sábado, 23 de outubro de 2010

projeto Santa Cruz Antiga É HOJE

Rua Grande em dia de feira de mangáio nas primeiras décadas do século passado

Logo mais às 20hs, dar-se inicio a volta do projeto Santa Cruz Antiga, criado por Marcondes Moreno, quando foi diretor de cultura do município,mas que depois acabou sendo abandonado. O comunicador resolveu então desenterrar o produtor cultural bateu as portas do comércio e dos amigos em busca dos apoios. As portas se abriram e a cidade entrou no clima do evento que deve receber um excelente público na Avenida Padre Zuzinha logo mais a noite. Um dado curioso foi o fato do produtor convidar na propaganda para que todos fossem ao Marco Zero da cidade, que fica localizado na Rua Grande, em frente a Igreja Matriz, pois a maioria não sabia nem que existia um Marco Zero na cidade. “Achei até engraçado e fiz de propósito mesmo esta forma de divulgação, pois nunca existiu um interesse em divulgar o pequeno monumento, que deveria ser grande”. Disse Moreno.
Foi na Rua Grande (Avenida Padre Zuzinha) que tudo começou. A história da cidade teve na Rua Grande seus principais acontecimentos, e nada melhor do que recomeçar o projeto em seu lugar de origem de onde nunca deveria ter saído .
Marcondes Moreno Produções agradece aos patrocinadores:

MASTER MALHAS

UNIPEÇAS

LUX BOUTIQUE

FARMÁCIA NEVES

INSTITUTO DOM PEDRO I

SUPERMERCADO TIBÚRCIO

MASSAS e CIA. DÉLICATESSE

AUTO ESCOLA SÃO DOMINGOS

YANE

RR AUTO ELÉTRICA

VEREADOR DR. NANAU

PONTES TEXTIL

VEREADOR DIMAS DANTAS

FLORICULTURA FLOR DE CHEIRIO

VEREADOR FERNANDO ARAGÃO

VEREADOR GALEGO DE MOURINHA

FABIANO GLICÉRIO

COMERCIAL MAEL

ZÉ AUGUSTO MAIA

VEREADOR ERNESTO MAIA

PIZZARIA e RESTAURANTE A NORDESTINA

VEREADOR DEOMEDES BRITO

Também agradecemos os apoiadores:

PREFEITURA MUNICIPAL

PORTAL AGRESTE PE

GUARDA MUNICIPAL

RÁDIO 101 FM

RÁDIO SANTA CRUZ FM

RÁDIO COMUNIDADE FM

RÁDIO VALE DO CAPIBARIBE AM

BLOG DIARIO DA SULANCA

BlOG OPINIÃO

ALEX BODOGA


BLOG A MALA POLÍTICA

REVISTA EBLOG DESAFIOS

PROGRAMA BUDEGA NORDESTINA COM PAULO VIANA (IGM)

BLOG DO MELQUI

PORTAL SANTA CRUZ 360

Diogo votará contra Zé Augusto, terça feira, diz blog do Inaldo

Deputado estadual eleito diz que seguirá o parecer do Tribunal de Contas

Caso a Câmara Municipal de Santa Cruz do Capibaribe resolva colocar em pauta, novamente, o parecer do TCE pela rejeição de duas prestações de contas do ex-prefeito e deputado federal eleito, José Augusto Maia (PTB), o vereador e deputado estadual eleito, Diogo Moraes (PSB), seguirá o Tribunal de Contas.
É um voto a menos na contabilidade de José Augusto, que não teve o registro de sua candidatura deferido pelo TRE-PE e entrou com recurso no TSE, ainda pendente de julgamento.
- Sigo o parecer do Tribunal de Contas, qualquer que seja ele – deixou escapar, no Recife, o vereador Diogo Moraes. Ele não se bica com José Augusto porque o ex-prefeito não o apoiou para deputado estadual.
José Augusto fez dobradinha em Santa Cruz com o ex-prefeito de Belo Jardim, Cecílio Galvão (PTB), porque Diogo não quis fazer dobradinha com ele e sim com Ana Arraes (PSB).
Maia x Morais: uma guerra política longe de acabar

Escrito por Inaldo Sampaio
Foto: marcondes Moreno

Ex-prefeitos vão brigar na justiça

O ex-prefeito de Caruaru e deputado estadual eleito, Tony Gel (DEM), entrou com uma ação na justiça contra o ex-prefeito José Augusto Maia (PTB), acusando-o de propaganda irregular.
No corpo da ação movida pelo deputado eleito o ex-prefeito José Augusto Maia é acusado de produzir material de campanha com a sua imagem e a do político caruaruense.
“Verificamos que a semelhança entre os nomes Zé Augusto e Augusto Coutinho (Deputado Federal eleito e que contou com o apoio de Tony Gel) favorece consideravelmente a manobra planejada (Por José Augusto) causando prejuízo aos deputados Tony Gel e Augusto Coutinho” afirmou a defesa do ex-prefeito de Caruaru.

Homenagem

O prefeito de Taquaritinga do Norte, José Evilásio, foi homenageado nesta sexta-feira (22), pela CDL da cidade de Olinda. A solenidade a contecel as 20h, no Quartel da 7ª GAC. O gestor da Terra das Dálias receberá os títulos de Personalidade de Olinda e Amigo da CDL.

Jade Barbosa salta para o bronze no Mundial de Ginástica, em Roterdã

Jade Barbosa (foto) fez cara de choro, mas foi com um largo sorriso que comemorou a medalha na final do salto no Mundial de Ginástica Artística, na Holanda. Neste sábado, na cidade de Roterdã, a ginasta alcançou uma média de 14.799 pontos e garantiu o bronze. O primeiro lugar ficou com a americana Alicia Sacramone (15.200), seguida pela russa Aliya Mustafina (15.066).

Esta foi a segunda medalha de Jade em Mundial. No ano de 2007, em Stuttgart, ela também conquistou o bronze, mas no individual geral. O bronze deste sábado, no entanto, teve um gosto de ouro para a ginasta. Nos últimos dois anos, precisou lidar com uma lesão gravíssima no punho direito, que a deixou fora da seleção brasileira.

- O mais difícil foi passar por cima da lesão. Mas, depois dessa, não tenho mais o que reclamar. Tem um pouquinho de cada pessoa nessa minha conquista. Cada torcedor, cada pessoa da minha família, cada amigo do Flamengo... essa medalha poderia ser dividida em milhares de pedaços - disse a ginasta, em entrevista ao SporTV.

Jade optou por fazer sua apresentação com um grau de dificuldade 5.8. No primeiro salto, fez duas piruetas e meia, somando 14.933 pontos. No segundo, respirou fundo para brigar pelo alto do pódio. Conseguiu duas piruetas e a nota 14.666, que lhe garantiu o bronze.

Na última sexta-feira, Jade Barbosa disputou a final individual geral ao lado de Daniele Hypolito, mas não teve o mesmo desempenho deste sábado. Ficou em 15º lugar, com um total de 55.665 pontos, enquanto Daniele terminou em 18º (55.266). O título de ginasta mais completa ficou com a russa Aliya Mustafina (61.032).


Fonte: GloboEsporte.com

Secretaria de Saúde confirma 4 casos da superbactéria em Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), confirmou, na tarde desta sexta-feira (22), quatro casos de bactéria Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase (KPC), conhecida como superbactéria, em dois hospitais de Pernambuco, sendo um privado em um público.

De acordo com a assessoria de imprensa da SES, o nome dos hospitais não serão revelados por um pedido de privacidade das famílias. A assessoria afirmou ainda que os pacientes estão isolados e que não há risco de novas contaminações.

Três deles estão internados em UTI, porém com sinais vitais estáveis, enquanto outro teve alta da Terapia Intensiva e se recupera em um quarto isolado do hospital. Conforme orientação da Anvisa, todos estão isolados e sendo tratados por equipe exclusiva, reduzindo ao máximo o risco de transmissão.

Dos casos, três estão em uma unidade privada. São três homens, com idade de 46, 75 e 80 anos. Os três casos são pacientes que sofreram acidente vascular cerebral (AVC). Dois estão na UTI da unidade e desenvolveram a infecção. O terceiro está apenas colonizado pela bactéria, ou seja, sem apresentar quadro infeccioso. Como seu quadro teve sensível melhora, teve alta da UTI e se recupera em apartamento exclusivo.

No hospital da rede pública, foi confirmado um caso em um homem de 64 anos. Ele deu entrada na UTI da unidade em 15 de setembro, também com quadro de AVC, apresentando sequelas neurológicas. O paciente desenvolveu infecção, nas vias respiratórias, mas se recupera bem e não respira mais com a ajuda de aparelhos de ventilação mecânica.

Os resultados foram obtidos através de coleta (swab) de fezes e urina dos pacientes. As análises foram feitas nos laboratórios de análises clínicas das unidades em que os pacientes estão internados. Todos os quatro pacientes estão sendo tratados com antibióticos de última geração, dentro do protocolo médico indicado.

Esses são os primeiros casos oficialmente confirmados de KPC no Estado. Houve um caso em 2005, em um hospital privado, porém ele não foi notificado às autoridades sanitárias de Pernambuco. O conhecimento do caso se deu através de um artigo científico.

Segundo a SES, a notificação e o controle da infecção hospitalar é uma prioridade do Estado desde 2007, com a implantação da Rede Estadual de Monitoramento da Resistência Microbiana em Serviços de Saúde - Rede RM. A partir desse momento, a Apevisa, juntamente com as Comissões de Controle da Infecção Intra-Hospitalar (CCIHs), implementou um plano de vigilância nas UTIs, para notificação dos casos com agilidade, e capacitação dos profissionais de saúde para as medidas de prevenção.

PREVENÇÃO
Entre as principais orientações, estão a de higienização das mãos; utilização, por parte dos profissionais, de luvas e capotes exclusivos para o paciente; desinfecção terminal e sistemática do ambiente; realização periódica de exames para análise do quadro clínico e isolamento do leito. Essas orientações estão contidas no Manual de investigação e Controle de bactérias Multirresistentes, elaborado pela Anvisa e divulgado entre os profissionais de saúde de Pernambuco.

BACTÉRIA
A KPC se enquadra dentro de um grupo de microorganismos que se desenvolvem dentro do ambiente hospitalar, especialmente as UTIs - no caso dos quatro pacientes, todos passaram mais de um mês em cuidados de Terapia Intensiva. O uso de antibióticos potentes faz com que essas bactérias desenvolvam a resistência aos medicamentos.

Há duas formas de o paciente desenvolver a bactéria: dentro do próprio organismo (contágio endógeno) ou através de através das mãos dos profissionais de saúde, além de materiais contaminados (transmissão exógena). A SES orienta os hospitais a, em casos suspeitos, notificar imediatamente a Coordenação Estadual de Controle de Infecção, para que as medidas de prevenção sejam adotadas com maior eficiência.


Fonte: pe360graus.com

Colisão entre carro e ônibus deixa duas pessoas mortas no centro do Recife

Um ônibus que fazia a linha Carpina-Recife e um veículo Palio colidiram por volta das 6h deste sábado na rua Imperial, no bairro de São José, centro do Recife. As duas pessoas que estavam no carro morreram na hora e três pessoas que estavam no ônibus ficaram feridas levemente.

O motorista do Palio foi identificado como Josué Luis da Silva, de 37 anos. A outra vítima fatal estava sem os documentos e ainda não foi possível identificá-la.

O cobrador do ônibus, Erasmo Silvério da Silva, de 48 anos, e as passageiras Aurelina Aurélio da Silva, 41 e Rosimere Vieira do Nascimento, 21, foram encaminhas para a UPA da Imbiribeira.

Por conta do acidente, um poste foi danificado e os semáforos da área ficaram sem funcionar, deixando o trânsito bem desorganizado. Agentes da CTTU foram até o local para orientar a situação.


Fonte: pe360graus.com

Justiça condena ex-prefeito Neguinho Teixeira a quase quatro anos de reclusão

Em sentença publicada nesta sexta-feira (22) o juiz da 3ª Vara Criminal da Comarca de Caruaru, Gleydson Lima Pinheiro, condenou o ex-prefeito Manoel Teixeira a três anos e oito meses de reclusão. Além disso, ele terá de pagar uma multa de R$ 41.500.

Na sentença, o referido magistrado estabeleceu o regime semi-aberto, com a pena devendo ser cumprida na Penitenciária Agrícola de Canhotinho.

A condenação se deu devido ao fato de que, no mês de abril de 2008, o acusado Manoel Teixeira, na condição de prefeito de Caruaru, firmou contrato de permissão de exploração de serviço de transporte coletivo de passageiros dispensando processo licitatório. Neguinho Teixeira poderá recorrer da sentença em liberdade.

Central de Jornalismo Liberdade