domingo, 1 de janeiro de 2017

Jacinto Bezerra encerra gestão em Camalaú com compromissos em dia


O prefeito Jacinto Bezerra encerra sua gestão a frente da prefeitura de Camalaú com os compromissos em dia com os funcionários e fornecedores do município. O seu mandato se encerrou no ultimo sábado 31 de dezembro de 2016.

A prefeitura pagou o 14° salário aos professores da Rede Municipal como uma forma de reconhecimento a categoria profissional e pagou o salário de dezembro e o 13° salário antes do natal, e com essas ações, o prefeito Jacinto manteve seu compromisso com os servidores públicos do município.

“O pagamento dos servidores dentro do mês trabalhado, e o pagamento dos fornecedores do município, foi uma marca de nossa gestão”, afirmou Jacinto Bezerra, que agradeceu a confiança dos Camalauenses.

NA CHEGADA DE 2017: Dorgival Dantas animará Festa de Emancipação Política de Gurjão


Neste dia 02 de janeiro de 2017, a cidade de Gurjão, no Cariri da Paraíba, celebrará 55 anos de Emancipação Política com um grande show em praça pública.

O prefeito Ronaldo Queiroz contratou o poeta Dorgival Dantas e o Forró do Garotinho para animar o aniversário da cidade com show a partir das 22hrs.

Ronaldo Queiroz resgatou desde o primeiro ano de sua gestão as principais festas do município e afirmou que a valorização do município, sua cultura e o bem estar de sua população continuarão sendo prioridades dessa segunda administração.
Fonte: De Olho no Cariri

Duas pessoas sofrem tentativa de homicídio em Caruaru

Aconteceram duas tentativas de homicídio na ultima sexta-feira (30), em Caruaru. Na Rua Esdras de Farias, no bairro do Salgado, Maviael Mozart Monteiro Silva, 28 anos, foi atingido com vários tiros. Ele foi socorrido pelo Samu para o Hospital Regional do Agreste.

O crime foi praticado por desconhecidos em um veículo. De acordo com informações da equipe médica, a vítima não corre risco de morte.

No Parque 18 de Maio, na feira de milho, um homem de 40 anos foi espancado. Ele sofreu golpes de barra de ferro. Jurandir Claudino da Silva foi socorrido pelo Samu também para o HRA. Os agressores não foram identificados.

Escolhida a nova Mesa Diretora da Câmara de Caruaru


Foto: Berg Santos

Foi escolhida na tarde deste domingo (01) a composição da nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Caruaru. Os 23 ingrantes da Casa Jornalista José Carlos Florêncio compuseram assim a Mesa para o biênio 2017/2018:

Presidente - Lula Torres (PDT)

Primeiro vice - Marcelo Gomes (PSB)

Segundo vice - Edmílson do Salgado (PC do B)

Primeiro secretário - Leonardo Chaves (PDT)

Segundo secretário - Presbítero Andrey Gouveia (PRP)

Terceiro secretário - Edjailson da Caruforró (PRTB)

Quarto secretário - Ricardo Liberato (PDT)

O detalhe é que dos partidos que compunham a Coligação Juntos por Caruaru, que elegeu a prefeita Raquel Lyra, apenas o vereador Edjailson da Caruforró obteve um espaço na Mesa (terceiro secretário). Todos os demais integrantes da Mesa estavam na Coligação Caruaru Cada Vez Melhor, que apoiava o ex-vice prefeito Jorge Gomes.

Prêmio da Mega da Virada sai para seis apostadores


A Caixa Econômica Federal realizou, na noite deste sábado (31), o sorteio da Mega da Virada, o maior prêmio do ano: 220 milhões 984 mil 549 reais.

Confira as dezenas sorteadas: 05 – 11 – 22 – 24 – 51 – 53.
Seis apostas vão dividir o prêmio. Os ganhadores são dos Estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Mato Groso do Sul e Rio Grande do Sul. O prêmio para cada ganhador é de 36 milhões e 800 mil reais.

O valor estimado era de 225 milhões de reais. Em 2015, o valor pago foi de 264 milhões e meio de reais.

(Foto: Reprodução/TV Globo)

Surpresa em Carnaíba: Neudo da Itã é eleito Presidente da Câmara



Nêudo, quando esteve na Rádio Pajeú: já sinalizava interesse em presidir casa

A primeira grande surpresa na escolha de Mesas Diretoras no Pajeú vem de Carnaíba. O socialista Nêudo da Itã, que havia sido majoritário nas eleições deste ano venceu o também socialista Victor Patriota por 6 votos a 5 e é o presidente da Câmara de Vereadores do município. A votação ocorreu após a posse dos eleitos.

Pela condição de majoritário e por entender que reunia condições de presidir a casa, Nêudo deste o início tentou costurar a bancada para lhe dar sustentação. Ele não aceitava o nome do filho do prefeito eleito Anchieta Patriota, Victor, por entender que não ficaria bem pai e filho gerindo os dois poderes. O clima foi piorando e Nêudo já era visto como novo oposicionista à gestão de Anchieta.

Por outro lado, Victor havia anunciado que reunira sete votos na chapa formada por ele, Cícero Batista (Vice-presidente), Irmão Adilson (Primeiro Secretário) e Alex Mendes (Segundo Secretário). O acerto foi fechado na manhã da terça-feira (27).

Só que Nêudo articulou além de mais três votos da oposição, Gleybson Martins, Preguinho e Anchieta Crente, dois que quebraram o acordo da última terça. Assim, bateu Victor por 6 votos a 5, uma surpresa em meio à posse dos eleitos. Completam a mesa Anchieta Crente (vice), Gleybson Martins (Primeiro Secretário) e Preguinho (Segundo Secretário).

Detalhe: a votação era secreta, o que dificulta identificar de onde veio a traição do acordo. Mas as especulações sobre os dois que reviram a posição começaram.

Cadeiras arremessadas e spray de pimenta em Ipojuca


A posse dos vereadores de Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, foi marcada por confusão.

O candidato Romero Sales (PTB) havia sido o mais votado para prefeito, mas teve o registro indeferido por já ter uma condenação por improbidade administrativa.

Quem assume o cargo interinamente é o presidente da Câmara dos Vereadores, até que ocorra nova eleição. Durante a sessão de posse dos novos vereadores, o prédio da Câmara ficou repleto de pessoas gritando palavras de ordem.


Com o anúncio da vitória de Ricardo José de Souza (PTC) na disputa pela presidência da Casa (e, consequentemente, pelo cargo provisório de prefeito), cadeiras de plástico foram arremessadas em direção aos vereadores. Houve correria e gritaria, as agentes de segurança usaram spray de pimenta para dispersar a confusão.

LAJEDO REGISTRA PRIMEIRO HOMICÍDIO DE 2017


O município de Lajedo no Agreste Meridional de Pernambuco, registrou nas primeiras horas deste domingo (1), o primeiro homicídio de 2017.

Um homem de identidade desconhecida, calçando sandálias vermelhas, trajando bermuda cinza com detalhes vermelho e preto, foi assassinado com golpes de facão na cabeça. O crime aconteceu em um lixão localizado na Vila dos Prazeres, na zona rural do município.


A PM informou que recebeu o comunicado da localização do cadáver no início da manhã, curiosos que estavam no local disseram não conhecer a vítima nem souberam da detalhes que possam ajudar a polícia a desvendar o crime. Uma equipe do Divisão Especial de Apuração de Homicídios da Polícia Civil esteve no local, e liberou o corpo que foi evado para o Instituto e Medicina Legal (IML) de Caruaru.

Em Flores, Marconi Santana diz que recebeu prefeitura sucateada


Marconi Santana e Lucila Santana na escadaria, da sede da prefeitura antes de percorrer todo o prédio.

O prefeito de Flores, Marconi Santana (PSB) após participar de missa de ação e graças, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, diz em nota ter sido surpreendido na manhã deste domingo, 1º de janeiro com a não entrega da chave do centro administrativo municipal, como também, das péssimas condições em toda sua infraestrutura.

“A centenária edificação fincada no centro do município, à Praça Dr. Santana Filho, não só está em ruínas, como sofreu várias intervenções na parte interna, com a construção de novas salas, erguidas com maderite”, diz o texto.

Além do risco eminente de desmoronamento de algumas dependências: lixo, instalações elétricas danificadas, poeira, mau cheiro e setores de prestação de serviços sem CPUs – foi o cenário encontrado pelo prefeito – que percorreu todo o prédio acompanhado da primeira dama Lucila Santana, segundo nota.

Veja abaixo fotos enviadas pela assessoria do prefeito ao blog:










Já na Unidade de Saúde, Marconi diz que encontrou a caçamba sem pneu, ambulâncias e demais carros que fazem a frota de veículos da Secretária de Saúde, sem as mínimas condições de uso. Nas dependências do centro de saúde, ar-condicionados foram removidos dos leitos a farmácia básica com estoque no vermelho e a sala de raio-x tomada por lixo, e com o equipamento quebrado.

“Não tivemos a devida transição, e ainda estamos recebendo a sede da prefeitura sem condições de abrigar os servidores e a população, que precisam dos serviços da prefeitura nesta segunda-feira. Vamos solicitar uma vistoria do corpo de bombeiros, e realizar com a máxima urgência leilão para comprarmos novas ambulâncias”, lamentou Marconi Santana.

BRIGA DE GANGUES E ASSALTOS NA PRAÇA DE EVENTOS MESTRE DOMINGUINHOS, CENTRO DE GARANHUNS, DIZ POPULAR

A Praça Mestre Dominguinhos no Centro de Garanhuns, onde foi instalado um parque de diversões para as festividades natalinas e réveillon 2016, vem sendo concentração de gangues para praticarem diversos tipos de delito, como também usuários de drogas fazer uso de entorpecentes nas áreas adjacentes a praça.

Em relato ao site Agreste Violento, um popular que passava pela referida praça presenciou as atrocidades e relatou o seguinte:

“Neste Domingo (1), por volta de 01:00 da manhã, após as festividades do réveillon, resolvi dar uma volta de carro, e passar em frente à Praça Mestre Dominguinhos, onde está instalado um Parque de Diversões, que é um local onde junta muitos menores do sexo masculino e feminino, os quais ficam usando drogas e assaltando os cidadãos de bem que vão lá ou mesmo apenas cruzar a praça, como foi o caso de um amigo.

No Natal, ele, após sair de um show em frente à Prefeitura de Garanhuns e ao subir aquela escada que dá acesso a Praça de Eventos, foi assaltado junto com uma amiga. Vários elementos o abordaram, aparentemente menores – homens e mulheres, chegaram a puxar os cabelos da senhora numa tentativa de praticarem o roubo. Após o assalto saíram correndo em direção ao Centro da cidade.

Para minha surpresa, neste domingo, quando passava após o réveillon na frente da referida praça, presenciei vários menores correndo em direção ao antigo Fórum, também sentido ao centro da cidade. Provavelmente haviam acabado de cometerem mais um assalto aos populares que frequentavam o interior do evento.

Na fuga deles, se encontraram com mais uma gangue e ao se juntarem começaram uma briga generalizada, cerca de 40 menores infratores, alguns deles jogando pedras nos carros que se encontravam estacionados, nos estabelecimentos comerciais e levando pânico a quem passava pelo local. De imediato liguei para o 9º BPM da Polícia Militar, para avisar o que estava acontecendo, porém, a atendente muita educada me falou que, no momento todas as viaturas já estavam empenhadas em outras ocorrências, mas assim que fossem desempenhadas iriam averiguar a denúncia.

Pergunto porque as autoridades públicas como Ministério Público e Conselho Tutelar não tomam nenhuma providência em relação a esses menores infratores? Sei que a Polícia não pode fazer muita coisa, pois a maioria dos assaltantes são menores de idade e se forem apreendidos saem pela porta da frente da delegacia sem qualquer tipo de punição.

Absurdo um cidadão de bem não poder mais ter o direito de transitar tranquilamente nos locais públicos de uma cidade como Garanhuns/PE. ”
Fonte: César Galvão.

Prefeito morre em acidente antes da posse no Piauí


O prefeito eleito de Santana do Piauí, a 324 km ao Sul de Teresina, Francisco Raimundo de Moura, mais conhecido como Chico Borges (PTB), de 42 anos, morreu por volta das 5h deste domingo (1º) após se envolver em um acidente na PI-375 poucas horas antes de tomar posse.

De acordo com o sargento R. Alves, do Grupamento da Polícia Militar, a vítima estava sozinha em seu carro que colidiu frontalmente com um ônibus. “O prefeito participava das festividades de Réveillon em Santana do Piauí. Por volta das 5h ele saiu com destino a Picos, a 18 km de distância, onde morava e pouco tempo depois recebemos a informação do acidente. O carro em que andava o político colidiu de frente com um ônibus. Foi uma tragédia”, disse.

Ainda segundo o militar, Chico Borges seria empossado como prefeito às 15h deste domingo. “O ultimo contato que tivemos foi horas antes do acidente quando ele me entregou um ofício solicitando a presença da polícia em sua posse. Demonstrou bastante empolgação, estava todo entusiasmado”, contou.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Corpo de Bombeiros ainda chegaram a ser acionados, mas o político já foi encontrado sem vida. O corpo precisou ser retirado das ferragens e foi encaminhado ao Hospital Regional Justino Luz, em Picos.

O local do acidente foi isolado e uma perícia foi feita para identificar as principais causas do acidente. Segundo o sargento R. Alves, o velório está marcado para acontecer na Câmara Municipal da cidade às 15h, mesmo horário e local onde ocorreria a posse, que possivelmente será adiada.

Com cinco votos da oposição, Paulo Sérgio de Raquel será o novo Presidente da Câmara de Serra Branca


Após intensos diálogos entre os dois grupos de oposição da cidade de Serra Branca e faltando algumas horas para acontecer a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal foi definido pela maioria de cinco parlamentares o nome do vereador Paulo Sérgio de Raquel (PR) para comandar a Casa nos próximos dois anos.

O novo presidente sai de um acordo entre os dois grupos de oposição liderados por Flávio Torreão e o PT/PSB, que juntos são detentores de cinco votos através dos vereadores Paulo Sérgio (PR), Guilherme Gaudêncio (PSB), Valber Pinto (PR), Macilon Rafael (PT) e Renam Mamede (PT).

A vitória de Paulo Sérgio para a presidência se dará através de compromissos feitos pelos dois grupos, que apesar de terem divergências políticas chegaram a senso que era importante que a Câmara Municipal fosse gerida pelas oposições para assim manter um equilíbrio político na cidade, tendo em vista que a Prefeitura agora é administrada pelo Grupo de Souzinha.

O documento protocolado apresenta a chapa formada com Paulo Sérgio presidente; Macilon Rafael, vice; Renam Mamede, 1º Secretário; Valber Pinto, 2º Secretário e Guilherme Gaudêncio, 3º Secretário.

A ascensão do Paulo Sérgio à presidência da Câmara de Serra Branca demonstra o poder de articulação que o seu grupo ganha, sendo agora liderado por Flávio Torreão, que segundo informações foi um dos responsáveis pela vitória sacramentada na Câmara mesmo possuindo apenas dois parlamentares do seu grupo.

No outro lado, o grupo PT/PSB que tem os vereadores Renam Mamede, Macilon Rafael e Guilherme Gaudêncio demonstra poder na articulação feita através do vice-presidente Estadual, Rafael Maracajá que manteve os diálogos com a intenção de fortalecer as oposições, mesmo os dois grupos contando com ideologias diferentes.

Os líderes dos dois grupos disseram que o objetivo principal dessa formação é realizar uma gestão moderna na Câmara Municipal de Serra Branca que leve as ações do poder legislativo de forma mais próxima e transparente para o povo.

A eleição da Câmara está marcada para as 19:00 horas e logo depois o novo presidente empossará o Prefeito Souzinha.
Fonte: Paraíba Mix

EX-PRESIDIÁRIO SOFRE TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM GARANHUNS

Policiais Militares foram acionados para fazer deslocamento ao Hospital Regional Dom Moura em Garanhuns por volta das 23h50m de sábado (31), a fim de atender uma ocorrência de possível vítima de tentativa de homicídio ocorrido na Rua Barão de Nazaré – Magano – Garanhuns. Ao chegar no local a vítima que é ex-presidiário, Jonathan da Silva Brito, de 26 anos, já estava sendo atendida no bloco cirúrgico e teria sido alvejado por disparos de arma de fogo.

Ainda segundo a polícia, a esposa da vítima informou que ela e o marido estavam comemorando o réveillon-2016/17 na casa de parentes, momento que um indivíduo conhecido apenas como “Tony” adentrou à residência e passou a discutir com ela e o marido. Em seguida sacou um revólver e efetuou três disparos que atingiram a vítima em locais não informados. A vítima, que seria moradora do bairro da Cohab III, foi socorrida por populares para ser atendida no Hospital Dom Moura.

O suspeito não foi encontrado pela polícia.

ERALDO DA PEDRA PRETA É O NOVO PRESIDENTE DA CÂMARA DE TAQUARITINGA DO NORTE


Por 6 votos a favor e 5 abstenções foi eleito neste domingo o Vereador Eraldo da Pedra Preta para a presidência da Câmara de Vereadores de Taquaritinga do Norte/PE.
A composição da mesa será a seguinte:

Presidente - Eraldo da Pedra Preta

Vice Presidente - Jurandi Tavares

1º Secretário - Dé Cumaru

2º Secretário - Hélio de Novo

Fonte: Blog do Jairo Gomes

MOTOQUEIROS ATIRAM EM EX-PRESIDIÁRIO NO CENTRO DE CAETÉS/PE

A Polícia Militar foi informada por volta das 13h de sábado (31), que no hospital municipal de Caetés um homem havia dado entrada alvejado por disparos de arma de fogo.

De acordo com a Polícia Militar, a vítima, Ánderson Vinícius de Barros, 22 anos, ex-presidiário, ingeria bebida alcoólica na Rua Senador Neto Coelho – Centro – Caetés, em frente à residência de um amigo, quando dois elementos desconhecidos em uma motocicleta de dados não anotados efetuaram disparos de arma de fogo contra ele, vindo lhe atingir com um disparo nas nádegas e outro no quadril.

A vítima foi transferida para o Hospital Regional Dom Moura em Garanhuns.

A polícia não obteve informes sobre a motivação nem autoria do crime. Os suspeitos não foram encontrados.

MENSAGEM DO VEREADOR FERNANDO ARAGÃO











POLÍCIA REGISTRA HOMICÍDIOS EM CATENDE E RIO FORMOSO, NA MATA SUL

Duas cidades da Mata Sul de Pernambuco registraram homicídios neste sábado (31/12), o primeiro homicídio foi durante a madrugada, um homem foi assassinado com mais de dez disparos de arma de fogo, o crime aconteceu em Catende, a vítima foi identificada apenas por Sandro, o corpo foi levado para o IML de Caruaru.

Em Rio Formoso, o motorista Agnaldo José de Souza, de 41 anos, estava no bairro Serra D’água, quando foi alvejado por disparos de arma de fogo, a PM informou que a vítima quando bebia gostava de arrumar confusões, Agnaldo chegou a ser socorrido para o hospital local onde veio a óbito.

O corpo foi encaminhado para o IML do Recife.

Cerimônias de posse dos novos prefeitos, vice e vereadores acontecem neste domingo


Serão realizadas neste domingo, 1 de janeiro, as Cerimônias de posse dos novos gestores que irão comandar os municípios do Cariri Paraibano pelos próximos quatro anos. Confira abaixo a programação dos eventos de alguns gestores eleitos na região.

Em Serra Branca, o prefeito Sousinha e o vice Joda serão empossados a noite no Clube Palhoça do Flamengo, encerrando o evento com shows abertos ao público com Adriano Silva e Forró de Luau. Antes, às 18hrs haverá uma Missa na Igreja Matriz e às 19hrs eleição para a Mesa Diretora na Câmara de Vereadores.

Em São José dos Cordeiros, o prefeito eleito Jefferson Roberto será empossado a partir das 17hrs junto ao secretariado, em frente à Prefeitura Municipal. O gestor ainda não anunciou seu secretariado, mas avisou que poucas mudanças serão feitas da atual equipe que administra junto ao prefeito Fernando Queiroz.

Em Monteiro, a programação foi iniciada na noite de ontem (30), com a celebração de culto na Igreja Verbo da Vida. Na noite deste sábado (31), será realizado uma queima de fogos e um coquetel de passagem de ano, no açude, no centro da cidade. Já no domingo (1), será realizada às 18h, no Clube Municipal, a Cerimônia de posse dos vereadores, e em seguida, a eleição da Mesa Diretora. Posteriormente, será realizada a posse da Prefeita Anna Lorena Leite e do vice-prefeito Celecileno Alves. Ainda será realizado na Praça João Pessoa, às 21h, uma festa em comemoração, que será animada pelas bandas Ramon Schnayder com o seu Axe Retrô Summer 17; o forró Farra dos 600 e Mário & Júnior.

Em Gurjão, a sessão solene para posse será realizada no Ginásio Municipal Carlos Vidal de Negreiros, a partir das 10:00h com a posse dos vereadores. Em Seguida, será realizada a eleição da Mesa Diretora. Com os vereadores já empossados e a mesa diretora já eleita, a nova legislatura fará o seu primeiro ato dando posse ao prefeito Ronaldo Queiroz e a vice Tércia Borges às 11:00h. A programação de posse conta ainda com a realização de uma missa em ação de graças na Igreja de São Sebastião, em Gurjão, a partir das 09:00h.

Em Livramento, a posse da prefeita Carmelita Ventura, assim como eleição da mesa diretora da Câmara se dará pela manhã. À noite, entretanto, haverá uma cerimônia no Palhoção do Povo para a posse dos novos secretários e show aberto ao público. O evento está marcado para as 8 da noite.

Em Caraúbas, a posse do prefeito Silvano Dudu com eleição para a mesa diretora se dará a partir das 17hrs no Clube 05 de Maio. Logo em seguida e no próprio local, haverá festa animada por duas atrações.

Em Amparo, o prefeito Inácio Nóbrega e o vice Flávio Messias serão empossados assim que o ano novo chegar, a partir da meia noite. Haverá uma sessão solene para posse dos vereadores e eleição da Presidência da Câmara e em seguida posse do prefeito, vice e secretários.

Na cidade de Cabaceiras, a programação de posse começa às 10hrs da manhã com uma Missa na Igreja Matriz, às 4 da tarde com posse dos vereadores e eleição para Mesa Diretora, às 18h30 posse do prefeito eleito Tiago Castro e seu vice no Arraial Popular e a partir das 22hrs shows com duas atrações.

Em Parari, a cerimônia de posse dos novos vereadores e eleição para a Mesa Diretora se dará às 11hrs na Câmara Municipal. À tarde, às 16hrs, no Clube Municipal será realizada a posse do prefeito Josa e o vice Genival seguida de show com Adriano Silva e Forró do Garotinho.

Em Ouro Velho, os noves vereadores eleitos irão tomar posse às 17 horas, no Clube Municipal, em seguida, será realizada a eleição para a Mesa diretora. Posteriormente, será realiza a posse da prefeita Natália Lira e do vice-prefeito Flávio Henrique.
Fonte: De Olho no Cariri

JOVEM SOFRE TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM GARANHUNS

Um rapaz de 19 anos foi vítima de tentativa de homicídio na tarde deste sábado (31/12), em Garanhuns, no Agreste pernambucano.

A vítima Gabriel Soares da Silva, informou que passava na Rua Cristina Tavares, bairro Parque Fenix, quando um elemento em uma moto efetuou disparos de arma de fogo em sua direção acertando seu abdome, Gabriel foi socorrido para a emergência do Hospital Regional Dom Moura. APM informou que realizou diligências mais não conseguiu localizar o autor do delito.


MOTORISTA É PRESO DIRIGINDO ARMADO DE REVÓLVER E COM SINTOMAS DE EMBRIAGUEZ


Um homem foi preso na noite deste sábado (31), no bairro da Brasília em Garanhuns, com sintomas de embriaguez alcoólica e portando uma arma e bebidas no carro que dirigia, segundo informou a Polícia Militar.

Ainda de acordo com a PM, os policiais estavam fazendo rondas na Cohab III, e ao deslocar pela BR-424 sentido bairro do Magano, o efetivo foi surpreendido por um veículo Pajero, placa KJY-1018, em alta velocidade, que ao tentar fazer uma ultrapassagem perigosa jogou o carro para cima da viatura, forçando o motorista da GT tirar a viatura da pista para não haver uma colisão. Nesse momento, os policiais ligaram a sirene de emergência e começaram a acompanhar o veículo, tendo o condutor saído em alta velocidade e tentado se despistar dos policiais. Já na antiga Rua São Luiz, Brasília, o veículo foi interceptado pela equipe policial. No ato da abordagem, os policiais encontraram um revólver na cintura de José Donizete Ferreira Leite, 29 anos, residente na Rua São Bento, no bairro São José, Garanhuns. O indivíduo resistiu à prisão, sendo necessário o uso de algemas para poder contê-lo. O abordado apresentava sinais visíveis de embriaguez: olhos vermelhos, cheiro de bebida ao falar. A ocorrência foi conduzida para o posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), porém, se recusou a fazer o teste de alcoolemia.

A polícia informou também que, no interior do veículo foi encontrada uma garrafa de whisky e um copo contendo uma quantidade da bebida. Na abordagem ao veículo, foram encontrados, também, uma quantia de R$ 654,00 (seiscentos e cinquenta e quatro reais) em espécie. O veículo estava em desacordo com as normas de trânsito, conforme o Art. 221 CTB (tarjeta em desacordo com o CRLV).

A ocorrência foi apresentada na 18ª Delegacia Seccional, ficando a cargo do delegado plantonista.

Acidente deixa duas pessoas feridas no Cariri



Um acidente foi registrado na noite da sexta-feira, 30, na rodovia que liga dos municípios do Congo/PB e Jataúba/PE, na região do Cariri paraibano, deixando o saldo de dois homens feridos.

Conforme informações, dois homens se envolveram em um acidente de moto na rodovia. Um deles, de 40 anos, sofreu uma forte pancada na cabeça e foi levado para o Hospital de Monteiro, e devido à gravidade dos ferimentos foi removido para o Hospital de Trauma de Campina Grande.

A segunda vítima sofreu escoriações e ferimentos leves, foi socorrido e passa bem.

A Polícia não informou detalhes do acidente.

EX-PRESIDIÁRIO É ASSASSINADO EM CUPIRA


Um homem foi assassinado na manhã deste sábado (31/12), no município de Cupira, Agreste de Pernambuco.

Heldo Silva Paraibado, de 27 anos, estava no centro da cidade, quando foi alvejado por disparos de arma de fogo, dez tiros atingiram a vítima na cabeça e em outras partes do corpo, a PM informou que ele era ex-presidiário.

No local ninguém soube informar a motivação e autoria do crime, o corpo foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

Mensagem da Avant Comunicação e Mídia


Ricardo e ministro autorizam construção da escola técnica de Serra Branca e outras 5 instituições


O governador Ricardo Coutinho assinou, na ultima quarta-feira (28), a ordem de serviço para a construção de mais seis Escolas Técnicas na Paraíba, em parceria com o Governo Federal, que liberou inicialmente recursos na ordem de quase R$ 10 milhões. Ele ainda autorizou a abertura do processo licitatório da reforma e construção de um ginásio esportivo na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Coelho Lisboa, em Santa Luzia. A obra representa um investimento de mais de R$ 3 milhões. O Ministro da Educação, Mendonça Filho, participou da solenidade e anunciou a construção de um novo Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), em Santa Luzia. Deputados federais e estaduais, prefeitos, auxiliares do Governo e lideranças da região também estavam presentes.

A Paraíba possui seis Escolas Técnicas em funcionamento nas cidades de João Pessoa, Bayeux, Cuité, São Bento, Mamanguape e Cajazeiras. As novas escolas serão construídas em Campina Grande, Patos, Itaporanga, Sousa, Serra Branca e Guarabira, representando um investimento de aproximadamente R$ 80 milhões.

Na solenidade, Ricardo Coutinho enfatizou que nada se compara ao ato de semear o conhecimento, porque ele é eterno. “O conhecimento dura por toda a vida e por isso investir na educação é a base de tudo. A existência do ensino técnico é fundamental. Entendendo isso, fomos em busca de condições para construirmos mais seis novas escolas técnicas em variados pontos do Estado. Serão cerca de R$ 80 milhões investidos na execução das obras e quero em poucos meses já vê-las funcionando. Vamos também reformar, ampliar e construir um ginásio na Escola Coelho Lisboa com um investimento de mais de R$ 3 milhões. Fico muito feliz em trazer melhorias para a educação dessa região”, ressaltou.

O governador também comentou sobre a implantação de um Campus do IFPB para Santa Luzia. “Neste dia, esta cidade ganha simbolicamente o Campus do IFPB, uma importante conquista, reafirmando seu caráter de polo educacional e dando mais oportunidades aos jovens da região. Plantar esse campus aqui significa modificar Santa Luzia para muito melhor”, falou.

O ministro da Educação, Mendonça Filho, enfatizou o papel das Escolas Técnicas e do IFPB para a formação dos jovens brasileiros. “Este ato de hoje, com a chegada do IFPB e a liberação de verbas para Escolas Técnicas representa um reforço na educação técnica que é muito relevante para a Paraíba e para o Brasil e significa uma grande oportunidade de empregabilidade para os jovens”, pontuou.


Durante a solenidade, Mendonça Filho ainda liberou mais de R$ 60 milhões para a Secretaria da Educação do Estado, do Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em tempo Integral, a serem repassados até 2019. Também R$ 14 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) para a Secretaria da Educação e 40 municípios paraibanos. O ministro da Educação ainda assinou a antecipação de cerca de R$ 20 milhões relativos à complementação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

O prefeito de Santa Luzia, Ademir Moraes, ressaltou a importância da educação para a cidade e agradeceu o apoio do Governo do Estado e do Governo Federal. “Santa Luzia vive um dia memorável porque só através da educação poderemos chegar mais longe. Agradeço ao governador Ricardo pelas parcerias que fizemos na área da saúde, educação e outras. Em breve, a escola Coelho Lisboa, uma das mais tradicionais da cidade, será reformada e ampliada pelo Governo do Estado, uma ação que vai beneficiar os estudantes de Santa Luzia. Agradeço também ao Governo Federal, que nos deixa muito satisfeitos em saber que o Campus do IFPB vai se tornar realidade”, comemorou.

De acordo com o secretário da Educação, Aléssio Trindade, o Governo do Estado tem feito investimentos na área da educação em todos os municípios. “Já temos seis Escolas Técnicas concluídas em regiões importantes como João Pessoa e Cajazeiras e hoje celebramos o início da construção de mais seis Escolas Técnicas que vão beneficiar os estudantes de cidades como Guarabira e Patos. Cada uma das seis escolas receberá um investimento de cerca de R$ 13 milhões. Isso mostra mais um avanço na educação estadual que vem obtendo grande crescimento nos últimos anos. Ainda vamos, em pouco tempo, iniciar a reforma da Escola Coelho Lisboa que vai se modernizar e ganhar uma estrutura mais adequada aos alunos e funcionários”, frisou.

“Estamos trazendo boas notícias para nosso povo de Santa Luzia. O Campus do IFPB vai desenvolver a educação na região, com cursos como engenharia da mineração e energias renováveis que são demandas da economia local. O governador Ricardo também assina a licitação para a reforma da Escola Coelho Lisboa que vai melhorar a qualidade da educação de Santa Luzia”, ressaltou o deputado federal Efraim Filho.

O reitor do IFPB, Ricácio Lopes, lembrou que o Instituto tem aproximadamente 25 mil estudantes e mais de 100 cursos. “Temos o compromisso de oferecer uma educação de qualidade. Vamos chegar em Santa Luzia empenhados em trazer a mesma qualificação no ensino profissional dos outros campus. Este é um empreendimento que hoje começa a se materializar nesta cidade”, observou.