento de lazer e valorização da cultura

Todo início de ano é marcado pela busca da boa forma física, pessoas de todas as idades procuram realizar alguma atividade para alcançar as metas estabelecidas para chegar ao verão com o corpo que desejam.

Os moradores de Santa Cruz do Capibaribe, Agreste de Pernambuco, estão alcançando a boa forma através de uma combinação de lazer e cultura proporcionada pela oficina de frevo oferecida de forma gratuita pela prefeitura no teatro municipal, desde o último dia 07 de janeiro.
A estudante de Biomedicina de 19 anos, Malena Arruda encontrou no frevo uma forma de melhorar sua saúde e se preparar para o carnaval ao som do ritmo pernambucano que movimenta o corpo e proporciona alegria aos passistas.

O professor de dança, André Dibiasy, recifense de 27 anos, que há quatro anos trabalha com o PETI, ProJovem, CCI e instituições particulares do município, relatou que a ideia da oficina de frevo surgiu nas suas férias. “Inicialmente, eu iria oferecer aulas gratuitas de frevo no Parque Florestal, porém, após uma conversa com o Gestor de Cultura, Gilberto Geraldo, recebi todo o apoio da prefeitura para ampliar o número de alunos com uma oficina ministrada no Tetro Municipal”, disse,

“É muito gratificante ver o aumento do número de alunos e o seu desenvolvimento no decorrer das aulas e vivenciar a cultura pernambucana retratada no frevo”, finalizou.
A turma de 66 alunos une profissionais, como a professora de Dança de Salão, Mariane Costa e aprendizes como a vendedora Amanda Constâncio, que juntos trocam experiências e se preparam para o carnaval.

“Santa Cruz do Capibaribe era uma cidade muito carente em ações culturais, iniciativas como essa da oficina de frevo, estão me oferecendo a oportunidade de conhecer uma nova cultura e aprender as técnicas do frevo que é um ritmo que dá resistência e fortalece a musculatura”, disse o estudante de balé clássico de 22 anos, Helton de Souza, que se prepara para participar de um seminário internacional de dança.

A oficina de frevo será ministrada, todas as terças e quintas-feiras, das 19h às 20h40, até o dia 27 de fevereiro e promete movimentar o período pré-carnavalesco dos santa-cruzenses que desejam entrar em forma e vivenciar a cultura pernambucana.

Informações da Assessoria.

PONTO FINAL

Vereador de Caruaru acusado de corrupção volta a ser preso e outro é considerado fugitivo

Os vereador foi encaminha para a penitenciária Juiz Plácido de Souza Foto: TV Jornal

Um dos dez vereadores de Caruaru acusados de corrupção voltou a ser preso, no Agreste de Pernambuco e outro parlamentar é considerado fugitivo da justiça. O vereador Evandro Silva do PMDB foi preso nessa quinta (9) e encaminhado a Penitenciária Juiz Plácido de Souza. Já Averaldo Ramos da Silva Neto, o Neto (PMN) não foi localizado e já é considerado fugitivo da justiça.

O juiz Pierra Souto Maior, da Quarta Vara determinou ainda a citação dos envolvidos no prazo de 10 dias e o agendamento da audiência de instrução e julgamento do caso de corrupção envolvendo a câmara de vereadores da cidade.

Em escutas telefônicas os dois citados ameaçam o prefeito José Queiroz e o secretário de relações institucionais de Caruaru, Marco Casé.

Dez representantes eleitos pelo povo são acusados de cobrar propina para aprovar projetos do executivo. Eles chegaram a ficar presos, mas foram beneficiados com habeas corpus, embora continuem fora do legislativo.

Os advogados dos parlamentares pretendem ingressar nesta sexta-feira (10) com um recurso no Tribunal de Justiça do Estado. A operação batizada de Ponto Final da Polícia Civil começou em agosto de 2013 com uma denúncia anônima.

O grupo é acusado de concussão por cobrar R$ 2 milhões para aprovar a implantação do BRT em Caruaru. Os demais participantes do esquema são: Cecilio Pedro (PTB), Val (Democratas), Louro do Juá (Solidariedade), Jajá (PPS), José Givaldo Francisco Oliveira (PP), Eduardo Cantarelli (Solidariedade), Pastor Jadiel e Val das Rendeiras do Pros.

Malhas da Lei de Olinda prendem homem acusado de tentativa de homicídio.

Policiais que integram a equipe Malhas da Lei da 7ª Delegacia Seccional de Olinda prenderam em cumprimento de mandado Ericson Martins de Oliveira em sua residência localizada na Rua São João, no bairro de Guadalupe, Olinda, Grande Recife, na segunda-feira (6). Ele é acusado de praticar uma tentativa de homicídio. Ericson foi encaminhado ao Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima.

Acusado de homicídio e tentativa de homicídio é preso pela equipe Malhas da Lei de Petrolina

Policiais que integram a equipe Malhas da Lei de Petrolina e do Núcleo de Inteligência do 5° BPM prenderam, na tarde da ultima quinta-feira (9), em cumprimento de mandado Jonilson Lima de Miranda, conhecido como “Didi”, de 25 anos. Ele é acusado de praticar um homicídio e uma tentativa de homicídio, em 23 de novembro passado, na vila do projeto Maria Tereza, KM 25, área irrigada do município.

De acordo com investigações, Jonilson após uma discussão praticou os crimes. O suspeito foi recolhido ao Presídio Dr. Edvaldo Gomes, em Petrolina, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Internet supera rádio e é o 2ª meio de comunicação

A conclusão é da "Pesquisa Brasileira de Mídia 2013", um amplo trabalho do Ibope Inteligência


Internet supera rádio e é o 2ª meio de comunicação 

A Internet já passou o rádio e se consolidou como o segundo meio mais consultado pelos brasileiros atrás de informação - perdendo apenas para a TV aberta.

A conclusão é da "Pesquisa Brasileira de Mídia 2013", um amplo trabalho do Ibope Inteligência contratado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) para balizar sua estratégia de comunicação.

Houve entrevistas nos 27 estados nacionais, com um total de 18.312 entrevistados em 848 municípios, com uma margem de erro de um ponto.

A ponderação dos entrevistados foi por sexo, grupos de idade, instrução e atividade.

Cada entrevistado poderia indicar até três meios de comunicação preferidos. em uma lista que incluía TV aberta, Internet, rádio, jornal impresso, revista impressa.

A primeira questão foi sobre o meio de comunicação mais usado. Pela ordem de preferência:

1. TV aberta, com 78% de primeira opção, 13% de segunda e 2% dse terceira.

2. Internet, com 12% de primeira opção, 17% de segunda e 9% de terceira.

3. Rádio, com 8% de primeira opção, 32% de segunda e 6% de terceira.

4. Jornal impresso, com 1% de primeira opção, 5% de segunda e 7% de terceira.

5. Revista impressa, com 1% de segunda opção e 2% de terceira opção.

A segunda questão foi sobre o meio de comunicação mais usado para se informar sobre o Brasil.

A única mudança relevante é no item rádio, que 6% apresentam como primeira opção de informação e 22% como segunda. A diferença de 32% para 22% como segunda opção provavelmentte se deve aos que usam o rádio como entretenimento apenas.

No caso das revistas, o percentual dos que a usam para se informar cai para zero porcento como primeira e segunda opção; e para 1% como terceira opção.

Por faixa etária, os dados surpreendem.

Na faixa de 16 a 25 anos, depois da TV aberta, há um franco predomínio da internet. 25% das pessoas consultadas a consideram como primeira opção de uso, contra 4% do rádio e zero porcento de jornais impressos e revistas.

Até a faixa de 55 anos, a Internet supera o rádio e até a faixa dos 65 anos supera os jornais impressos. É superada levemente pelos jornais impressos na faixa de mais de 65 anos - mas apenas 2% dos leitores dessa idade privilegiam os jornais.

Embora preponderante em todas as faixas de idade, é significativo o fato de que enquanto 85% do público com mais de 65 anos trata a televisão como primeira opção, para a faixa dos 16 aos 25 anos esse percentual cai para 70%.

No recorte por renda, a Internet cresce expressivamente nas faixas de maior renda.

Para a faixa até um salário mínimo, a primeira opção é a TV aberta, com 83%; a segunda é o rádio, com 10%; a terceira, a internet, com 5%; jornais e revistas impressos tem menos de 1%.

Quando se salta para o outro extremo, de renda superior a 5 SM, a TV cai para 65%, a internet sobe para 25%, o rádio cai para 6%, jornais impressos para 3% e revista impressa continua abaixo de 1%.

Na frequência de uso, a internet também supera o rádio. 65% dos que preferem a TV assistem todos os dias da semana, contra 19% do rádio, 25% da Internet, 5% dos que lêem jornal e 1% dos que lêem revista.

Na média de uso por dia, a Internet é campeão. A Internet é usada 3:48 horas por dia no final de semana, 3:44 horas durante a semana, contra 3:27 da TV no final de semana e 3:25 durante a semana.

TSE tira poder do MP de pedir investigações de crimes eleitorais

O Tribunal Superior Eleitoral tirou do Ministério Público o poder de pedir a instauração de inquéritos policiais para investigar crimes nas eleições deste ano. A partir de agora, promotores e procuradores terão de pedir autorização à Justiça Eleitoral para abrir uma apuração de suspeita de caixa dois, compra de votos, abuso de poder econômico, difamação e várias outras práticas.

Até a eleição de 2012, o TSE tinha entendimento diferente. As resoluções anteriores que regulavam as eleições diziam: "o inquérito policial eleitoral somente será instaurado mediante requisição do Ministério Público ou da Justiça Eleitoral".Para o pleito de 2014, os ministros mudaram o texto: "o inquérito policial eleitoral somente será instaurado mediante determinação da Justiça Eleitoral". Ou seja, o Ministério Público foi excluído.

O relator da nova norma, ministro José Antonio Dias Toffoli, que irá assumir o comando da corte em maio, afirma que o tribunal mudou o entendimento histórico por duas razões: processos que não tinham o aval inicial da Justiça estavam sendo anulados; outra razão, garantir maior transparência.

QUEDA NO FORNECIMENTO

Explosão seguida de incêndio em subestação da Celpe, no Curado, deixa bairros da zona oeste do Recife sem energia


Da Redação
Atualizado às 2h30

No início da madrugada deste sábado (11), por volta da 0h30, uma explosão na subestação da Celpe, no bairro do Curado, seguida de incêndio deixou os bairros da zona oeste do Recife sem energia. Localidades de Camaragibe, Região Metropolitana, também estão sofrendo com a falta de eletricidade.

Uma tentativa de roubo de fios de cobre ocasionou a explosão. O Corpo de Bombeiros já está no local. Internautas contribuem com a Rádio Jornal informando fatos relacionados ao caso. Um deles divulgou pelo Twitter uma imagem com o momento do incêndio:


Há um vídeo circulando na internet mostrando o momento da explosão:

Em nota, a Celpe informa que interrupção foi provocada por ação de vândalos.

Confira na íntegra o comunicado da Celpe à imprensa sobre o caso:

Recife, 11 de janeiro de 2014 – A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) informa que, à 0h36 deste sábado, registrou a interrupção do fornecimento de energia na Seccionadora Várzea, que supre as subestações Várzea, Caxangá e Camaragibe. Técnicos da concessionária encaminhados à unidade de suprimento identificaram que a ocorrência foi provocada pela ação de vândalos, que danificaram um transformador de força e provocou incêndio.

Imediatamente após intervenção do Corpo de Bombeiros, a concessionária isolou o problema e, por volta da 1h30, iniciou o procedimento de recomposição do fornecimento, por meio de outras subestações. O restabelecimento está acontecendo de forma gradativa.

As equipes da concessionária que estiveram no local constataram evidências de arrombamento e tentativa de furto de materiais. O caso foi comunicado às autoridades policiais. A Seccionadora Várzea conta sistema de vigilância patrimonial que monitora a unidade 24 horas por dia. A Celpe se coloca à disposição.

MEMÓRIA

Amigos e familiares acompanham Missa de Sétimo Dia do radialista Mané Queiroz

Foto: Handerley Souza / Especial para a Rádio Jornal

Na noite de ontem sexta-feira (10), amigos e familiares participam da Missa de Sétimo Dia em memória do radialista Mané Queiroz. A cerimônia ocorre na Igreja Nossa Senhora da Piedade, no bairro de Santo Amaro, área central centro do Recife.

Mané fazia parte da equipe do Escrete de Ouro das Rádios Jornal e JC News, do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. Ele morreu no último sábado (4), às 23h30, no Hospital Prontolinda, localizado em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, onde estava internado.


Em 21 de dezembro, o radialista foi atropelado por uma moto em Caruaru, cidade natal, e desde então lutava contra os traumatismos sofridos na colisão.

Leia também:

DETRAN-PE realiza Vistoria de Transporte Escolar durante o mês de janeiro

Nas cidades da Região Metropolitana, O Órgão reserva os sábados exclusivamente para vistoriar veículos escolares. A iniciativa completa um ano, com ampla aceitação do público

Os veículos de Transporte Escolar precisam, no início de cada semestre, efetuar, de forma gratuita, vistoria junto ao DETRAN-PE para terem permissão de realizar esta atividade. Nas cidades da Região Metropolitana (RMR), o serviço é realizado, aos sábados, das 8 às 16h, na Unidade de Táxi e Coletivos (DUAT) do Órgão, localizada na BR 101, bairro da Iputinga (zona Oeste de Recife). No Interior, a vistoria de escolares ocorre, de segunda a sexta-feira, das 8 às 13h, em uma das 23 Circunscrições Regionais de Trânsito (CIRETRANs) Especiais, a exemplo de Caruaru, Petrolina, Vitória de Santo Antão, Garanhuns, Arcoverde e Afogados da Ingazeira. Em Pernambuco, há cerca de 1500 veículos de transporte escolar registrados.

Nas cidades de Recife, Caruaru, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e Petrolina, além da vistoria do DETRAN, o veículo de transporte escolar deve possuir documentação que comprove sua regularização junto à Prefeitura.

O DETRAN-PE, de forma pioneira no País, vem reservando, desde 2013, os sábados para realizar as vistorias dos veículos de transporte escolar da RMR. As vistorias serão feitas até 01 de fevereiro, sempre aos sábados. “Essa medida leva em conta o fato de a maior parte dos veículos de transporte escolar do Estado estar localizada na RMR”, explica o Diretor de Atendimento do DETRAN-PE, Sérgio Lins.

Aprovação - Para ser aprovado na inspeção, o veículo deve estar registrado na categoria de passageiro, apresentar uma faixa horizontal na cor amarela, com quarenta centímetros de largura, à meia altura em toda a extensão das partes laterais e traseira do veículo, com o nome ESCOLAR em preto. No caso de veículo de carroceria pintada na cor amarela, as cores devem ser invertidas. Além do equipamento registrador instantâneo de velocidade (Tacógrafo), o transporte escolar deve possuir todos os requisitos e equipamentos obrigatórios estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

Apenas motoristas habilitados na categoria "D" e com idade acima de 21 anos podem dirigir esse tipo de transporte. A licença também só é concedida a condutores que tenham sido aprovados em um curso especializado e que não tenham cometido quaisquer infrações grave ou gravíssima ou que não sejam reincidentes em infrações médias durante os últimos 12 meses. De acordo com o artigo 230 ¬ do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir o veículo sem portar a autorização para condução de escolares é infração grave, gerando multa de R$ 127,69 e a retenção do veículo até a regularização.

Documentação necessária para expedição da autorização ou confirmação:

Requerimento padrão preenchido, datado e assinado pelo proprietário

CRV original e cópia

CRLV do exercício quitado original e cópia;

Carteira de Identidade e CPF, originais e cópias;

CNH (categoria D) original e cópia;

Cópia do CGC com validade (pessoa jurídica);

Para transporte escolar no Recife, Caruaru, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e Petrolina, apresentar documentação que comprove regularidade junto à Prefeitura.

Certificado de aprovação no curso de Formação de Condutor de Transporte Escolar ou a referida atualização, se não constar no registro da Habilitação.

Condições do veículo para aprovação:

Registro como veículo de passageiros;

Inspeção semestral para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança

Pintura de faixa horizontal na cor amarela, com quarenta centímetros de largura, à meia altura, em toda a extensão das partes laterais e traseiras da carroceria, com dístico ESCOLAR em preto, sendo que, em caso de veículo de carroceria pintada na cor amarela, as cores aqui indicadas devem ser invertidas;

Equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e de tempo;

Lanterna de luz branca, fosca ou amarela disposta nas extremidades da parte superior dianteira e lanternas de luz vermelha disposta na extremidade superior da traseira;

Cintos de segurança em número igual à lotação;

Outros requisitos e equipamentos obrigatórios estabelecidos pelo CONTRAN.

Pontos de atendimento:

SERVIÇO

Vistoria de Transporte Escolar

1. Para Região Metropolitana do Recife

Unidade de Controle de Táxi e Coletivos (DUAT)

Rua Professor Joaquim Cavalcanti, 859 – Iputinga

Horário de atendimento: 8h às 16h

2. Para o Interior:

Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) Especiais - Goiana, Vitória de Santo Antão, Limoeiro, Carpina, Timbaúba, Caruaru, Garanhuns, Gravatá, Belo Jardim, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Araripina, Ouricuri, Pesqueira, Petrolina, Serra Talhada e Salgueiro.

Horário de atendimento: 8h às 13h.

Distrito de São Domingos registra o segundo homicídio do ano


Na tarde da ultima sexta-feira (10), foi registrado o segundo homicídio do ano no distrito de São Domingos (Brejo da Madre de Deus), o fato ocorreu na Rua Equador no loteamento José Monteiro.

De acordo com a Polícia Militar, Lenildo Alexandre de Andrade, de 21 anos, guiava uma moto Honda FAN-150 da cidade de Belo Jardim-PE. Na sequência duas pessoas chegaram em outra moto e se aproximaram de Lenildo. Na ocasião os mesmos realizaram cinco disparos contra a vítima que atingiu a cabeça e as costas da vítima.

Após a chegada da Polícia Militar, foi solicitada a presença da equipe médica do SAMU, que socorreu a vítima, porém o mesmo acabou falecendo no Hospital Municipal de Santa Cruz do Capibaribe.

Segundo a Polícia Militar, a vítima residia no distrito de São Domingos, e já cumpriu pena por porte ilegal de arma. O motivo do homicídio ainda não foi desvendado.

Foto e Informações: Blog Agreste Notícia

Balanço do Pacto Pela Vida 2013 é apresentado pelo Governo de Pernambuco.

O programa Pacto pela Vida registrou pelo sétimo ano consecutivo, a redução do número de homicídios no Estado. A taxa de Crimes Violentos Letais Intencionais - CVLI, que mede a quantidade de assassinatos por 100 mil habitantes, teve, para o ano de 2013, redução de 7,6% em relação a 2012. Desde sua implantação em 2007, o Pacto pela Vida diminuiu, até 2013, em 39,10% a taxa de CVLI’s, o que significa um total de 7.899 vidas salvas no Estado.

“Atribuo isso a uma decisão política no início de 2007, onde nosso Governador Eduardo Campos, optou em efetivamente ter uma política de segurança pública e Defesa Social no Estado. Com a decisão buscamos conhecer quais eram os problemas que levavam a violência e a partir de um diagnóstico investimos no recompletamento do efetivo, na integração entre os Órgãos Operativos da SDS e na parceria com o Poder Judiciário, Ministério Público e outros setores da sociedade. E os resultados estão sendo colhidos nestes sete anos de redução da violência em Pernambuco”, acrescentou o Secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

Na análise dos dados por município, no ano de 2013, a capital pernambucana reduziu sua taxa em 24,7% e obteve 140 dias sem nenhum homicídio. Na análise dos números nos últimos nove anos, Recife atingiu o patamar de redução de 60,88%. Para colaborar na redução da violência, a gestão municipal, após receber sugestões de vários setores da sociedade, lançou no último mês de julho, o Pacto pela Vida do Recife, primeiro plano municipal de segurança pública do Brasil. Também foram instaladas 40 câmeras de videomonitoramento, em 13 bairros da cidade, reforçando a segurança em praças, parques e nas proximidades de escolas municipais.

“A prevenção foi fundamental na redução dos índices. Através do Programa Educacional de Resistência às Drogas – Proerd formamos em 2013 aproximadamente cinco mil alunos das escolas públicas municipais. Parabenizo o Governo do Estado pela forma de conduzir a segurança pública em Pernambuco”, complementou o Secretário de Segurança Pública do Recife, Murilo Cavalcanti.

Ao alcançar o sétimo ano consecutivo de redução da criminalidade, o Estado de Pernambuco, é o único do Nordeste que apresenta queda na violência. O mesmo acontecendo com Recife a única capital nordestina a reduzir os índices de homicídios.

Além dos vários municípios que diminuíram seus índices de CVLI, 13 cidades pernambucanas não registraram homicídio algum durante todo o ano de 2013. São eles: Salgadinho, Brejinho, Solidão, Buenos Aires, Calumbi, Frei Miguelinho, Granito, Ibirajuba, Ingazeira, Poção, Santa Filomena, Triunfo e Verdejante. O distrito de Fernando de Noronha também não registrou homicídios em 2013. Pela primeira vez na história, Pernambuco celebrou um dia inteiro sem que fosse registrada uma única morte violenta. O fato aconteceu no dia 29 de abril, quando os 184 municípios do Estado zeraram os índices contabilizados pelo Pacto pela Vida.

No ano de 2013, vários destaques foram fundamentais para a redução da violência no Estado. Para colaborar no combate ao crime foram nomeados 1.368 soldados da Polícia Militar, 414 agentes e 200 escrivães na Polícia Civil. Foram instaladas mais 280 câmeras, totalizando 573 em todo o Estado. Outro destaque importante diz respeito ao reforço no trabalho realizado pela Patrulha do Bairro. Mais 106 viaturas foram lançadas totalizando 296 equipes realizando patrulhamento na capital, RMR e Interior do Estado.

As operações de repressão qualificada, no ano de 2013, continuaram colaborando na redução de CVLI. Foram 30 operações com 573 pessoas presas com destaque para as Operações Disciplina, Zero Bala e Última Jogada realizadas pelos Órgãos Operativos da SDS.

Em 2013 o Programa Atitude atendeu 3.330 pessoas no acolhimento e apoio intensivo, especialmente vítimas do crack. A prevenção contou também com ações de alguns programas da SDS. Até outubro de 2013 foram 53.800 pessoas beneficiadas pelo programa Resgatando Cidadania, em todo o Estado, através da emissão de carteiras de identidade e de trabalho, e certidões de nascimento. O Nuprev e o Proerd também beneficiaram milhares de crianças, jovens, pais e professores pernambucanos.

OPERACIONALIDADE – Ações repressivas também colaboraram para manter a curva decrescente da violência no Estado. Até novembro de 2013 foram apreendidas 1,1 toneladas de crack convertido e oito toneladas de maconha. As polícias pernambucanas cumpriram 7.444 mandados de prisão e realizaram 26.082 prisões em flagrantes além de remeter à justiça até novembro 47.270 inquéritos.

Através da Operação Resgate de Vidas, o Corpo de Bombeiros Militar, entregou com vidas a hospitais pernambucanos 274 vítimas de CVLI. Além disso, 381atendimentos a vítimas de agressão foram realizados. Para garantir a segurança dos pernambucanos e turistas o Governo do Estado lançou o projeto Orla Segura. São 10 postos de guarda-vidas inaugurados na praia de Boa Viagem. A iniciativa inclui salvamento aquático, policiamento, apoio ao turista, acessibilidade e fiscalização de trânsito, e conta com a mobilização do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões – Cemit, além do efetivo da Guarda Municipal.

No ano de 2013 também foi lançada a Campanha Cultura de Paz para coibir crime de proximidade e a coleta itinerante da Campanha do Desarmamento. Esta última atingiu o primeiro lugar na taxa de entrega voluntária de armas no Brasil.

Para colaborar no combate a violência contra as mulheres, foi lançada a Patrulha Maria da Penha que conta inicialmente com a atuação de policiais militares na capital, RMR e em Caruaru no auxílio às vítimas. Ainda como destaque no ano de 2013, podemos ressaltar o monitoramento através de tornozeleiras eletrônicas de 3.660 pessoas entre agressores de mulheres, reeducandos do regime semiaberto e em prisão domiciliar.

Também em 2013, o programa Pacto pela Vida, recebeu dois prêmios internacionais no ano que passou. Foi selecionado na categoria "Melhoria na entrega de serviços públicos" das Nações Unidas, que premia boas práticas administrativas, e teve o modelo de gestão por resultados, selecionado pelo BID na categoria "Governo Seguro - Boas práticas em prevenção do crime e da violência”.

“Ainda há muito trabalho pela frente. Esse trabalho não pára. O Pacto pela Vida não é formado apenas pelo trabalho de repressão, da polícia, mas também pelo trabalho das outras secretarias parceiras. Por um trabalho forte na prevenção social”, acrescentou Frederico Amancio, coordenador do Pacto pela Vida e Secretário de Planejamento e Gestão de Pernambuco

Veículo que sobrou na PE 95. Dois Passirenses morreram

Um acidente que ocorreu na tarde do ultimo dia 09 de janeiro de 2014, na PE 95 na altura do sítio Água Doce, Zona Rural de Cumaru, Agreste de Pernambuco. Entre as vítimas estão os senhores Inaldo Torres da Silva e o popularmente conhecido "Bruxa", ambos residentes na cidade de Passira, também no Agreste. Em tempo, o carro Gol/Passira KLV 0630 sobrou em uma curva e capotou, os corpos foram arremessados do veículo.

Inaldo é pai de Júnior Torres, ex-motorista da Prefeitura Municipal de Passira, que no início do ano de 2013 sofreu um acidente de uma moto aquática na Barragem de Jucazinho e veio a óbito por afogamento.

Bruxa era Servidor Público do quadro permanente da Edilidade Municipal e já foi candidato a vereador na cidade.

Fonte: Marcos Araújo repórter policial.

Brasas do Forró animará festa da Vila de Patos

Comemorações em homenagem a Nossa Senhora da Conceição seguem até este sábado (11)

No encerramento da 15ª Festa de Nossa Senhora da Conceição, na Vila de Patos, distrito da zona rural de Riacho das Almas, várias atrações irão garantir a diversão da comunidade. Além de parque de diversões, bares e barraquinhas de comidas típicas, serão realizados os shows com a Banda Brasas do Forró e a dupla Fábio e Carlos Maraial. Os shows começam a partir das 20h30 e são gratuitos.

A comemoração foi iniciada na última quarta-feira (8) e contou com extensa programação religiosa e forte participação dos moradores da Vila e de comunidades vizinhas.

Programação Religiosa – Além da festa de rua, será realizada uma procissão pelas principais ruas da comunidade e a celebração da Santa Missa, que será conduzida pelo Frei Lopes. A procissão acontecerá a partir das 19h, e a Missa será celebrada após a procissão.

Camburão proibido de sair na orla Bloco carnavalesco formado por policiais militares, teve pedido negado pela Prefeitura do Recife

Após 21 anos desfilando na Avenida Boa Viagem, Zona Sul do Recife, no primeiro domingo após o Carnaval oficial, o bloco Camburão da Alegria teve seu pedido para apresentar-se na orla, este ano, negado pela Prefeitura do Recife. O secretário de Segurança Urbana do município, Murilo Cavalcanti, lembrou que já havia anunciado, em 2013, o fim de eventos deste tipo na via e assegurou não haver possibilidade de voltar atrás.

"Embora tenha sido fundado com a ideia de reunir policiais que trabalharam durante o Carnaval e não puderam brincar, o bloco não tem mais essa característica. É um evento particular que não interessa nem ao município nem à Polícia Militar, pois, hoje, a PM precisa deslocar mais de 400 homens para dar segurança ao desfile. Temos vários vídeos com depredações de ônibus, paradas, brigas, não há um ganho cultural, sem falar nas constantes reclamações dos moradores, engarrafamentos", justificou o secretário.

O gestor salientou que a agremiação pode solicitar licença para outro lugar, adequando-se às novas regras estabelecidas (como limitação a oito trios e não cruzar grandes corredores), que ela será avaliada. "Não queremos acabar com o Camburão, apenas disciplinar a orla, inclusive sugerimos que o evento fosse realizado em lugar fechado, como no Centro de Convenções", disse, complementando: "Outros eventos, como a Marcha para Jesus, ainda vamos avaliar"

Diretor do Datafolha revela tendências políticas para 2014 em entrevista a Antonio Lavareda

Mesmo parcialmente satisfeito, “brasileiro quer mudar”, diz diretor do Data folha

Para o diretor geral do Data folha, Mauro Paulino, qualquer um dos candidatos à Presidência da República, favorito ou não, terá de levar em conta um aspecto importante que foi detectado nas últimas pesquisas do Instituto: o desejo de mudança por parte do povo. “Mesmo a atual presidente se recuperando nos índices de aprovação e sendo favorita à reeleição, 66% dos brasileiros querem que o novo chefe do Executivo tome atitudes diferentes daquelas que os últimos tomaram”, explica. Paulino é o entrevistado deste sábado (11) do sociólogo Antonio Lavareda e da jornalista Mônica Ber gamo no programa Ponto a Ponto, da Band News TV, que vai ao ar às 23h.

Ainda segundo ele o País está frente a várias incógnitas que tornam o cenário eleitoral ainda mais difuso. “Cresceu o pessimismo com relação à Economia e ainda não se sabe o que a Copa do Mundo reserva ao Brasil”, diz. Para ele o desempenho da Seleção em campo não influenciará em nada o pleito de outubro. “O que a população vai levar em conta é a forma como o País será apresentado ao mundo, se haverá algum tipo de vexame com relação à organização do Mundial”, explica.

Mauro Paulino também deixa em aberto o papel das manifestações populares nas eleições. “A popularidade de Dilma Rousseff caiu muito após os protestos de junho do ano passado. Se houver gente nas ruas durante a Copa o fenômeno talvez se repita”, completa. O Ponto a Ponto tem reprises no domingo (12), às 15h30, 19h30 e 23h.