Ex-governador Eduardo Campos morre em queda de avião que ia do Rio de Janeiro a São Paulo
Da Rádio Jornal
Atualizada em 14.08.2014 às 10h05
Crédito: Valmir Lima/ Ouvinte JP
Muitas decisões ainda estão sendo tomadas nesta quinta-feira (14), um dia após a tragédia que matou o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos. A reportagem da Rádio Jornal está acompanhando as investigações sobre o acidente aéreo, bem como os preparativos para o traslado dos corpos das vítimas.
O velório de Campos será no Palácio das Princesas, segundo o governador João Lyra Neto (PSB). O enterro será no Cemitério de Santo Amaro, na Zona Central do Recife. As datas ainda não foram definidas, pois dependem da liberação do corpo pelo IML (Instituto de Medicina Legal).
Em entrevista a Rádio Jornal, o governador de Pernambuco, João Lyra Neto, explicou que viaja nesta quinta para São Paulo, onde conversará com o governador do Estado, Geraldo Alckmim, sobre o cronograma de despedida das vítimas. Ele também conversou com as famílias sobre os procedimentos.
Também em entrevista a Rádio Jornal, o prefeito do Recife, Geraldo Julio, comentou os difíceis momentos que todos estão passando. De acordo com ele, as vítimas e as famílias das vítimas estão recebendo o mesmo tratamento que o ex-governador Eduardo Campos e sua família estão recebendo.
Muito emocionado, o ex-deputado Federal e coordenador da campanha presidencial de Eduardo campos, Maurício Rands (PSB), comentou a enorme tristeza que está sentindo pela perda do amigo. Ele está em São Paulo e tem acompanhando o resgate dos restos mortais e dos fragmentos do avião. Em relação as decisões políticas que serão tomadas para nortear os rumos da disputa presidencial, Rands disse que “o momento de pensar nas eleições não é agora. Ainda estamos nos reconfortando e tentando reconfortar as famílias”.
A TRAGÉDIA
O candidato à presidência da República pelo PSB, Eduardo Campos, era um dos passageiros que estava no jato particular que caiu, na manhã desta quarta-feira (13), em Santos, no litoral de São Paulo, e matou sete pessoas. O voo saiu do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, onde o candidato cumpriu agenda, nessa terça-feira (12), em entrevista ao Jornal da Nacional, da Rede Globo, com destino ao Aeroporto de Guarujá, em Santos, onde cumpriria uma agenda de visitas a meios de comunicação.
A caixa-preta da aeronave foi encaminhada para Brasília. Dez investigadores do Centro de Investigações e Prevenção de Acidentes Aeronáuticas (Cenipa) apurarão os fatores do acidente. A polícia já investiga as causas e eventuais culpados pela tragédia.
A confirmação de que Eduardo Campos estava no avião foi dada pelo secretário de Imprensa de Pernambuco, Ivan Maurício. Morreram em acidente com Eduardo os pernambucanos Carlos Percol, jornalista; Alexandre Severo, Fotógrafo; e Marcelo Lyra, cinegrafista. faleceram ainda Pedro Valadares, da direção do PSB nacional, e os dois pilotos do avião, Geraldo Magela Barbosa da Cunha e Marcos Martins.
De acordo com informações da Aeronáutica, o jato do modelo Cessna 560XL, prefixo PR-AFA, arremeteu devido ao mau tempo e, logo em seguida, o controle de tráfego aéreo perdeu contato com o piloto. Nesta mesma data, há nove anos, morria Miguel Arraes, avô de Eduardo Campos.
A presidente Dilma Rousseff emitiu nota de pesar e decretou luto oficial de três dias. Atividades culturais e esportivas no estado também tiveram datas alteradas. As bandeiras do Palácio do Campo das Princesas estão a meio mastro em sinal de luto.
A reportagem da Rádio Jornal acompanhou a dor da perda do ex-governador do Estado, tanto em Pernambuco quanto em Brasília.
Acompanhe as últimas informações abaixo:
Em coletiva de imprensa realizada no Palácio do Campo das Princesas, o governador de Pernambuco, João Lyra Neto, expressou o pesar pela morte de Eduardo Campos. “Que a vida dele sirva de exemplo para todos nós”, afirmou o político. O governador decretou luto oficial de sete dias no Estado.
A movimentação na casa do ex-governador Eduardo Campos foi intensa durante todos os momentos. Familiares, amigos e políticos estiveram no local.
Foto: Vanessa Falcão/Rádio Jornal
Foto: Vanessa Falcão/Rádio Jornal
O Arcebispo de Olinda e Recife esteve na residência do presidenciável para prestar solidariedade à família.
O velório de Campos será no Palácio das Princesas, segundo o governador João Lyra Neto (PSB). O enterro será no Cemitério de Santo Amaro, na Zona Central do Recife. As datas ainda não foram definidas, pois dependem da liberação do corpo pelo IML (Instituto de Medicina Legal).
ÚLTIMOS MOMENTOS
Na última entrevista de Eduardo Campos à Rádio Jornal, o comunicador Geraldo Freire abordou os planos do candidatos para o caso de ser eleito. Ele também declarou posição firme em ser contra a redução da maioridade penal.
Relembre abaixo ou clique aqui:
PERSONALIDADES LAMENTAM A MORTE TRÁGICA DE EDUARDO CAMPOS
A presidenta da República, Dilma Rousseff , a candidata à vice-presidente, Marina Silva, e o candidato à presidência da República, Aécio Neves, lamentaram a perda do ex-governador de Pernambuco, em pronunciamento:
Personalidades políticas pernambucanas também se manifestaram sobre a tragédia:
Veja também: