sexta-feira, 29 de maio de 2015

Adolescente assassinado em rebelião na Funase é sepultado em Santa Cruz do Capibaribe

Foi sepultado nesta sexta-feira (29) o corpo de um dos dois adolescentes que foram assassinados na rebelião da Funase, ocorrida na noite da última terça-feira (27).

Maurício Manuel dos Santos (17 anos, conhecido por “Lalinha”), que residia no bairro Santo Agostinho, teve a cabeça decepada a golpes de faca.

Não foi informado os motivos para que Maurício fosse levado para a Funase, mas se sabe que ele era um dos envolvidos no conflito entre gangues que existe dentro daquela unidade.

O corpo foi sepultado no cemitério Pedro e Paulo da Rocha, por volta de 10h.

.

POLÍCIA CIVIL DE CORRENTES CUMPRE MANDADO DE PRISÃO POR HOMICÍDIO

Policiais Civis da Delegacia de Correntes prenderam na manhã desta quinta-feira (28), José Cícero de Lima, vulgo “véio”. Segundo a Polícia Civil, VÉIO é acusado de ter executado a tiros, Severino Gonçalves de Melo Neto, em 04 de janeiro de 2015, no conhecido “Bar de Mané Cândido” no Sítio Laje, município de Correntes/PE.

Ainda segundo a civil, a investigação do crime que foi coordenada pelo Delegado Alysson Câmara, apontou que VÉIO teria matado Severino a mando de outra pessoa por motivo passional. A vítima teria um caso com a esposa do mandante.

Logo após o homicídio veio fugiu para Quipapá/PE, mas posteriormente voltou, acreditando que o crime ficaria impune. O Dr. Alysson Câmara teria representado pelas prisões do mentor intelectual e do executor; mas a justiça, por hora, expediu apenas o mandado do José Cícero. O suspeito foi preso no Sítio Laje em Correntes de onde foi recolhido à cadeia de Garanhuns e ficará à disposição da justiça da Comarca de Correntes. Relembre o caso, aqui

APREENSÃO DE ARMA DE FOGO NO MUNICÍPIO DE CEDRO


Nesta quinta-feira (28), por volta das 23h30, policiais militares da Operação Polígono e Guarnição do Cedro realizavam rondas com abordagens na PE 475, município do Cedro, onde perceberam um condutor numa motocicleta CG 150, cor preta, em atitude suspeita transitando pela referida rodovia, e ao realizar abordagem ao condutor, verificaram que Paulo Junior, de 28 anos, portava ilegalmente na cintura um Revólver cal. 32, com número de série 180843. O mesmo foi encaminhado à DPC de Salgueiro, onde foi lavrado o respectivo Auto de Prisão em Flagrante.

EX-PRESIDIÁRIO FOI EXECUTADO A TIROS EM SALGUEIRO/PE

No início da noite de quinta-feira (28), um homem foi assassinado com diversos tiros, dentro de sua residência no bairro do Prado em Salgueiro, no Sertão pernambucano.

Segundo a Polícia Militar, após ouvir os disparos, populares acionaram o efetivo da PM que ao chegar no local foi informado por testemunhas, que a vitima encontrava-se no jardim de sua residência com seu filho no colo, quando o assassino chegou e mandou a criança sair e disparou seis tiros de revólver e se evadiu-se a pé, com arma em punho.

Ainda segundo a PM, na fuga o criminoso foi surpreendido por um Agente da Policia Civil que transitava nas imediações e tinha ouvido os disparos, culminando com a prisão do autor do delito e a apreensão da arma utilizada no crime. O suspeito, Jamerson Rodrigues de Souza, 21 anos, foi autuado em Flagrante e encaminhado para o Presídio de Salgueiro/PE.

A companheira do Francisco Fabiano Alexandre, de 39 anos (vítima), disse a polícia que ele era ex-presidiário e há 20 dias tinha saído do Presídio e se encontrava no regime semiaberto.

O Jamerson Rodrigues informou à polícia que o motivo de tê-lo executado, foi em virtude do mesmo ter lhe entregado à polícia e por isso ficou com raiva, se vingando com a morte do mesmo. Informou ainda que se deslocou da cidade de Belmonte-PE para Salgueiro por duas vezes, sendo na segunda e terça-feira desta semana, porém não conseguiu executar a vítima, vindo somente consumar nesta data.

CPI da CBF é oficialmente criada no Senado

Foi oficialmente criada nesta sexta-feira (29) a Comissão Parlamentar de Inquérito que vai investigar a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o comitê organizador local da Copa do Mundo Fifa 2014.

Segundo a Secretaria-Geral da Mesa do Senado, as 53 assinaturas reunidas pelo senador Romário (PSB-RJ) foram mantidas. Os parlamentares tiveram até meia-noite para retirar ou acrescentar assinaturas ao pedido. O início dos trabalhos, no entanto, ainda leva alguns dias. Respeitando a proporcionalidade das bancadas e dos partidos no Senado, os líderes partidários terão cinco dias para indicar os parlamentares que integrarão o colegiado e só depois disso é marcada uma reunião de instalação da comissão. Nela, serão eleitos presidente, vice-presidente e relator da CPI.

A CPI da CBF será a sexta em funcionamento no Senado, terá sete membros titulares e 180 dias para investigar possíveis irregularidades em contratos feitos para a realização de partidas da Seleção Brasileira de futebol, de campeonatos organizados pela CBF, assim como para a realização da Copa das Confederações em 2013 e da Copa do Mundo de 2014.

Apesar de estar nesta sexta cumprindo compromissos em Brasília, o senador Romário não foi encontrado para comentar o assunto até a publicação da reportagem. Nessa quinta (28), o senador que é ex-jogador de futebol, falou na tribuna sobre as expectativas em relação ao trabalho da comissão. “Acredito que, com essa possibilidade dessa CPI nesta Casa, a gente possa realmente fazer um trabalho sério, corajoso e honesto, e que o resultado seja um só: que definitivamente o futebol brasileiro seja moralizado. Na verdade, dois resultados: que todos aqueles que praticaram crime durante esses anos todos e se enriqueceram ilicitamente paguem pelos seus crimes, principalmente sendo presos”.

Romário disse ainda que esse é o momento oportuno para uma devassa na CBF. Ele acrescentou ainda que as investigações do FBI apontam indícios de que parte das propinas pagas pelo ex-presidente da CBF José Maria Marin foram compartilhadas por outro ex-presidente da entidade Ricardo Teixeira e pelo atual presidente, Marco Polo Del Nero.

O pedido de criação da CPI foi apresentado por Romário depois que Marin e outros seis dirigentes da Fifa foram detidos na última quarta-feira (27) pelo serviço de inteligência norte-americano (FBI) e pela polícia suíça em Zurique por suspeita de corrupção. Entre outras irregularidades, Marin teria recebido propina em um esquema de corrupção envolvendo a organização da Copa América.

Prefeitura abre cadastro para comerciantes no São João da Moda 2015


A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe iniciará o cadastro para ambulantes, barracas e vendedores em geral no São João da Moda 2015, na próxima segunda-feira, 1° de junho.

Os interessados devem procurar o escritório do evento, na Avenida 29 de Dezembro, n° 9, no centro da cidade, ao lado da Escola Municipal Ivone Gonçalves Araújo, levando documento de identidade, CPF e comprovante de residência.

O horário de atendimento é das 9 às 12 e das 14 às 17 horas. As inscrições podem ser feitas até sexta-feira, dia 5 de junho.

Informações da Assessoria.

Governo de Pernambuco autoriza concurso público para três mil professores

Foto: Roberto Pereira.

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, autorizou nesta quarta-feira (27), por meio da Câmara de Política de Pessoal (CPP), a realização de concurso público para a contratação de três mil professores para atender a Rede Pública Estadual de Ensino.

O concurso será realizado ainda neste ano. Serão contratados professores, principalmente, das áreas de Química, Física, Matemática, Biologia, Educação Especial e Educação Profissional.

Os trâmites para a realização do concurso serão de responsabilidade das secretarias de Educação e Administração.

Inscrições do programa CNH Popular se encerram no próximo domingo

Encerra-se na noite do próximo domingo (31) o período de inscrições para o Programa CNH Popular, iniciativa do Governo do Estado que oferece carteiras de habilitação gratuitas para diversos segmentos sociais, incluindo-se aqui todas as etapas para adquirir o documento como aulas práticas e teóricas.

Podem ser beneficiados pessoas que estejam em programas como o Bolsa Família e Chapéu de Palha, os egressos do sistema penitenciário, desempregados, alunos da rede pública e os trabalhadores com remuneração mensal de até dois salários mínimos, além dos alunos da rede pública estadual de ensino com boas colocações no ENEM.

Os inscritos para primeira habilitação devem ser maiores de 18 anos, saber ler e escrever, possuir Documento de Identidade e CPF, comprovar domicílio em Pernambuco e não estar judicialmente impedido de tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Para se inscrever, o interessado ou interessada deve acessar o site do Detran-PE (www.detran.pe.gov.br).

De acordo com o cronograma presente no site, a divulgação individual dos resultados será até o dia 08 de junho. Já o início das convocações acontece no dia 15 do mesmo mês.

Rebelião na Funase em Caruaru deixa dois mortos, um deles de Santa Cruz do Capibaribe

Dois mortos e nove feridos foi o saldo de mais uma rebelião na unidade. Foto: Blog do Adielson Galvão.

Na noite da ultima terça-feira (27), uma rebelião na Funase em Caruaru resultou na morte de dois adolescentes e nove feridos.

A rebelião começou por volta das 19h após um grupo ter iniciado uma confusão e atacado membros de uma gangue rival.

Eles queimaram colhões, depredaram a unidade e também cometeram dois assassinatos, sendo um deles contra um adolescente que residia no bairro Santo Agostinho, em Santa Cruz do Capibaribe.

As duas vítimas foram identificadas: Maurício Manuel dos Santos (17 anos, conhecido por “Lalinha”) e Talmir Alves Cavalcanti (16 anos). O primeiro teve a cabeça decepada a golpes de faca. Já o segundo foi encontrado com o corpo completamente queimado.

Informações extraoficiais dão conta que Maurício seria o adolescente de Santa Cruz que foi morto na rebelião, mas a assessoria da Funase ainda não se pronunciou sobre oficialmente sobre a rebelião.

Após uma revista, foram apreendidas facas, punhais, trinchetes e outros objetos perfurantes.

Mototaxista tem moto tomada em assalto cometido em Santa Cruz do Capibaribe

Mais um homem foi vitima da insegurança em Santa Cruz, onde teve sua moto tomada por bandidos.

O assalto aconteceu na noite da ultima quarta-feira (27) barragem da manhosa, nas proximidades do bairro Santo Agostinho.

De acordo com as informações, o mototaxista (que não quis se identificar) seguia com uma passageira (que ia para um estudo bíblico) pela via de acesso saindo do loteamento Polis Pacas e, ao chegar próximo à barragem, duas pessoas armadas saíram a frente, anunciando o assalto.

O mototaxista afirmou que um dos assaltantes aparentava ser adolescente. A moto (modelo Honda CG Fan 125 vermelha, de placa PEH – 4495, ano 2011).

A vítima prestou queixa na delegacia. Também foram roubados dois celulares.

VIGILANTE FOI ASSASSINADO COM TIROS DE PISTOLA NO CENTRO DE SÃO BENEDITO DO SUL

Um vigilante foi assassinado a tiros durante a madrugada de sexta-feira (29), na Praça Caetano Alves de Aquino – Centro de São Benedito do Sul, na Mata Sul de Pernambuco.

De acordo com informações da Polícia Militar, dois elementos desconhecidos em uma moto 300R, de cor roxa, chegaram ao local onde se encontrava o vigia, o carona desceu da moto e efetuou vários disparos contra o Wabson Máximo da Silva, de 23 anos, que residia na cidade de Quipapá/PE.

Quando o policiamento chegou ao local do crime encontrou 04 cápsulas e 01 projétil de calibre 380.

Parentes do vigia informaram à polícia que há dias ele vinha sendo seguido por dois elementos desconhecidos.

Foi efetuado o levantamento cadavérico e o corpo encaminhado ao IML de Caruaru. A PM efetuou várias diligências, porém não obteve êxito na prisão dos criminosos.









Polícia localiza mais uma moto roubada

Na quarta-feira (27) policiais militares localizaram mais uma moto que havia sido roubada na cidade de Toritama.

A operação aconteceu na Rua Cleto Campelo (bairro Centro), no município de Brejo da Madre de Deus.

De acordo com as informações, a moto foi localizada após rondas terem sido realizadas. A moto (modelo Honda Biz 125cc, de cor preta, 2006 e placa PDI-9523) foi entregue na Depol daquele município.

ASCAP perto de ter a sua sede própria


Na manhã da última sexta-feira (22), diretores da Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (ASCAP) estiveram na Câmara de Vereadores para tratar da doação do terreno para construção da sede própria da entidade.

Além do presidente do legislativo municipal, Afrânio Marques (PDT), os vereadores Dida de Nan (PSDB) e Pipoca (PMN) receberam o grupo de diretores. O representante da Secretaria de Serviços públicos, Mario Melo, apresentou ao grupo de diretores um mapa com a localização das áreas públicas destinadas a doações desse gênero onde a sede da entidade poderá ser construída.
“Estamos com um canal aberto com a prefeitura e o prefeito está sensível ao pleito de ASCAP”, disse Afrânio.

Após a reunião na câmara, os vereadores levaram os empresários para uma visita às áreas, localizadas nos loteamentos Jordão Arruda, Nova Morada e Santa Filomena I. Cinco terrenos foram analisados e em até dez dias os diretores receberão da Secretaria de serviços Públicos um posicionamento sobre as áreas apontadas.

Depois dessa etapa, o presidente Afrânio Marques marcará uma reunião entre ASCAP, Câmara Municipal e Prefeitura de Santa Cruz para dar continuidade à discussão em torno do pleito da entidade. Em seguida, será enviado um requerimento solicitando a doação. Esse requerimento será apreciado pelas comissões da casa legislativa e posteriormente levado para votação em Plenário.

“Nos 23 anos de existência da ASCAP, temos muitos serviços prestados à Santa Cruz do Capibaribe, capacitando e qualificando a mão de obra da indústria da confecção, que é a nossa mola mestra. Quero agradecer ao vereador Afrânio Marques pelo esforço para que essas reuniões em torno desse assunto aconteçam. Conseguindo a nossa sede própria, poderemos oferecer ainda muito mais”, comentou José Gomes Filho (Menininho), presidente da entidade.