domingo, 25 de janeiro de 2015

Morre José de Sousa Alencar, o Alex, ícone do jornalismo pernambucano

Alex era um dos mais completos cronistas sociais do País. Foto: JC Imagem


O jornalista José de Sousa Alencar, o Alex, que durante muitos anos participou da vida cultural e social de Pernambuco, faleceu neste sábado, após um agravamento no estado de saúde. Alex faleceu durante a madrugada no Hospital Santa Joana, onde estava internado há pouco mais de duas semanas. Alex havia sofrido um AVC e, mais recentemente, um infarto. O corpo dele foi enterrado no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, Litoral Norte do Estado.

Alex, nasceu em Água Branca, no Sertão de Alagoas, em 1926 e foi um dos pioneiros na apresentação de programas de TV, um dos colunistas sociais mais reconhecidos do Estado, crítico de cinema, cronista e pintor. “Tive uma infância pobre, muito pobre. Minha mãe (Dona Sinhá, com quem tinha uma ligação muito forte) se separou do meu pai quando eu tinha 6 meses. Ela ensinava de manhã e de tarde e costurava à noite para manter a casa. Estudei em grupo escolar, o D. Pedro II, lá em Maceió, onde hoje funciona a Academia Alagoana de Letras. Tempos depois nos mudamos para o Recife, e eu, que pensava em fazer medicina, desisti. Então eu fiz direito na Universidade Federal de Pernambuco”, recordou Alex ao ser entrevistado pelo jornalista Jorge José B. Santana, em 2006, para o livro A televisão pernambucana por quem a viu nascer.

O jornalismo também chegou cedo à vida de Alex e ele passou pelas maiores redações do Estado. Quando ele estava no segundo ano da faculdade, começou a escrever sobre cinema no Diario de Pernambuco, assinando com o pseudônimo Ralph. “Fiz durante uns oito anos críticas de cinema. Até então, não existia televisão e a grande diversão do público era ir ao cinema. Toda semana estreavam de seis a oito filmes”, relata o jornalista no livro de Jorge José. No Jornal do Commercio, assinou por mais de cinco décadas uma prestigiada coluna social que marcou época. E ainda publicou suas crônicas na Folha de Pernambuco.
Foto: Alexandre Belém/JC Imagem

Além de se dedicar ao colunismo social, Alex transformava observações sobre o mundo à sua volta em crônicas, publicadas no jornal e reunidas em livros, como Setenta crônicas de Alex. A atuação como cronista começou em 1964 – e a data tem mesmo uma relação com o período da ditadura no Brasil. Em sua coluna, Alex contou que o presidente Castelo Branco tinha um relacionamento com uma professora da Universidade Federal de Pernambuco. A atitude desagradou aos militares e ele acabou preso. “Foi inacreditável para mim ter passado por algo assim, porque nunca tive qualquer envolvimento com o comunismo ou nada parecido. Eu fiquei tão transtornado com essa prisão, que decidi fazer outro gênero, além do colunismo social, para mostrar meu potencial a essas pessoas. Escrever foi meu recurso para lidar com o trauma”, lembrou em 2005, ao ser entrevistado pelo jornalista Schneider Carpeggiani.

REPERCUSSÃO 

Paulo Câmara, governador de Pernambuco - "Perdemos uma referência do jornalismo pernambucano, em especial do segmento cultural e social. Alex teve uma trajetória longa e atuante, formando novas gerações e ajudando a construir páginas importantes da história da nossa Imprensa. No entanto, talvez o aspecto mais marcante de Alex, nos últimos anos, tenha sido sua determinação em continuar no batente, em continuar escrevendo, paixão que transformou em profissão.”

Geraldo Júlio, prefeito do Recife - "Ele era uma pessoa agradável, amiga, que estava sempre à disposição. Acredito que não só o meio jornalístico, mas toda a sociedade recifense sente uma dor muito forte pela perda de Alex."

João Carlos Paes Mendonça, presidente do grupo JCPM - "Alex deixa um legado para o jornalismo pernambucano. Sua trajetória no Jornal do Commercio marcou uma época no colunismo social e foi capaz de inspirar outros profissionais que seguiram seus passos anos depois. A dedicação e atenção aos atores culturais locais foram outras características de Alex nos anos em que exerceu com tanto afinco a profissão."

Fonte: Com informações do Jornal do Commercio

Criação do PL busca atrair políticos insatisfeitos em seus partidos, diz presidente da sigla em Pernambuco

Presidente interino do PL em Pernambuco, Charles Ribeiro, e o ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD). Foto: reprodução do Facebook

Existem 32 partidos registrados no Brasil. Questionado sobre o que justificaria a criação de uma nova legenda, o presidente interino do novo Partido Liberal (PL) em Pernambuco, Charles Ribeiro, é direto em dizer que o principal objetivo é atrair políticos insatisfeitos em suas siglas atuais. Até 30 dias após a criação de um partido, deputados e vereadores podem se filiar sem ter seus mandatos ameaçados.

“Se eu tivesse um mandato eletivo e estivesse insatisfeito com o meu partido, só poderia migrar se tivesse sendo perseguido, o que é difícil de comprovar, ou abrindo mão do mandato. Isso é que está motivando a nossa formação”, afirmou Charles Ribeiro ao Blog de Jamildo, por telefone, na ultima segunda-feira (12).

O partido em vias de ser oficializado pela Justiça Eleitoral tem como principal articulador nacional o ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD), e, em Pernambuco, o apoio do secretário estadual das Cidades, André de Paula (PSD).

Desde outubro de 2013, novos partidos não têm mais direito a tempo de televisão e rádio e a receber fundo partidário antes da próxima eleição para a Câmara Federal; o que só acontecerá em 2018. O PL, porém, deve ser fundido com o PSD já existente; o que pode levar Kassab a comandar a segunda maior bancada no Congresso, desbancando o PMDB.

O governador Paulo Câmara (PSB) e o secretário das Cidades, André de Paula (PSD). Foto: reprodução/Facebook

“Existe uma intenção de fazer a fusão”, admite Charles. Ele diz, porém, que a decisão só será tomada após a formalização do PL, o que deve acontecer em março.

Desde o final do segundo turno, em outubro do ano passado, os aliados de Kassab passaram a intensificar o trabalho de coleta de assinaturas. Em Pernambuco, a meta é atingir 25 mil. Até o último balanço, feito há quatro dias, o PL já havia conseguido 10 mil assinaturas, das quais 3,5 mil já foram certificadas em cartório.

Charles Ribeiro não revela que políticos pernambucanos poderiam ingressar no PL. Diz apenas que a lista pode incluir vereadores do Recife e deputados federais e estaduais com base política no interior. Os convites estão sendo feitos por André de Paula.

Questionado se houve algum movimento para atrair para o PL o senador eleito Fernando Bezerra Coelho (PSB), que chegou a se reunir com Kassab na semana passada, Ribeiro negou. “Da nossa direção, nada”, assegura.

Além de permitir que políticos deixem seus partidos para ingressar numa nova sigla sem perder o mandato, a criação do novo PL também deve permitir a adesão de políticos hoje na oposição, que queiram se aproximar do governo Dilma Rousseff (PT).

O PSB pode ser uma das principais legendas a perder integrantes. Dentre os nomes citados, está o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, que apoiou Dilma no segundo turno.

No final do ano passado, Kassab chegou a procurar Paulo Câmara e o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), para pedir apoio na criação do PL em Pernambuco.

Ao contrário do que fez Eduardo Campos na época do PSD, porém, a articulação tem ocorrido independente do Palácio do Campo das Princesas, com as assinaturas puxadas por prefeitos e vereadores do PSD.

Fonte: Blog do Jamildo

COMANDO MILITAR DO NORDESTE PREPARA A PRÓXIMA TROPA QUE SERÁ EMPREGADA NA OPERAÇÃO SÃO FRANCISCO NO COMPLEXO DA MARÉ

O Comando Militar do Nordeste foi encarregado do preparo do próximo contingente do Exército Brasileiro que será empregado, a partir do mês de fevereiro, na Operação São Francisco, no Complexo da Maré, na cidade do Rio de Janeiro.

A preparação da tropa, que se iniciou no dia 15 de dezembro de 2014, será realizada até o mês de fevereiro de 2015. Nesse período, os militares do Nordeste que integram o VI Contingente da Força de Pacificação, denominada GUARARAPES, estão sendo submetidos a diversas avaliações, instruções e treinamentos específicos. No momento, essas atividades estão sendo conduzidas de forma descentralizada nas diversas Organizações Militares designadas como Unidades Pólo de Instrução. Posteriormente, no período de 26 a 30 de janeiro, esses militares do Nordeste estarão divididos em 4 grupamentos, que se reunirão nas cidades de Salvador-BA, Garanhuns-PE, Recife-PE e Natal-RN, para participar de um treinamento final com vistas à atuação eficiente nas operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).


A Força de Pacificação Guararapes é comandada pelo General de Brigada Antônio Carlos de Souza e constituí-se por cerca de 2.500 militares, que passaram por uma criteriosa e rigorosa seleção em suas Unidades.

Nesse contexto, o 71º Batalhão de Infantaria Motorizado (71º BI Mtz) realizará na Cidade de Garanhuns um exercício de preparação da tropa que fará parte da Força de Pacificação Guararapes, na cidade do Rio de Janeiro.

A atividade de adestramento em Garanhuns, em ações de Garantia da Lei e da Ordem, acontecerá no período das 6h às 22h, do dia 27 de janeiro (terça-feira), nos bairros do Magano, Cohab 3 e Brasília, quando serão realizados treinamentos de patrulhamentos a pé e motorizado, bem como serão estabelecidos postos de bloqueio e controle de vias urbanas.

Além do 71º BI Mtz, também participarão do exercício em Garanhuns tropas do Exército das cidades de Petrolina e de Jaboatão dos Guararapes, envolvendo cerca de 600 militares e contará, ainda, com o apoio do 9º Batalhão de Polícia Militar.

A missão da Força de Pacificação Guararapes, no Rio de Janeiro, é a de realizar ações de Garantia da Lei e da Ordem para a preservação da ordem pública e incolumidade das pessoas e do patrimônio nas comunidades do Complexo da Maré, contribuindo para o restabelecimento da paz social nessa região.

A participação de militares do Nordeste nessa missão de GLO é motivo de orgulho para os integrantes da Força de Pacificação, pela possibilidade de representar o Exército nessa nobre e honrosa missão de garantir a paz nas comunidades do Complexo da Maré. Além disso, para o Comando Militar do Nordeste trata-se de uma excelente oportunidade para o aprimoramento técnico e profissional de uma parcela significativa de sua tropa.

CIOSAC PRENDE INDIVÍDUOS EM CARUARU COM ARMA MUNIÇÕES E DROGA


A CIOSAC (Companhia Independente de Operações e Sobrevivência na Área de Caatinga) prendeu na tarde da ultima quinta-feira (22), Jemilson José da Silva Santos, vulgo “Careca” de 18 anos e Agnaldo José da Silva, vulgo “Boi” de 37 anos, ambos moradores do bairro do Salgado em Caruaru, segundo informações da equipe.

Ainda de acordo com a CIOSAC, foi encontrado um revólver cal. 38, com 06 munições na cintura do “Careca”, no interior do imóvel de Agnaldo foram encontradas duas maquitas, duas furadeiras, uma TV de led de 50 polegadas, produtos estes sem nota fiscal e um veículo Crossfox, cinza, Placa KHS-9441 de Caruaru, que o mesmo não apresentou a documentação. Em um matagal ao lado do imóvel foram encontrados ainda 48 “BIG-BIG” DE MACONHA

Os indivíduos foram denunciados por moradores da área e, de acordo com o que foi repassado ao policiamento, Agnaldo “Boi”, que já foi preso por tentativa de homicídio, inclusive disse que está recebendo ameaças de morte, é o dono da droga, mas negou o tráfico, e o “Careca”, que já foi preso por porte de arma, seria o gerente da boca de fumo.

Os dois imputados foram apresentados no plantão da Delegacia Regional, onde a Autoridade Policial autuou o “Boi” por Associação para o Tráfico e o seu comparsa por Porte Ilegal de Arma e Tráfico de Drogas. Ambos foram recolhidos ao presídio de Caruaru.

PEDREIRO É PRESO POR AGREDIR COMPANHEIRA EM GARANHUNS


Cansada de ser agredida fisicamente e verbalmente, uma dona de casa moradora do bairro Parque Fênix em Garanhuns, acionou a Polícia para prender o seu companheiro o pedreiro José do Nascimento Pereira de 41 anos, o valentão após dá uma pisa na mulher se evadiu do local.

Os policiais que atenderam a ocorrência realizaram diligencias pelo bairro e conseguiram prender o homem que foi conduzido a delegacia, autuado em flagrante e encaminhado a Cadeia Pública de Garanhuns.

HOMEM É ASSASSINADO DENTRO DE MERCADINHO EM GARANHUNS


Um homem foi assassinado a tiros no bairro da Cohab I em Garanhuns. Segundo informações da Polícia Civil, elementos em uma moto efetuaram os disparos e fugiram. A vítima, José Ailton Barbosa, de 41 anos, vulgo “Grade”, estava na porta de um mercadinho, na Rua Santa Quitéria, quando foi surpreendido pelos assassinos. Ainda segundo polícia, a vítima foi assassinada com cerca de três disparos de pistola calibre 380, no local foram encontradas duas cápsulas.

Após os disparos, a Polícia Militar foi acionada através de populares, mas ao chegar no local, o policiamento constatou que a vítima se encontrava em óbito. Diligências foram realizadas, mas ninguém foi preso. Autoria e motivação do crime são desconhecidas.

Policiais civis de plantão na Delegacia Regional de Garanhuns estiveram no local e após realizar o levantamento cadavérico o corpo foi encaminhado a traves do IML para a cidade de Caruaru.

Mais um crime há ser investigado pela 22ª Delegacia de Homicídio, que tem como titular o Delegado João Lins.

Polícia Militar apreende adolescentes com drogas e posse ilegal de arma de fogo em Jataúba

A Polícia Militar realizava rondas na Rua São Sebastião no Centro de Jataúba, quando o efetivo percebeu dois menores (um de 16 anos e outro com 17 anos) com atitudes suspeitas.

Ao serem abordados foi encontrado com um dos menores três trouxinhas de maconha, enquanto que o outro infrator confessou ao policiamento que a maconha era de sua propriedade, bem como confessou possuir uma arma em sua residência.

Em seguida, o efetivo se dirigiu ao local e constatou o fato, encontrando um revólver Taurus Calibre 32 e uma cápsula do mesmo calibre. A ocorrência foi encaminhada para a delegacia de polícia de Santa Cruz do Capibaribe.

Dois jovens são presos no Cariri por aplicar golpes em postos de gasolina...

Dois jovens em um carro vermelho Golf de placa OFD 8000 de Campina Grande foram presos na madrugada deste sábado (24) na cidade de Boa Vista.

Eles abastecerem seu veículo sem pagar a conta no Posto de Zé Bola em Sumé e seguiram com destino a Boa Vista, onde fizeram a mesma coisa no Posto da cidade.

Um deles, conhecido como Washington e o outro como Marcos Raia Júnior, também foram autuados por embriaguês ao volante. Eles foram presos por furto e embriaguês ao volante pela guarnição da cidade de Boa Vista.

Com informações de Jacqueline Oliveira

População de Pão de Açúcar realiza protesto na PE-160 contra a insegurança

Fotos: Pão de Açúcar News.

Na noite deste sábado (24) cerca de 300 pessoas que residem em Pão de Açúcar, distrito de Taquaritinga do Norte realizou um protesto exigindo mais segurança na localidade, após a tentativa de homicídio ocorrida neste sábado, além de vários assaltos e roubos a veículos que acontecem diariamente.

Populares atearam fogo em pneus e e interditaram a PE-160, o trânsito ficou parado por quase duas horas.


O Corpo de Bombeiros foi acionado para conter as chamas, enquanto a Polícia Militar e o GATI estiveram no local para acalmar a população e realizar a liberação do trânsito.

Dez pessoas são conduzidas até a delegacia de polícia por tráfico de drogas em São Domingos

Após denúncias anônimas, o efetivo do GATI do 24ºBPM recebeu informações de que haveria um ponto de tráfico de drogas na Travessa Colômbia, nº 130, em São Domingos, distrito de Brejo da Madre de Deus.

Os policiais se deslocaram até o endereço citado e se depararam com dez pessoas consumindo Crack, sendo cinco maiores de idade e os outros cinco menores.

Com os envolvidos foram encontradas 21 pedras de crack, 11 big-big de maconha e a importância de R$ 202,00 em espécie.

Além dos cinco menores, os outros envolvidos foram José Wellington da Silva (21 anos), Josias Leandro de Sampaio (29 anos), Maria José Marcelino da Conceição (19 anos), Fábio Bernardo da Silva (19 anos) e Daniel José da Silva (25 anos).

Todos foram conduzidos para a Delegacia da cidade de Brejo da Madre de Deus para adoção das providências cabíveis.

IVESTIGAÇÃO

Acusado de assassinar jovem santa-cruzense é apreendido em Caruaru 

Vítima: Mateus Manoel de Lima (18 anos). Foto: Blog do Adielson Galvão.

Foi apreendido um adolescente de 17 anos, acusado de assassinar na última quarta-feira (21) o jovem santa-cruzense Mateus Manoel de Lima (18 anos), que morava no bairro Palestina, que foi morto a tiros nas proximidades da Funase, que fica na zona rural daquele município. Onde o mesmo teve uma das orelhas decepada pelo assassino (Relembre o caso clicando AQUI).

Segundo informações, a vítima teria sido convidada para cobrar uma dívida, mas teria sido enganada e morta, de acordo com o delegado Bruno Vital, da divisão de homicídios de Caruaru. O caso continua sendo investigado, para confirmar se há outras participações no crime. O menor acusado pelo homicídio foi encaminhado à Funase.

Fonte:informações do G1

Amigo íntimo de Lula é peça-chave do petrolão

SUPERCREDENCIAL - José Carlos Bumlai, amigo íntimo do presidente Lula, estava autorizado a entrar quando quisesse, na hora em que bem entendesse (Cristiano Mariz/VEJA)

Um dos grandes pecuaristas do país, José Carlos Bumlai conta que visualizou em sonho sua aproximação com Luiz Inácio Lula da Silva, quando ele era apenas aspirante à Presidência. Com a ajuda de um amigo comum, Bumlai conheceu o petista e o sonho se realizou. O pecuarista tornou-se íntimo de Lula. O sonho embutia uma profecia que ele só confidenciou a poucos: a aproximação renderia excelentes resultados para ambos. Assim foi. Lula chegou ao Planalto, e Bumlai, bom de negócios, bem-sucedido e rico, tornou-se fiel seguidor do presidente, resolvedor de problemas de toda espécie e, claro, receptador de dividendos que uma ligação tão estreita com o poder sempre proporciona. No governo, só duas pessoas entravam no gabinete presidencial sem bater na porta. Bumlai era uma delas. A outra, Marisa Letícia, mulher de Lula.

Desde 2005, sabia-se em Brasília que Bumlai também tinha delegação para tratar de interesses que envolvessem a Petrobras. Foi ele, por exemplo, um dos responsáveis por chancelar o nome do hoje notório Nestor Cerveró, um desconhecido funcionário da estatal, para o posto de diretor internacional da empresa. Em sua missão de conjugar interesses públicos e privados, Bumlai tinha seus parceiros diletos, aos quais dedicava atenção especial. Não demorou para que começassem a chegar ao governo queixas de empresários descontentes com “privilégios incompreensíveis” concedidos aos amigos do amigo do presidente.

Uma das reclamações mais frequentes envolvia justamente a Petrobras e uma empreiteira pouco conhecida até então, a UTC, que de repente passou a assinar contratos milionários com a estatal, ao mesmo tempo em que surgia como uma grande doadora de campanhas, principalmente as do PT. Gigantes da construção civil apontavam Bumlai como responsável pelos “privilégios” que a UTC estava recebendo da Petrobras. Hoje, a escalada dos negócios da UTC é uma peça importante da Operação Lava-Jato, que está desvendando o ultrajante esquema de corrupção montado no coração da estatal para abastecer as contas bancárias de políticos e partidos. A cada depoimento, a cada busca, a cada prova que se encontra, aos poucos as peças vão se encaixando. A última revelação pode ser a chave do quebra-cabeça. Bumlai, o amigo íntimo do ex-presidente que tinha entrada livre ao Palácio do Planalto, está envolvido até o pescoço no escândalo de corrupção montado na Petrobras durante o governo petista.