quinta-feira, 23 de junho de 2011

Santacruzense é um dos homenageados do São João de Caruaru

Os cantores Israel Filho, Jorge de Altinho e o sanfoneiro Avenor Lopes


Hoje é um dia especial para o povo do Nordeste. Hoje é véspera de São João, dia de muita fogueira acesa, comida típica e muito forró. A Prefeitura de Caruaru homenageia este ano o teatrólogo Vital Santos, os cantores Israel Filho e Jorge de Altinho e o sanfoneiro Avenor Lopes. Avenor é filho do saudoso sanfoneiro Rafael Lopes e santacruzense radicado em Caruaru há muitos anos. Foi sanfoneiro da caravana de Ivan Bulhões e fez fama na capital do Forró. Em sua trajetória artística não teve a valorização que deveria em Santa Cruz do Capibaribe vindo poucas vezes se apresentar como artista, embora seu pai já foi nome de São João na Capital da Moda. Avenor Lopes disse ter ficado surpreso com o convite quando foi apresentado a imprensa. "Nunca esperei que isto fosse acontecer. Estou muito orgulhoso, feliz e emocionado. Minha família inteira está, eu agradeço muito a todos por este momento especial", declarou o sanfoneiro que é uma das estrelas da maior festa de rua do interior do Brasil.

Bacamarteiros de Caruaru são condecorados em homenagem especial

O Tradicional desfile de Bacamarteiros está programado para esta sexta-feira (24), quando se comemora o Dia Nacional do Bacamarteiro. As comemorações especiais começam pela manhã, quando os 800 integrantes dos 30 batalhões se encontram no Sesc-Caruaru onde haverá salva de tiros e um almoço especial.

Após o almoço, os integrantes vestem as indumentárias e seguem pelas principais ruas do centro da cidade, passando pela Rua XV de Novembro, Avenida Rio Branco até o Polo das Quadrilhas, na Estação Ferroviária, onde receberão medalhas de honra ao mérito.

Segundo os historiadores, o ato de condecoração por honra ao mérito virou uma tradição secular na Capital do Forró, para relembrar a participação do Exército Brasileiro na Guerra do Paraguai (1864 a 1870). Eles contam que os grupos davam tiros de bacamarte diante das igrejas para comemorar o retorno dos soldados para casa.

A tradição se misturou ao som do Triângulo, sanfona e zabumba, instrumentos que determinam os passos da marcha dos bacamarteiros. Facilmente reconhecidos pelos trajes de zuarte (tecido de algodão, geralmente azul), chapéus de couro, alpercatas e cartucheiras. Nos batalhões várias gerações marcham unidas, são pais, filhos, netos e até avôs que seguem em fila ao som do mesmo ritmo. Diz a lenda que eles são responsáveis por acordar os santos padroeiros das festividades juninas através dos tiros de pólvora seca, disparados pela arma que dá nome ao grupo, o bacamarte. Além dos disparos, eles cantam e rezam para os santos.

Piti de secretário da PB

Vestido a caráter, ninguém imaginava que o secretário de Cultura do Estado da Paraíba, Chico César, fosse dar Piti no Parque de Eventos Luiz Gonzaga. Além de atrasar a apresentação em quase uma hora, o músico proibiu que emissoras de rádio e TV transmitissem seu show.

América do Sul é a maior produtora de cocaína; consumo na também começa a se destacar

A América do Sul permanece conhecida pela produção e pelo tráfico de cocaína em larga escala, mas o consumo de drogas, sobretudo em países do Cone Sul, também tem se tornado significativo. É o que aponta o Relatório Mundial sobre Drogas 2011, divulgado hoje (23) pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc).

De acordo com a publicação, a produção ilícita de drogas continua significativa em três países andinos – Colômbia, Peru e Bolívia, responsáveis por praticamente100% da produção global da folha de coca, matéria prima para a fabricação da cocaína.

Em 2010, a coca foi cultivada em 149 mil hectares distribuídos pela América do Sul. A produção de cocaína em laboratórios clandestinos também foi registrada na região. Dados indicam, entretanto, que a produção da droga tem demonstrado tendência de declínio, com uma queda de um sexto no período de 2007 a 2010.

A maioria dos países da América do Sul, da América Central e do Caribe, segundo o Unodc, registra também níveis significativos de produção de maconha. Em 2009, 70% das apreensões globais da droga ocorreram na região, sendo três quartos desse total na América do Sul.

Os fluxos do tráfico são principalmente direcionados a partir dos países produtores de cocaína na região dos Andes rumo a América do Norte; ou diretamente para o México e, em seguida, para os Estados Unidos; ou via América Central para o México; ou via Caribe para os Estados Unidos. Os fluxos para a Europa ocorrem de forma direta, partindo da região andina; via países vizinhos; via região do Caribe; ou via países da África Ocidental.

As maiores apreensões registradas na América do Sul, em termos de volume, são as de folha de coca. Entretanto, as apreensões da droga diminuíram no período de 2007 a 2009 em cerca de 25%, refletindo em parte um declínio na produção.

Já as apreensões de cocaína em países da América do Sul, da América Central e do Caribe somaram 74% do total mundial, indicando um aumento de 27% no mesmo período.

O relatório alerta que a prevalência do uso de cocaína na região está acima da média mundial – entre 0,9% e 1% da população de 15 a 64 anos, o equivalente a cerca de 3 milhões de pessoas ou 17% da população mundial consumidora de cocaína. A droga representa cerca de 50% de todas as demandas por tratamento para dependentes na América do Sul, na América Central e no Caribe.

Oito suspeitos são mortos em tiroteio no Morro do Engenho, diz Bope

Oito suspeitos morreram, na madrugada desta quinta-feira (23), num confronto entre policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e traficantes no Morro do Engenho, no Engenho da Rainha, no subúrbio do Rio. As informações foram confirmadas pelo próprio batalhão e pela Polícia Militar.

Segundo a assessoria da PM, policiais foram ao local checar denúncias de tráfico de drogas. Na chegada dos agentes houve troca de tiros e os suspeitos foram baleados.Com eles foram apreendidos dois fuzis, cinco pistolas e duas granadas.

Com o objetivo de evitar a movimentação de traficantes após a instalação da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) na Mangueira, policiais do 41º BPM (Irajá) ocupam três pontos do Morro do Juramento, em Vicente Carvalho, no subúrbio do Rio, desde a noite desta quarta-feira (22).

De acordo com o comandante do batalhão, tenente-coronel Alexandre Fontenelle, houve confronto e intensa troca de tiros durante a noite. Uma pessoa foi baleada. Nesta quinta-feira (23), ele informou que a situação é mais tranquila, mas os policiais ficarão no local por tempo indeterminado.

Tradição dos 8 baixos

A Orquestra Sanfônica dos 8 Baixos, de Santa Cruz do Capibaribe,apresenta-se hoje, no São João de São Lourenço da Mata, no sábado (25) em Santa Cruz da Baixa Verde, na véspera de São Pedro (28) em Caruaru e no dia 29 em Carnaíba. Além de todas essas apresentações, alguns músicos se apresentam individualmente em outras cidades. É bom saber que a tradição centenária da sanfona de 8 baixos tem ganhado espaço no interior pernambucano.

Prefeito de Senador Pompeu (CE), foge em ônibus alugado e leva comitiva

O prefeito de Senador Pompeu (CE), Antônio Teixeira de Oliveira (PT), deixou a cidade no domingo (19), em um ônibus alugado levando outros 36 suspeitos de corrupção, todos considerados foragidos nesta quarta-feira (22), quando deveriam ter se apresentado à Justiça. Eles tiveram prisão preventiva decretada por desvios de dinheiro público, envolvimento em crimes de lavagem ou ocultação de bens, falsidade ideológica, peculato e formação de quadrilha, mas apenas um funcionário da prefeitura havia sido preso até a quarta-feira. O advogado que defende o prefeito, garantindo a inocência do cliente, informou que ele só vai se entregar à Justiça depois do feriado.

O prefeito, vice-prefeito, secretários e assessores estão entre os acusados pelo desembargador Darival Bezerra. Foi determinado o afastamento do prefeito, de seu vice, Luís Flávio Mendes de Carvalho, e do vice-presidente da Câmara Municipal, Tárcido Francisco de Lima Baia. De acordo com representação criminal de 2008 do Ministério Público, eles desviaram recursos públicos fazendo pagamentos indevidos, com emissão de cheques em favor de empresas inidôneas mediante emissão de notas fiscais frias, além de se envolverem em outras "condutas criminosas", causando "dano de grande monta ao erário". Os moradores de Senador Pompeu, a 275 km de Fortaleza, faziam vigília diante do Paço Municipal, que permaneceu fechado ao longo da semana.

O petista foi reeleito em 2008 com a promessa de construir um novo mercado público e um calçadão próximo à linha férrea. As obras estão paradas. Teixeira sofre ameaça de expulsão do PT. A prefeita de Fortaleza e presidente estadual do partido, Luizianne Lins, já foi informada do pedido, que foi encaminhado à comissão de ética.

Escrivão da Polícia Civil e dono de Cyber são assassinados a tiros em Caruaru

A antevéspera do São João marcada por violência em Caruaru, Agreste pernambucano. Duas pessoas foram assassinadas na noite desta quarta-feira (22).

No bairro João Mota, o proprietário de um Cyber foi assassinado com cinco tiros. José Ricardo da Silva, 21 anos, foi morto no interior do estabelecimento, localizado na Rua Bagé. Segundo a polícia, o crime foi praticado por um homem que estava a pé.

O outro crime de morte aconteceu na PE-95, próximo do Sítio Serra Verde. A vítima foi Kléber de Souza Ferraz Barbosa, 46 anos, escrivão da Polícia Civil. Ele estava numa moto quando foi atingido com quatro tiros. O autor do crime também não foi identificado.

Os corpos foram encaminhados ao IML de Caruaru serão liberados na manhã desta quinta-feira.

Com estes dois crimes, sobe para 9 o número de homicídios neste mês de junho em Caruaru. De janeiro até agora, 73 pessoas foram assassinadas no município, de acordo com estatística da Editoria de Polícia Teodorico Barreto, da Rádio Liberdade.

Insegurança em distrito é debatida em audiência pública

O deputado Estadual Edson Vieira (PSDB) esteve reunido na tarde desta terça-feira (21), no Quartel do Derby na capital pernambucana, com o comandante geral da Polícia Militar de Pernambuco, o Coronel Antônio Tavares Lira, com o Presidente da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe Francisco Ricardo (PSDC) e os representantes do distrito de Poço Fundo (zona rural de Santa Cruz do Capibaribe) Dida de Nan, Val do Sindicato Rural e o comerciante Nilton.
A audiência pública com o Coronel teve como objetivo buscar soluções para a insegurança que o distrito de Poço Fundo vem vivenciando. Uma saída apontada pelos participantes da reunião foi a necessidade da instalação de um posto policial na localidade. Vieira destacou que o posto policial é imprescindível, certamente diminuirá os índices de violência, mas não é a única medida a ser tomada: “é preciso trabalhar também para reforçar o policiamento na vila”, disse o deputado, que reivindica melhorias para a segurança de Poço Fundo desde a sua primeira legislatura.
O Coronel Tavares Lira concordou com as colocações do grupo e disse que irá, junto com os órgãos competentes, analisar a situação e a viabilidade tanto da implantação do posto, quanto do reforço do efetivo policial. Sensibilizado com a situação de insegurança em que Poço Fundo se encontra, o Coronel entrou em contato por telefone com o comandante da 3ª CIPM, o Major João Bosco, pedindo de imediato o aumento nas rondas policiais no distrito.

Mais cursos em Taquaritinga do Norte

A realização de cursos de qualificação de mão de obra, especialmente voltados para os pequenos agricultores e membros de associações rurais, vem mobilizando a zona rural da Dália da Serra e ampliando os conhecimentos e as possibilidades de inserção dos participantes no mercado de trabalho.
Recentemente mais agricultores foram contemplados com mais três cursos. O primeiro foi realizado entre os dias 06 e 10 de junho e contemplou 12 agricultores da comunidade do Algodão que tiveram a oportunidade de aprender técnicas de pintura residencial e os outros dois cursos foram realizados entre os dias 13 e 17 de junho no Sítio Monteiro e abordaram a produção de laticínios com a fabricação caseira de queijos, doces e iogurtes, proporcionando novos conhecimentos aos produtores de leite desta localidade. “Neste curso tivemos a oportunidade de aprender a fabricar vários produtos a base de leite e também várias técnicas que iremos usar no dia a dia e aumentar a nossa renda”, declarou Marieta, agricultora que produz e comercializa laticínios na região.
Todos estes cursos são frutos da exitosa parceria do SENAR com a Prefeitura de Taquaritinga do Norte, o quem vem provocando a qualificação da mão de obra rural no município de Taquaritinga do Norte.
“Iniciativas como estas contam com o nosso total apoio, pois mensalmente vários cursos estão sendo realizados e os resultados têm superado as nossas expectativas e o fato de serem gratuitos tem facilitado a participação das pessoas mais humildes”, afirmou o prefeito Evilásio Araújo.

Governo do Estado atende solicitação do prefeito Toinho do Pará sobre reforço da segurança em Poço Fundo

O secretário de segurança de Pernambuco, Dr. Wilson Damázio, atendendo solicitação do prefeito Toinho do Pará, determinou aos oficiais da Polícia Militar responsáveis pelo policiamento no Agreste que seja feito em caráter de urgência um reforço no policiamento na Vila de Poço Fundo, em Santa Cruz do Capibaribe.
A solicitação foi feita pelo prefeito Toinho do Pará no gabinete do secretário Wilson Damázio. Na ocasião, o prefeito fez uma explanação sobre as deficiências detectadas pela administração com relação à segurança da população daquela comunidade, que reivindica em abaixo-assinado a implantação de um posto policial no distrito.
Segue resposta enviada à prefeitura pelo Secretário de Defesa Social
Prezados Coronéis,
Visando atender ao justo pedido do Sr. Prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, solicito providências dos senhores no sentido de reforçarem o policiamento na Vila de Poço Fundo em Santa Cruz do Capibaribe, em razão dos constantes assaltos que ali ocorrem à luz do dia.
Por outro Aldo, solicito ainda, que sejam entabulados contatos com aquele prefeito, visando assinatura de um Convênio com a Prefeitura e a SDS, cujo objeto será a ampliação da parceria na área de segurança pública.

Atenciosamento,
Wilson Damázio – SDS-PE

Telefonia para Jataúba

O Deputado Diogo Moraes (PSB) apresentou na ALEPE a indicação 775/2011 que solicita a implantação do sinal de cobertura da operadora TIM, no município de Jataúba. A cidade não dispõe da cobertura do sinal da TIM ficando limitado em sua comunicação com as demais localidades e com os usuários da operadora.

O município de Jataúba está integrado ao Pólo de Confecções do agreste pernambucano, sua demanda de negócios já se apresenta bastante expressiva e a comunicação é estratégica para a economia local. Por isso a necessidade da implantação do sinal de telefonia móvel no município.

Empresários de Santa Cruz do Capibaribe participarão da 23ª convenção do Comércio Lojista de Pernambuco

A 23ª Convenção do Comércio Lojista de Pernambuco, vai acontecer de 04 a 07 de agosto, no Cabo de Santo Agostinho. No encontro, muitas palestras são apresentadas para deixar o lojista cada vez mais antenado com o mundo dos negócios. Serão quatro dias intensos, onde empresários de todo estado estarão juntos debatendo temas pertinentes ao Movimento Lojista.

Você não pode ficar de fora desse importante evento. Entre em contato com a CDL, pelo telefone (81) 3731-2850 e faça a sua inscrição. As vagas serão limitadas e muitos empresários de Santa Cruz do Capibaribe já garantiram presença.

Nota à imprensa:

Ultrapassado o episódio da votação da PEC na Assembleia, em que o nosso partido, por fidelidade a princípios, postou-se de forma coerente, tendo inclusive contado com o majoritário respaldo de sua bancada, vimos esclarecer o seguinte:

1) O PTB reafirma os seus compromissos programáticos com a ampla aliança de forças políticas liderada pelo governador Eduardo Campos e que vêm através do seu governo operando importantes avanços e transformações em Pernambuco.

2) A existência de divergências ocasionais são absolutamente naturais quando decorrem da pluralidade de visões e opiniões inerentes a tão expressivo conjunto de forças.

3) O PTB, ciente das suas responsabilidades públicas, continuará buscando a harmonização dos interesses da nossa frente política, sem jamais sobrepor a eles motivações estritamente partidárias ou projetos personalistas.

4) Por fim, ao tempo em que repele insinuações divisionistas e desagregadoras, o partido renova a sua crença de que, com espírito público, altivez e sincera convergência de propósitos, haveremos de continuar a construir o novo Pernambuco.

Armando Monteiro Neto
Presidente estadual do PTB

Polícia prende membros de quadrilha em Caruaru

Nesta quarta-feira (22) a Polícia Federal cumpriu dois mandados de prisão, em Caruaru, Agreste pernambucano.

Foram presos Regivan Ferreira Batista, 29 anos, e Eugenio Almeida Bispo dos Santos, 32, acusados de tráfico de drogas. Suspeita-se que ambos fariam a distribuição da cocaína que estava sendo transportada pela estudante universitária, Emanuella Watsa na última terça-feira (21).

A jovem de 18 foi presa no Terminal Rodoviário de Caruaru com 1 quilo de cocaína.

Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe realiza parceria com a CELPE para troca de 700 geladeiras usadas

Representantes da Companhia Energética de Pernambuco estiveram na sede da Prefeitura Municipal na manhã da última segunda-feira para firmar parceria que possibilitará a troca de setecentas geladeiras usadas por moradores de baixa renda em Santa Cruz do Capibaribe. O chefe de gabinete Carlos Lisboa, junto com os vereadores Deomedes Brito e Fernando Aragão e o secretário adjunto de Infra-Estrutura Samuel Amorim receberam Luzaídes Lopes e Rafael Mendonça, respectivamente gestor de atendimento e analista de negócios da unidade da Celpe em Caruaru.
O objetivo do projeto é fazer a troca de 700 geladeiras usadas por modelos novos com o selo Procel/INMETRO de economia de energia. Os beneficiados serão pessoas de baixa renda que possuem refrigeradores antigos. No ato da troca também serão doadas duas lâmpadas econômicas para cada beneficiado. Para ter direito, o usuário tem que preencher os seguintes requisitos:
- Não ter irregularidade no fornecimento de energia.
- Ter consumo médio de energia acima de 80kw (média dos últimos 3 meses)
- Ter uma geladeira velha funcionando na residência para entregar a Celpe no momento da troca.
- Estar em dia com a Celpe no cadastro e no dia da troca de geladeira.
- Não ter participado de nenhum projeto de doação ou venda de geladeiras da Celpe.
As inscrições serão feitas nos dias 12, 13 e 14 de julho, na quadra do Santa Tereza. A entrega das geladeiras será feita entre os dias 26 e 29 de julho, no mesmo local.
Os interessados devem providenciar os seguintes documentos:
- CPF, Carteira de Identidade
- Número do NIS, ou Cartão Bolsa Família
- Última conta de energia elétrica quitada
Obs: Caso a conta de energia não esteja no nome do titular do NIS ou Bolsa Família, o cliente deve procurar a Agência Celpe ou Celpe Serviços mais próximos para realizar a troca de titularidade. Esse é um pré-requisito indispensável, sem o qual não será possível a participação no projeto.