terça-feira, 7 de junho de 2011

Assembleia instala Frente Parlamentar de Comunicação

Pernambuco vive um período de crescimento acelerado e o segmento da comunicação precisa atuar em sintonia com os demais setores da economia estadual. Discutir essa realidade é a proposta de trabalho da Frente Parlamentar de Comunicação, instalada nesta segunda (seis de junho), na Assembleia.
O grupo terá como coordenador geral o deputado Ricardo Costa, do PTC. A Frente ainda conta com a participação dos deputados Aluísio Lessa e Ângelo Ferreira, do PSB, Eriberto Medeiros, do PTC, Everaldo Cabral, do PTB, e Tony Gel, do Democratas.
Segundo Ricardo Costa, o grupo vai promover um total de 23 encontros, inclusive no Interior. As atividades serão baseadas em seis eixos temáticos: educação, mídia digital, comunicação participativa, economia, instituições e legislação. Assuntos como a participação popular nas mídias de massa e a regulamentação da profissão de jornalista serão analisados pela frente. A educação será o tema do primeiro debate, marcado para o dia 15 de agosto, no município de Nazaré da Mata.
O secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar, representou o governador do Estado no evento de lançamento da frente. Ele afirmou que a iniciativa da Assembleia mostra sintonia com o momento positivo que Pernambuco vive. A presidente do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco, Cláudia Eloi, também elogiou a criação do grupo, destacando que a ação é importante no sentido de apoiar os profissionais da comunicação do estado.
A reunião ainda contou com uma palestra do diretor da consultoria TGI, Francisco Cunha, sobre a importância da comunicação para o momento econômico atual de Pernambuco.

Prefeitura entrega amanhã Kit merenda e biblioteca a todas as escolas do município

Nesta quarta-feira, dia 08 de junho, a Prefeitura Municipal do Brejo da Madre de Deus fará festa para entregar o novo kit merenda das escolas do município. O kit é composto de talheres, copos e utensílios de cozinha para equipar todas as escolas. “Estamos oferecendo a melhor alimentação escolar, com todos os nutrientes e vitaminas necessárias ao desenvolvimento de nossas crianças, com isso temos verificado o ganho de peso por parte deles, a melhoria do rendimento escolar e a queda no índice de evasão. Então agora vamos equipar as escolas com novos utensílios de cozinha, talheres e copos, para que a forma como é servida a alimentação seja de qualidade. Nossa preocupação é fazer o melhor e dar o conforto necessário a todos que freqüentam nossas escolas”, disse o Prefeito José Edson de Sousa.
Além do kit merenda, cada escola do município está recebendo uma biblioteca em madeira contendo 100 livros com clássicos da literatura nacional e mundial, para incentivar a leitura nas escolas.
O evento de entrega do kit merenda e das bibliotecas está marcado para acontecer nesta quarta-feira, às 10 horas da manhã no Pátio de Eventos 8 de Março, que fica na Praça do Bom Conselho.

Santa Cruz do Capibaribe São João 2011

Secretaria de Defesa Social desmente greve da Guarda Municipal

Em nota enviada a esta Assessoria de Comunicações, o Secretário de Defesa Social de Santa Cruz do Capibaribe, coronel José Edson Alves Barbosa, desmentiu informação passada à população por uma emissora de rádio local, dando conta de que a Guarda Municipal estaria em greve. Na citada nota, o secretário qualifica de improcedente a informação e que em momento algum foi procurado por nenhum repórter para que se pronunciasse acerca de tal assunto.

Paralisação dos agentes de trânsito é confirmada

Em entrevista ao programa igm em ação da rádio igm fm 88,9 no dia de onte o diretor de Trânsito de Santa Cruz do Capibaribe, Professor Vein, confirmou que está existindo uma paralisação dos agentes de trânsito da cidade. Disse que não foi convocado para a reunião dos agentes, e que desconhece os motivos, e que amanhã acontecerá nova reunião. “Até o momento eu sei que eles desativaram do trânsito e estão a disposição fazendo as atividades como guardas municipais”. Sobre a decisão dos agentes estarem ligadas a saída do Coronel Alves, disse não saber.
A verdade é que a greve está existindo e que as ações de trânsito estão momentaneamente paralisadas.

Joãozinho Aboiador é homenageado no São João na Terra das Dálias

A Prefeitura de Taquaritinga do Norte sempre mantendo a tradição e resgatando a cultura do nosso povo divulga oficialmente a programação do São João 2011. Que este ano homenageia o grande poeta e forrozeiro “Joãozinho Aboiador”.
Entre os dias 11 e 30 toda a Dália da Serra se transformará em um grande arraial com quadrilhas, muito forró pé de serra, bacamarteiros, bandas de pífanos, fogueiras, balões e muita animação.


Primeiros sons e palavras
Petrúcio Antônio de Amorim, nasceu em Caruaru-PE, no bairro do Vassoural. Intuitivamente, aos nove anos de idade juntava sons e palavras e fazia suas primeiras canções. Com doze anos já sonhava tocar suas músicas nas emissoras locais.

O mundo é grande e o destino o espera
A devoção musical veio mesmo quando começou a participar dos festivais estudantis. Em 1979 participou do Segundo Encontro Latino Americano de Folclore, realizado na Sala de Cultura Luiza Maciel, em Caruaru. Petrúcio concorre com três musicas, com as quais vence o festival. Os prêmios foram entregues por Luiz Gonzaga (o Rei do Baião). A partir desta data tudo mudou quanto ao incentivo e elogios constantemente dados somente por amigos e admiradores. Sua primeira música gravada por Azulão (Confissão de um Nordestino), era o início da realização de um sonho.

Vôos do Menino do Vassoural
Em 1981, O Poeta Petrúcio conhece Jorge de Altinho que também começava sua carreira de intérprete e assinou duas músicas (Disfarce e Confidências) do Poeta do Vassoural em um LP naquele período. Músicas que até hoje embalam almas e corações quando tocadas em bares e casas de shows de todo o Nordeste.
Em 1983 mais outros sucessos embalam a música nordestina: Devagar ("Devagar que o santo é de barro...") e Lembranças ("era um tombo só feito o balanço do mar..."), também com Jorge de Altinho. As duas canções despertaram em Petrúcio Amorim o desejo de gravar um disco.
No ano seguinte, recebe um convite da Gravadora Polygram, do qual resultou o seu primeiro LP, com o título *Doce Pecado*, um trabalho cheio de inovações, com várias fusões musicais, misturando Rock com Xote, Afoxé com Baião, Toadas e Galopes com poesias carregadas de metáforas.
Em 1986 mais um trabalho é lançado, cujo titulo Forró, Frevo e Alegria leva Petrúcio a assumir sua carreira de intérprete, cantando e fazendo shows pelas cidades do interior Pernambucano. Mas o gosto pelas composições não parou. O ritmo do poeta segue, com o mesmo entusiasmo do menino do vassoural. Petrúcio compõe grandes sucessos com Novinho da Paraíba, dentre eles "Estrela Cadente" em 1987 e "Nem olhou pra mim" um ano mais tarde, que se tornaria sucesso em todo o Nordeste com Alcymar Monteiro.

Forró, Frevo Alegria...
E samba! Depois de vários forrós, notou que a tendência para o romântico e o samba não era tão difícil. Anos mais tarde, conhece Jorge Silva do Recife com quem compôs "Como posso te esquecer" e gravada por Augusto César, além de "Sanfoneiro bom" gravada por Leci Brandão. Outra ideal parceria deu-se com o compositor pernambucano Leonardo, com quem trabalhou belas canções, inclusive uma delas gravada com Fafá de Belem "Fiel como um cão".

Canta Nordeste
Petrúcio Amorim também participa de dois festivais. O Canta Nordeste (Festival realizado pela Rede Globo Nodeste), com a música Cidade Grande, defendida por Cristina Amaral, em 1991. Na época a canção fica em segundo lugar. Na edição de 1995, o Poeta do Vassoural conquista o primeiro lugar com a música MENINOS DO SERTÃO, em parceria com Maciel Melo e interpretada por Nadia Maia, posteriormente gravada por Zé Ramalho.
Cinco anos depois, Petrúcio grava mais um LP intitulado "Feito mel no melão". O feito é considerado mais uma grande experiência como intérprete e compositor. Entre as músicas que mais se destacam, a homenagem do poeta ao rei: O Rei nas estrelas, a Luiz Gonzaga.
Em 1991 Jorge de Altinho grava três musicas (Meu ex-amor, Foi bom te amar e Menino de rua), que repetem sucesso. Três anos depois, Petrúcio Amorim lança aquele que seria seu último LP, recheado de novas músicas e de canções que marcaram épocas. A obra eterniza o nome do compositor com "Meu Munguzá".

Cidadão do Recife
Em 2006 Petrúcio Amorim recebe da Cãmara de Municipal do Recife o título de Cidadão do Recife.

Homenagem da Força Aérea Brasileira
Em 2008 recebeu do II Comando Aéreo Regional, através do Brigadeiro Teles Ribeiro, a medalha Santos Dumont, que é dada as pessoas que têm relevante serviços prestados a Aeronáutica.
Petrúcio Amorim serviu a Aeronáutica do ano de 1978 a 1984.

DISCOS

O primeiro CD - Petrúcio Amorim 15 anos de Forró
O primeiro CD chega em 1995, com o título de Petrúcio Amorim 15 anos de Forró, contendo participações de alguns artistas da mídia pernambucana como Cristina Amaral, Leonardo e Maciel Melo. "Meu cenário" é uma das músicas do trabalho, que lhe renderia mais de 40 regravações. No mesmo ano Flávio José estoura com "Meu Munguzá" que virou "Tareco e Mariola".

São João Petrúcio Amorim
Em 1996 recebeu em sua terra natal, Caruaru, a grande homenagem na Capital do Forró o "São João Petrúcio Amorim", e de Flávio José o sucesso Filho do Dono, também de sua autoria.

Fim de Tarde
Dois anos mais tarde grava o CD Fim de Tarde que contém a regravação de Anjo Querubim, a música mais regravada de todo o seu repertório.

A Festa Do Forró
Uma das mais perfeitas obras do Poeta-Interprete é o CD A Festa Do Forró, disco lançado no ano 2000, em que reúne doze dos melhores intérpretes do nosso forró cantando seus grandes sucessos.

Bebendo da Fonte
No ano de 2001, o CD Bebendo da Fonte reúne obras suas e de parceiros como Acyolle Netto e Maciel Melo, gravado pela Somzoom. No mesmo ano mais uma alegria ao ter sua música Tareco e Mariola gravada por Chiclete com Banana.

Pra ficar com você
Em 2002 Petrúcio Amorim lança o CD Pra ficar com você recheado de novas e antigas canções, algumas delas parcerias com Jorge de Altinho e Rogério Rangel, cantando com os amigos Santanna, Nadia Maia e Augusto César. Também neste ano, Falamansa grava Confidências. Mais uma música em parceria com Jorge de Altinho.

Deus do Barro
No ano de 2004, seu 6º CD e décimo disco da carreira, Deus do Barro, homenageia um dos ícones maiores da cultura nordestina: O Mestre Vitalino, cantado por Valdir Santos, Marrom Brasileiro e Naná Vasconcelos.

Na boléia do Destinho
Gravado ao vivo no Teatro Santa Isabel, no Recife em 2006, esta é, sem dúvidas, a obra-prima do Poeta do Forró e vem para marcar os seus 25 anos de carreira. A gravação contou com a presença de vários parceiros musicais, tais como: Nádia Maia, Santanna, Cristina Amaral, Geraldinho Lins, Jorge de Altinho e Maciel Melo. Este grande momento gerou um CD e DVD ao vivo.

20 Super Sucessos
Em 2008 foi lançada a coletânea com os 20 maiores sucessos de Petrúcio Amorim pela gravadora Polydisc. Um resgate dos grande sucessos, com participações como Flávio José, Alcymar Monteiro, Dominguinhos, Cristina Amaral, Nádia Maia e Maciel Melo.

Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010
A música Filho do Dono é lançada no CD Nacional da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010.

Forró, Alegria do meu Povo
Em 2010 Petrúcio Amorim lança seu mais novo disco, que é um resgate do autêntico forró desde os anos 70 até a atualidade. Nela há uma viagem por obras de grandes artistas que marcaram época.

Por entre os becos da vida
Esse é o Poeta Petrúcio Amorim, um poeta que trata os seus pelo mesmo adjetivo, mas o seu trabalho não nega o legado. São quatro LPs, oito CDs, um DVD e mais de 200 músicas gravadas. Em média cinqüenta sucessos e dezenas de intérpretes cantando as músicas por todo o Brasil, embalando corações e almas, interpretando e compondo canções que falam da vida e principalmente da nossa gente, da nossa terra.

PRINCIPAIS CANÇÕES: Confidências, Devagar, Lembranças, Estrela Cadente, Nem olhou pra mim, Como posso te esquecer, Menino de rua, Fiel com um cão, Cidade grande, Forró Brasileirinho, Meu ex-amor, Tareco e Mariola, Anjo Querubim, Filho do Dono, Meu Cenário e muitas outras.

OS MAIORES INTÉRPRETES: Dominguinhos, Falamansa, Jorge de Altinho, Marinês, Trio Nordestino, Azulão, Alcymar Monteiro, Novinho da Paraiba, Cristina Amaral, Augusto César, Assisão, Leonardo, Elson, Flávio José, Leci Brandão, Fafá de Belém, José Augusto, Razão Brasileira, Elba Ramalho, Zé Ramalho e Chiclete Com Banana.

Mototaxistas de Santa Cruz do Capibaribe comemoram autorização para uso de placas de aluguel

O departamento de trânsito de Santa Cruz do Capibaribe saiu na frente mais uma vez ao receber o reconhecimento do Detran-PE por ter sido o primeiro município do estado a preencher os requisitos para a implantação das placas de aluguel nas motocicletas que prestam serviço de transporte remunerado de passageiros. Essa conquista só foi possível porque Santa Cruz do Capibaribe foi o primeiro município de Pernambuco a concluir o Curso Especializado da Lei Federal 12.009∕09, e a resolução nº 350∕2010 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) que regulamentou a profissão de mototaxista.

O diretor de trânsito Valdeni Aragão, e o coordenador de projetos de educação de trânsito de Santa Cruz do Capibaribe, Mário Leandro, receberam o comunicado na última sexta-feira dia (02) na sede do Detran. A medida vai beneficiar todos os profissionais devidamente regularizados, que, com a placa de aluguel (vermelha) terão vantagens na compra de motocicletas novas e isenção de impostos anuais.

Para fazer jus ao benefício, os mototaxistas terão que providenciar os seguintes documentos:

- Ofício da Prefeitura Municipal (original e assinado pelo prefeito) solicitando a concessão de placa de aluguel- Cópia do alvará da prefeitura ou documento equivalente- Cópia da nota fiscal ou CRV, com verso preenchido e reconhecimento de firma se for o caso- Cópia de CP E RG,se pessoa física- Cópia da CNH (incluído no campo de observações: atividade remunerada e curso de mototaxista)

As cópias deverão ser devidamente autenticadas ou conferidas com a original por servidor do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN-PE. O diretor de trânsito do município, Valdeni Aragão, informa que em breve convocará uma reunião com os mototaxistas para informar com detalhes todos os benefícios para a categoria.

Consulta ao primeiro lote de restituições do IRPF 2011 deve ser liberada quarta-feira

A consulta ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2011 deverá ser liberada na próxima quarta-feira (8), informou a Receita Federal. O número aproximado de pessoas com restituição deve chegar a 2 milhões. A valor total do lote ainda está sendo calculado pelos técnicos e depende da disponibilidade do Tesouro Nacional. O dinheiro estará disponível na rede bancária no 15 de junho.

No primeiro lote, serão priorizados os contribuintes com 60 anos ou mais, em respeito ao Estatuto do Idoso, desde que não tenham sido encontradas discrepâncias nas informações enviadas ao Fisco. Os contribuintes que enviaram a declaração no início do prazo também podem ser incluídos no lote, observadas as mesmas condições.

Mais seis lotes regulares devem ser liberados até o final do ano. O segundo está previsto para o dia 15 de julho; o terceiro, para 15 de agosto; o quarto, para 15 de setembro; o quinto, para 17 de outubro; o sexto, para 16 de novembro; e o sétimo, para 15 de dezembro.

O contribuinte não deve esperar até o término das liberações das restituições, em dezembro, para procurar a Receita e verificar se deixou de ser incluído em qualquer um dos lotes regulares.

Para evitar futuros problemas e multas, o ideal é consultar o Centro Virtual de Atendimento ao Cidadão (e-CAC) e verificar se a declaração tem pendências ou está correta. O e-CAC foi criado para permitir ao cidadão fazer a autorregulamentação fiscal, antes mesmo de ser notificado pela Receita Federal. É preciso fazer um cadastro para a obtenção de uma senha e, assim, ter acesso ao centro virtual.

Este ano, 24.370.072 contribuintes enviaram a declaração no prazo. Quem não enviou o documento a tempo terá de pagar multa mínima de R$ 165,74 ou 20% do imposto devido. Após 45 dias da emissão do documento de arrecadação, a ser pago no banco, incidem ainda juros de mora.

Aqueles que tiverem que fazer a declaração retificadora, seja porque não entregaram o documento a tempo ou porque têm que corrigir algum dado informado na declaração entregue, podem baixar a versão atualizada do programa gerador do documento, disponível no site da Receita.

Poço fundo poderá ganhar posto policial

O Distrito de Poço Fundo tem uma população de aproximadamente três mil pessoas. Devido a sua proximidade com a sede de Santa Cruz do Capibaribe, Poço Fundo vivencia uma história de grande crescimento e desenvolvimento econômico.
Se por um lado Poço Fundo se desenvolve por outro, infelizmente, cresce o aumento da violência na localidade, deixando a população apreensiva e temerosa.
Analisando esse quadro, o deputado Diogo Moraes, solicitou através da indicação 776/2011, a implantação de um posto policial no distrito, o que irá dar maiores garantias de segurança a população, bem como, promoverá ações voltadas ao efetivo combate às drogas, cujo consumo também é crescente na localidade e região.
O parlamentar está ansioso para que esse pleito seja atendido com a maior brevidade possível.

Exército inicia megaoperação na fronteira com o Paraguai

Uma megaoperação do Exército, com 891 soldados, foi iniciada na fronteira com o Paraguai. Cerca de 600 km de fronteira estão sendo monitorados para coibir tráfico de armas, drogas e contrabando de mercadorias.

Já foram apreendidos 250 quilos de maconha e produtos contrabandeados, como pneus, cigarros e cosméticos. O objetivo é fortalecer a ação contra ilícitos na região.