quinta-feira, 2 de abril de 2020

Secretaria de Educação disponibiliza material complementar para estudantes

Ana Selva e Fre Amancio no lançamento do material nesta quarta. (Foto: Aluísio Moreira/SEI/Divulgação)

A Secretaria de Educação e Esportes do Estado disponibilizou, em sua página oficial, orientações de materiais complementares para estudantes e professores desenvolverem atividades e estudarem durante este período de quarentena. Sugestões de livros, filmes, materiais pedagógicos e exercícios estão disponíveis na plataforma, que possibilita o estudo e a realização dos trabalhos.

O conteúdo proposto permite ainda que os estudantes expressem seus sentimentos neste momento difícil, contribuindo para o bem-estar deles. Os conteúdos contemplam crianças da Educação Infantil e estudantes do Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais), Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação do Campo, Educação Inclusiva, Educação Indígena e Travessia.

Uma das atividades propostas é o ”Laboratório de Redação”. Com o tema sugerido pela equipe pedagógica da Secretaria de Educação e Esportes, os estudantes irão desenvolver textos e enviar a produção para correção. Eles contam ainda com o “Diário de Bordo – Minha vida em tempo de Coronavírus”, onde podem relatar a rotina diária durante este período. Para alunos da Educação Infantil, os pais ou responsáveis terão acesso a brincadeiras que podem ser realizadas com a utilização de materiais de uso domésticos, além de dicas de filmes.

Foto: SEE/Reprodução

Sem perder o foco nos vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os estudantes do Ensino Médio encontrarão sugestões de estudos para as avaliações através de dicas de livros, sites de pesquisas e filmes com discussões pertinentes sobre conteúdos para o currículo, além de uma gama de propostas de atividades complementares. É importante destacar que este material não significa reposição de aula.

Para os professores, serão disponibilizados alguns sites com sugestões de aprofundamento de estudos e cursos online de formação. O site da Secretaria permite ainda que o professor possa contribuir para os Currículos de Pernambuco do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos.

 “A importância desse material é justamente oferecer estudos diversificados que podem ser acessados por professores e estudantes nesse momento de isolamento social. Ao retornarmos às aulas, vamos poder trabalhar estes conteúdos produzidos pelos estudantes. São sugestões que a gente, enquanto Secretaria de Educação e Esportes do Estado, propõe nesse momento tão delicado. A gente espera que cada um possa aproveitar material da melhor forma”, destaca a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Ana Selva.

 “Nesse momento de suspensão de aulas, a Secretaria de Educação e Esportes do Estado traz para os estudantes e professores uma página voltada diretamente para atividades que podem ser desenvolvidas nesse período. O objetivo é que os estudantes acessem estes materiais e despertem o interesse em participar das ações propostas. Além de ocupar o tempo, estarão dando continuidade ao desenvolvimento das aprendizagens. É importante destacar também que, ao longo deste período, a Secretaria atualizará a página com novos conteúdos”, ressalta o secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Fred Amancio.


Com Informações do diario de Pernambuco

CELPE ENTRA NA JUSTIÇA PARA COBRAR DO MUNICÍPIO DE BREJO M. DEUS A QUANTIA ASTRONÔMICA DE MAIS DE DOIS MILHÕES DE REAIS


A Companhia Energética de Pernambuco - (CELPE), firmou diversos contratos de fornecimento de energia elétrica com o Município de Brejo da Madre de Deus/PE, referente a iluminação pública, e, também, ao consumo dos prédios públicos da Municipalidade.

Ocorre, que a Prefeitura Municipal de Brejo M. Deus, não cumpriu com os pagamentos, deixando diversas faturas em aberto, que totalizam o montante astronômico de R$ 2.198.199,05 (dois milhões cento e noventa e oito mil cento e noventa e nove reais e cinco centavos).


Assim, estando o Município inadimplente com as faturas mensais ordinárias de energia elétrica, e, inadimplente com as faturas referentes à iluminação pública, não restou outra saída a Celpe, a não ser cobrar judicialmente a dívida para que o Município seja compelido a adimplir com as faturas.

A Celpe ainda alegou no processo que “se as contas de energia não estão sendo pagas, certamente as quantias que ao pagamento das mesmas estava destinada foi utilizada, ou desviada, para outra finalidade”, e, assim, sendo, requereu ao Juiz que fossem encaminhadas cópias do processo ao Ministério Público Estadual (MPE-PE) e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) para que os competentes órgãos inaugurassem os procedimentos no sentido da elucidação dos motivos que, na origem, provocaram a inadimplência.

Até a data da presente publicação da matéria, o Município ainda não foi citado para tomar conhecimento da ação.


Processo nº 178-64.2020.8.17.2340

JOVEM FOI EXECUTADO NA ZONA RURAL DE ALTINHO.

Foi assassinado a tiros durante a madrugada desta quarta-feira (01), próximo á Barragem do Estado, na zona rural da cidade de Altinho, o rapaz, Jadson de Medeiros Martins Leite, de 18 anos, que morava na mesma cidade. Durante a perícia do IC - Instituto de Criminalística, foram verificadas cerca de cinco perfurações.

Apurou-se que Jadson tinha envolvimento com o tráfico de drogas. Ele foi encontrado morto como se tivesse feito uma touca-ninja com a camisa.

O corpo foi encaminhado para o IML de Caruaru.