sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Classificação atualizada do Campeonato Pernambucano

Classificação

1 Central 19
2 Santa Cruz 18
3 Porto 18
4 Náutico 17


5 Sport 14
6 Petrolina 14
7 Salgueiro 11
8 Araripina 8
9 Vitória 7

10 Cabense 6

11 Ypiranga 3

12 América 1


Budega Nordestina
Beto Melo

Caminhoneiro é assaltado na BR-104, em Caruaru

Um caminhoneiro foi assaltado, em Caruaru, Agreste pernambucano. O motorista Severino Queiroz foi abordado por bandidos no km 489 da BR-104, próximo do Lampião.

Os bandidos levaram o caminhão placas MVE-0313, cor vermelha, que transportava 850 sacos de trigo. O motorista foi liberado pelos assaltantes entre Sairé e Bonito. O caminhão e a carga ainda não foram localizados pela polícia.


Central de Jornalismo
Helenivaldo Pereira

Em pleno aniversário, Santa Cruz perde para o Porto por 3x1

No dia em que o Santa Cruz completou 97 anos, foi o Porto quem comemorou. Com cinco desfalques, os tricolores foram derrotados por 3 a 1 ontem à noite, no Lacerdão. Apesar do tropeço, a equipe coral se mantém na vice-liderança do Pernambucano, com 18 pontos e cinco gols de saldo, um a mais que o próprio Gavião. No próximo domingo, os comandados do técnico Zé Teodoro tentarão se recuperar das duas derrotas consecutivas no clássico contra o Sport, nodomingo, no Arruda.
Seguindo as orientações do técnico Laelson Lima, os anfitriões começaram a partida partindo para cima do Santa Cruz. Aproveitando-se da ausência da zaga titular, o Gavião foi para o ataque e conseguiu o seu primeiro gol logo aos 4 minutos. O atacante Paulista arrancou pela direita e cruzou rasteiro para o centro da área tricolor. A zaga coral falhou e o meia Douglas, de carrinho, empurrou a bola para dentro da barra de André Zuba, que estava batido no lance.
Apesar do gol precoce, os tricolores não pareceram ter sentido o golpe e tentaram buscar o empate, mas faltava algo. Diego Biro, que substituiu Weslley, suspenso, até acertou bons passes, mas faltava objetividade a todo o setor ofensivo. Sem Thiago Cunha, o ataque perdeu muito da movimentação e do poder de fogo. Para piorar ainda mais a situação tricolor, Laécio esteve em uma de suas jornadas mais infelizes. O camisa 9 errou passes e finalizações em demasia, enlouquecendo a torcida que compareceu em bom número ao Lacerdão.
O desempenho ruim também pôde ser observado entre os jogadores de defesa, que batiam cabeça em cada ataque do Porto. Aos 27, veio o segundo golpe. Num contra-ataque rápido, Paulista deixou a bola passar por entre as pernas, Douglas dominou pela direita e cruzou rasteiro para o próprio Paulista, que com calma, completou para o fundo do gol. O primeiro tempo só não terminou pior porque Téo desperdiçou dois gols feitos.
No intervalo, Zé Teodoro promoveu a entrada de Renatinho no lugar de Diego Biro, na esperança de dar mais velocidade ao meio-campo da equipe. O baixinho entrou bem, se movimentando bastante e tentando levar sua equipe ao ataque. Apesar da mexida, os tricolores continuavam encontrando dificuldades para concluir as jogadas. Aos 32 minutos, Landu sofreu um pênalti, que Laécio converteu. Mas, a reação coral parou por aí. Aos 43 minutos, o ex-tricolor Thiago Laranjeira driblou dois adversários e acertou um lindo chute de fora da área. Foi a deixa para os torcedores do Porto “homenagearem” os aniversariantes cantando “Parabéns”.
Budega Nordestina
Beto Melo

América perde de vira do Vitória e afunda na lanterna

O América segue como o único clube sem uma vitória sequer no Campeonato Pernambucano de 2011. Na noite desta quinta-feira, jogando em casa, no estádio Ademir Cunha, em Paulista, o Alviverde abriu o placar, fez uma boa partida, mas acabou sofrendo a virada diante da Acadêmica Vitória, por 2 x 1, diante de 874 fiéis americanos. Com o resultado, o time treinado por Nereu Pinheiro se mantém isolado na lanterninha, com apenas um ponto. Já o representante de Vitória de Santo Antão, que vinha de uma derrota surpreendente, com um gol do goleiro Saulo, do Sport, se recuperou, e abriu uma leve vantagem sobre a zona de rebaixamento no Estadual, com 7 pontos.
Enquanto o América parte para dois jogos fora de casa (Ypiranga e América), o Vitória terá dois jogos seguidos no Carneirão (Araripina e Salgueiro). No Ademir Cunha, um jogo equilibrado, o Mequinha começou pressionando bastante. O atacante Silvano teve três oportunidades no 15 primeiros minutos, mas pecou nas finalizações. Numa delas, em uma cabeçada, a bola passou raspando a trave.
O volume de jogo americano acabou dando resultado aos 30 minutos, quando Roma arriscou de fora da área. A bola ainda bateu no travessão antes de entrar. Na segunda etapa, a virada do visitante. Aos 24 minutos do segundo tempo, o zagueiro Cleyton empatou. No fim da partida, o mesmo Clayton virou o jogo, afundando de vez o América, que parece fadado a uma rápida passagem na elite estadual. Arley ainda carimbou a trave, mas o Mequinha perdeu.
Budega Nordestina
Beto Melo

Sport vence o Central por 2 a 1 de virada

O Sport voltou a ser o Sport. O time rubro-negro venceu o Central por 2x1, nesta quinta-feira, na Ilha do Retiro, com a melhor apresentação do ano. Um time mais organizado em campo, com uma definição tática e muita raça. Do jeito que a torcida queria. Torcida que por sinal voltou a encher o estádio para apoiar o time. Com a vitória, o Leão subiu para a quinta colocação com 14 pontos, cinco a menos que o líder, a própria Patativa, que tem 19.
O Sport entrou em campo engasgado com as críticas e a pressão da torcida por um bom futebol. O time partiu para o ataque desde os primeiros minutos. Tanto que Ciro perdeu um gol logo no início, quando recebeu um passe perfeito de Carlinhos Bala dentro da área e chutou em cima do goleiro Sérvulo.
Porém a estratégia do Leão foi exatamente o que o Central esperava. A Patariva queria que o adversário se atirasse ao ataque para aproveitar um contra-ataque. E foi o que aconteceu. Aos 5 minutos, o alvinegro marcou o primeiro gol do jogo com Cláudio Pitbull aproveitando um rebote do goleiro Gustavo.
Atrás do placar, não restava outra alternativa ao Sport a não ser continuar pressionando. O time mandava na partida, mas faltava o último passe para deixar os atacantes de cara com o gol. Quando Renato Ribeiro acertou um cruzamento no último pau e Bala por pouco não empatou a partida, os rubro-negros descobriram os caminhos que poderiam levar a equipe à vitória.
E o gol não demorou muito a sair. Aos 37, depois de uma grande pressão dentro e fora de campo, Igor empatou com uma cabeçada certeira para o fundo das redes centralinas. Era tudo que a torcida esperava para extravasar. O caldeirão voltou a esquentar.
E o time cresceu junto com a torcida. Aos 43, Thiaguinho recebeu na entrada da área, matou a bola e chutou no ângulo. Um foguete. O goleiro Sérvulo não viu nem a cor da bola.
No segundo tempo, o Sport manteve o ritmo e não se acomodou com o placar. O problema foi que o técnico Maurício simões colocou o Central para frente ao tirar o zagueiro Emerson para a entrada de Rosembrick. O mago da bola pouco fez, mas incomodou a marcação rubro-negra.
Mesmo com um pouco mais de trabalho na marcação, o Sport ainda dominou a partida e só não marcou mais gols porque sentiu um pouco a parte física a partir dos 30 minutos finais.
Agora o time terá dois dias para se recuperar antes de disputar o clássico contra o Santa Cruz, domingo, às 16h, no Arruda.
Budega Nordestina
Beto Melo

Mochila escolar é motivo de preocupação

Pais devem ficar atentos com as mochilas de seus filhos. Na volta as aulas, os cuidados devem ser redobrados, para não desenvolver problemas na coluna e outras doenças ortopédicas. Essa preocupação deve ser redobrada já que nos primeiros dias de aulas, crianças e adolescentes aproveitam o momento para expor o novo material escolar.

O ortopedista, Luiz Eduardo Careli alerta aos pais que as mochilas da moda, podem prejudicar a coluna. “O correto é escolher um modelo que ajuste de maneira correta e fácil na região lombar, tomando o cuidado para não ultrapassar a linha da cintura para que fique bem ajustada e confortável.”

A dica do especialista é que os modelos devem ser escolhidos de acordo com o perfil de quem vai usar, por exemplo, uma mochila com rodinhas é indicado para crianças até quatro anos. O modelo mais usado é a mochila de alça, entretanto que seja acolchoada para garantir um maior conforto ao usuário.


Central de Jornalismo – Liberdade

Não há no mundo sistema mais moderno que o brasileiro, diz ministro

O ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, afirmou nesta sexta-feira (4) que uma falha no circuito eletrônico da subestação Luiz Gonzaga, no município de Jatobá, em Pernambuco, foi a "causa provável" do apagão na região Nordeste. Ele negou que tenha ocorrido sobrecarga do sistema. "Não há no mundo sistema [elétrico] mais moderno que o brasileiro", disse Lobão. Segundo ele, o sistema é "bom", mas tem "falhas".

A pane atingiu Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Sergipe, Piauí e Rio Grande do Norte na noite de quinta-feira (3) e início da madrugada desta sexta (4). "Estes estados ficaram isolados do sistema", disse o ministro. O fornecimento de energia foi retomado durante a madrugada. Em Alagoas, isso ocorreu perto das 4h desta sexta-feira.

O ministro disse que já conversou com a presidente Dilma Rousseff a respeito do apagão no Nordeste. "Falei com a presidente. Ela fez perguntas. [Ela] se interessa, sabe como o sistema funciona. Pediu providências", informou Lobão.

Explicações

Lobão concedeu entrevista coletiva nesta sexta para explicar as causas do apagão. Ele utilizou gráficos e imagens para mostrar as causas do problema. O ministro informou que se reunirá na segunda-feira (7) no Rio com representantes do Operador Nacional do Sistema, a Aneel, a Chesf e distribuídoras de energia para avaliar situação. "Vamos ter uma radiografia completa do que ocorreu e quais providências foram tomadas", disse. Segundo ele, Dilma receberá informações sobre as causas do apagão logo após o término da reunião.

"Vamos apurar os danos e evitar que isto volte a acontecer", afirmou Lobão. O ministro disse que o sistema elétrico é "robusto e moderno", mas que podem ocorrer falhas. Segundo ele, o problema de fornecimento de energia no Nordeste pode ocorrer em qualquer país. "Existem falhas em todos os sistemas do mundo".

De acordo com o ministro, houve uma falha em um componente eletrônico - a cartela - que faz parte do sistema de proteção da subestação. Como consequência, a subestação foi desligada, atingindo os sistemas das usinas de Xingó, Paulo Afonso e Luiz Gonzaga.

Mercado Financeiro

Depois de abrir o pregão em queda, o dólar mudou de direção durante a tarde e fechou com valorização nesta sexta-feira (4). A moeda norte-americana subiu 0,35%, vendida a R$ 1,676.

Na véspera, o dólar ficou perto da estabilidade em um pregão de volume reduzido e poucas oscilações, com alta de 0,11%, a R$ 1,670 na venda.

Apesar de três altas seguidas, a divisa acumulou queda de 0,53% na semana. No ano, a trajetória é de alta de 0,60%.

Extraído do Portal G1. com

Governo insiste em mínimo de R$ 545 e frustra centrais sindicais

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou hoje (4) que o governo federal vai manter em R$ 545 o valor proposto para o salário mínimo. Depois de se reunir com representantes de seis centrais sindicais, Mantega insistiu que o valor foi estabelecido por regras previstas em um acordo fechado entre governo e sindicalistas em 2007 e, portanto, será mantido.

O acordo determina que o salário mínimo seja reajustado com base na inflação acumulada em um ano, mais o percentual do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do ano anterior. Como em 2009 o PIB brasileiro encolheu, em 2011, o acordo prevê que o salário mínimo seja reajustado com base somente na inflação. Isso daria os R$ 545. “É o cumprimento estrito de uma regra estabelecida pelos trabalhadores”, disse o ministro.

Mantega acrescentou ainda que o governo pretende estender esse acordo para os próximos anos. Isso já garantiria um aumento superior a 10% para 2012, visto o crescimento do país no ano passado.

Ele afirmou também que o governo quer reajustar a tabela do Imposto de Renda (IR) e discutir um aumento para os aposentados. Contudo, isso tudo seria negociado em conjunto.

As centrais, porém, não concordam com governo. Segundo as entidades, a posição irredutível sobre o salário mínimo de 2011 prejudica as negociações dos outros pontos em pauta e atende somente aos interesses “do mercado”.

“Achamos que sempre que o governo aplica o dinheiro no povo, há ganho”, afirmou o presidente da Força Sindical, deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força. “Durante o governo do presidente Lula foi assim e nós vimos os resultados.”

Segundo Paulinho, a atitude do novo governo representa uma ruptura com a do governo Lula e frusta os trabalhadores. Ele avisou ainda que, se a situação não mudar, as centrais organizarão outras manifestações pedindo um salário mínimo maior. “Se essa for a posição do governo, eles vão ter que derrotar as centrais.”

O secretário-geral da Presidência, ministro Gilberto Carvalho, atenuou as críticas das centrais sindicais. Ele ressaltou que o governo está comprometido com os trabalhadores. “Defendemos os direitos dos trabalhadores do país.”

Carvalho afirmou também que ministros e centrais devem se reunir novamente na semana que vem ou na outra para debater o salário mínimo, a correção da tabela do IR e aumento para os aposentados. As centrais pretendem continuar negociando, mas já avisaram que, caso não haja acordo, vão tentar uma definição sobre esses pontos com o Congresso Nacional.

Além de Mantega e Carvalho, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, também participou do encontro. Representantes da CUT, Força Sindical, Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), União Geral do Trabalhadores (UGT) e Nova Central estiveram na reunião.

Apagão: Dilma manda reforçar fiscalização no sistema elétrico

Após pelo menos sete estados do Nordeste terem ficado às escuras por conta de um desligamento na subestação Luiz Gonzaga, entre Pernambuco e Bahia, a presidente Dilma Rousseff determinou nesta sexta-feira fiscalização reforçada no sistema elétrico e, para evitar eventuais panes, exigiu que as empresas geradoras de energia reforcem a manutenção dos serviços de geração e distribuição.
"A presidente Dilma pediu que fossem esclarecidas o mais rápido possível a causas dos problemas. Solicitou à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)que reforce a fiscalização preventiva e determinou ainda ao ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que determine que as empresas geradoras de energia que reforcem a manutenção do serviço", disse o porta-voz da Presidência, Rodrigo Baena Soares, que informou que Dilma ficou "preocupada" com o corte de energia na região Nordeste.
Em entrevista coletiva, o ministro Edison Lobão minimizou mais cedo a ocorrência do apagão e classificou o corte no fornecimento de energia como apenas uma "interrupção momentânea no sistema". Ele garantiu que o sistema elétrico brasileiro é "o mais moderno do mundo", mas disse que, como ocorre em todo o mundo, o sistema brasileiro também pode apresentar falhas. "O nosso sistema funciona muito bem, há falhas, como há falhas em todos os sistemas do mundo. Aqui, essas falhas não são constantes, estão dentro das estatísticas mundiais. Não há no mundo nada mais moderno que o sistema brasileiro", afirmou.
De acordo com o porta-voz da Presidência, Dilma não buscou diminuir a importância do apagão ocorrido no Nordeste. "A presidenta de nenhuma forma minimizou o problema, tanto é que determinou à Aneel que reforçasse a fiscalização preventiva e também determinou ao ministro Edison Lobão que determinasse às empresas geradoras de energia que reforçassem a manutenção do serviço. Portanto, não houve nenhum tipo de minimização", disse.
A agenda da presidente foi destinada nesta sexta a cobrar explicações sobre o apagão. Lobão foi convocado logo pela manhã ao Palácio do Planalto. A Aneel e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) também tiveram de dar explicações sobre a interrupção no fornecimento de luz aos Estados.

Extraído do Portal Terra