sexta-feira, 29 de julho de 2016

E planejamento, tem?


Será que os pré-candidatos a cargos públicos, já começaram a preparar seus planos de governo, ou a única preocupação são os conchavos políticos? O meu questionamento surge a partir da necessidade de políticas públicas bem pensadas para os municípios, políticas públicas estas que dependem da ação efetiva dos agentes públicos.

Agentes estes que se preparam para um pleito eleitoral e andam esquecendo-se dessa necessidade, a única preocupação visível é com as alianças políticas, e em angariar recursos para manter a sujeira dos currais eleitorais, apenas preocupam-se, com o dinheiro disponível para os últimos dias do pleito e para manter seus aliados perto o suficiente, ate chegar ao fim da corrida pelos votos.

Pensar em políticas públicas eficientes requer muita atenção e principalmente dedicação para com os municípios, é necessário que haja uma visita técnica, e principalmente que se conheça a realidade do município, o planejamento de ações é imprescindível para aqueles que buscam chegar lá, na boa, na MUDA, que pretendem agir como gestores públicos e não meros políticos ocupantes de cargos.

Aqueles que pretendem tornar-se gestores de fato, tem preocupações que ultrapassam seus currais eleitorais, já começam a pensar e agir como tal, mesmo antes de estarem de efetivamente no cargo, pensam alem dos conchavos políticos e das alianças, cercam-se de pessoas capacitadas e técnicas para apresentar uma boa proposta para todas as áreas, da saúde à infraestrutura, da agricultura ao meio ambiente, tudo precisa ser pensado, e as propostas tem que coincidir com a realidade local.

E quanto a você eleitor, cabe a analise dos discursos destes pré-candidatos e a conscientização que é você que os “contrata”, atente-se para a participação dos candidatos na sua comunidade, questione, pergunte, imprense, aperte, um gestor de verdade terá respostas claras e objetivas para suas perguntas, estará munido de argumentos realmente plausíveis, conhece a realidade do município. Os que não apresentarem um plano de governo e que ficarem apenas na conversa mole, devem ser descartados, lembre-se você é o patrão, e precisa ter os melhores na sua equipe para que a cidade caminhe rumo ao desenvolvimento, analise a história desses pré-candidatos e seus currículos, como em uma entrevista de emprego, os que não servem para o cargo, tem que procurar outro trabalho.

Luanna Brandão.

JOVEM É ASSASSINADO DENTRO DE CASA EM CUPIRA E VIZINHO É RAPTADO E MORTO NA ZONA RURAL DE CATENDE


Por volta das 3 horas da madrugada desta quinta-feira (28/7), o jovem José Ivanilson dos Santos, de 20 anos, foi assassinado dentro de casa na Rua Antônio Francisco Alves, no bairro Cohab em Cupira e após o cometimento do assassinato os criminosos foram a casa do vizinho Alisson Rodrigues da Silva, de 15 anos, o raptaram e o assassinaram na entrada do Sítio Topada, na zona rural de Catende/PE. Os dois rapazes eram naturais de Murici, em Alagoas e estavam morando em Cupira há apenas dois meses.



Segundo a esposa de José Ivanilson, ela e o marido estavam em casa dormindo, quando foram surpreendidos com a chegadas de alguns elementos que arrombaram a porta e ceifaram a vida do rapaz dentro de casa. Em seguida, sequestraram o vizinho, levando-o em um veículo de modelo, placa e cor não anotados. No final da manhã o corpo do menor foi encontrado com um tiro de grosso calibre na cabeça.

Com a chegada do IC em Cupira, foi constatado que a vítima José Ivanilson, foi alvejada por três disparos de pistola calibre ponto 45, na cabeça.

Os corpos dos jovens foram encaminhados para o IML de Caruaru e as delegacias de Cupira e Catende estão investigando os crimes.

POLÍCIA CIVIL APREENDE 275 QUILOS DE MACONHA NA MAIOR AÇÃO DESTE ANO

Droga foi apreendida em Escada, na Mata Sul, nesta sexta-feira (29).

Entorpecente, proveniente do Paraguai, seria distribuído em todo o estado.



A Polícia Civil de Pernambuco apreendeu, na madrugada desta sexta-feira (29), em Escada, na Zona da Mata Sul, 275 quilos de maconha. É a maior ação desse tipo realizada em 2016, de acordo com a corporação. Durante a operação, comandada pelo Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) e com apoio da Delegacia de Escada, cinco pessoas foram presas.

Segundo a polícia, a droga, proveniente do Paraguai, seria distribuída em todo o estado de Pernambuco. Com os presos, os policiais encontraram uma pistola calibre 380 e uma espingarda calibre 22.

Apreensões de maconha têm se tornado cada vez mais corriqueiras no estado. No mês passado, a Polícia Federal (PF) divulgou, o resultado da ‘Operação Cânhamo II’, realizada em cidades do Sertão. Durante a ação foram erradicados 188 mil pés de maconha e 256 quilos da droga pronta para consumo também foram encontrados.

A operação foi realizada nas cidades de Orocó, Cabrobó, Belém do São Francisco, Dormentes, Afrânio, Santa Maria da Boa Vista, Ilhas do São Francisco, Mirandiba, Ibimirim, Petrolândia, Carnaubeira da Penha, Floresta, Betânia e Manari.

Outro caso de destaque foi o de um jovem de 26 anos que foi preso em junho, em Floresta, também no Sertão de Pernambuco, com 33 kg de maconha. De acordo com a Polícia Militar, a droga estava separada em 32 tabletes – escondidos dentro sacos, no banco traseiro de um carro. O suspeito foi abordado na PE-360, após um bloqueio policial.

do G1 PE

OBRA DE CONSTRUÇÃO DA ESCOLA TÉCNICA DE BOM CONSELHO ESTÁ PARALISADA PELA SEGUNDA VEZ


O governador Paulo Câmara esteve em Bom Conselho no dia 25 de julho de 2015 e se comprometeu perante a sociedade bonconselhense prometendo duas coisas, a construção da Escola Técnica e a estrada de Rainha Isabel. Até agora, nem uma coisa, nem outra. Ou seja, promete e não cumpre. Vemos através de outros meios de comunicação do estado que o governador tem inaugurado estradas, escolas, barragens, etc., em outras regiões de Pernambuco, menos em Bom Conselho.

Na manhã de segunda-feira 08 de janeiro de 2016, o secretário estadual de educação, Fred Amâncio assinou juntamente com o prefeito Dannilo Godoy a Ordem de Serviço de retomada dos serviços de construção da Escola Técnica Estadual. Passaram-se uns meses e o trabalho voltou a parar.



A reportagem do Blog de Cláudio André esteve na obra, nessa manhã de quinta-feira, 28/07, que está às margens da PE-218 e não viu ninguém trabalhando e muito menos para da qualquer tipo de informação.

A pergunta que fazemos é a seguinte: Estão achando, o governador e o secretário, que em Bom Conselho tem pessoas com memórias curtas?

Por que ninguém se manifesta? É por que estamos num ano político? Por que o silêncio? Ou acham que Bom Conselho é apenas um “caldeirão eleitoreiro? Onde está todo mundo?

(Com informações do Blog de Cláudio André)


ENTIDADES REFORÇAM PARCERIA COM O DISQUE-DENÚNCIA

 
 
O Disque-Denúncia Agreste, que tem sede em Caruaru, passou por um momento difícil em 13 anos de funcionamento. No dia 7 de julho, foi anunciado o fim das atividades do serviço porque a parceria com o Governo do Estado, que repassava recursos financeiros, tinha chegado ao fim. Oito dias depois, o Disque-Denúncia voltou a funcionar graças a uma iniciativa da Prefeitura de Caruaru que aumentou o valor da contribuição e garantiu a ajuda financeira por três meses.

Diante dessa situação, um encontro realizado durante uma reunião da diretoria da ACIC, que contou com a presença de representantes da Associação, da CDL, do SINDLOJA e da OAB/Caruaru, discutiu os rumos do Disque-Denúncia Agreste. As entidades resolveram, então, aumentar a contribuição financeira para o serviço pelos próximos três meses.

Djalma Farias Cintra, presidente do Grupo DFC, apoiador do Disque-Denúncia Agreste, esteve presente e destacou a importância da participação das entidades empresariais nesse processo:

“Esse trabalho é de uma importância extraordinária para toda a região. A participação das entidades é fundamental para que nós continuemos com esse serviço de grande interesse para a sociedade”.

Detran-PE prorroga mais uma vez o prazo para emplacamento de cinquentinhas


Foto: Divulgação.

Nesta quinta-feira (28), o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) prorrogou mais uma vez o prazo limite para o emplacamento de cinquentinhas. Portanto, os condutores dos ciclomotores terão até o dia 31 de agosto para realizar o procedimento.

De acordo com a autarquia, a prorrogação se deu devido a dificuldade que muitos proprietários estão tendo para obter o Registro na Base de Índice Nacional (BIN), devido ao fechamento de algumas fábricas e revendas, que deveriam ser responsáveis por realizar esse cadastro.

Quem adquiriu a cinquentinha antes de 30 de julho de 2015, data de publicação da Lei 13.154 (que transferiu do município para o Estado a competência sobre os ciclomotores), deverá se dirigir ao Detran para regularizar o veículo.

Farmácia é arrombada durante a madrugada no Centro de Santa Cruz do Capibaribe


Na madrugada desta sexta-feira (29), uma farmácia localizada na Avenida 29 de dezembro, próxima Praça dos Estudantes, em Santa Cruz do Capibaribe foi visita por elementos.

Segundo informações, populares realizavam caminhadas no local por volta das 5h da manhã e perceberam a porta do estabelecimento levantada. Policiais estiveram no local para averiguar a situação e não se sabe ainda quantos elementos praticaram o arrombamento.

De acordo com as primeiras informações, até o momento não foi revelado o que foi subtraído do local e que, possivelmente os acusados teria utilizado uma barra de ferro para alavancar a porta e quebrar o rolamento para poder ter acesso ao local e, praticar a ação criminosa.

Serra Talhada conquista Miss Pernambuco 2016 depois de jejum de 40 anos

Tallita Martins será a representante do Estado no Miss Brasil – Fotos: Arquivo Pessoal

Na noite de quinta-feira (28), foram realizadas as finalíssimas do Miss Pernambuco 2016, considerado o principal concurso de beleza do estado e que garante uma vaga para a disputa do Miss Brasil.

O evento foi realizado na área externa do auditório da Universidade Salgado de Oliveira em Recife, onde 27 candidatas, seis delas de cidades do Polo de Confecções do Agreste Pernambucano (Caruaru, Santa Cruz, Taquaritinga, Vertentes, Brejo e Surubim), desfilaram em trajes casuais, vestidos de gala e também em trajes de banho.

Após as etapas eliminatórias, a disputa foi se afunilando e, para a surpresa (e decepção) de muitos, apenas a Miss Caruaru, Eslovênia Marques, foi mais longe na disputa, conquistando o quinto lugar geral. Já a Miss Santa Cruz do Capibaribe, Larissa Aragão, ficou no Top 14 e as demais, Priscyla Karine (Surubim), Viviane Alves (Brejo da Madre de Deus), Kimberly Joanna (Vertentes) e Welida Meira (Taquaritinga do Norte) ficaram após o Top 15. 

Eslovênia Marques

Já a etapa final contou com Roberta Xavier (Vitória de Santo Antão), Gleyce Santana (Fernando de Noronha) e Tallita Martins (Serra Talhada), sendo esta última escolhida como Miss Pernambuco, sucedendo Sayonara Veras, da cidade de Olinda.

De acordo com o coordenador do certame, Miguel Braga, a proposta para o Miss Pernambuco 2016 mudou em relação a edição anterior. A nova Miss, segundo o mesmo, deveria ser uma mulher com perfil para moda, que aliasse desenvoltura em passarelas e também já possuísse experiência no mercado publicitário. Tais características podem ter sido decisivas para colocar a maioria das candidatas do Polo em desvantagem na disputa. 

Um breve perfil da vencedora

Com 20 anos e 1,73m, a nova Miss Pernambuco já acumula experiência no mercado da moda, já tendo participado de editoriais em revistas importantes e desfiles para marcas famosas como Anna Hickmann e Colcci. Com ela, a cidade sertaneja saiu de um jejum de 40 anos sem títulos e conquista sua quarta coroa. Confira o resultado geral:

1º lugar – Serra Talhada – Tallita Martins

2° Lugar – Fernando de Noronha – Gleicy Santana

3° Lugar – Vitória de Santo Antão – Roberta Xavier

4° Lugar – Bezerros – Poliana Alencar

5° Lugar – Caruaru – Eslovênia Marques

Top 10: Arcoverde, Barreiros, Cachoeirinha, Garanhuns e Recife. Top 14: Miss Beleza Regional, Paulista, Ribeirão e Santa Cruz do Capibaribe

Mãe do prefeito ironiza sobre insegurança “Vá pra Orlando”

Um comentário da mãe do prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), na rede social ‘Facebook’, vem gerando polêmica nas redes e em grupos de WhatsApp, na cidade.

Insatisfeita com uma crítica quanto à insegurança no município, ela respondeu e solicitou a mudança do país, para os descontentes. Argumentando que o país inteiro tem o mesmo problema, ela ainda critica a legislação, para menores de 18 anos.

O comentário foi feito após a postagem de outro internauta: “Santa Cruz do Capibaribe PE, se tornou um deserto a noite. Todos sabem o motivo”, escreveu um morador do município.

Confira a resposta polêmica:



Após algumas horas com a repercussão, o texto foi editado, mantendo apenas as críticas à legislação.

“Porque moramos num País, chamado Brasil, onde a lei acoberta as pessoas que tem menos de 18 anos. Polícia prende! E a lei manda soltar”, escreveu.

Nelson Mandela



Paiva Netto

Nossa homenagem ao ilustre advogado e extraordinário líder político Nelson Rolihlahla Mandela, que retornou em 5 de dezembro de 2013 à Pátria Espiritual. 

Primeiro presidente negro da África do Sul, governando-a de 1994 a 1999, destemidamente lutou contra o apartheid, desumano regime de segregação racial que, por tanto tempo, infelicitou o extremo sul do continente africano. 

Em 18 de julho de 2016, Mandela completaria 98 anos. Foi um ser humano digno de admiração. Prêmio Nobel da Paz em 1993, ele foi condecorado no Brasil, para honra nossa, em 1997, com a Comenda da Ordem do Mérito da Fraternidade Ecumênica, láurea concedida pelo  ParlaMundi da LBV, em Brasília/DF.

Hoje, Madiba, como era afetuosamente chamado, segue o seu ativismo pela causa da liberdade, agora, na condição de Espírito Eterno.

Lembro-me de reportagem de uma equipe do SBT que acompanhou uma aula no Conjunto Educacional Boa Vontade, em São Paulo/SP, sobre a importância de Mandela para a democracia e a Paz. 

O respeito às diversas culturas e a vivência fraterna e ecumênica que diariamente despertamos nas crianças ficam demonstrados neste depoimento da aluna Lara Vitória, então com 8 anos: “Nós aprendemos desde pequeninos na escola que somos todos iguais e não importa se somos negros, brancos, de outras religiões. O que importa é o Amor que temos uns pelos outros”

Pedagogia pela Paz

“A instrução promoverá a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações e grupos raciais ou religiosos, e coadjuvará as atividades das Nações Unidas em prol da manutenção da paz.” É um trecho do Artigo XXVI da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que completará, em 10 de dezembro, 68 anos.

Irmanada a esse preceito, em 22 de novembro de 2013, na Lincoln Avenue School, em Orange/ Nova Jersey, ocorreu bela cerimônia de conclusão do programa Estudantes de Boa Vontade pela Paz, desenvolvido pela LBV dos Estados Unidos nos colégios norte-americanos, por meio da Educação com Espiritualidade Ecumênica. 

De forma dinâmica e entusiasmada, quase mil alunos participaram da solenidade. A iniciativa visa incentivar a liderança solidária entre os educandos e favorecer um ambiente escolar livre de violência.

Ao longo de dois meses, em parceria, educadores da LBV e professores do local orientaram crianças e adolescentes sobre o tema “conscientizar, compartilhar e ajudar”. Os alunos decidiram, então, pôr em prática um pouco do aprendizado. Promoveram na comunidade, com o apoio de voluntários da LBV, uma campanha de alimentos para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social do Condado de Essex/NJ. Trata-se de exemplar atitude que proporcionou alegria aos atendidos no dia 28/11, feriado de Ação de Graças naquele país.

O embasamento desse esforço dos educadores vem das etapas do MAPREI (Método de Aprendizagem por Pesquisa Racional, Emocional e Intuitiva) — a metodologia de aplicação da Pedagogia do Afeto (para crianças de até 10 anos) e da Pedagogia do Cidadão Ecumênico (a partir de 11 anos), que trabalhamos nas escolas da LBV no Brasil.

Nos Estados Unidos, como em muitos outros países, o problema da violência nas escolas é preocupante. E, segundo me informa o representante da LBV na ONU, Danilo Parmegiani, nossa Pedagogia, com a sua Cultura de Paz, tem obtido relevantes resultados em terras norte-americanas, pois todos percebem os benefícios de conciliar o currículo formal com a experiência da Boa Vontade em ação.

A notícia nos mostra o alcance da Espiritualidade Ecumênica entre os estudantes. Em É Urgente Reeducar!, ressalto que ela é o berço dos mais generosos valores que nascem da Alma, a morada das emoções e do raciocínio iluminado pela intuição, a ambiência que abrange tudo o que transcende ao campo vulgar da matéria e provém da sensibilidade humana sublimada, a exemplo da Verdade, da Misericórdia, da Moral, da Ética, da Honestidade, do Amor Fraterno.

José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.

Opinião : Política ou politicagem?


Redes sociais infladas de entendedores de política, nas rodas de conversas, nas praças e bares não falam em outra coisa, as cidades respiram o clima pré-eleitoral, cada qual que discurse mais genialmente sobre “política”, mas será que sabem realmente a diferença sutil entre a política e a politicagem que estamos habituados a ver?

Política é uma atividade orientada para a tomada de decisões a fim de se alcançar determinado objetivo e pode ser tida também como a luta para a resolução de conflitos de interesse da comunidade. Politicagem, porém esta totalmente a margem desse conceito, tem como objetivo principal atender a interesses próprios e a realização de troca de favores. Conceituados os termos, eu te pergunto o que tem em sua cidade, política ou politicagem?

Ao passear pelas “timelines” do facebook, o que mais encontro são defensores cheios de afinco para defender seus próprios interesses, os mais variados tipos de comentários em defesa de pré-candidatos. Ao perceber esse tipo de comportamento, questiono-me o porquê de não se usar tanta energia para defender as políticas públicas e para exigir que esses pré-candidatos apresentem projetos realmente interessantes para todos. Quando a defesa parte da necessidade única de bajular para conseguir um apadrinhamento qualquer no futuro, pratica-se a politicagem que em nada acrescenta ao desenvolvimento dos municípios muito pelo contrario, apenas contribui para que a manutenção dos currais eleitorais esteja garantida por mais quatro anos.

Um eleitor consciente e cumpridor de seus deveres sabe que tem não necessidade de bajulação e que um candidato que tem projetos para a comunidade é melhor do que aquele que demonstrou um interesse grupal que beneficiará apenas seus aliados. Alguém que te oferece um provável emprego em uma instituição pública em troca de seu voto, pratica politicagem. Aquele que te mostra como melhorar o município com base em dados e que tem pelo menos uma idéia de como solucionar determinado problema que afeta o povo, faz uso da política.

Não desperdice sua energia e dignidade pensando apenas no interesse presente, no que você enquanto indivíduo pode ganhar com o êxito de determinado candidato, use-a com sabedoria, aproveite o espaço das redes sociais e rodas de conversa para cobrar, e exigir que algo relevante seja mostrado. Quando um gestor investe em políticas públicas, ele beneficiará a você e a mim, então cabe a nós avaliarmos se precisamos de alguém que pratique política ou politicagem.

Luanna Brandão.

Polícia apreende adolescente acusado de roubar moto em Caruaru

Mais uma operação policial resultou duas pessoas detidas, uma delas acusada de ter roubado uma moto na cidade de Caruaru. De acordo com as informações, Joaquim Batista da Silva (45 anos) e um adolescente de 16 anos foram levados à delegacia.

Na residência em que estavam, foi localizada uma moto CG Fan 150cc (de cor preta e placa OYP2174), que havia sido tomada de assalto em 22 de julho, na Avenida Caruaru, bairro Cohab II.

Dois criminosos teriam realizado o assalto, um deles sendo o adolescente, que confessou ter sido o autor do assalto, usando de uma arma de brinquedo. Também no interior da casa, foram localizados cinco aparelhos celulares de procedência duvidosa (sem nota fiscal).

Todo o material apreendido foi conduzido a delegacia de Santa Cruz do Capibaribe, onde deve passar por uma triagem para se saber se são, ou não, aparelhos frutos de ações criminosas.