quinta-feira, 19 de março de 2015

HOMICÍDIO NA ZONA RURAL DE GARANHUNS


Um agricultor foi assassinado a tiros na manhã desta quinta-feira (19) no Sítio Genipapo na, zona rural de Garanhuns, Paulo Alves da Silva, 46 anos, chegava em uma moto a propriedade que residia e quando abria a porteira foi surpreendido por disparos de arma de fogo.

A vítima não teve tempo de correr e morreu no local.

Homem que residia em Santa Cruz morre em acidente na cidade do Congo, PB. CRAS procura família da vítima

O Centro de Referência em Assistência social (CRAS), de Santa Cruz do Capibaribe, está tentando localizar a família de um homem que sofreu um acidente nesta quinta-feira (19), na cidade do Congo, no Cariri da Paraíba.

O homem de 76 anos, identificado como Teodoro Pedro da Silva, conduzia uma caminhonete D-10 de cor creme quando sofreu o acidente e veio a óbito. Porém antes de morrer a vítima conseguiu informar que residia no Bairro Cruz Alta, aqui em Santa Cruz.

Familiares ou conhecidos da vítima devem entrar em contato com a coordenadora do CRAS liga pra o numero número (81) 94517778.

HOMICIDA É PRESO AO TENTAR MATAR SEU PRÓPRIO PAI NA ZONA RURAL DE TAQUARITINGA

A Polícia Militar deu apoio a Polícia Civil que atendeu a uma ocorrência no Sítio Ingá zona rural do município de Taquaritinga do Norte.

Segundo informações repassadas pela Polícia, o imputado José Moises da Costa, de 44 anos de idade, tentou assassinar o seu próprio pai a pauladas. Na ocasião, o irmão do acusado atravessou na frente para defender o idoso, porém acabou sendo atingido.

Diante do fato, o elemento que segundo familiares, quando mais jovem já cometeu um homicídio, foi preso e apresentado na Delegacia de Polícia de Santa Cruz do Capibaribe ficando a disposição da justiça.

Vale ressaltar que, os familiares do acusado disseram que não é a primeira vez que ele tenta ceifar a vida de seu pai.

BUDEGA NORDESTINA

Anuncie

Quer anunciar em nosso blog ou no programa budega nordestna na  rádio vale  com ótimo preço?

Não perca esta grande oportunidade!

A Budega nordestina oferece os melhores pacotes de chamadas com os melhores preços.

Fale conosco :

Telefones: (81) 9428-8603 ou 9704-3456

E-Mail: budeganordestina@gmail.com

Divulgue a sua empresa com a budega 

Saia na frente da concorrência, divulgue na internet!!! ou no rádio 

Caruaru-PE: Liberdade agora é uma só rádio

No ano em que completa 50 anos de existência, o Sistema Liberdade de Comunicação, que abriga as rádios Liberdade AM e FM, dá um passo ousado em sua história. A rádio será a primeira emissora de Caruaru e do interior de Pernambuco a migrar da amplitude modulada para frequência modulada.

A migração antecipa o decreto presidencial nº 8139, que autoriza a migração das emissoras de rádio que operam na faixa AM para a faixa FM e que tem como prazo final o ano de 2017. As regras foram definidas pelo Ministério das Comunicações na portaria nº 127, de 12 de março de 2014.

“Resolvemos antecipar o futuro, aproveitando que a nossa FM tem o maior índice de audiência, segundo o IBOPE, com mais de 50% dos ouvintes de Caruaru. E somos a única emissora do Brasil que possui um percentual de diferença bem superior ao segundo colocado nas praças pesquisadas”, revela o diretor da emissora, Ivan Feitosa.
A nova programação entra no ar à zero hora do dia 23 de março. A princípio, a grade mesclará o que existe hoje nas duas frequências, misturando notícias, músicas e esportes, além da inclusão de novos programas. Entre as novidades da programação, tem o apresentador Sócrates da Silva, que deixa os microfones do jornalismo para assumir a gerência de programação da rádio e a aquisição do jornalista Welter Duarte que, junto com Elaine Dias, assume o comando do matinal Show da Cidade.

“Buscamos mesclar o melhor do jornalismo com o melhor do entretenimento, fazendo com que o nosso jornalismo receba uma nova roupagem e mantendo a fórmula de sucesso do entretenimento com uma mesma linha de programação musical. Essa fusão só tem a beneficiar o nosso ouvinte, que é a peça-chave e o gás que estamos buscando para todas essas mudanças”, antecipa o gerente de programação, Sócrates da Silva.
Apesar de remodelada, a grade de programação da nova Rádio Liberdade, mantêm o apresentador Ivan Bulhões, no Arraial de Ivan Bulhões, de 2h às 4h da madrugada; a Hora da Justiça, que terá um perfil com menos crime e mais informação, agora no horário de 6h às 7h; o Show da Cidade também terá uma nova roupagem, com um programa mais leve, para que seja além de um informativo, uma companhia para o ouvinte.

Da antiga programação da Liberdade FM, apenas o Disk-Tok deixou de existir. Alguns trocaram de nome tipo Forró em FM se transformou em Forró na Liberdade, continuam Telemúsica, Ligação Direta e A noite é nossa. O futebol, como em todos os grandes centros do país, precisava de uma nova casa.
“Fizemos um teste antes com a Caruaru FM e deu certo. Agora o torcedor terá um melhor som, uma cobertura diferenciada e de uma equipe muito experiente a frente dos programas esportivos”, explica Feitosa.
As novidades da Rádio Liberdade de Caruaru foram apresentadas a imprensa e as agências de publicidade da região, num café da manhã, na ultima quarta-feira (18).

TV Replay, o que é bom se repete!

Taperoaense sofre tentativa de homicídio em sua própria residência

Na noite desta quarta-feira (18), a polícia registrou uma tentativa de homicídio na cidade de Taperoá. Um homem ainda não identificado foi até a casa do popular Adailton e bateu em sua porta.

O proprietário da residência foi surpreendido com três disparos de arma de fogo. Os tiros atingiram a parede da sala e a fachada da casa, por sorte a vítima conseguiu fechar a porta antes de acontecer uma tragédia.

Segundo informações da polícia, a arma usada no crime foi um revólver calibre 38. Ainda não se sabe o que teria motivado a tentativa de homicídio. Policiais realizaram diligências, mas não conseguiram capturar o acusado.

HOMEM MATA MULHER E ARRANCA CABEÇA DO PESCOÇO EM ANGELIM


Um crime de morte chocou os moradores do município de Angelim no Agreste, na madrugada desta quinta-feira (19).

O casal Renato Guilherme da Silva e Patrícia Pereira da Silva de 20 anos, havia chegado da festa de São José, quando começaram a discutir e ele no quintal da residência localizada na Rua Sérgio Loreto, esfaqueou a vítima com violentos golpes de faca peixeira, a fúria com que Renato atacou a mulher chamou a atenção, a vítima teve a cabeça decepada e várias partes do corpo atingidas pelos golpes.

Após o crime, Renato, utilizando uma moto CG de cor preta se evadiu tomando destino ignorado. O mesmo é procurado pela polícia e qualquer informação que leve a sua localização deve ser repassada a Delegacia de Angelim ou a Polícia Militar através do 190.

No local compareceram as polícias militar, civil e Corpo de Bombeiros que retirou o corpo e levou para o IML de Caruaru, ainda segundo informações, a motivação para tamanha violência seria ciúmes.

Tradicional Festa do Pará recebe preparativos finais e promete agradar vários estilos de forró


A Vila do Pará, distrito localizado a cerca de 25 km da sede, Santa Cruz do Capibaribe, está recebendo os últimos ajustes para realização da Tradicional Festa do Pará, que a partir das 22h do próximo sábado (21), contará com o forró estilizado da banda sucesso em todo o Nordeste Forró da Pegação e o forró das antigas da atração santa-cruzense Garota Dengosa.

O festejo que todos os anos reúne um público que aprecia o aconchego dos eventos da zona rural, atraindo turistas de todo o município e cidades vizinhas como Jataúba-PE, Caraúbas-PB e Barra de São Miguel-PB, está sendo realizado pela Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe através da Secretaria de Governo e Subprefeitura do Pará.

Para garantir mais um ano de sucesso, a coordenação do evento está priorizando o quesito segurança que contará com total infraestrutura com revista em todos os acessos da festa e atuação conjunta da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e segurança privada.

A disponibilização de uma ambulância com atendimentos de primeiros socorros para atender ao público do festejo, caso ocorra qualquer tipo de incidente, também fará parte da estrutura do evento.

“Nossa preocupação não é só preparar a festa, mas principalmente divulgar a Vila do Pará como um ponto estratégico de turismo de festas, nós estamos montando uma estrutura voltada para segurança e conforto das pessoas que irão prestigiar o evento”, ressaltou Cláudio Soares, coordenador do evento.

O subprefeito do Pará, José Manoel (Zé Boi), ressalta o trabalho de todas as secretarias municipais para deixar o distrito pronto para receber os turistas. “Estou muito feliz por ver todo o suporte que o prefeito Edson Vieira e os secretários da sua gestão estão oferecendo para o Pará com melhorias e recapeamento do acesso à Vila, construção de uma nova praça para deixar nossa localidade ainda mais bonita e atrações de uma grande festa que vão agradar aos turistas e moradores do distrito ”, comemorou o subprefeito.

O evento que era realizado na semana posterior à festividade religiosa, nesse ano de 2015, acontecerá após o término das celebrações e shows católicos, tendo início a partir das 22h, na Rua Tito Aragão.

Informações da Assessoria.

CAVALOS SOLTOS NA BR-423 PROVOCAM ACIDENTE QUE MATOU IDOSO EM LAJEDO


Dois animais soltos na rodovia BR-423 em Lajedo, provocaram a morte de um homem na noite da última terça-feira (17), a vítima Ederaldo Gabriel de Souza, 78 anos, conduzia um veículo modelo Kadett placas KFY-5570, quando no KM 61, chocou-se com dois cavalos que estavam soltos em cima da pista de rolamento.

Com o forte impacto da batida os animais foram lançados para fora da pista e a vítima teve morte imediata ficando o veículo parcialmente destruindo.

TRECHO PERIGOSO – Esse trecho da rodovia BR-423 é altamente perigoso, é comum ver animais soltos, durante o tempo em que nossa reportagem do esteve no local foi possível registrar a presença de mais cavalos soltos, populares que nos auxiliaram disseram que acidentes desse tipo são frequentes e com vítimas fatais.

Tentativa de homicídio em Santa Cruz do Capibaribe...

Aconteceu na noite desta quarta-feira (18) uma tentativa de homicídio no antigo Beco da Cracolândia no Centro de Santa Cruz do Capibaribe. A vítima foi Elizânia do Nascimento Lima (29 anos).

Segundo informações da polícia, o efetivo realiza rondas quando percebeu várias pessoas se aglomerando no local e ao se aproximar percebeu que a vítima estava ensanguentada, onde recebeu dois disparos de arma de fogo na altura do ombro.

Elizânia foi conduzida para o Hospital Municipal de Santa Cruz do Capibaribe e em seguida transferida para o Hospital Regional do Agreste (HRA).

Açude do Congo está entrando em situação crítica segundo a AESA

O cariri vive momentos de expectativa. Agricultores, donas de casa e pais de família que todos os dias fazem o mesmo pedido: queremos chuva para plantar e para colher. Diversas cidades da região estão com seus reservatórios vazios ou com baixo volume de água como é o caso de Gurjão. O açude do município, que sangrou pela última vez em abril de 2011, está completamente seco e os moradores convivem com a triste realidade da constante falta de água nas torneiras.

Assim como Gurjão, outras dez cidades do Cariri estão sendo abastecidas pela adutora do Congo que atualmente está com apenas 6,5% de sua capacidade total. De acordo com dados da Aesa, caso não chova o Açude Cordeiro entrará em situação crítica. Esse nível é medido por um gráfico do órgão que deixa em estado de alerta reservatórios com menos de 5% do seu volume total.

Ver o principal reservatório de água da região, que possui extensão total de quase 138 quilômetros, em situação de emergência, deixa muitos caririzeiros tristes como é o caso de Seu João, agricultor serrabranquense. “Eu mesmo plantei logo no início do ano quando começou a chover, mas com a seca, os pezinhos de milho estão tudo morrendo de sede! A vida hoje está bastante complicada, a água do Congo está acabando e não sei o que será de nós. Aqui tem dois açudes que as águas só servem para os capins. Em vez do prefeito colocar ordem e mandar limpar esses mananciais não faz nada”, lamenta Seu João.
Açude Cordeiro com 6,5% de sua capacidade total. Foto: Tiago Christiano
Os dados divulgados pela Aesa, mostram que o açude Cordeiro está perdendo cerca de 2% de seu volume a cada mês. Em março do ano passado os números totalizavam 13,4%. As perspectivas climáticas para a região indicam que as chuvas serão irregulares, tanto espacial quanto temporalmente. “A distribuição de chuvas dependerá dos sistemas meteorológicos, porém a previsão para o Cariri é de pancadas de isoladas e irregulares ao longo de todo o trimestre, que corresponde aos meses de março, abril e maio”, relata Marle Bandeira meteorologista da Aesa.

Devido aos constantes problemas encontrados na adutora do Congo e apesar das precipitações que atingiram a região nos últimos dias se não chover o Cariri ocidental entrará em colapso numa séria crise de abastecimento.

Confira o volume dos reservatórios:

Gurjão: Açude Gurjão – 0,0% em 09/03/2015
Livramento: Açude Russos – 16,4% em 28/02/2015
Monteiro: Açude Porções – 8,4 em 22/01/2015
Sumé: Açude Sumé – 21,1% em 16/03/2015
Ouro Velho: Açude Ouro Velho – 0,0 em 09/03/2015
Prata: Açude Prata II – 0,1% em 09/03/2015
São João do Cariri: Açude do Namorado – 10,1% em 06/02/2015
São José dos Cordeiros: Açude São José III – 24,9% em 28/02/2015
Serra Branca: Açude Serra Branca II – 9,5 em 20/01/2015

DE OLHO NO CARIRI
Roberta Lucena
Foto: Tiago Christiano e Macildo Alves

Ex-presidiário é assassinado na noite desta quarta-feira na Capital do Jeans



Um ex-presidiário foi assassinado na noite desta quarta-feira (18) próximo a uma lanchonete na Rua Santa Inês no Bairro da Cohab em Toritama. A vítima foi José Alcimério Martins da Silva, conhecido por “Cimero” (34 anos) que residia no bairro em que foi executado.

Segundo informações, a vítima estava caminhando quando de repente duas pessoas cercaram o mesmo, onde realizou diversos disparos de arma de fogo, que tombou diversas vezes e faleceu no local.

Na oportunidade, testemunhas informaram que ele tinha saído do presidio há quase um ano e que cumprido pena por homicídio e tráfico de drogas.

O corpo de “Cimero” foi encaminhado para o Instituto de Medicina legal (IML) em Caruaru.

Agricultor sofre tentativa de homicídio pelo próprio filho na zona rural de Taquaritinga do Norte

Um agricultor de 86 anos sofreu uma tentativa de homicídio pelo próprio filho no Sítio Ingá, zona rural de Taquaritinga do Norte.

Segundo informações, o agricultor estava em sua residência aquando recebeu a visita do filho identificado por José Moises Felipe Rocha, conhecido por “Zezinho” (49 anos) e ao tentar pegar a ração dos animais foi surpreendido pelo filho que desferiu diversas pauladas em seu pai, que foi socorrido por um outro filho chamado Severino.

Houve uma luta corporal entre os irmãos, porém o agressor foi contido e preso em flagrante pela Polícia Militar. Familiares informaram que anteriormente, “Zezinho” já tinha ameaçado diversas vezes o seu genitor.

Policiais do Malhas da Lei cumprem mandado de prisão em Santa Cruz do Capibaribe

Foi preso na tarde desta quarta-feira (18) no bairro Santo Agostinho em Santa Cruz do Capibaribe, Janildo Pereira da Silva, conhecido por “Zaquerinho” (32 anos).

Contra o mesmo existia um mandado de prisão expedido pela comarca de Santa Cruz do Capibaribe. Janildo estava caminhando pelo bairro, quando recebeu ordem de prisão e foi conduzido para a delegacia local.

Na depol foi confirmado que o mesmo seria acusado de tentar assassinar a sua ex-esposa. Sendo em seguida foi encaminhado Presidio Juiz Plácido de Souza.

VEÍCULO É INTERCEPTADO E UM DOS OCUPANTES FOI ASSASSINADO NA PE-170 EM LAJEDO/PE


Quatro pessoas trafegavam em um veículo por volta do meio dia desta quarta-feira (17), quando na PE-170 em Lajedo, no Agreste pernambucano, o carro foi interceptado e metralhado. Os ocupantes do veículo modelo Celta foram identificados como Claudemir da Silva Macedo, era ele quem dirigia o carro e os detentos do sistema semiaberto do Centro de Ressocialização do Agreste (CRA) de Canhotinho, Ednildo Vitalino da Silva, Paulo Jorge Mariano e José Edivaldo de Amorim.

Eles haviam deixado o CRA na manhã desta quarta-feira e seguiam para Caruaru, quando nas proximidades da Vila de Imaculada, foram surpreendidos por elementos fortemente armados utilizando dois veículos que começaram a atirar, as vítimas em uma ação rápida saíram do carro e correram, sendo perseguidos pelos pistoleiros que continuaram atirando.

A vítima Ednildo foi alvejado com um tiro de espingarda calibre 12 na região da cabeça, e morreu as margens da PE, um outro ocupante do veículo também levou um tiro de espingarda calibre 12 que praticamente decepou sua mão, sendo essa vítima socorrida pelo Samu para o Hospital Maria da Penha em Lajedo em seguida foi transferida para um hospital não divulgado, uma outra vítima recebeu atendimento médico no Hospital de Cachoeirinha e em seguida removida para o Hospital Regional do Agreste em Caruaru e o motorista do veículo sofreu ferimentos leves.

Um dos Veículos utilizado no crime um Citroen de cor vermelha e o Celta usado pelas vítimas pegaram fogo as margens da Rodovia.

Ao tomarem conhecimento dos fatos, policiais da 2ª Companhia de Lajedo comandados pelo Capitão Carvalho estiveram no local onde juntos com o efetivo da Polícia Civil sob o comando do Delegado Altemar Mamede, realizaram diligências em toda região com o objetivo de identificar os meliantes sem êxito.

O corpo da vítima fatal após o levantamento cadavérico segui para o IML de Caruaru.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e contou com a ajuda de populares para conter as chamas.

Policiais encontram moto com irregularidade em Santa Cruz do Capibaribe

Quando em rondas, os efetivos do GATI e Polícia Militar visualizaram três pessoas em atitude suspeita em um local conhecido como um ponto de tráfico na Favela do Papelão no bairro Santo Agostinho em Santa Cruz do Capibaribe.

Os suspeitos ao avistar o policiamento, abandonaram uma moto e fugiram com destino ignorado. A moto foi levada para a delegacia da Capital da Moda.

Na delegacia de polícia foi constatado que o veículo possuía restrição por apropriação indébita (A apropriação indébita se consuma no momento em há inversão da posse do bem alheio de quem o recebeu de forma lícita,), desta forma a moto foi deixada na delegacia.

Governador inicia segunda rodada do Todos por Pernambuco e assina ordens de serviço


A segunda rodada do programa Todos por Pernambuco começa nesta quinta-feira (19) com a passagem do governador Paulo Câmara (PSB) pela cidade de Floresta, no Sertão. Amanhã, ele segue na região e visita Afogados da Ingazeira. No sábado, passará por Arcoverde. Assim como fez no fim de semana passado, o socialista vai inaugurar obras e assinar ordens de serviço em outras localidades. 

Nesta quinta, Paulo vai a Itacuruba conferir o sistema simplificado de abastecimento de água da comunidade de Coité e depois entregará certificados do programa Pernambuco no Batente. A agenda ainda inclui uma visita a um projeto piscicultura.

O governador dedicará uma parte do dia nesta sexta (20) para ir a Tuparetama. Lá, ele visitará uma escola estadual e fará uma vistoria em cinco ruas e habitacionais que receberam recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM). No sábado (21), Paulo vai a Sertâna assinar ordem de serviço para a implantação da PE-265. 

Antes de viajar ao Sertão, o governador esteve nessa quarta (18) em Alagoas para conhecer um complexo penitenciário construído com concreto pré-moldado. A tecnologia permite a conclusão de uma obra em até 180 dias e poder ser importada pelo Estado. Paulo também participou de uma reunião com o governador alagoano Renan Filho (PMDB).

O Carcará venceu por 3x1 e conseguiu vaga nas quartas de final da Copa do Nordeste


O Náutico não foi capaz de garantir a vaga para as quartas de final da Copa do Nordeste, ao perder por 3x1 para o Salgueiro, no Cornélio de Barros, no Sertão de Pernambuco, na noite desta quarta-feira (18). O Carcará se classificou em primeiro lugar no grupo C com 10 pontos e o Náutico ficou com 8 logo abaixo, mas não conseguiu se classificar entre os melhores segundos colocados. Os gols da partida foram marcados por Anderson Lessa duas vezes e Ranieri, e Josimar descontou para o Timbu.

O técnico Lisca surpreendeu na escalação ao colocar o volante Anderson Preto na lateral direita no lugar de Guilherme. No ataque escalou Renato ao lado de Josimar. Uma demonstração de que pretendia deixar o Náutico mais ofensivo. Logo a um minuto, Josimar cruzou da esquerda e o lateral Gaston Filgueira não aproveitou. Aos três minutos, o meia Bruno Alves cobrou falta e o zagueiro Rogério desviou e o goleiro Luciano salvou evitando um gol contra. Depois desses dois lances, o Carcará equilibrou a partida e teve uma chance aos cinco minutos, quando o atacante Anderson Lessa tentou encobrir o goleiro Júlio César, que fez boa defesa. Um minuto depois, o zagueiro Flávio sentiu a coxa direita e saiu para a entrada do lateral Guilherme. Com a mudança, Lisca abriu mão dos três zagueiros.

Após a modificação, o Náutico ficou vulnerável. O Salgueiro passou a pressionar. Aos 14, após cobrança de escanteio, o zagueiro Rogério cabeceou e Júlio César salvou. No entanto, aos 23, depois que o lateral Lúcio lançou na área, o volante Vítor Caicó bateu forte. A bola foi para Anderson Lessa cabecear e fazer 1x0. 

O Náutico perdeu um pouco a padrão de seu jogo, chegava muito na frente, mas sem objetividade. Assim, aos 30, o meia Cássio Ortega cobrou escanteio e Júlio César falhou. Na sobra, Ranieri, de cabeça, fez 2x0, mas antes empurrou o zagueiro Welton Felipe e o árbitro Marcelo de Lima Henrique errou ao não marcar a falta. Lisca, revoltado, insistiu na reclamação e foi expulso. 

No segundo tempo, o Náutico partiu para cima. Logo aos dois minutos, Renato em jogada individual finalizou para fora uma boa oportunidade. O Salgueiro, porém, não errou. No contra-ataque, Valdeir serviu Anderson Lessa, que só teve o trabalho de tocar para fazer 3x0, aos 22. Dois minutos depois, o Timbu perdeu o zagueiro Elivélton, com suspeita de ter rompido o tendão do é direito. Diego entrou no seu lugar, mas aos 30 foi expulso junto com o lateral Lúcio, do Salgueiro. Nos acréscimos, Josimar, em bela jogada, marcou o único gol alvirrubro. 

FICHA DO JOGO

Salgueiro: Luciano; Marcos Tamandaré; Ranieri, Rogério e Lúcio; Rodolfo Potiguar, Moreilândia, Vítor Caicó (Kanu) e Valdeir; Cássio Ortega e Anderson Lessa (Marlon). Técnico: Sérgio China. 

Náutico: Júlio César; Elivélton (Diego), Welton Felipe e Flávio (Guilherme); Anderson Preto (Jefferson Nem), João Ananias, Fillipe Soutto e Bruno Alves; Renato e Josimar. Técnico: Lisca.

Local: Estádio Cornélio de Barros, em Salgueiro. Árbitro: Marcelo de Lima Henrique. Assistentes: Fernanda Colombo e Ricardo Chianca. Gols: Anderson Lessa aos 23, Ranieri aos 30 minutos do 1º tempo, Anderson Lessa aos 22, Josimar aos 46 do 2º. Renda: R$ 20.330. Público: 8.950. não divulgados. Cartões amarelos: Renato, Welton Felipe (N), Ranieri (S). Expulsões: Diego (N) e Lúcio (S) aos 30 do 2º.

Assembleia Legislativa assina requerimento que autoriza CPI da Telefonia na Paraíba

O Plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou nesta quarta-feira (18) a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia. Durante a sessão ordinária, foi assinado pelo presidente da Casa Epitácio Pessoa, Adriano Galdino, o requerimento que autorizou a instalação da Comissão, de propositura do deputado João Gonçalves. Também foram votados quatro projetos de resolução, entre eles o que autoriza a filiação da Casa à União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE), e um projeto de lei ordinária.

De acordo com Adriano Galdino, a CPI da Telefonia tem função de fiscalização em respeito à população paraibana e aos serviços prestados a ela. “O objetivo é fiscalizar os serviços dessas empresas na Paraíba para melhorar o atendimento e o alcance de sinais em todo o Estado. As operadoras só se preocupam em investir nos grandes centros e temos muitas cidades paraibanas que estão ilhadas. As empresas têm obrigação de atender esses locais mesmo com mercado consumidor sendo menor e vamos lutar por isso”, afirmou o presidente da ALPB.

Para o deputado João Gonçalves, propositor da Comissão, a falta de investimento e a defasagem tecnológica dos equipamentos são os fatores que geraram a propositura da CPI. “Temos áreas com cobertura, mas com sinal deficiente, além de quebra freqüente das ligações telefônicas, má prestação na transmissão de dados e, por último, a forma de cobrança dos cartões pré-pagos”, justificou o parlamentar.

O propositor da CPI elogiou a condução dos trabalhos do presidente Adriano Galdino. “Estamos vivendo uma nova era na ALPB. Como presidente da ALPB, Adriano Galdino tem dado espaço a todos os deputados no encaminhamento das nossas proposituras. Tentamos ano passado instalar a CPI e nos foi negado pelo antigo presidente da Casa”, declarou João Gonçalves.

POLÍCIA REALIZA OPERAÇÃO EM CORRENTES E PRENDE ELEMENTOS SUSPEITOS DE ENVOLVIMENTO EM ASSALTOS A BANCOS


Uma operação realizada por policiais civis da delegacia de Correntes, 18ª Delegacia Seccional e 9ª Batalhão de Garanhuns, em conjunto com policiais do Estado de Alagoas e batizada de Asfixia, realizou nesta terça (17), o cumprimento de vários mandados de busca, apreensão e prisão em cidades da Zona da Mata e Sertão de Alagoas e em Correntes (PE).

O objetivo da ação conjunta é apurar crimes de assalto a banco, sobretudo de explosões a caixas eletrônicos em municípios de Alagoas e Pernambuco. De acordo com as primeiras informações policiais, três pessoas foram presas na cidade de Correntes incluindo o comerciante Celso Iran Cardoso de Azevedo, conhecido como Celso do Gás. Ele, segundo a polícia, é proprietário de um parque de vaquejada avaliado em R$ 500 mil e possui diversos cavalos de raça que custam 150 mil reais cada um.

Na residência dele considerada de alto padrão, a polícia diz ter encontrado vários aparelhos celulares, aparelhos de TV, arma de fogo, cartões de programas sociais (Bolsa Família), entre outros. Já no Parque de Vaquejada foram encontrados cavalos e uma caminhonete.

Segundo investigações, o comerciante também teria estabelecimentos de fachada, usados para lavagem de dinheiro de roubos. A operação acontece em Palmeira dos Índios, Arapiraca, Batalha, Maceió, Ibateguara, Santana do Mundaú, Minador do Negrão e Correntes. Os outros dois presos em Correntes são: Valdemir Cândido de Couto, o Milita, e Dogivaldo Fernandes da Silva, o Doginho.

Os 30 mandados de busca e apreensão e mais quatro de prisão, que foram cumpridos nesta terça-feira em Alagoas e Pernamcuco foram expedidos pela 17ª Vara Criminal de Maceió. A investigação foi iniciada a partir da explosão de um caixa eletrônico do Banco Bradesco, na madrugada do dia 29 de janeiro deste ano, no município de Chã Preta. Uma entrevista será concedida pela Polícia Civil de Alagoas ainda na tarde desta terça para dar detalhes do desmantelamento e prisão da quadrilha.

Com informações e imagens do Tnh1, VeC Garanhuns e Agreste Violento