segunda-feira, 14 de novembro de 2016

PF resgata garoto que aceitou oferta em rede social e fugiu para ser artista

Adolescente pedia comida no Aeroporto dos Guararapes, no Recife (Foto: Divulgação/Polícia Federal)

A Polícia Federal em Pernambuco resgatou, no domingo (13), no Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre, na Zona Sul do Recife, um adolescente que fugiu da casa da família, em
Caruaru, no Agreste, para tentar realizar o sonho de ser apresentador de cerimônias e cantor de funk (MC), em São Paulo. O rapaz, de 17 anos, tinha aceitado a proposta de uma pessoa que conheceu pelas redes sociais e chegou a dormir no terminal e nas ruas da capital pernambucana, pedindo dinheiro para comprar comida.

A aventura frustrada do garoto começou na sexta-feira (11). Ele saiu de casa às 8h. Aos agentes federais, o garoto contou que conheceu uma mulher, pela internet, e por orientação dela, pegou uma carona, entre o Agreste e o
Recife. Ficou quase três dias no terminal à espera de uma pessoa que entregaria dinheiro para a passagem aérea.

O estudante manteve vários contatos, por meio de WhatsApp, e aguardou mais orientações. Como a mulher nunca apareceu, ficou desamparado até ser encontrado por agentes federais.

Logo depois do desaparecimento do jovem, os parentes começaram a procurá-lo na região onde ele mora. Também teve início uma mobilização pelas redes sociais. Um agente federal recebeu a informação sobre o sumiço do rapaz e repassou o alerta para os colegas que atuam no aeroporto.

Funcionários do terminal também ajudaram nas buscas, com uma foto do estudante em mãos. O adolescente acabou sendo encontrado, por volta das 16h, sentando na área de embarque.

Os familiares foram avisados de que o rapaz tinha sido encontrado e viajaram de Caruaru atré o Recife. O adolescente já voltou para a cidade de origem.

Alerta

Diante do caso, a Polícia Federal orientou os parentes do garoto a prestar uma queixa em uma delegacia especializada em crimes contra a infância e a adolescência. O objetivo é dar início a uma investigação para localizar a mulher que manteve o contato com o estudante de Caruaru.

Para a PF, é importante identificar os motivos que levaram essa pessoa a manter contato com o jovem e oferecer a viagem para São Paulo. A corporação alerta pais e responsáveis para o perigo do aliciamento de adolescentes, que podem ser vítimas de tráfico de seres humanos e pedofilia.

Para isso, segundo a PF, os responsáveis devem ficar atentos ao comportamento dos menores de idade. É muito importante ter cuidados com a comunicação feita por meio das redes sociais.

Veja as dicas da PF

- Vetar informação em demasia e o acesso de desconhecidos a fotografias e outros dados pessoais.

- Evitar colocar fotos com pessoas (grupos de amigos), carros (a placa localiza o endereço), casa (mostra onde a pessoa mora) – nem informações pessoais – (telefones, endereços, CPF, etc).

- Nunca incluir desconhecidos nos contatos.

- Os pais devem atrair a confiança dos filhos através do diálogo sem qualquer tipo de repressão para que no primeiro sinal de perigo a criança possa sentir-se à vontade e procurar a sua ajuda.

- Os pais devem ter pelo menos conhecimento básico de internet.

- Deixar o computador num local comum e visível da casa.

- Se vetar alguma página, explicar as razões e os perigos da rede.

- Os pais devem supervisionar os acessos dos filhos de uma forma discreta.

- Não permitir altas horas de exposição na internet.

Defesa Civil faz vistoria após incêndio na Vila do Forró, em Caruaru

Foto: Cortesia

Na manhã desta segunda-feira (14) uma equipe de engenharia da Defesa Civil realiza uma vistoria no local onde ficava o pórtico de entrada da Vila do Forró, em Caruaru, no Agreste. O local ficou completamente destruído após um incêndio, que ocorreu no fim de semana. O laudo será encaminhado à polícia, já que houve crime contra o patrimônio público.

A suspeita é que dois adolescentes, que ainda não foram identificados, teriam ateado fogo na lona, e em menos de 20 minutos as chamas se espalharam, destruindo toda a estrutura. O local é conhecido por ser onde acontece a abertura oficial do São João na Capital do Forró e, durante os 30 dias de festejos, uma vila com fazendinha, casa da rendeira, Museu do Gonzagão, feirinha de artesanato e shows com violeiros são realizados.

O diretor-presidente da Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes (Destra), Alex Monteiro, confirmou que a reforma no portico ficará a cargo da nova gestão, que assume em 2017. "Temos que aguardar para saber como a próxima gestão veja como será resolvido o problema, já que estamos em período de transição de gestão para a nova prefeita", disse.
PREJUÍZOS

O trânsito ficou lento na Avenida Manuel de Freitas, em Rio Branco, e, devido ao fogo, os semáforos ficaram sem funcionar. O capitão Cledjones, do Corpo de Bombeiros, disse que, quando a equipe chegou ao local, já não havia muito o que fazer.

"Fomos acionados às 14h10 e gastamos entre sete e oito minutos para chegar lá, devido ao trânsito. Uma parte da estutura já estava no chão. Montamos uma linha de combate e extinguimos o incêndio", disse.

Fim de semana com o registro de 34 homicídios em Pernambuco

A Secretaria de Defesa Social (SDS) divulgou o balanço dos homicídios do fim de semana. Foram assassinadas 34 pessoas, sendo 12 no Grande Recife e 22 no interior do Estado, informou a Rádio Liberdade.

Em Caruaru, foi identificada no IML a segunda vítima do duplo homicídio que aconteceu na Avenida Brasil, entre os bairros Universitário e São João da Escócia, na noite de sexta-feira (11). Trata-se João Nilson de Oliveira, 50 anos. No local, foi identificado o corpo de José Edson Lopes da Silva. Eles estavam em um carro e foram mortos a tiros.

Dupla é presa com drogas escondidas em meio a cocos no Ceasa

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Uma carga de 2.300 cocos verdes foi apreendida com dois homens, suspeitos de tráfico de drogas na madrugada do último sábado (12), no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa), no bairro do Curado, Zona Oeste do Recife. De acordo com a Polícia Civil, junto à mercadoria, agentes encontraram 62 quilos de maconha e 1,1 quilo de pasta-base de cocaína. Toda a carga foi doada ao Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP).

Em flagrante, foram presos Erbson de Souza e Silva, 25 anos, e Antônio Genivaldo de Souza, 40 anos, que foram autuados pelas equipes do Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Denarc). Os agentes receberam uma denúncia de que os dois homens chegariam à Ceasa com a droga camuflada entre os cocos e, durante 10 dias, realizaram uma investigação que culminou na prisão dos dois suspeitos.

Ambos os suspeitos foram encaminhados à audiência de custódia, no Fórum do Recife, e responderão pelos crimes de tráfico de entorpecentes e associação para o tráfico.

DOAÇÃO


A decisão de doar os cocos ao Hospital de Câncer, em Santo Amaro, partiu do delegado Gilberto Loyo, que solicitou ao juiz de plantão que enviasse a carga à instituição. Nesse domingo (13), o HCP realizou uma corrida beneficente, com o objetivo de
arrecadar dinheiro para a construção de um centro de diagnóstico no próprio hospital.

Assaltantes invadem igreja evangélica em Santa Cruz

Alguns cristãos foram assaltados enquanto organizavam a igreja para o início do culto, o fato aconteceu na Primeira Igreja Batista, localizada no Centro de Santa Cruz do Capibaribe.

Segundo informações, dois elementos entraram na igreja e anunciaram o assalto, que acabaram levando uma moto de uma das vítimas, além de celulares. Apesar do roubo da moto, um dos elementos pegou duas chaves de carro de vítimas e jogou sobre o telhado da igreja e em seguida, a dupla fugiu do local.

As vítimas prestaram queixa na delegacia de polícia local.

É sério isso? somos reféns de quem afinal?


Após a eleição, o mundo encantando exposto nos palanques desaparece junto com o clima de euforia e fanatismo, dando lugar a realidade e ao atual clima de medo, insegurança e incapacidade.

Mas de fato o que está acontecendo em nossa cidade? são assaltos a qualquer hora em qualquer lugar com qualquer pessoa, inclusive policial sendo vitima de assalto. Se antes o cidadão estava seguro em sua casa, agora não está mais, os bandidos invadem pegam o que querem e simplesmente vão embora levando seu suor, seus bens e sua dignidade.

Por que nos sentimos incapazes? na verdade a incapacidade não é nossa, alguém está falhando no cumprimento do seu dever ou talvez, não cumprindo o mesmo!

Sinceramente não sei a quem direcionar a culpa desta onda descontrolada de assaltos, mas sei a quem não direcionar, o cidadão de bem, a população em geral que trabalha dignamente são isentos de culpa e neste contexto participam apenas como vitimas.

Finalizo com a seguinte pergunta;

Somos reféns de quem afinal?

Por Joseilson Chagas

AGRICULTOR É PRESO COM MOTO ROUBADA

Um agricultor foi preso na tarde do domingo dia 13, quando pilotava uma motocicleta no município de Lagoa do Ouro, no Agreste.

A Polícia Militar informou que realizava abordagens quando o condutor da Biz de placa PEH-1003, foi abordado, não tinha documentos do veículo nem pessoais, os PMs consultaram os dados verificando que existia registro de roubo.

O condutor José Nilton Ferreira dos Santos, de 29 anos e o veículo que não tinha placa foram levados para a delegacia de polícia para as medidas cabíveis.

Condutor embriagado é linchado em Santa Cruz do Capibaribe

No inicio da noite deste domingo (13) um homem embriagado foi linchado por populares na Rua José Macedo Simão, próximo a Caixa d’água do bairro São Miguel em Santa Cruz do Capibaribe.

Segundo informações, a polícia militar foi solicitada para se deslocar ate o endereço citado para verificar a situação, chegando lá foi constatado o fato. No local, o policiamento percebeu várias pessoas aglomeradas e controlou o fato.

De acordo com as pessoas, Lucivaldo Araújo da Silva (31 anos) estava embriagado e dirigindo o seu veículo, Corsa Wind, cor azul e placas KFQ-1634, vindo a colidir contra outro carro e contra uma residência que acabou derrubando parte do muro, além de colocar em risco várias pessoas que se encontravam nas proximidades.

O condutor, veículo e algumas testemunhas foram conduzidos para a delegacia local, onde prestaram esclarecimentos e foram liberados.

Tentativa de homicídio em Jataúba



Aconteceu uma tentativa de homicídio no sítio Jatobazinho, zona rural de Jataúba. Segundo informações, a vítima identificada como sendo Marcos Antônio Batista da Silva, conhecido por “Quinho” (idade não informada), entrou em discussão com um de seus vizinhos, sendo que o vizinho se armou de uma faca e desferiu um golpe contra Marcos Antônio.

A vítima foi atingida no abdômen e em seguida, socorrida para o Hospital Municipal de Jataúba, de onde foi transferido para o Hospital Regional do Agreste (HRA) em Caruaru.
o efetivo da Polícia Militar esteve no local e relatou que Marcos Antônio já teve várias passagens pela polícia.

Casos de dengue passam de 35,9 mil e aumentam 80,25% em um ano, na PB

Aumentaram as notificações de casos de dengue, zika e chikungunya na Paraíba. Os dados foram divulgados na ultima sexta-feira (11), pela Secretaria de Saúde do Estado, e mostram que de 1º janeiro a 5 de novembro deste ano a Paraíba registrou 35.938 casos prováveis de dengue; 4.687 casos suspeitos do vírus Zika; e 20.290 casos suspeitos de chikungunya. Só com relação à dengue, o aumento é de 80,25% em comparação com 2015.

Segundo a Saúde, nas últimas dez semanas, o estado registrou aumento de 482 casos de zika. Já com relação à chikungunya, houve um acréscimo de 2.626 casos nas dez últimas semanas epidemiológicas.

“Ressalta-se que a confirmação laboratorial do primeiro caso de chikungunya na Paraíba ocorreu em dezembro de 2015, sinalizando que grande parte da população ainda está suscetível ao adoecimento. Observa-se o pico de casos entre a 13ª e a 20ª semana, correspondente ao 2º trimestre, o que coincide ao período de maior volume pluviométrico e de umidade no ar, favorecendo a proliferação do mosquito”, disse a gerente operacional de Vigilância Epidemiológica da Saúde da Paraíba, Izabel Sarmento.

Com relação aos óbitos, a Saúde do Estado informou que foram registrados 106 suspeitos por arboviroses, sendo 26 com confirmação para chikungunya, e cinco por dengue.
Fonte: Portal Correio

Acidente com 4 veículos deixa dois mortos e dois feridos na BR-104


Um acidente envolvendo quatro veículos - três carros e uma motocicleta - deixou dois homens mortos e outros dois feridos na noite do domingo (13) em
Toritama, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o motorista da caminhonete invadiu a contramão e colidiu de frente com a moto. Outros dois veículos - que também estavam em direções opostas - foram desviar do acidente e bateram frontalmente, segundo a PRF.

A polícia informou que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas o condutor e o passageiro da moto não resistiram aos ferimentos e morreram no local. As vítimas tinham 31 e 20 anos. Os corpos foram levados ao Instituto de Medicina Legal (IML), em Caruaru. O motorista da caminhonete fugiu e - até a publicação desta matéria - ele não tinha sido localizado, conforme a Polícia Rodoviária.

Os outros dois carros colidiram após tentar desviar do acidente. A colisão deixou dois homens feridos - eles não tiveram as idades informadas. A PRF informou que as vítimas tiveram ferimentos leves.



HOMEM ASSASSINADO NA ZONA RURAL DE LAJEDO ESTÁ SEM IDENTIFICAÇÃO


Um homem aparentando ter de 20 a 25 anos de idade, foi assassinado na tarde deste domingo (13) no Sítio Mocós, zona rural de Lajedo, no Agreste de Pernambuco.


A vítima trajava boné preto, estava com duas camisas sendo uma branca de mangas curtas e outra verde de mangas longas, tênis branco e calça jeans, foi encontrado ao lado do corpo um capacete preto.


Foram observadas marcas de balas nos olhos, tórax, orelha esquerda e em uma das mãos, ele estava portando um coldre de revólver na cintura.


O corpo até o momento permanece sem identificação e será encaminhado para o IML de Caruaru, qualquer informação da identificação da vítima deve ser comunicada a Delegacia de Polícia Civil de Lajedo, através do telefone (87) 3773-4910.

Desmanche de motos é localizado em Santa Cruz


Na tarde deste domingo (13), a equipe da ROMUT localizou mais um desmanche de moto no município de Santa Cruz do Capibaribe, desta vez as peças se encontravam em um matagal no Bairro Oscarzão, próximo às margens do Rio Capibaribe.

A equipe foi informada sobre a situação através de populares. A guarnição se dirigiu até o local e encontraram dois chassis, um motor, um tanque de Bros 160CC e cor preta , um banco de moto Bros, um para-lama dianteiro, duas carenagens lateral de Bros 160cc e cor prata, um filtro de ar de Bros, uma placa PEQ-6642, um tanque de moto 300CC e cor branca, além de uma rabeta de Bros.

Todos os materiais foram recolhidos e conduzidos para a delegacia de Santa Cruz.


Integração Nacional autoriza novo ramal que vai levar água da transposição ao Sertão da PB

A Paraíba pode ganhar um novo ramal da transposição do São Francisco. O pedido do novo trecho foi feito pelo coordenador estadual do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCs), Alberto Gomes Batista, e confirmado pelo senador José Maranhão (PMDB).

Segundo o senador, o ministério da Integração Nacional deu sinal verde à solicitação para que seja incluído no Eixo Norte da Transposição o ramal que vai para Apodi, no Rio Grande do Norte, e passa dentro da Paraíba, a cinco quilômetros da barragem de Capivara.

“Tenho feito gestões junto ao ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, em busca de minimizar os efeitos da grave crise hídrica que atinge o Nordeste, particularmente nossa Paraíba. O problema só terá uma solução definitiva com a conclusão das obras da transposição, que estão atrasadas”, disse o senador.

O novo ramal também deve atender a adutora de Capivara, contemplando as cidades de Uiraúna, Joca Claudino, Bernardino Batista, Poço Dantas, Poço José de Moura, Lastro, São Francisco e comunidades rurais localizadas ao longo da adutora.

Fonte: Portal Correio

Wesley Safadão apoia Campanha do Natal Permanente da LBV

A ação solidária beneficiará mais de 50 mil famílias no país

A Legião da Boa Vontade está promovendo a sua tradicional Campanha Natal Permanente da LBV — Jesus, o Pão Nosso de cada dia!, com o objetivo de arrecadar mais de 900 mil quilos de alimentos não perecíveis e entregá-los em cestas a milhares de famílias em todo o Brasil.

Na região Nordeste, a campanha beneficiará especialmente comunidades do sertão que enfrentam a seca e sofrem com a fome.

O cantor Wesley Safadão é um dos artistas que vestiram a camisa da LBV por um Natal mais solidário e está apoiando a campanha. Em vídeo divulgado pelas redes sociais da Instituição, ele declarou: “Que vocês não percam a esperança, que vocês tenham fé, que vocês acreditem, que vocês confiem em Deus, porque Deus tem o melhor preparado para todos vocês. Um beijo grande, um grande abraço! Eu quero mandar um abraço super especial à turma que está à frente da LBV com essa campanha, com essa solidariedade maravilhosa. A gente tem que parabenizar e tirar o chapéu”.

Diversos artistas, personalidades e jornalistas estão apoiando a iniciativa da LBV por meio do “#QueroDoar”. Você pode integrar esta grande corrente de solidariedade fazendo a sua
doação. Acesse www.lbv.org ou ligue para 0800 055 50 99. Saiba mais acessando os perfis da LBV nas redes sociais: Facebook (LBVBrasil), Twitter (@LBVBrasil) e Instagram (@LBVBrasil). Acompanhe, siga, curta e compartilhe!

AGRICULTORES SÃO VÍTIMAS DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM BOM CONSELHO

Uma dupla tentativa de homicídio foi registrada na madrugada deste domingo (13), no município de Bom Conselho, Agreste de Pernambuco.

O fato aconteceu no Distrito de Rainha Isabel. As vítimas foram identificadas como, André Gomes Ferreira, de 39 anos e Alisson Barros Veiga, de 20 anos, André foi alvejado por três disparos sendo um no tórax e dois no pescoço, foi socorrido para o Hospital Monsenhor Alfredo Dâmaso, em Bom Conselho, devido ao estado ser considerado grave foi transferido para o Hospital da Restauração, em Recife, Alisson foi alvejado no braço, também levado para o hospital de Bom Conselho, medicado, ficando em observação.

A autoria dos disparos ainda é desconhecida.

Moto roubada foi encontrada no bairro Palestina

Neste domingo (13), a equipe da guarda municipal recuperou uma moto POP, cor vermelha. A equipe recebeu a informação de que uma moto estaria abandonada no bairro Palestina em Santa Cruz do Capibaribe.

Ao chegar no local, foi constatada que a moto POP, cor vermelha e placa PDQ-7169, se tratava de um produto de roubo/furto.

A moto foi conduzida para a delegacia local, onde ficou a disposição do verdadeiro proprietário.

Santa Cruz do Capibaribe terá ponto facultativo nos órgãos da administração pública nesta segunda-feira

A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe informou através de nota, que nesta segunda-feira (14) será considerado ponto facultativo nos órgãos da administração pública direta e indireta do município.

O funcionamento de cada setor ficará a critério dos seus diretores. Vale ressaltar que os serviços considerados indispensáveis e o atendimento no setor de Tributação funcionarão normalmente.

O estabelecimento do ponto facultativo no expediente está de acordo com a determinação do Governo do Estado de Pernambuco, devido ao feriado alusivo ao dia da Proclamação da República, que será na próxima terça-feira (15).