sábado, 26 de fevereiro de 2011

Dois fetos humanos e dois animais pequenos mortos são jogados em calçada no Ipsep

Os moradores do bairro do Ipsep, no Recife, levaram um susto neste sábado (26), quando mexeram no lixo espalhado na calçada da rua Virgínia Heráclito. No local, havia dois fetos humanos e dois animais pequenos mortos escondidos em vidros dentro de uma sacola, que foi deixada por um homem desconhecido em uma bicicleta.

O servente Ednaldo da Silva estava procurando cobre no lixo quando o homem que deixou a sacola com os fetos apareceu."Ele veio em uma bicicleta de carga azul, parou e disse que ia sacudir no lixo para chamar a atenção das autoridades. Eu não olhei para o rosto dele. Ele jogou o lixo e foi embora, eu abri e vi os fetos", conta.

Um dos quatro recipientes estava com um feto humano de, no máximo, trinta dias. No segundo vidro, havia outro feto com idade entre um e três meses. Já no terceiro frasco, estava um filhote de galinha. E o último recipiente continha uma cobra pequena e um ovo.

O material seguiu para o IML, onde será feita a perícia no laboratório do local. O caso vai ser investigado pela delegacia do Ipsep, para tentar identificar a origem dos frascos.



Fonte: pe360graus.com

Budega Nordestina / Paulo Viana

Comissário reage a assalto e é assassinado no Agreste

Passageiros de um veículo de lotação foram assaltados neste sábado (26), na BR-232, no Agreste pernambucano. Uma Van, placa: BYH-8409, cor branca, saiu de Caruaru com destino a Pesqueira. Três bandidos que viajavam no veículo anunciaram o assalto no município de São Caetano.

Entre os passageiros estava o comissário da Polícia Civil Joaquim Torres Barbosa, 60 anos. Segundo testemunhas, ele reagiu ao assalto e foi morto a tiros. Os assaltantes fugiram a pé e levaram uma bolsa que pertencia ao comissário.

O passageiro Douglas Torres da Silva foi atingido por uma bala de raspão na cabeça e não corre risco de morrer. Em entrevista ao repórter Adielson Galvão, da Rádio Liberdade, apenas um dos bandidos estava armado e foram efetuados três disparos.

O comissário Joaquim Torres atualmente era lotado no Recursos Humanos da Polícia Civil, no Recife, e morava em Pesqueira. O corpo dele foi encaminhado ao IML de Caruaru.

Em entrevista a Adielson Galvão, o delegado Adeci José da Silva disse que a polícia já iniciou as investigações.



Central de Jornalismo
Helenivaldo Pereira

‘Temos que voltar à realidade e pensar no Pernambucano’, diz Zé Teodoro

O Santa Cruz deixa de lado a euforia pela classificação antecipada na Copa do Brasil e já pensa no Araripina, adversário deste sábado (26), pelo Campeonato Pernambucano. Para o técnico Zé Teodoro, a vitória contra o Corintians-RN foi importante, mas a equipe precisa trabalhar focada no seu objetivo principal que é o Estadual e garantir vaga para a Série D do Brasileiro.

“Temos que voltar à realidade. Demos um passo importante, que veio a valorizar o clube, mas só voltamos a jogar na Copa do Brasil em março. Agora nós vamos botar os pés no chão e pensar no Campeonato Pernambucano que é o nosso maior objetivo nesse ano, já focando no Araripina, que é o adversário do sábado”, disse o treinador.

Para a partida, o técnico tem algumas dúvidas. Ele espera por uma liberação do lateral-esquerdo Alexandre Silva, que ainda se recupera de um problema muscular. O lateral-direito Jackson treinou normalmente e vai para o jogo.

“Vamos aguardar o relatório do Departamento Médico, para ver se o Jackson terá condição de jogar. Mas dentro de casa temos que ser mais ousados e provavelmente vamos jogar com dois meias, ou talvez três atacantes. Vamos estudar, esperar informações e assistir o vídeo do jogo entre Araripina x Náutico”.

Descartados estão o atacante Thiago Cunha, o lateral-direito Bruno Leite e o goleiro André Zuba. O goleiro Tiago Cardoso, apesar de ter treinado fisicamente, continua fora. O zagueiro Thiago Matias e o volante Memo estão suspensos pelo terceiro amarelo.

A partida está marcada para as 20h30 deste sábado, no Arruda. Os ingressos estão sendo vendidos desde aos preços de R$ 20 para a arquibancada e R$ 10 a meia-entrada.

O provável time que vai a campo terá a seguinte formação: Diego Lima, Jackson, André Oliveira, Leandro Souza e Marquinhos (Alexandre Silva); Joevânio, Cléber Goiano, Marcos Vinícius e Wesley, Gilberto e Landu.



Budega Nordestina
Beto Melo

Vereador de Toritama chama de Vertentes de Chiqueiro!!!

Em reunião da câmara municipal de Toritama transmitida para toda cidade pela rádio Líder FM, vereador chama a cidade de Vertentes de Chiqueiro de porcos.

O vereador Ângelo Andrade(PPS) estava elogiando a saúde da Cidade de Vertentes, que com arrecadação bem menor tem um serviço de qualidade e não faltam médicos.

O vereador Arimatéia de Carvalho (DEM), relator da comissão de saúde(responsável por fiscalizar a saúde municipal), entrou em defesa do prefeito e da secretária de saúde, alegando que a falta de médicos está em todos municípios. O vereador Arimatéia disparou ataques a prefeitura de Vertentes, chamou a cidade vizinha de Chiqueiro, como vai ficar a situação das pessoas que forem a Vertentes utilizar o hospital, já que o da nossa cidade está sempre com faltas de médicos, e agora?

As palavras do vereador Arimatéia já explodiu em toda região, e onte pela manhã o reporter Marcos araújo da Farol FM falou para todo o povo das vertentes, o que o vereador falou na reunião, onde dois vereadores de Vertentes ligaram para a rádio indignado com vereador.



Budega Nordestina
Marcos Araújo

Acidente mata uma pessoa e deixa quatro feridas na BR-070.



Por volta das 14h15 da ultima quinta-feira dia (24), um grave acidente matou uma pessoa e deixou outras quatro feridas no km 592 da BR-070, em Poconé. Marcelo Diego Silva de Lima (26) ia de Cáceres para Cuiabá, conduzindo o veículo MMC L200 de placas NPC-0289 (Cuiabá-MT), quando, sob chuva, perdeu o controle da direção, derrapou, invadiu a pista contrária e atingiu o veículo Volvo NL12410 de placas IHV-3765 (Várzea Grande-MT), conduzido por Válter da Silva (38). Com a colisão, Marcelo Diego acabou ficou gravemente ferido, não resistiu e morreu no local. Outros quatro passageiros da L200 ficaram feridos, sendo dois em estado grave. O condutor do outro veículo nada sofreu.
Budega Nordestina
Marcos Araújo

Câmara de vereadores capacita funcionários

A capacitação ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Santa Cruz do Capibaribe e contou com a presença do senhor Sandro Vasconcelos autor do livro Gestão Privada e a psicóloga Verônica Valadares. Na ocasião os funcionários e os vereadores Fernando Aragão e Zezin Buxin assistiram a uma palestra ministrada por Sandro Vasconcelos em seguida realizaram uma atividade coletiva com a psicóloga Verônica Valadares, ao final da capacitação, foram distribuídos brindes entre os presentes.


Fonte: Joseilson Chagas

Carreta causa transtorno e engarrafamento

Nesta sexta feira dia (25), uma carreta que transportava enormes caixas d'água, causou transtorno devido a altura da carga que acabou atingindo a fiação de alguns postes na rua Maestro Alexandre e por conseqüência causando engarramento. Agora fica a questão neste caso quem deveria reparar os danos, a empresa transportadora ou o poder público?


Fonte: Joseison Chagas

Mulher é presa no Aeroporto Internacional dos Guararapes com 2,2 quilos de cocaína

A Polícia Federal (PF) prendeu uma mulher acusada de tráfico de drogas no Aeroporto Internacional dos Guararapes na madrugada da última sexta-feira (25). A paulista Fabiana Alves Marinho (foto), de 35 anos, foi presa quando tentava embarcar para Milão, na Itália, com 2,2 quilos de pasta-base de cocaína.

A droga estava escondida dentro de uma cinta que a corretora de seguros usava no momento do embarque. O volume estranho na barriga da acusada chamou a atenção dos agentes da PF, que utilizaram um equipamento com raio-X e detectaram a presença de uma substância branca em torno da cintura da mulher.

Fabiana Alves contou que foi enganada pelo namorado italiano que conheceu no Ceará, onde residia, e que não sabia que a substância que estava na cinta era cocaína. No depoimento à PF, ela disse também que não receberia nenhum dinheiro pela entrega da cinta e apenas aproveitaria o turismo na Itália.

A acusada foi autuada por tráfico internacional de drogas e seguiu para a Colônia Penal Feminina do Bom Pastor, no Recife. Caso seja condenada, Fabiana Alves pode pegar mais de 20 anos de cadeia.

HISTÓRICO
De acordo com a Polícia Federal, esta foi a segunda apreensão de drogas realizada neste ano no Aeroporto Internacional dos Guararapes. Em 2011, dois brasileiros já foram presos e a quantidade de cocaína apreendida é de 4,6 quilos.

No ano passado, a PF prendeu 12 pessoas por tráfico internacional de drogas no aeroporto, sendo nove homens e três mulheres (uma brasileira, um búlgaro, dois paraguaios, uma filipina, um grego, um sul-africano, um português, quatro espanhóis) e a quantidade de cocaína apreendida foi de 29,34 quilos de cocaína e 5,6 quilos de crack.



Fonte: pe360graus.com

Estudante é morto a tiros em frente de escola em Caruaru

O fim de semana começou com violência em Caruaru, Agreste pernambucano. Um estudante de 13 anos foi assassinado na noite desta sexta-feira (25), na Vila do Rafael, zona rural do município. José Ronaldo Gouveia foi atingido com dois tiros na cabeça, crime que aconteceu na frente de uma escola.

O corpo do adolescente foi encaminhado ao IML e o autor do homicídio ainda não foi identificado pela polícia.


Central de Jornalismo
Helenivaldo Pereira

Sempre Diva

A atriz Diva Pacheco será a grande homenageada do bloco Anjo das Graças, que, este ano, comemora seu 25º carnaval, no Recife. Impossibilitada de ir receber a homenagem, Diva, que se recupera de problemas de saúde, em Fazenda Nova, distrito do Brejo da Madre de Deus, será representada pela filha Xuruca, a neta Ticiana, e os bisnetos Miguel e Sofia. Na foto recente, a atriz recebe homenagem do diretor presidente das Rádios Liberdade AM/FM, Luiz José de Lacerda. O momento foi prestigiado por Lúcia e Ivan Bulhões, e Maurício Neves, da Farmácia Diariamente.


Budega Nordestina

Queiroz reúne-se com vários escalões do seu governo

O prefeito de Caruaru, José Queiroz, está reunido neste momento com todo o secretariado municipal. O encontro acontece no prédio da av. Rio Branco, que abriga várias secretarias. Também participam diretores, assessores e o líder do governo na Câmara, vereador Adolfo José.

Um fato curioso é a presença do ex-secretário adjunto da Fazenda, Carlos Veras, que pediu exoneração do cargo há uma semana. A expectativa é que a reunião estenda-se até o meio dia.
Budega Nordestina

TCU encontra irregularidades graves no Projovem

Criado com o objetivo de incluir jovens brasileiros no mercado de trabalho, o Programa Nacional de Inclusão de Jovens, Projovem, recebeu nesta semana um certificado negativo do Tribunal de Contas da União (TCU). De acordo com auditorias realizadas pelo tribunal, o programa apresenta falhas graves como baixa frequência de fiscalização, ausência de procedimentos padronizados e falta de planejamento das ações. Também foram constatadas irregularidades graves como o pagamento a beneficiários que não se enquadram nos critérios de seleção do programa, além de pagamentos duplicados a bolsistas.

O volume de recursos fiscalizados envolveu aproximadamente R$ 878 milhões repassados aos entes parceiros do Projovem nos exercícios de 2008 a 2009. O montante representa, no entanto, apenas um quarto dos R$ 3,5 bilhões desembolsados pelo programa nos últimos seis anos.

Segundo o tribunal, as falhas mais comuns às quatro modalidades do programa (Projovem Adolescente, Projovem Campo, Projovem Urbano e Projovem Trabalhador) são a baixa frequência de fiscalização, a ausência de procedimentos padronizados, a falta de planejamento das ações e a não circulação de informação entre os órgãos centrais e os estados sobre os trabalhos realizados.

Além dessas deficiências, foram detectados outros problemas na execução local do Projovem, como instalações físicas inadequadas, ausência de distribuição de lanches, despesas não comprovadas, movimentação irregular na conta específica e ausência de ajuste de valores no repasse de recursos para entidades conveniadas ou contratadas.

A efetividade do Projovem, explica o ministro relator Augusto Sherman, depende primordialmente da comprovada frequência dos alunos às aulas presenciais. Segundo as normas, admite-se o máximo de 25% de ausência em relação à carga horária nas modalidades Urbano e Trabalhador e o máximo de 30% na modalidade Adolescente. No entanto, em visita aos municípios os auditores identificaram que a falta de informações suficientes para verificar a frequência atingiu 50% dos municípios visitados no caso da modalidade Adolescente, 25% no Projovem Urbano e 55% no Projovem Trabalhador.

Enquanto isso, nos municípios em que foi possível efetuar a verificação de presença dos alunos, constatou-se o índice de evasão de até 72%. Para o ministro Sherman, a correção mais urgente a ser realizada é a de operacionalização do controle de frequência dos beneficiários mediante o registro dessa informação em sistema informatizado. “Veja-se que esse controle afigura-se como importante instrumento de combate à evasão, visto que as normas do programa condicionam o recebimento do auxílio financeiro pelos beneficiários à comprovação de freqüência”, afirma.

Outra falha que, segundo o tribunal, é relevante, envolve a fragilidade dos mecanismos utilizados pelos órgãos centrais e executores para controle do Projovem. “As prestações de contas não contêm elementos suficientes para a detecção tempestiva de falhas e irregularidades, o que torna indispensáveis as visitas in loco como instrumento de acompanhamento”, apontam os técnicos.

Prejuízo milionário

Os técnicos do TCU constataram, ainda, indícios de aplicação irregular de recursos públicos recebidos nos municípios de São Gonçalo (RJ), Maranguape (CE), Cabo de Santo Agostinho (PE) e Cascavel (PR). As ocorrências que indicam irregularidades graves somam mais de R$ 1,3 milhão e estão sendo objeto de apuração em processos específicos.

De acordo com o relatório, em apenas um dos municípios visitados os técnicos encontraram exemplo de boas práticas. Em Uberaba (MG), a entidade executora do Projovem Trabalhador firmou parcerias com os empresários da região, para que os alunos realizem os cursos dentro do ambiente das empresas. “Com isso, os alunos têm a oportunidade de por em prática o conteúdo teórico ministrado. Ademais, aumenta-se a possibilidade de inserção dos jovens no mercado de trabalho, pois os empresários têm interesse em empregar a mão de obra qualificada pelo programa”, destaca o ministro relator.

Dentre as recomendações e determinações do tribunal, está a implementação de mecanismos de controle que impeçam o acesso e a permanência de jovens que não atendam aos critérios de elegibilidade, o aumento da quantidade e a qualidade das fiscalizações, a celeridade na análise de prestações de contas com prazos expirados e a regularização dos dados cadastrais incorretos ou em branco registrados nos sistemas informatizados.

Além disso, o tribunal pretende apurar todos os indícios de pagamentos de bolsa em duplicidade. A legislação do Projovem veda o acúmulo do auxílio financeiro com benefícios de natureza semelhante. No entanto, 226 jovens receberam bolsa nas duas modalidades, correspondendo ao montante de R$ 41 mil, apenas nos últimos em sete meses do ano de 2009.