terça-feira, 18 de julho de 2023

CRIMINOSOS INCENDEIAM ÔNIBUS EM JOÃO PESSOA; MOTORISTA FICA EM ESTADO GRAVE


Criminosos incendiaram um ônibus que faz a linha 604 – Bairro dos Ipês por volta das 21h no bairro Padre Zé, em João Pessoa. Três pessoas que estavam no veículo ficaram feridas, entre elas o motorista, que teve várias queimaduras.

De acordo com o relato das vítimas, os bandidos entraram no ônibus com o objetivo de incendiá-lo. Armados, eles ordenaram que os passageiros fossem para a parte de trás do veículo, agrediram o motorista com coronhadas, espalharam gasolina na saída do ônibus e atearam fogo, para impedir que as pessoas saíssem.

Em chamas, o veículo acabou colidindo contra o muro de uma unidade de saúde. Os passageiros e o motorista foram resgatados e socorridos para o Hospital de Emergência e Trauma.

O Corpo de Bombeiros apagou as chamas e não constatou vítimas no interior do veículo, já os bandidos fugiram e ainda não foram presos.

Segundo boletim médico emitido pela unidade hospitalar, o motorista tem estado de saúde considerado grave e permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva. Os dois passageiros receberam alta durante a madrugada.

COOPERATIVISMO DE CRÉDITO VEM CRESCENDO NO MERCADO E SICREDI CHEGA À MARCA DE 7 MILHÕES DE ASSOCIADOS

Crescimento dos últimos 12 meses foi de 14,6%, representando um total de 1,2 milhão de novos associados


O cooperativismo de crédito se tornou ainda mais atraente aos olhos do mercado financeiro e vem apresentando um crescimento contínuo ano após ano, com resultados positivos para seus associados. Esta semana, o Sicredi chegou à marca de 7 milhões de associados, conquistando mais de 1,2 milhão de novas associações nos últimos 12 meses. O aumento acompanha a expansão da instituição financeira cooperativa, que hoje está presente em todo o Brasil em mais de 1,8 mil municípios, com 2,5 mil agências. Por dia útil, uma média de 4,8 mil pessoas chegaram ao Sicredi no último ano.

O maior aumento foi no número de Pessoas Físicas, com 933 mil novos associados, seguido de Pessoas Jurídicas (PJ), com 229 mil, e segmento agro, com 60 mil. Do total de 7 milhões de pessoas associadas à instituição atualmente, 75% são PF, 14% PJ e 11% do agro.

 “Acompanhar os números positivos e o crescimento do Sicredi nos fortalece e nos incentiva a evoluir cada vez mais, seguindo sempre os princípios do cooperativismo de crédito”, destaca Edvaldo Maia, presidente do Conselho Administrativo da Sicredi Expansão.

Expansão pelo País

Em 2022, o Sicredi passou a atuar em todas as unidades federativas do Brasil, completando o mapa nacional com a chegada ao estado de Roraima (RR). Atualmente, as mais de 2,5 mil agências estão distribuídas em 1,8 mil cidades e, em mais de 200 municípios brasileiros, é a única instituição financeira fisicamente presente. No ano passado, foram abertas mais de 200 agências em todo o País. Em 2023, a projeção é abrir cerca de 320 novos pontos de atendimento.

No primeiro trimestre de 2023, o Sicredi alcançou R$ 179,8 bilhões na carteira de crédito, atendendo pessoas físicas, jurídicas e associados ligados ao agronegócio. A instituição também apresentou um total de mais de R$ 194,3 bilhões em depósitos no final do primeiro trimestre deste ano, recursos que permanecem nas regiões onde são captados, fortalecendo a economia local.

Sobre a Sicredi Expansão

A Sicredi Expansão é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das comunidades onde atua. Tem um modelo de gestão que valoriza a participação de seus sócios, que exercem o papel de donos do negócio. Está presente fisicamente em quatro estados do Nordeste (Alagoas, Pernambuco, Bahia e Maranhão), disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

BUDEGA NORDESTINA: UM ENCONTRO DE CELEBRAÇÃO DA CULTURA EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE


Em Santa Cruz do Capibaribe está prestes a acontecer um evento que promete ser um marco na preservação e valorização da cultura nordestina. O projeto "Budega Nordestina" surge como um palco amplo para os novos talentos da cultura popular, destacando a música tradicional nordestina, como o Xote, Xaxado, Baião, Arrasta-pé, Aboio, Viola e tantos outros ritmos que compõem a riqueza cultural dessa região tão especial.

No próximo dia 28 de julho teremos um encontro com a cultura nordestina, com a realização da primeira edição do projeto "Budega Nordestina". O evento terá início às 19h e será realizado na Arena Pizza & Bar, situada na Rua Pedro Teodoro Aragão, no bairro Nova Santa Cruz.

Destacando a autenticidade e a tradição, o evento contará com a presença de renomados poetas repentistas Hipólito Moura e João Lourenço, cujas rimas e versos são verdadeiros tesouros da cultura popular nordestina. Além disso, o Trio Capibaribe trará a energia contagiante do forró, envolvendo o público em uma festa repleta de dança e alegria.

Valorizando a Cultura Nordestina - O projeto "Budega Nordestina" é uma iniciativa do radialista Paulo Viana, que tem como objetivo central preservar e valorizar a riqueza cultural do Nordeste brasileiro. Reconhecendo a importância da música e das tradições populares como elementos essenciais da identidade nordestina, Viana se empenha em proporcionar um espaço para os novos talentos e para os mestres consagrados, oferecendo-lhes um palco para compartilhar seu talento com o público.

Transmissão Ao Vivo - Para que o evento alcance ainda mais pessoas e para que a cultura nordestina seja difundida para além das fronteiras de Santa Cruz do Capibaribe, a transmissão AO VIVO do "Budega Nordestina" será realizada através do canal Tv Budega Nordestina no YouTube. Essa iniciativa permitirá que pessoas de todo o Brasil e até mesmo do mundo todo possam apreciar a riqueza dos ritmos, poesias e tradições do Nordeste.

Participe e Prestigie - Se você é apaixonado pela cultura nordestina, não pode perder a primeira edição do "Budega Nordestina". Acompanhe tudo de perto no dia 28 de julho, a partir das 19h, na Arena Pizza & Bar, em Santa Cruz do Capibaribe/PE. Para mais informações sobre o evento, entre em contato com Paulo Viana através do WhatsApp no número (81) 9 9428-8603.

Prepare-se para se encantar com os ritmos vibrantes, as rimas improvisadas e a energia contagiante desse encontro especial, que valoriza e exalta a cultura nordestina em toda a sua grandiosidade. Viva o Nordeste, viva a nossa rica cultura popular!


Por  Jairo Gomes

GRUPO ESCURREGA MAI NUM CAI É O GRANDE CAMPEÃO DO 1º CONCURSO DE XAXADO DO CARIRI-PB


A cidade de Santo André foi pioneira e teve a honra de realizar na noite deste sábado (15), o 1º Concurso de Xaxado do Cariri que reuniu três grupos de xaxado de diversas cidades da Paraíba. Na oportunidade, o grande vencedora foi o grupo de xaxado “Escurrega Mai Não Cai”, do município de Campina Grande, o vice-campeão foi grupo de xaxado “Uma Família em Missão”, de Gurjão, e em terceiro lugar o prestigiado foi o grupo de xaxado “Flor do Juazeiro”, do município vizinho, Juazeirinho.

A apresentação do xaxado “Escurrega Mai Não Cai” arrancou suspiros e total atenção do público presente, assim como encantou a mesa de jurados dentro dos quatro critérios avaliados. O campeão recebeu das mãos do prefeito Edglei Amorim, uma premiação em dinheiro de oitocentos reais.

A mesa de jurados foi composta por grandes nomes que avaliaram rigorosamente cada detalhe e critério estabelecido no edital da competição. Dentre os profissionais e artistas envolvidos estiveram Leo Cunha, Markin Rodrigues e Matheus Barreto.

CARATECA IRAN CARLOS, REPRESENTANTE DO POLO DE CONFECÇÕES, SE DESTACA EM COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS.


O carateca Iran Carlos da Silva conquistou duas medalhas de prata e o troféu de vice-campeão em duas competições internacionais, entre os dias 12 e 16 deste mês. Tratam-se do Panamericano de Karatê e do Open Internacional de Karatê, realizadas em Caçapava, no interior de São Paulo, e que reuniram atletas de vários países.

No Panamericano, Iran competiu em duas categorias: Individual Sênior 80kg+ e Equipe Sênior Shobu Sanbon. No individual, foram realizadas cinco lutas. Por equipes, como integrante titular da Seleção Brasileira, foram três lutas. Já no Open Internacional, Iran participou de cinco lutas na categoria Sênior 18+ Shobu Sanbon.


 “Essas conquistas, algo inédito para nossa região, são o resultado de muito treino, dedicação e do apoio de importantes parceiros que me ajudaram nesse processo. Estou muito feliz em poder representar meu país e meu Estado, assim como espero poder conquistar ainda mais medalhas e premiações para dar mais visibilidade para o karatê no Polo de Confecções”, pontuou.

Iran citou que o próximo desafio será a disputa pela segunda etapa do Campeonato Brasileiro, que acontece de 22 a 24 de setembro, em Três Coroas, no Rio Grande do Sul.


 “Quero parabenizar o atleta Iran Carlos pelo excelente desempenho conquistado nestas competições. Fico feliz em ver que nossa região tem atletas de alto nível, que são orgulho para nosso país e que levam o nome deste polo e do Moda Center ainda mais longe”, disse Tales Nery, síndico do Moda Center.

Além do Moda Center, também apoiam o carateca: Sport Company, Academia Supreme, Mercado Almeida, Mandacaru Açaiteria, Empresário Alisson Dias, Clésia Lima Semijoias, Prefeitura de Taquaritinga do Norte e Vereador Galego de Tonho (PSDB).