sexta-feira, 18 de maio de 2018

DONO DE BAR FOI ASSASSINADO EM AGRESTINA

Foi assassinado com disparos de arma de fogo na manhã desta sexta-feira (18), Ricardo Aparecido do Nascimento, que tinha 37 anos e era conhecido como “Paulista”. Ele estava no seu estabelecimento comercial um bar, quando foi surpreendido e executado a tiros.

A vítima já teve passagem no sistema prisional, e a motivação do crime é desconhecida.

O corpo do jovem foi encaminhado para o IML de Caruaru.

BRASÍLIA - Dirceu se entrega e vai para a Penitenciária da Papuda

José Dirceu - Foto: Agência Brasil

O ex-ministro José Dirceu se entregou nesta sexta-feira (18) à Justiça para iniciar o cumprimento da pena de 30 anos e nove meses de prisão. Ele deixou sua casa, na região central de Brasília, por volta das 13h45, em um carro prata em direção ao Instituto Médico Legal (IML), onde passou por exames. Ele foi levado para a Penitenciária da Papuda.

O advogado de Dirceu, Roberto Podval, disse à Agência Brasil que o ex-ministro deverá ficar os próximos dias na penitenciária do Distrito Federal. Conforme o advogado, ainda hoje deve ser definido onde ele irá cumprir a pena, pois a decisão judicial prevê que ele fique preso no Complexo Médico Penal de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (PR). 

Dirceu tinha até as 17h de hoje para se apresentar à Polícia Federal (PF) por determinação da juíza substituta de Sérgio Moro na 13ª Vara Federal em Curitiba, Gabriela Hardt. Na expectativa de que Dirceu fosse para a Superintendência da PF, um grupo de 80 pessoas se reuniu em frente ao prédio pedindo a libertação do petista. 

A juíza ordenou a execução provisória da condenação de Dirceu a 30 anos e nove meses de prisão pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa, no âmbito da Operação Lava Jato.

A prisão do ex-ministro foi decidida após o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) rejeitar, no início da tarde dessa quinta-feira (17), o último recurso de Dirceu contra a condenação na segunda instância da Justiça. Ainda cabe recurso às instâncias superiores.

Além de negar o recurso, a Quarta Seção do TRF4 determinou a imediata comunicação à 13ª Vara Federal para que fosse determinada a prisão, com base no entendimento do Supremo Tribunal Federal que autoriza a execução da pena após o fim dos recursos na segunda instância.

Condenação

Dirceu foi condenado por Moro a 20 anos e 10 meses de prisão em maio de 2016. Em setembro do ano passado, o TRF4 aumentou a pena para 30 anos e nove meses. A pena foi agravada devido ao fato de o ex-ministro já ter sido condenado por corrupção na Ação Penal 470, o processo do mensalão.

"Absolutamente sereno"

A poucas horas de se entregar à Superintendência da Polícia Federal (PF) em Brasília, o ex-ministro José Dirceu está “absolutamente sereno”, porém “indignado", segundo o deputado distrital Chico Vigilante (PT-DF), que tomou café da manhã com ele nesta sexta-feira (18). O deputado informou ainda que a maior preocupação de Dirceu é como explicar a situação para a filha mais nova, Maria Antônia , de 7 anos. O ex-ministro aproveitou o início da manhã para revisar alguns capítulos do livro que está finalizando.


Da Agência Brasil

TRAGÉDIA - Ao menos três sobreviventes em tragédia aérea em Cuba

Avião com 113 passageiros caiu em Havana, Cuba - Foto: Pixabay

Três pessoas sobreviveram e estão em estado crítico após a queda nesta sexta-feira (18) de um avião comercial da companhia aérea Cubana de Aviación, informou a imprensa oficial. O avião caiu em Havana e transportava 113 pessoas a bordo entre passageiros e tripulantes e supõe-se um alto número de mortos, indicou nesta sexta-feira o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel.

 "Três passageiros conseguiram sobreviver ao acidente. Estão em estado crítico. Já foram hospitalizados", informou o jornal Granma. Socorristas trabalham no local do acidente.

 "Ocorreu um lamentável acidente de avião. Segundo a companhia, o avião transportava 104 passageiros e nove tripulantes. As notícias não são alentadores, parece que há um alto número de vítimas", afirmou Díaz-Canel ao chegar no local do acidente.

Ainda de acordo com a estatal Agencia Cubana de Noticias, o acidente aconteceu nas proximidades do Aeroporto Internacional José Martí, enquanto fontes aeroportuárias e testemunhas informaram que um Boeing 737 com destino a Holguin (leste da ilha) caiu logo após a decolagem.


Rádio Jornal do Recife Pernambuco

Avião cai pouco depois da decolagem em Havana, em Cuba

Um Boeing 737 caiu logo após decolar do Aeroporto Internacional José Martí, em Havana, informou a imprensa cubana nesta sexta-feira (18). Os bombeiros estão no local. O presidente Miguel Díaz-Canel disse que havia 113 pessoas a bordo, entre passageiros e tripulação.

 "Houve um acidente de aviação lamentável. De acordo com o pessoal da Cubana, há 104 passageiros e 9 tripulantes. As notícias não são muito promissoras, parece que há um grande número de vítimas", disse Díaz-Canel após chegar ao local do acidente.

A emissora CubaTV aponta que o voo, que ia para Holguín, no leste do país, era da companhia Cubana de Aviación, mas a aeronave era arrendada da empresa italiana Blue Panorama.

A rede americana CNN afirma que uma enorme bola de fogo foi vista depois que o avião caiu. Relatos citados pela emissora também indicam que há uma espessa nuvem de fumaça visível ao redor do aeroporto, o principal do país.

Avião caiu logo após decolar de Havana (Foto: Infografia: Roberta Jaworski/G1)


Fonte: G1

CAPOTAMENTO NA PE 160 EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE - PE

No inicio da tarde desta sexta-feira (18), aconteceu um acidente na PE-160 em Santa Cruz do Capibaribe.

Segundo informações o capotamento aconteceu após um dos pneus da frente do veiculo estourar, fazendo assim com que o motorista perdesse o controle do mesmo.

O carro D20 de placas KHV 4179 modelo carroceria, estava com uma carga de tecidos que ficou espalhado no asfalto, mesmo com a gravidade do acidente o motorista e uma segunda pessoa que ocupava o veiculo tiveram apenas pequenas escoriações, e passam bem.

COSTUREIRO FOI BALEADO NO DISTRITO DE CACHOEIRA SECA E ESTÁ ENTRE A VIDA E A MORTE NO HRA

Foi vítima de uma tentativa de homicídio por volta das 8 e meia da manhã desta sexta-feira (18), no distrito de Cachoeira Seca, na zona rural de Caruaru, Esteven Igo da Silva, conhecido por “Nino” de 27 anos, que mora no Sítio Riacho Seco, que fica ali próximo. Ele foi baleado na cabeça, foi socorrido pelo Samu e levado ao Hospital Regional do Agreste, onde chegou desacordado e seu estado clínico é gravíssimo.

A sua ex-companheira, Gisele Hilda, disse que ele trabalha em um fabrico em Cachoeira Seca, que estava indo para o trabalho de bicicleta e no trajeto foi abordado por dois homens desconhecidos em uma motocicleta, que efetuaram vários tiros e se evadiram. A possível motivação foi um desentendimento que a vítima teve ontem em um bar durante uma bebedeira e sempre que bebia se envolvia em confusões.


Fonte: Blog do Adielson Galvão

ADOLESCENTE FOI ASSASSINADO NA ZONA RURAL DE CAMOCIM DE SÃO FÉLIX

Um crime de morte foi registrado na tarde da última quarta-feira (17), no Sitio Santa Luzia, zona rural de Camocim de São Felix, no Agreste. A vitima foi o adolescente, Josivan Adriano Torres da Silva, de 17 anos.

Um jovem que é primo da vitima falou sobre o que a família ficou sabendo, segundo ele o menor foi a um campo de futebol jogar bola com mais três amigos e lá foram surpreendidos com a chegada de homens se passando por policiais que mandaram os quatro deitar no chão, perguntam o nome de cada um e quando a vítima foi abordada foi morta com tiros na nuca.

O corpo do menor foi periciado pelo IC e foi encaminhado para o IML de Caruaru.

Corpo do ex-prefeito de Jataúba Petrônio Siqueira será sepultado no Recife

Familiares do ex-prefeito de Jataúba Petrônio Siqueira que aos 71 anos faleceu na tarde de ontem na capital Pernambucana, enviaram um comunicado sobre o velório e sepultamento do mesmo, que será na capital pernambucana. 

Da mesma forma que a morte de Petrônio pegou de surpresa os Jataubenses, a não vinda de seu corpo também deixou toda comunidade triste, onde muitos amigos e correligionários queriam prestar as últimas homenagens e dar o último adeus a Petrônio Siqueira.

 "Comunicamos a todos que o sepultamento do ex-prefeito Petrônio Siqueira será nessa sexta-feira, no Cemitério Parque das Flores, na cidade do Recife, às 16:00hr".


Petrônio foi prefeito de Jataúba por dois mandatos o primeiro entre 1989 a 1992, e o segundo de 1997 a 2000, onde depois também foi vereador. Como prefeito deixou um legado importante que certamente o farão ser imortalizado na memória de todos os Jataubenses.

Desde o anúncio do seu falecimento milhares de manifestações de solidariedade tem sido manifestadas principalmente nas redes sociais por familiares e amigos do ex-prefeito, políticos de toda região também tem se manifestado se solidarizando com a família.


Como um dos marcos Petrônio deixa cravado na história o fato de sido o único prefeito do município que recebeu um governador no exercício do mandato quando recebeu em Jataúba o saudoso ex-governador Miguel Arraes.


Agreste No Ar / Informações Jataúba News / Fotos Memória Jataúba

'BUDEGA NORDESTINA' NA FEIRA LIVRE DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE/PE

Programa "Budega Nordestina" a cultura em primeiro lugar. XOTE, XAXADO, BAIÃO, ARRASTA-PÉ, ABOIO, VIOLA E TODOS OS RITMOS DA NOSSA CULTURA POPULAR. O Programa "Budega Nordestina" vai ao ar todos os domingos das 07 as 09 da manhã, através das Rádios IGM FM 88.9, de Santa Cruz do Capibaribe, FAROL FM 90.5 de Taquaritinga do Norte e Capital FM 88.9, do Recife. A apresentação é de Paulo Viana e Jairo Gomes. O programa é transmitido direto da Central de Feiras de Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco. 


Levamos entretenimento cultural e muita informação nas manhãs de domingo.

Se você quiser fazer parte deste projeto anunciando sua empresa, sua marca, entre em contato com Paulo Viana através dos telefones (81) 9 9428-8603 ou 9 9704-3456 ou fale com Jairo Gomes através do (81) 9 9415-7140 ou 9 9663-9604.

Oposição de Pernambuco marca anúncio da chapa para 28 de maio

A chapa do grupo de oposição Pernambuco Quer Mudar vai anunciar no próximo dia 28, o nome do pré-candidato a governador e um dos que disputarão o Senado. Apesar de o anúncio ter ficado para depois, fontes, em reserva, dão como certo que a composição deve ter o senador Armando Monteiro Neto (PTB) encabeçando a chapa e o deputado federal Mendonça Filho (DEM) para senador.

Com a escolha de Armando, a disputa destas eleições pelo Palácio do Campo das Princesas será uma reedição do pleito de 2014, quando o senador perdeu para o governador Paulo Câmara (PSB) no primeiro turno. A diferença, alertam aliados do senador, é que nesta campanha não haverá mais a comoção pela morte do ex-governador Eduardo Campos – morto em acidente aéreo em plena campanha presidencial, no dia 13 de agosto de 2014. Segundo integrantes do bloco, o trágico acidente influenciou no resultado das urnas.

Em relação ao restante da chapa, as lideranças do Pernambuco Quer Mudar decidiram, em reunião ontem, postergar o anúncio para a vaga de vice e a última de senador. Essa seria uma estratégia para tentar atrair partidos que ainda não integram a Frente Popular, como é o caso do deputado estadual André Ferreira (PSC), que estaria colocando como condição para permanecer na base do governador uma das vagas ao Senado. Ferreira, contudo, pode perder o espaço se o PT apoiar Paulo Câmara e ganhar a posição.

Caso haja aliança, o mais provável é que o senador Humberto Costa (PT) fique com uma das vagas e tente a reeleição pela Frente Popular. A outra vaga da chapa do governador já está reservada ao deputado federal Jarbas Vasconcelos (MDB). De toda forma, comenta-se nos bastidores que o deputado federal e ex-ministro das Cidades de Temer Bruno Araújo (PSDB) ainda está decidindo se tentará a reeleição na Câmara ou se disputa ao cargo de senador, colocando o PSDB na majoritária do bloco.

Inicialmente, além de Armando Monteiro, o nome do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) era tido como um dos principais para a disputa pelo governo. No entanto, a indefinição sobre o comando do partido dele no Estado, que segue com Raul Henry, aliado de primeira hora de Paulo Câmara, fez sua candidatura desidratar.

 “As conversas prosseguem num clima de muito entendimento e união. Os nomes de Armando e Mendonça são muito fortes e muito apoiados para compor a nossa chapa. Estamos fazendo consultas a prefeitos, deputados, presidentes de partidos e lideranças políticas, para na sequência tomarmos uma decisão” – disse Bezerra Coelho. A frente inclui também PSDB, PRB, Podemos, PV, PRTB e PPS.


Do JC On Line

DIVULGADA A PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL BIU E GOGÓ DE QUADRILHAS DE RUA EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE - PE


Na próxima quarta-feira (23), começa em Santa Cruz do Capibaribe, o Festival Biú e Gogó de Quadrilhas de Ruas. O evento que está entrando para seu sexto ano é uma homenagem a Gogó de Ouro, locutor e marcador de quadrilhas e Biu Marcelino, sanfoneiro de oito baixos. Este ano tem uma homenagem especial, o precursor da comunicação e quadrilhas de rua no município, Francisco Amaral (ambos in memoriam).

O festival percorre as principais vias da cidade, conta com estrutura montada em cada local e tem como objetivo levar o legítimo forró pé de serra para o povo. A abertura vai acontecer as 19 h, na rua Francisco Antônio Aragão, conhecida rua da Assembléia, bairro São Cristóvão.

 “É mais um ano do festival de quadrilhas de rua Biu e Gogó, que realizamos com muita alegria. Desta forma proporcionamos cultura e lazer à população, abriremos com chave de ouro os festejos juninos de Santa Cruz do Capibaribe”, relatou Edson Vieira.

O gestor de Cultura Alberto Grilo, convida a população para participar do Festival Biu e Gogó. “Desde já convidamos toda população para participar do Festival Biu e Gogó de Quadrilhas de Ruas 2018. Percorreremos os principais bairros da cidade, levaremos cultura popular para nossas ruas”, disse o gestor.

Confira a programação completa:

23/05 – quarta: Rua Francisco Gomes Aragão (rua da Assembléia), Bairro São Cristóvão,

24/05 – quinta: Avenida Pedro e Paulo – bairro São Miguel,

25/05 – sexta: Rua Tomé de Souza, bairro Nova Santa Cruz,

26/05 – sábado: distrito do Pará,

27/05 – domingo: Travessa São Pedro, bairro Oscarzão,

29/05 – terça: Rua Lázaro David Monteiro, São Cristóvão,

30/05 – quarta: Luíza Mendes, bairro Nova Santa Cruz,

31/05 – quinta: Rua Antônio Gonçalves de Lima, bairro Rio Verde,

01/06 – sexta: Rua José Ramos Neto (Rua do Arame), bairro Santa Tereza,

02/06 – sábado: Rua Rio de Janeiro, bairro Santa Tereza,

03/06 – domingo: Rua Artur Correia de Araújo, bairro São Cristóvão,

05/06 – terça: Avenida Prefeito Teófanes Ferraz Torres Filho, Palestina,

06/06 – quarta: Avenida Biú de Deda, bairro São Jorge,

07/06 – quinta: Beatriz Filomena Nunes, bairro Dona Lica,

08/06 – sexta: Rua Manoel Miguel Sobrinho, bairro Santo Agostinho,

09/06 – sábado: Distrito de Poço Fundo,

10/06 – domingo: Malhada do Meio,

12/06 – terça: Rua Henrique Dias, bairro São Cristóvão,

13/06 – quarta: Rua Professora Ivani Batista, Nova Santa Cruz,

14/06 – quinta: Júlia Aragão, bairro Novo,

20/06 – quarta: recordação - Quadrilha da Canjica Gigante, bairro Arco Verde.

E HOJE O 2° LEILÃO HARAS RIBEIRO MENDES

Caruaru comemora 161 anos nesta sexta-feira

Foto: Berg Santos/Arquivo Liberdade

A cidade de Caruaru, Agreste pernambucano, comemora nesta sexta-feira (18) 161 anos. As homenagens começaram às 6h com queima de girândola no Monte Bom Jesus.

Às 7h30 haverá hasteamento de bandeiras e execução dos hinos, às 8h30 será celebrada missa em ação de graça na Igreja da Conceição. O corte do bolo que será servido à população está previsto para 10h, no Marco Zero, com apresentações culturais.

As comemorações seguem à tarde com a entrega da requalificação do Monte Bom Jesus. Serão inaugurados o entorno da Igreja de Santa Luzia, o receptivo turístico, a área de lazer para crianças, a escadaria principal, a Via Sacra e o Anfiteatro.


Fonte: Rádios Liberdades de Caruaru Pernambuco

Prefeitura de Sumé abre inscrições de Processo Seletivo na área da saúde

A Prefeitura de Sumé torna público a abertura de inscrições de Processo Seletivo Simplificado para contratação de um (01) médico do PSF para atender às necessidades de excepcional interesse público do Município.

O Presente Processo Seletivo Público destina-se ao provimento de vagas para contratação em caráter excepcional, com formação de cadastro de reserva nos casos de rescisão.

O Processo Seletivo Público será realizado sob a responsabilidade da Prefeitura de Sumé, sendo a responsável técnica e operacional pelo desenvolvimento da única etapa relativa ao presente Processo Seletivo (análise de currículo).


A entrega dos currículos, em envelope, ocorrerá exclusivamente na Sede da Secretaria de Saúde localizada na Rua Francisco de Melo, s/n, 1º andar, Centro, Sumé, Paraíba, pessoalmente, pelo próprio candidato ou por terceiro desde que esteja munido de procuração pública ou particular (com firma reconhecida) com poderes para representar o candidato

O período para as inscrições se dará entre os dias 15/05/2018 à 23/05/2018. No horário das 08h00min às 13h00min.


Com Ascom/PMS

VIOLÊNCIA - HOMICÍDIO EM TORITAMA - PE

Durante a noite desta quinta-feira (17), mais um crime de morte foi registrado na cidade de Toritama, Agreste Pernambucano.

O crime aconteceu em um bar nas margens da PE-90, quando a vítima José Sandrino da Silva, de 34 anos de idade, ele bebia e foi surpreendido por pessoas não identificadas, que efetuaram vários disparos de arma de fogo, atingido a cabeça e uma das mãos do homem que morreu no local.

Durante o levantamento cadavérico – foram encontradas sete cápsulas de pistola calibre 380.

De acordo com as informações, ‘Mago’ como era mais conhecido, não tinha passagens pela Polícia.

O isolamento da área do crime foi realizado pela Polícia Militar e GCM – Guarda Civil Municipal – de Toritama. O corpo foi encaminhado para o IML da cidade de Caruaru.

PM PRENDE HOMEM QUE TENTOU AGREDIR A MÃE EM BOM CONSELHO

Um homem tentou agredir a própria mãe na noite da ultima terça-feira (16), na Serra de Santa Terezinha, em Bom Conselho, no Agreste pernambucano.

Fábio José Leandro, de 26 anos, chegou em casa embriagado, discutiu com a mãe, quebrou a porta para entrar e armado com um porrete tentou agredi-la, ele foi contido pelo padrasto e armou-se com uma faca e mais uma vez tentou lesionar a genitora.

A guarnição de Bom Conselho junto com a ROCAM conseguiram capturar o valentão, ele foi levado para o plantão da 18ª DESEC em Garanhuns, autuado em flagrante e encaminhado para audiência de custódia.

TRE reúne a imprensa para esclarecer pontos da nova legislação eleitoral

Foto: Marília Lima/Rádio Liberdade

Propaganda eleitoral fora do prazo, fake news, campanha em redes sociais, responsabilidade sobre mensagens publicadas na área de comentários dos portais de internet e dos blogs, equilíbrio no espaço editorial para candidatos. Esses e outros temas foram amplamente debatidos em encontro realizado nesta quinta-feira (17) entre o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) e dezenas de representantes de TVs, rádios, sites e jornais impressos.

O encontro, fruto de uma parceria entre o TRE e Associação de Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco (Asserpe), foi estendido para outras modalidades de veículos de imprensa e teve o objetivo de esclarecer dúvidas sobre a campanha eleitoral deste ano.

Após as modificações introduzidas pela Reforma Política (Leis 13.487 e 13.488), aprovada pelo Congresso em outubro de 2017, várias dúvidas vieram à tona sobre as eleições de outubro próximo, as primeiras com as novas regras. Daí, a grande quantidade de questionamentos não apenas da imprensa como da própria sociedade em geral. Ao esclarecer o que for possível à imprensa, o TRE está prestando um serviço não apenas aos veículos de comunicação que buscam saber como proceder em alguns casos. Trata-se de um serviço prestado à própria democracia.

O evento começou às 10h20 e aconteceu no plenário do TRE, que ficou praticamente lotado. O presidente do Tribunal, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, abriu os trabalhos, agradecendo o apoio da imprensa profissional no combate às chamadas fake news e em campanhas como a da biometria, que foi encerrada em março.

Além do presidente do Tribunal, compuseram a mesa que orientou e respondeu as perguntas da imprensa, o vice-presidente do TRE-PE, desembargador Agenor Ferreira de Lima Filho; os desembargadores Gabriel de Oliveira Cavalcanti Filho, Júlio Oliveira Neto e Delmiro Campos. O Ministério Público Eleitoral (MPE) participou ativamente com o procurador regional eleitoral, Francisco Machado Teixeira, e o procurador regional eleitoral substituto, Wellington Cabral Saraiva, que também é procurador auxiliar da Propaganda. A diretora-geral do TRE-PE, Isabela Landim, o assessor-chefe da Corregedoria do Tribunal, Orson Lemos, e a secretária Judiciária, Jane Leite, integraram a mesa.

Além da reunião desta quinta, acontecerão outros encontros do TRE com a imprensa antes das eleições. Em agosto, haverá a reunião sobre o plano de mídia, quando partidos políticos e imprensa em geral participam de um encontro para acompanhar o sorteio para escolha da ordem de veiculação da propaganda em rede. Em setembro, um novo encontro tratará de questões técnicas e operacionais relacionadas à cobertura jornalística no dia do pleito eleitoral, que acontecerá em 7 de outubro e, em caso de segundo turno, 28 de outubro.

Antes do início das perguntas, o advogado da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Rodolfo Salema, fez uma apresentação para as rádios e TVs presentes. Ele tratou das novas resoluções, prazos e detalhes da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.

A reunião terminou por volta do meio-dia, com um clima de satisfação e a certeza de que, com transparência, boa vontade e parceria, até as questões mais complexas são compreendidas por todos. E quem ganha com a propagação deste conhecimento, naturalmente, é o eleitor brasileiro.

O informativo, elaborado pelo TRE de Minas Gerais e adotado em todo o País, também foi distribuído aos jornalistas e executivos dos veículos de comunicação.


Fonte: Rádios Liberdades de Caruaru - PE

Caruaru faz 161 anos e prefeita quer investir cada vez mais na educação

A educação como instrumento de mudança na vida das pessoas e que pode realmente transformar uma cidade em todos os sentidos, bem como realizar ações para que a economia do município cresça cada vez mais. Estes foram os focos dos discursos da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), durante os vários eventos que participou para marcar a semana de aniversário dos 161 anos da Capital do Agreste, na próxima sexta-feira (18). "Nós só podemos recuperar a capacidade de investimento se garantir a Caruaru o que outras cidades menores do que a nossa conseguiram evoluir", disse a prefeita, durante a entrega do I Módulo da Feira da Sulanca da Fundac, na tarde da última terça-feira (15). 

Ela estava se referindo ao fato de Santa Cruz do Capibaribe e Toritama estarem bem à frente de Caruaru na questão de organização da Feira da Sulanca, com centros de compras erguidos, a exemplo do Santa Cruz Moda Center e do Parque das Feiras. A prefeita fez questão de ressaltar que há 16 anos o Parque 18 de Maio de Maio não recebe nenhum investimento. "Lembro que ninguém acreditava que fosse possível trazer a Feira para o Parque 18 de Maio. Tanto tempo depois, acontece uma degradação natural", disse, recordando que o seu pai, o ex-prefeito João Lyra Neto, foi o responsável pela transferência. "Meu pai era o prefeito, mas muita gente trabalhou, como minha mãe (Mércia Lyra) e Pinheirão (empresário já falecido, na época secretário)", disse. Raquel fez questão de ressaltar que conseguiu a liberação de R$ 9 milhões junto ao então ministro Bruno Araújo, no Ministério das Cidades. "Os recursos são de R$ 9 milhões e começam a virar realidade. 

Neste momento, assinamos aqui uma ordem de serviço de R$ 700 mil para refazer e construir novos banheiros. Parece coisa simples, mas só sabe a importância de um banheiro em condições de uso quem trabalha aqui. Tem gente que usa garrafa porque não tem como sair da feira ou usar os banheiros químicos, que são inadequados", destacou. Segundo ela, o projeto é amplo e vai atender as calçadas, recuperar todo Parque e Feira de Caruaru. "Nos próximos dias vamos assinar Ordem de Serviço (OS) para recapear todo o Parque 18 de Maio. Além disso serão investidos R$ 4 milhões nos mercados de Carne e Farinha. A Casa Rosa será transformada em centro de gastronomia e artesanato", revelou a prefeita. 

EDUCAÇÃO 

Raquel fez questão de destacar os investimentos na educação. No ano passado, mais da metade do que o governo gastou em recursos com infraestrutura foi utilizada com reforma e construção de creches e escolas. "Nós estamos fazendo investimento em várias áreas. No ano passado, dos R$ 40 milhões investidos, R$ 25 milhões foram para requalificação de escolas na cidade e zona rural. São 18 obras já entregues. Vamos entregar a quarta creche de nossa gestão no Bairro do Salgado. Temos mais nove em construção e espalhadas na cidade inteira, incluindo as localidades mais distantes. Estamos cumprindo o que prometemos", discursou. Ela fez um desabafo em relação às críticas que vem recebendo. "Só temos um ano e quatro meses de governo. Temos muito o que fazer e vamos cumprir todas as nossas metas.'' Raquel fez questão de citar a escola da Vila Canaã, que foi totalmente requalificada; a Pedro de Souza, Professor José Leão e a Duque de Caxias. "Essas escolas praticamente foram reconstruídas. Quem tem um filho em algumas delas sabe da importância. Nós não vamos desviar um milímetro de nosso foco e investimentos nessa área", pontuou. 

MONTE DO BOM JESUS 

Outro ponto de destaque em sua fala foi em relação à entrega do projeto de requalificação do Monte do Bom Jesus, que vai ocorrer nesta sexta-feira (18), a partir das 16h. "Quando fui para imprensa dizer que iria fazer, duvidaram. Diziam: vai fazer não. Todo mundo promete e ninguém faz. São R$ 1,4 milhão investido nessa primeira etapa. Não estamos fazendo obra para separar as pessoas ou só para turista ver. Estamos fazendo obras para dar oportunidades. Essa é apenas a primeira etapa. Quem trabalha na obra são moradores do monte. Quem vai trabalhar vendendo e recebendo o turista são moradores do local. Qualificamos tapioqueiras com cursos de gastronomia, de atendimento ao cliente. Estamos dando todo material que vai da goma ao avental. Essa é a transformação que estamos fazendo", enumerou.


Do Diario de Pernambuco