Exposição itinerante organizada pela CPRH integra ações do projeto Fauna Livre, de Educação Ambiental.
Foi aberta esta semana e fica em exposição até o dia 2 de maio, no Parque Florestal Fernando Silvestre da Silva, no município de Santa Cruz do Capibaribe, Agreste do Estado, a mostra fotográfica itinerante "Animais Silvestres: eles precisam de nós!", com registros - em painéis fotográficos - de animais que receberam tratamento no Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara). A iniciativa é uma parceria da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) com a Secretaria de Meio Ambiente do município.
A iniciativa integra as ações do projeto Fauna Livre, coordenado pelo setor de Educação Ambiental da Agência. O objetivo principal é, em complemento às atividades rotineiras de fiscalização, monitoramento, conservação e reabilitação de animais silvestres, combater - por meio da conscientização - a antiga cultura de aprisionamento e tráfico de animais silvestres, ainda presente no Estado. Muitos dos animais que passam pelo Cetas Tangara, para reabilitação e posterior retorno à natureza, são vítimas do tráfico.
Lançada inicialmente em setembro de 2017 no Plaza Shopping, em Casa Forte, a mostra "Animais Silvestres: eles precisam de nós!" faz parte deste trabalho de conscientização do grupo de Educação Ambiental da CPRH. Já passou também pelos municípios de Tamandaré, Barreiros e Ipojuca. Em Santa Cruz do Capibaribe, a exposição ocorre duas semanas após a realização, pela Agência, de uma capacitação sobre Gestão de Fauna do Estado de Pernambuco, que teve a participação de gestores e servidores municipais, integrantes da Defesa Civil, do Sindicato de Trabalhadores Rurais e ambientalistas da ONG Bichos da Caatinga, entre outros.
Dentro desta parceria, uma nova atividade já está agendada para o dia 6 de junho, o Mês do Meio Ambiente, no município agrestino: a Campanha de Entrega Voluntária de Animais Silvestres, que será realizada também no Parque Florestal Fernando Silvestre da Silva. Será mais uma ação de sensibilização do projeto Fauna Livre, voltado para a conscientização de que os animais silvestres devem viver livres, na natureza, e não presos em viveiros e/ou gaiolas. A entrega voluntária evita possíveis apreensões e multas.
Informações e fotos: CPRH