terça-feira, 30 de março de 2010

Entervista na Radio Toritama FM desta semana 01/04/2010


O entrevistado do programa fala Toritama desta quinta-feira dia 01 de abril 2010 será Jose Augusto Maia ex-prefeito de Santa Cruz da Capibaribe e atual administrador do Moda Center e candidato a DEP: Federal...

Primeiro voo da Passaredo desembarca no Recife


O primeiro voo da companhia aérea Passaredo desembarca no Aeroporto Internacional dos Guararapes na madrugada desta terça-feira (30), e já movimenta as expectativas nos negócios entre Pernambuco e São Paulo. O voo, que será diário, parte de Ribeirão Preto, em uma aeronave com capacidade para 50 passageiros.
A Empetur já ofereceu novos dados e estudos à Passaredo para estudar a viabilidade de rotas para Petrolina e Caruaru. O aeroporto de Petrolina registrou movimentação recorde em 2009, com 207.200 passageiros, crescimento de 31% nos números se comparados aos de 2008. Já Caruaru se destaca em todo o Agreste, responsável pela maior economia da região, motivado principalmente pelo setor das confecções. A capital do forró fica em um ponto estratégico, entre os grandes produtores do setor como a Capital jeans Toritama e Santa Cruz do Capibaribe.

Ciro e Daniel Paulista devem enfrentar o Paraná


O atacante Ciro o volante Daniel Paulista melhoraram consideravelmente e as chances deles entrarem em campo quarta-feria (31) contra o Paraná são grandes. As previsão é do médico do clube, Hamilton Crócia, que reavaliou os jogadores nesta terça-feira. De acordo com ele, os dois participaram normalmente do treino desta tarde e e foram relacionados para a partida.
Ciro e Daniel Paulista sofreram uma entorse no tornozelo no clássico contra o Santa Cruz, no último domingo. Os dois se disseram vítimas da má conservação do gramado da Ilha do Retiro. Entretanto, os dois jogadores ainda serão reavaliados momentos antes do jogo.
O Sport enfrenta o Paraná pela partida de volta da Copa do Brasil, às 21h50 desta quarta-feira, na Ilha do Retiro. Como o primeiro jogo terminou com o placar de 1 a 1, um empate sem gols garante a classificação do Leão para a terceira fase da competição.
Fonte: pe360graus.com.br

Náutico não terá Hamilton contra o Vitória


O Náutico viajou para Salvador sem o volante Hamilton. O jogador está mesmo fora da partida contra o Vitória, às 21h50 desta quarta-feira (31), pela Copa do Brasil. Além de Hamilton, lesionado, o técnico Alexandre Gallo não terá o zagueiro Vinícius e o volante Derley, suspensos.
Gallo fez um treino no campo do Bahia nesta terça-feira e já definiu a equipe titular, mas só irá revelar momentos antes da partida. Tudo indica que as vagas deixadas por Hamilton e Derley no meio-campo sejam ocupadas por Gomes e Nilson.
Na vaga deixada por Vinícius, o trio de zagueiros deve ser formado por Ediglê, Diego Bispo e Igor. Assim, a provável escalação alvirrubra deve ser: Gustavo, Ediglê, Diego Bispo e Igor; Tinga, Nilson, Gomes, Dinda e Zé Carlos; Bruno Meneghel e Carlinhos Bala.
Zé Carlos, que pode voltar a atuar na ala esquerda, acredita que o Náutico pode reverter o placar mesmo jogando no Barradão. "Estamos muito preparados e focados para essa partida. E da mesma maneira que eles nos venceram nos Aflitos, agente pode vencer eles em Salvador. Sabemos do resultado que temos que atingir e vamos jogar para frente, sempre procurando um bom resultado", afirmou ao site oficial do Náutico.
Como perdeu o jogo de ida por 1 a 0, o Náutico precisa de uma vitória com dois gols. Mesmo que a diferença do placa seja por um gol, ao marcar duas vezes fora de casa, o Timbu levará vantagem no critério de desempate. A vitória por 1 a 0 para os alvirrubros leva a decisão para os pênaltis e o empate dá a vaga a equipe baiana.
Jogadores relacionados para o jogo:
Goleiros: Gustavo e Leonardo
Laterais: Daniele Rafael Foster
Zagueiros: Gomes, Edglê, Diego Bispo e Igor
Volantes: Tinga, Nilson e Eduardo Eré
Meias: Dinda, Tarcio, Felipe Pinto e Zé Carlos
Atacantes: Rodrigo Dantas, Geilson, Bruno Meneghel e Carlinhos Bala
Fonte: pe360graus.com.br

Santa Cruz conta com a volta de quatro jogadores que estavam no DM


No Santa Cruz, é hora de esquecer a derrota no clássico e se concentrar no jogo da volta contra o Botafogo, quinta-feira (1º), no Rio de Janeiro. Na última segunda-feira (29), o técnico Dado Cavalcanti recebeu uma boa notícia: quatro jogadores deixaram o departamento médico (DM).
“A gente fica analisando onde a gente errou mas procura ao mesmo tempo esquecer e já pensar no próximo adversário”, ponderou o atacante Joelson.
Esse foi o espírito do grupo tricolor na reapresentação. A prancheta do treinador já está vazia novamente, esperando ser preenchida com a escalação da próxima partida. É na quinta-feira, pela Copa do Brasil. O Tricolor precisa vencer por pelo menos 1x0 para decidir a vaga nos pênaltis.
“O pensamento é da gente ir para o Rio e fazer os gols, já que as oportunidades foram criadas em casa e a gente acabou não conseguindo concluir a gol”, disse o goleiro Tuti.
E a boa notícia do início da semana estava dando voltas no gramado. Quatro jogadores liberados pelo departamento médico. Gilberto Matuto, Baiano, Dedé, e André Leonel. Agora é recuperar o condicionamento até o dia do jogo.
“A gente vai, se por acaso entrar em campo, sentir um pouco a parte física, mas a gente deixa o pessoal aí nos avaliar se até quinta-feira a gente tem condições físicas de entrar em campo”, afirmou o lateral Gilberto Matuto.
Fonte: pe360graus.com.br

TCE julga improcedente denúncia contra ex-prefeito de Caruaru


Por unanimidade, os conselheiros da Primeira Câmara julgaram improcedente uma denúncia formulada por João de Lima Fagundes Neto contra o ex-prefeito de Caruaru, e atual vereador, Antonio Geraldo Rodrigues (Tony Gel), e os membros da Comissão de Licitação, pela contratação de um escritório de advocacia, através de inexigibilidade, para efetuar cobrança de créditos da dívida ativa municipal.
O relator do processo foi o conselheiro Carlos Porto, que acolheu, na íntegra, o parecer do procurador do Ministério Público de Contas, Paulo Roberto Fernandes Pinto Júnior. De acordo com o parecer, não compete à Comissão de Licitação opinar sobre a contratação por inexigibilidade de licitação.
Sua função, de acordo com a Lei nº 8.666/93 é "receber, examinar e julgar todos os documentos e procedimentos relativos às licitações e aos cadastramento dos licitantes".
Por essa razão, o relator acatou a preliminar de "ilegitimidade passiva" para que os membros da Comissão de Licitação também figurassem na denúncia.
Com relação à contratação de escritório de advocacia, através de inexigibilidade, para cobrança de dívida ativa municipal, o parecer do procurador considerou o procedimento adequado "para atender ao interesse público". Segundo ele, a contratação do escritório se deu por uma recomendação do então secretário municipal de finanças, Manoel Herculino Filho, em face de sua preocupação com a evasão fiscal.
É que as instituições bancárias com agências no município, diz o parecer do MP, ao realizar operações de compra, financiamento, leasing e empréstimos estariam recolhendo os seus tributos em cidade que teriam uma alíquota menor de ISS.
Afirma também que em determinadas situações não se pode negar à administração pública a possibilidade de contratar escritórios de advocacia com notória especialização para a realização de serviços singulares, tal como fez a Prefeitura de Caruaru para tentar reaver créditos tributários.
"Resta evidente, portanto, que o contrato em questão não acarretou nem acarretará nenhum prejuízo ao município, o que reforça o entendimento de que sua celebração atendeu ao interesse público", diz o parecer do MP acatado em seu voto pelo conselheiro Carlos Porto. Acompanharam o voto do relator os conselheiros Teresa Duere e Marcos Loreto.
Fonte: Central de Jornalismo Liberdade

Equipe de Tênis de Mesa de Caruaru conquista 4º lugar geral em AL


A equipe de Tênis de Mesa de Caruaru conquistou o 4º lugar geral no VII Aberto de Maceió de Tênis de Mesa, que acabou no domingo, na AABB de Maceió. O torneio é considerado oficial pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa e a equipe de Caruaru esteve representado por 12 atletas do mirim até o adulto voltando com seis medalhas conquistadas.
Os premiados foram Luciano Moreira: 2º Lugar - Rating C, Mateus Claudino 3º Lugar Rating D, Danyllo Amorim 3º Lugar Rating E, Josimario Filho 2º Lugar Mirim, Rafael Santos 3º Lugar Mirim, Walmerson Silva 3º Lugar Juvenil. A próxima etapa será em Aracaju, em Sergipe, onde será realizada a Copa Brasil Nordeste.
Fonte: Assessoria

SESI lança metodologia de ensino a distância


SESI lança metodologia de ensino a distância

O presidente da Confederação Nacional da Indústria, Armando Monteiro, e o diretor-superintendente do SESI, Antonio Carlos Brito Maciel, lançam nesta terça-feira (30), o programa SESI Educa, metodologia de ensino a distância inédita entre países de língua portuguesa. Voltada para jovens e adultos, a iniciativa leva para a web todo o material didático e disciplinas que compõem o ensino fundamental e médio, com uma linguagem exclusiva voltada para a internet.

“Na língua portuguesa não há este conteúdo trabalhado na linguagem web. Não pegamos simplesmente um material impresso e transferimos para a internet, houve um tratamento para adaptar o conteúdo”, explica a gerente-executiva da Unidade de Educação Básica do SESI, Mariana Raposo.

O lançamento será na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, às 19h00. Foram convidados para o evento secretários estaduais de educação, presidentes de conselhos estaduais de educação, Deputados Federais integrantes das Comissões de educação da Câmara e Senado, diretores do SESI e empresários. “Embora sendo educação a distância com novas tecnologias de informação, estamos falando de cursos e atividades de ensino regulamentadas. Daí a razão de trazer esses parceiros estaduais”, explica Raposo.
A metodologia SESIEduca está hospedada no portal SESI Educa (www.sesi.org.br/sesieduca), o maior site do país voltado ao ensino do ensino fundamental e médio com 30 mil páginas HTML, chamadas de objetos de aprendizagem, 20 mil questões de auto teste e 4 mil itens de provas. O Banco Internacional de Objetos de Aprendizagem do Ministério da Educação tem disponível 6.9850 objetos de aprendizagem. “O SESI já oferece educação básica para jovens e adultos, mas predominantemente presencial. Na indústria brasileira, cerca de 50%, ou seja, 5,3 milhões de trabalhadores não completaram a educação básica”.
O SESI criou a metodologia para facilitar o acesso do trabalhador jovem e adulto à educação, à medida que ele pode fazer isso a qualquer hora e em qualquer lugar. Qualquer jovem ou adulto pode utilizar a metodologia, não apenas trabalhadores da indústria. Para ter acesso é necessário apenas realizar um cadastro no portal.
Para garantir a funcionalidade da metodologia, o SESI está fazendo um esforço de forma a garantir que todos os departamentos regionais da instituição tenham laboratórios de tecnologia da informação (fixos ou móveis). Além disso, está em contatos com as empresas para que sejam disponibilizados espaços de estudos. “Nossa expectativa é que o jovem e adulto que vai fazer SESI educa na web faça na sua empresa ou em casa porque 50% dos domicílios brasileiros têm computador”.

Brega ou Chique? Assista ao Acredite Se Quiser desta semana


O Acredite Se Quiser desta semana foi ao Churrasqueira Bar em Santa Cruz do Capibaribe.
O programa está imperdível. Humor e música em um dos bares mais movimentados da cidade
Da Redação do
Portal Agreste PE

O sonho está mais próximo! BR- 104 a todo vapor!


Alguns trechos onde os serviços de terraplanagem estão conclusos já começam a receber o asfalto. A informação foi conferida pelo membro do Comitê Gestor da duplicação, Vereador Diogo Moraes, durante visita as obras este fim de semana.A duplicação da BR-104 faz parte do Programa de Duplicação de Rodovias do Governo do Estado, que visa dotar de pistas duplas cerca de 125 quilômetros de rodovias em todo Estado. Até então a obra está orçada em R$ 315 milhões. Os recursos serão utilizados na instalação do canteiro de obras, na restauração da pista já existente e nas intervenções urbanísticas. A duplicação da rodovia deve beneficiar cerca de 430 mil pessoas.
fonte: Assessoria

Arcoverde vai virar cidade digital



População de Arcoverde terá internet grátis na cidade toda
Nesta segunda-feira, dia 29 de março, o prefeito Zeca Cavalcanti (PTB) e a secretária de Ciência e Tecnologia do Estado, Luciana Santos (PCdoB), assinam o convênio para implantação do Projeto Arcoverde Digital, as 11h, no Gabinete do Prefeito. O Projeto vai garantir o acesso a internet por toda a população da cidade de Arcoverde, seja em casa, na rua, nas praças ou nas empresas. Através de um sistema de torres de transmissão que serão implantadas, a população basta comprovar que está em dia com o Imposto Predial Territorial Urbano- IPTU, que terá uma senha para acessar a internet gratuitamente.
fonte: Valdecarlos Alves
Col:Manásseis Santana

Marina Silva se encontra com líderes do PV em PE


A senadora Marina Silva (PV-AC), pré-candidata a presidente, passará a maior parte da semana em Pernambuco, onde vai realizar palestras e se encontrar com líderes do partido no Estado. Hoje, Marina estará em São Paulo para reuniões internas na sede da legenda, como de costume.
Na quarta-feira, Marina seguirá para Garanhuns, no agreste pernambucano, onde se encontra com líderes da sigla da região e, depois, assiste ao espetáculo "Paixão de Cristo" encenado na cidade. Na quinta-feira, a senadora segue para Caruaru, a 136 quilômetros da capital pernambucana, e profere palestra no auditório da Radio Difusora, promovido pela Faculdade do Vale do Ipojuca (Favip), com o tema desenvolvimento sustentável.
Depois, Marina Silva almoça com empresários da Associação Comercial e Industrial de Caruaru (Acic) e retorna à capital. Na sexta-feira, a pré-candidata do PV volta a Brasília.

Homicídio na Villa Canaã


Homicídio na Villa Canaã Jose Lourinaldo da Silva 36 (Louro) foi abatido com três tiros na cabeça, dois no tórax e um na coxa. A vítima deixou a sua moto na oficina e quando voltou para buscar foi atingido por vários disparos de arma de fogo segundo informação da policia quatro elementos de carro se aproximaram da vítima e começaram a disparar, a vítima veio a falecer no local e corpo foi encaminhado para o IML de caruaru.
Fonte: SD Assunção,Marcio Romero e Augusto Cordeiro

Igreja do Convento divulga programação especial de Semana Santa

Sendo a Semana Santa uma tradição religiosa do cristianismo que celebra a paixão, a morte e a ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, o período é dedicado para orações. Sendo assim, a Diocese de Caruaru orientou todas as paróquias a desenvolverem programação alusiva ao tema.
A Igreja Coração Eucarístico de Jesus, mais conhecida como Igreja do Convento, retoma hoje as atividades com confissões pela manhã e à tarde. Às 19h30 acontece missa de Santo Antônio.
Frei William Almeida, guardião da paróquia, lembra a comunidade católica que a programação segue até domingo de Páscoa, com destaque para a sexta-feira da paixão. Ás 6h da manhã tem via sacra pelas ruas do bairro Divinópolis. Das 8h às 12h acontece adoração ao Santíssimo e confissões da Paixão de Cristo. Às 16h tem procissão do Senhor Morto.
Fonte: Central de Jornalismo Liberdade

Lojas Americanas chegam ao Shopping Difusora


Uma boa notícia para a economia de Caruaru. A cidade ganhará mais uma unidade das Lojas Americanas, sendo a 11ª loja do grupo em Pernambuco. Será no Shopping Difusora, ocupando uma área de mil e quinhentos metros quadrados no 1º piso.
De acordo com o diretor da LVF Empreendimentos, Luverson Ferreira, a nova loja de departamento do shopping deverá ser inaugurada em setembro próximo, com a expectativa de gerar, inicialmente, 200 empregos diretos e indiretos.
As novidades no Shopping Difusora não param por aí. Haverá ampliação na operação de fest food para compor o mix da Praça de Alimentação, com a chegada do Mister Grill.
Com menos de um ano de sua inauguração, estão em funcionamento no Shopping Difusora 75 operações, entre lojas e quiosques. A meta até o fim deste ano são 10 operações.
Fonte: Central de Jornalismo Liberdade

Corpo de ex-presidiário é identificado em Caruaru


Foi identificado na manhã de hoje, 30, o corpo do jovem assassinado na noite do último domingo, em Caruaru. Trata-se de Eldes Francisco da Silva, 18 anos, conhecido como “Pequeno”. O corpo dele foi encontrado com três perfurações de arma de fogo na cabeça, na estrada que dá acesso ao Sítio Xique-xique.
Ex-presidiário, a vítima era solteira e morava na Rua Cláudio Fernandes, bairro José Carlos de Oliveira.

Fonte: Central de Jornalismo Liberdade

Estudantes estão com muitas dúvidas em relação ao Enem

Associação dos Militares orienta membros a não sairem para trabalhar sem colete


Representantes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar orientaram os demais integrantes da corporação a não sair para trabalhar sem colete à prova de balas ou sem curso específico de direção, no caso dos motoristas de carros de polícia. A decisão foi tomada na noite desta segunda-feira (29) após uma reunião entre eles e os secretários estaduais de Administração, Paulo Câmera e de Articulação Política, Ranilson Ramos.

Segundo o capitão Vlademir Assis, quase ninguém tem o curso e existem poucos coletes à disposição. Se acatada, a orientação deve diminuir bastante o número de policiais nas ruas.

A reunião marcou o final de uma passeata que os militares realizaram durante o dia. Eles saíram da Avenida Conde da Boa Vista e seguiram para o Palácio do Campo das Princesas em protesto contra o percentual de reajuste salarial proposto pelo Governo do Estado.

Os policiais militares não se agradaram da proposta do Governo em conceder um reajuste salarial de 10%. Eles cobram equiparação com reajuste dado para a Polícia Civil, que foi de 40%, e incorporação de benefício que elevaria o salário de soldado para R$ 1.881,30.

Na assembleia realizada esta tarde, a categoria descartou a possibilidade de greve. A Associação de Cabos e Soldados vai aguardar uma contrapartida por parte do Governo do Estado num prazo de 72 horas.

A Associação de Cabos e Soldados afirma que tem 13 mil associados, o que representa 70% do efetivo desta categoria. O Governo do Estado ainda não se pronunciou e informou que vai divulgar uma nota oficial sobre o ocorrido.

Fonte: pe360graus.com.br

Senadora Marina Silva inicia visita hoje ao Estado de Pernambuco


A senadora Marina Silva, do PV do Acre, pré-candidata a Presidência da República, inicia visita a Pernambuco nesta terça-feira. O primeiro evento será no Recife, onde dará palestra sobre respeito da política nacional e mudanças climáticas, na FIEPE. À noite, a ex-ministra do Meio Ambiente participa de encontro na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Nesta quarta-feira, Marina Silva segue para Garanhuns, onde se reúne com líderes do PV e participa de plantio de 110 árvores. Na quinta, o destino da pré-candidata será Caruaru, onde concederá entrevista coletiva no Hotel Village, às 8h. Em seguida, ela profere palestra no Teatro Difusora sobre desenvolvimento sustentável.

Ainda em Caruaru, Marina Silva se encontra com empresários durante almoço na Associação Comercial e visitará a Feira de Artesanato. O espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém não está na agenda da pré-candidata a Presidência da República.

Central de Jornalismo
Helenivaldo Pereira

Nove pessoas são presas por duplo homicídio em São Joaquim do Monte; Esposa e sogra de vítima integram a quadrilha


Já estão nos Presídios Juiz Plácido de Souza, em Caruaru, e de Buíque, os nove acusados pelo duplo assassinado ocorrido no dia seis de fevereiro, em São Joaquim do Monte. Foram mortos a tiros o comerciante Jailson José dos Santos, 30 anos, e o ambulante José Pedro da Silva, 47, e ficaram feridos João Honorário e Joseildo Arsênio da Silva.

A polícia apurou que as mandantes dos crimes foram Elizângela Augusta dos Santos, 31, e Édina Augusta Leal de Lima, 52, esposa e sogra da primeira vítima fatal, respectivamente.

Foto: Flávio José

Também foram ouvidos na Delegacia Regional da Polícia Civil, em Caruaru, e encaminhados ao IML local, Fábio dos Santos da Cruz, 25, José Cícero Ramos de Andrade (Ciço Matador), 39, Jaelson Manoel Marcelino, 36, Amaro Correia da Silva (Amaro Macumbeiro), 80, e José Guedes da Silva, 29. Este último responsável em adquirir as duas armas usadas no duplo homicídio.

Através de trabalho investigativo, a polícia também conseguiu descobrir que a próxima vítima seria o pai do comerciante morto, uma vez que ele não se conformava com a morte do filho e lutava para desvendar o crime. Os nove responderão por homicídio qualificado e formação de quadrilha.

Fonte: Central de Jornalismo Liberdade