sexta-feira, 2 de junho de 2023

EM CABACEIRAS, FESTA DO BODE REI ADAPTA ATIVIDADES APÓS JUSTIÇA PROIBIR A PRESENÇA DE CAPRINOS


A organização da ‘Festa do Bode Rei’ comentou, na noite desta sexta-feira (2), decisão da Justiça que proibiu a utilização de caprinos em atividades recreativas durante o evento que ocorre neste final de semana em Cabaceiras, no Cariri paraibano.

E nota, a organização da festa disse que respeitará todas as decisões tomadas e adotará medidas para protejam os animais.

As competições, que antes eram feitas a participação de animais serão adaptadas para se manter as atividades do evento.

 “Nós reiteramos nosso cuidado e respeito com os animais, principalmente o Bode, nosso símbolo de resistência e fortalecimento de um povo guerreiro”, diz trecho da nota.

Confira

Hoje recebemos uma notícia que precisamos analisar com muito cuidado. Em 24 anos de Festa do Bode Rei, sempre prezamos pelo cuidado e respeito aos animais, principalmente o Bode, já que ele é o símbolo de resistência e força do povo caririzeiro. Uma das principais bandeiras que levantamos, não só durante a Festa do Bode Rei, é a proteção, cuidado e respeito com os nossos animais.

A Festa do Bode Rei é conhecida nacionalmente pelo empoderamento do nosso povo, pelo o simbolismo cultural que ela agrega e pelo respeito a nossa cadeia produtiva. Durante os 03 dias o nosso festival gera emprego e renda para famílias, gera uma diversidade de oportunidades, felicidade para quem participa e alegria pra nossa gente em receber uma diversidade de turistas que nos visitam.

Nós entendemos e repeitamos todas as decisões que são tomadas e reiteramos nosso compromisso em adotar medidas que protejam nossos animais e que promovam o nosso município, nossa cadeia produtiva e nossos potenciais. Nós reiteramos nosso cuidado e respeito com os animais, principalmente o Bode, nosso símbolo de resistência e fortalecimento de um povo guerreiro.

As competições acontecem de uma forma diferente, estão sendo realizadas sem a presença de animais e adaptadas para aprimorar o que já é tão bom em nosso evento. Nossa festa é importante, especial e referência para o nosso povo.

Atenciosamente, organização do Bode Rei.

GARANHUNS E ITAÍBA FORAM ALVOS DE OPERAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL QUE INVESTIGA CRIME FINANCEIRO NA ORDEM DE 5 MILHÕES DE REAIS

As investigações iniciaram-se em Campinas/SP e já foi determinado pela justiça o bloqueio de mais de 16 milhões de reais em bens e valores dos investigados


Em Pernambuco dentro da operação Clandestine Bank foi dado cumprimento a 02 mandados de busca e apreensão em endereços residenciais que fica localizado nas cidades de Garanhuns/PE e Itaíba/PE. Foram arrecadados vasta documentação. Todo o material será enviado para a coordenação da Operação em Campinas/SP – a fim de passar por perícia técnica objetivando subsidiar as investigações que estão em andamento.

Campinas/SP – A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (01/06), a Operação Clandestine Bank objetivando a repressão de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional consistentes em operações de evasão de divisas, fraudes em contratos de câmbio e operações irregulares de instituições financeiras.

A investigação, iniciada em março de 2023, teve por base as informações obtidas na Operação Dollaro Bucato II, deflagrada em 28.07.2022, também em Campinas. Por meio das análises de documentos e dispositivos eletrônicos, foi possível constatar milhares de operações de crédito e débito e de câmbio, efetivadas por pessoas físicas e jurídicas não autorizadas, inclusive para o continente asiático.

As operações envolvem movimentação de moeda no estrangeiro por meio do processo conhecido como dólar-cabo, além de câmbio de moeda em território nacional, conversão ilícitas de créditos lícitos em dinheiro em espécie, uso de empresas de fachada, operações de importações fictícias, laranjas, testas de ferro, pagamento de boletos em benefício de terceiros, emissão de notas fiscais sem lastro.

Foram detectadas movimentações atípicas nas diversas regiões do país, sendo que o montante transacionado apenas entre os meses de março e junho de 2022, em relação às empresas investigadas, chega a 5 milhões de reais. Entre as pessoas jurídicas de fachada há empresa de transporte que não possui um único veículo.


Os principais investigados são dois operadores do sistema financeiro clandestino, a empresa de fachada utilizada para as movimentações, a empresa do ramo químico que mais usou o sistema bancário ilícito para, principalmente, converter créditos de sua conta corrente em dinheiro em espécie, e seu dirigente. Juntamente com estes, nesta data, mais 15 pessoas físicas e 07 pessoas jurídicas estão sendo investigadas e alvos de cumprimento de 22 (vinte e dois) mandados de busca e apreensão, expedidos pela Juíza Federal Valdirene Ribeiro de Souza Falcão, titular da 9ª Vara Federal em Campinas.

Além das buscas, foi determinado o bloqueio de mais de 16 (dezesseis) milhões de reais em bens e valores dos investigados para fazer frente a danos causados. No total, 94 policiais federais e 31 servidores da Secretaria da Receita Federal do Brasil participam das buscas nos estados de São Paulo e Pernambuco.

A soma das penas dos crimes constatados durante a investigação, todos contra o Sistema Financeiro Nacional, Lei n. 7492/86, podem chegar a 26 anos de prisão:

a) art. 4°: gerir fraudulentamente instituição financeira;

b) art. 16: operar sem autorização instituição financeira, inclusive câmbio;

c) art. 21: usar falsa identidade para realização de operação de câmbio, e

d) art. 22: evasão de divisas.

O nome da operação é uma referência, em inglês, ao complexo esquema desenvolvido pelos investigados para operações financeiras ilegais.


Da Polícia Federal

09 = SÃO JOÃO DA MODA 2023: FESTIVAL DE QUADRILHAS DE RUA FOGOIÓ DOS OITO BAIXOS

Acompanhe: O tradicional “Festival de Quadrilhas de Rua Fogoió dos Oito Baixos”, de Santa Cruz do Capibaribe no Agreste Pernambucano. Inscreva-se no canal e fique sempre bem-informado, ative o sino para não perder nenhum vídeo! TV Budega Nordestina, Somos como Você. Nosso Whatsapp: 81 9 9428-8603.

INAUGURAÇÃO DO MONUMENTO DO PADROEIRO DE LAJEDO JUNTO À REFORMA DA PRAÇA E MUSEU


O dia 1º de junho de 2023 marcou desta vez, não só a abertura da festividade religiosa e cultural do santo padroeiro da cidade, mas também a entrega da imagem de Santo Antônio, doada pelo Chefe do Poder Executivo de Lajedo, Prefeito Erivaldo Chagas. E também a Prefeitura Municipal entregou a reforma da Praça que carrega o nome do santo casamenteiro e a instituição que rememora o cidadão Paulo Xisto de Oliveira (Paulo do Cintura Fina), como também o acervo do poeta e autor do Hino de Lajedo, o escritor Antônio de Oliveira, falecido em 2022.


Após a procissão vinda do Povoado Olho D’água dos Pombos até a Matriz de Santo Antônio, e em seguida a Celebração Eucarística, o Pároco Roberto Júnior abençoou e inaugurou junto às autoridades municipais a imagem que fica em frente à Igreja Matriz, justificando as três colunas que sustentam a imagem de Sto. Antônio, sendo três virtudes teologais: a fé, a esperança e a caridade.


Em seguida, o Prefeito junto aos vereadores e Secretários realizaram a inauguração formal da reforma da Praça, e ao final agraciados com o show do Padre João Carlos proporcionado pela gestão para simbolizar a abertura dos 13 dias da Festa de Santo Antônio e do São João da Gente 2023.


A indicação da reforma da praça foi do vereador Beto da Vila. Já a indicação da imagem de Santo Antônio foi da vereadora Vânia Cosme, e o Museu foi indicação do vereador Joãozinho CDs.

(Com informações da Assessoria)

DECISÃO: Juíza proíbe atividades recreativas com bodes durante a Festa do Bode Rei, em Cabaceiras


A juíza Adriana Maranhão da Silva, da Vara Única de Boqueirão, proibiu nesta sexta-feira (02), a utilização de bodes como entretenimento humano durante a festa do ‘Bode Rei’, em Cabaceiras, neste fim de semana.

A magistrada atendeu a um pedido do Instituto Protecionista SOS Animais e Plantas. A multa caso haja descumprimento por parte da Prefeitura é de R$ 200.000,00 a R$ 1.000.000,00.

A decisão proíbe a divulgação, financiamento, organização, apoio ou permissão ativa ou passiva de realização de atividades como o “pega de bode”, “fórmula bode”, “bode no sebo” e “futbode” ou qualquer outro qualquer outra que envolva a utilização de caprinos em disputas de velocidade, destreza, perícia ou congêneres, com ou sem montaria de humanos.

A juíza sugere que as atrações podem ser realizadas, desde que não participem os animais em questão, podendo ser substituídos por bonecos ou outros seres inanimados.

Com base na decisão, também determinou a notificação das polícias Civil e Militar para cumprimento da ordem que valem para pessoas físicas e jurídicas.