Feira recebe o projeto Assombrações do Recife e o roteirista Nelson Caldas. No sábado, tem Geraldo Freire lançando biografia e, no domingo, Francisco José autografa obra
A II Feira Nacional do Livro do Agreste (Fenagreste) preparou para este fim de semana, em Caruaru, uma programação que vai mexer com o imaginário e com o lado racional do público.
De um lado, festa de halloween cosplay, histórias do Recife Assombrado, workshops de quadrinhos, oficinas de pintura de rosto e shows. Do outro, o debate de temas como o empoderamento da mulher, o entrelaçamento entre sexualidade, gênero e relações étnico-raciais, bibliotecas comunitárias e lançamento de livros. O evento acontece no Espaço Cultural Tancredo Neves e é aberto ao público.
Na sexta, o roteiro começa às 9h, com apresentações de percussão e teatro. Às 10h, na Sala Souza Pepeu, haverá um seminário sobre a Revolução de 1817, com George Cabral. Os participantes ganharão certificado.
O destaque do dia fica para o período da tarde: a peça Assombros, às 14h30, seguida de uma palestra com o roterista Nelsinho Caldas sobre adaptações literárias para filmes de terror, em especial, produções pautadas no vampirismo. Caldas já escreveu para séries como “A grande família”, “Divã”, “Sob Nova Direção” e adaptou a novela “Avenida Brasil”. Depois, haverá apresentação dos autores do projeto O Recife Assombrado, André Balaio e Roberto Beltrão. Com uma linguagem bem-humorada e o auxílio de vídeos e projeções, eles falarão sobre as lendas populares da cultura pernambucana.
Ainda na sexta, a programação inclui palestras sobre bibliotecas, diálogo em prosa, com Arantes Gomes do Nascimento, oficinas de arte, teatro de mamulengo e shows também fazem parte das atrações da sexta-feira.
SÁBADO
No sábado, às 10h30, na Sala Souza Pepeu, está marcada uma mesa-redonda sobre o empoderamento feminino com a sexóloga Carmen Jansen e a blogueira Mirela Paes. A moderação será de Perpétua Dantas. Depois, ao meio-dia, tem lançamento de “Quem é essa mulher”, de Alberto Lima, que fará um bate-papo no local com os participantes e o coletivo Deixa Ela em Paz. Em seguida, haverá sessão de autógrafos e show da cantora Larissa Lisboa cantando Chico Buarque.
No mesmo horário, acontecem apresentações em cordel, com o lançamento do Cordel Condé, de Dorge Barbosa, no palco principal, palestra sobre como criar uma biblioteca comunitária, na Sala Vital Santos, e a sessão de autógrafos do 4º volume da série Hai Kados, do jornalista Ricardo Mello e do cartunista Samuca, no Café Literário. Na tenda infantil, a animação fica a cargo da oficina de pintura de rosto.
Já às 15h30, o escritor Raimundo Carrero ministra um seminário literário, na sala Souza Pepeu, enquanto acontece, na Vital Santos, uma palestra sobre o entrelaçamento entre sexualidade gênero e relações étnico-raciais e um workshop de quadrinhos. Às18h, no palco principal, o radialista Geraldo Freire lança a biografia O que Eu Disse e o Que Me Disseram: A improvável vida de Geraldo Freire, de autoria própria, com contribuição de Eugenio Jerônimo.
DOMINGO
No domingo, último dia de evento, a Orquestra de Violinos do Morro Bom Jesus anima o público às 11h, enquanto também acontece a oficina literária com Raimundo Carrero, na Sala Vital Santos.
A partir das 14h30, haverá uma conversa com o ilustrador Edson Alves sobre o mercado internacional de quadrinhos. A grande atração do dia será o jornalista Francisco José, que bate um papo com a plateia no palco principal e autografa o seu livro, 40 Anos no Ar, a partir das 16h30. Encerrando a feira com chave de ouro, o compositor Maciel Melo comanda o forró a partir das 18h. Após a apresentação, o artista lança a segunda edição do seu A Poeira e A Estrada, da editora Imeph.
A Fenagreste reúne 50 estandes, representando mais de 100 editoras e distribuidoras de livros. O evento é organizado pela Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros – Andelivros e a Cepe, com o apoio do Governo do Estado e Prefeitura de Caruaru.
PROGRAMAÇÃO FENAGRESTE
Sexta-feira (13/10)
PALCO PRINCIPAL
10h –Teatro Laudelino Rocha
11h – Dança Luiz Pessoa
14h30 – Peça teatral Assombros
20h30 – Som de Poesia
SALA SOUZA PEPEU
10h – Palestra: Revolução de 1817, de Jorge Cabral
15h – Palestra: Bibliotecas – noções de classificação e sistema de cores
SALA VITAL SANTOS
18h30 – Palestra de adaptação literária para filme de terror, com o roteirista Nelsinho Caldas
19h30 – Apresentação e lançamento do livro Recife Assombrado
TENDA INFANTIL
14h – Oficina de arte com Prof. Fábio
LOUNGE
16h – Diálogo em prosa com Arantes Gomes do Nascimento, no Café Literário
17h – Teatro de mamulengos com Mestre Sebá
CARRETA
9h – Percussão com Laudelino Rocha
16h – Dança com Tabosa de Almeida
17h – Percussão com Altair Porto
Sábado (14/10)
PALCO PRINCIPAL
9h – Aulão de códigos de linguagem, com prof. Menelau
10h30 – Apresentação e lançamento do Cordel Condé, de Dorge Barbosa
13h30 – Universo Geek
17h – Palestra e lançamento do jornalista Geraldo Freire e apresentação da banda Pinga Fogo, de Inaldo Sampaio
SALA SOUZA PEPEU
10h30 – Mesa redonda com o tema “Mulher: empoderamento, sexo e a sociedade, com participação da sexóloga Carmen Janssen e a blogueira Mirela Paz
12h – Lançamento do livro Quem é essa Mulher?, de Alberto Lima
15h – Oficina literária com Raimundo Carrero
SALA VITAL SANTOS
10h30 – Palestra “como criar uma biblioteca comunitária”, com Ana Dourado
15h – Palestra: “O entrelaçamento entre sexualidade, gênero e relações étnicos-racias”, com o Prof. Adriano
16h – Workshop de quadrinhos com Edson Alves
TENDA INFANTIL
9h – Oficina de pintura no rosto
16h30 – Festa de Halloween (Cosplay)
LOUNGE
11h30 – Lançamento do cartunista Samuca e Ricardo
12h – Show de Larissa Lisboa cantando Chico Buarque
Domingo (15/10)
PALCO PRINCIPAL
9h – Aulão
11h – Orquestra de violinos do Morro Bom Jesus
18h – Show de encerramento com Maciel Melo
SALA SOUZA PEPEU
14h30 – Conversando com o ilustrador Edson Alves sobre o mercado internacional de quadrinhos
16h – Palestra e lançamento do livro de Francisco José
SALA VITAL SANTOS
10h30 – Oficina literária com Raimundo Carrero
15h – Palestra: “Disciplina e indisciplina em sala de aula”, com Celso Antunes
FENAGRESTE
Local: Espaço Cultural Tancredo Neves – Praça Coronel José Vasconcelos, 100, Centro, Caruaru
Data: de 10 a 15 de outubro
Horário: das 9h às 21h