domingo, 30 de junho de 2013

Influência de Dilma tende a derreter no Congresso


Do Blog do Fernando Rodrigues

Chegou a hora de a presidente Dilma Rousseff experimentar para valer a antipatia que construiu laboriosamente nos últimos dois anos e meio entre deputados e senadores. A queda de 27 pontos em sua popularidade, medida pelo Datafolha, será sentida agora a cada necessidade de negociação.

Na relação com os congressistas, presidentes da República são temidos ou admirados. Às vezes, raramente, as duas coisas. Dilma era sempre muito temida até maio passado, pois tinha a popularidade mais alta entre todos os ocupantes do Palácio do Planalto pós-ditadura nesta fase do primeiro mandato.

Do alto de sua aprovação popular, a petista acostumou-se a agir de forma imperial. Não dava entrevistas, exceto para a mídia amiga com quem podia opinar sobre novelas e culinária.

Até agora, foi fácil se comportar como um Emílio Garrastazu Médici sentado dentro do Planalto, ouvindo o jogo da seleção brasileira pelo rádio e olhando com desdém para o Congresso, do outro lado da Praça dos Três Poderes. Agora, com uma aprovação mais próxima da de João Figueiredo, o cenário ganha em complexidade.

Políticos são pragmáticos. Não gostam de arranjar briga com uma presidente da República que é bem avaliada e ruma para a reeleição.

Na nova conjuntura em formação, entretanto, o poder da presidente tende a derreter momentaneamente dentro do Congresso. Ela poderia compensar essa perda de popularidade com as relações pessoais e políticas. Ocorre que essas relações sempre foram muito tímidas ou inexistentes, por decisão da própria Dilma. Continue lendo aqui


Aulas no plebiscito

Da Coluna de Tereza Cruvinel
Se o plebiscito vingar mesmo, terá uma campanha curta em agosto. Os partidos - por mais que os manifestantes não queiram, eles são os atores representação democrática - formarão frentes parlamentares para defender diferentes preferências.

 O tempo de tevê será igual para todos. O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) já defende, entretanto, que boa parte dele seja reservada ao TSE, para a veiculação de explicações didáticas sobre temas com o voto distrital e voto proporcional; lista aberta ou lista fechada; financiamento público ou privado de campanhas. A reforma política tem que ir além, mas outros pontos não devem entrar. Caberá ao Congresso entender o recado das ruas e aprovar as mudanças complementares.

Vice-governador confirma apoio à campanha de Hilário

O vice-governador de Pernambuco, João Lira Neto (PDT), confirmou o apoio político a campanha de Hilário Paulo (PSDC), nas eleições suplementares de Brejo da Medre de Deus. A confirmação se deu durante uma reunião ocorrida nesta sexta-feira (28).

A deputada estadual Requel Lira (PDT) também confirmou o apoio ao candidato Hilário.

De acordo com informações as articulações foram possíveis graças ao envolvimento do deputado estadual Diogo Moraes (PSB).

Direcionamento de João Lira pode confirmar posição do Governo do Estado na eleição de Brejo


O anúncio de João Lira Neto na campanha de Hilário pode confirmar a posição do Governo do Estado nas eleições de Brejo da Madre de Deus.

Durante entrevista ao editor deste Blog, Ney Lima, o candidato adversário, Roberto Asfora (PSDB), chegou a duvidar que o deputado Diogo Moraes tivesse força política suficiente para afastar o apoio do governo do seu palanque.

São João 2013

Um São João de muitas Cores!


A belíssima imagem aérea mostra as cores do cenário do São João 2013 de Santa Cruz do Capibaribe. Foto: Jeffesson Lulu – Tratamento de imagem: Avant Comunicação e Mídia

BANDIDO MORRE EM CONFRONTO COM A PM EM PASSIRA PE

Três bandidos que participaram de arrombamento ao caixa eletrônico da cidade de Cumaru matam norte de Pernambuco, Na fuga da agência em confronto com a PM, dois conseguiram fugir, e um deles que estava dirigindo um FIAT Punto de cor vermelha, ERB-3619 DE placa de Campinas SP, foi atingida com disparos de arma de fogo e veio a óbito dentro do veículo referenciado. O falecido não identificado até o presente foi encaminhado para o IML - Recife. Os Ladrões fortemente armados explodiram os caixas eletrônicos da agência do Banco do Brasil na madrugada deste sábado (29), por volta das 3h, em Cumaru, Agreste de Pernambuco, deixando a agência bancária toda quebrada. Eram três criminosos que fugiram em um Punto vermelho, com placa de Campinas, São Paulo, ERB-3619, e foram perseguidos pela polícia militar, durante a perseguição houve trocas de tiros, e um bandido foi morto, o carro que servia de fuga para os assaltantes caiu em uma ribanceira no povoado de Cutia, em Passira, e os outros dois conseguiram escapar e a polícia ainda não tem pista. O valor roubado não foi divulgado.
Foto: Sérgio Tavares
Fonte Blog Limoeiro em foco