sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Caso Everton em Sumé completa dois anos hoje; acusados ainda não foram julgados

O caso do menino Éverton Siqueira, de 5 anos, completa dois anos nesta sexta-feira(13). A criança foi encontrada morta em outubro de 2015, na cidade de Sumé, no Cariri paraibano.

Os acusados de envolvimento na morte ainda aguardam julgamento. Foram denunciados pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), a mãe da vítima, o padrasto, um amigo da família e o outro homem que teria se apresentado como pai de santo.

Em outubro de 2016, um ano após o crime, o processo aguardava sentença de pronúncia da juíza substituta à época Giovanna Lisboa e logo em seguida, os quatro acusados iriam a júri popular.

Atualmente, o suposto pai de santo está preso em um presídio de Catolé do Rocha, o padrasto e o amigo da família no Complexo Prisional de Jacarapé, o PB1, e a mãe de Éverton na Penitenciária de Reeducação Feminina Maria Júlia Maranhão, ambos em João Pessoa.

O De Olho no Cariri tentou entrar em contato com a Comarca de Sumé para informações sobre a data do julgamento, mas ninguém atendeu as nossas ligações.

Relembre o caso

Éverton foi achado na manhã do dia 13 de outubro de 2015, por moradores com incisões e partes do corpo mutiladas. O sangue da criança foi retirado, de acordo com o resultado da perícia. Segundo o inquérito da Polícia Civil, ele teve o tórax aberto e o pênis decepado, sofreu um corte no pescoço e foi espancado. O assassinato aconteceu na madrugada do dia 11 de outubro próximo a um boqueirão na Zona Rural de Sumé, horas após o seu desaparecimento.

POLÍCIA APREENDE VÁRIOS MATERIAIS ILÍCITOS DURANTE REVISTA NA CADEIA DE BOM CONSELHO/PE

A Polícia Militar realizou uma revista na Cadeia do Bom Conselho na manhã desta sexta-feira (13/10), e aprendeu vários produtos ilícitos no interior da unidade prisional. A PM informou que foram apreendidos 09 aparelhos celulares com 15 carregadores, certa quantidade de maconha e acessórios para o uso de entorpecentes.

Várias guarnições da área participaram da revista e o material apreendido foi apresentado na delegacia de polícia da cidade.

ADOLESCENTE É ASSASSINADO E IRMÃO BALEADO NA BR-424, EM CAETÉS

Um adolescente foi assassinado e o irmão ferido a bala na tarde desta sexta-feira (13), na BR-424, na Vila Araçá, em Caetés, no Agreste pernambucano.

Leandro Manoel da Silva, de 17 anos e Dorgival Manoel da Silva, de 37 anos, estavam em uma motocicleta, cor preta, placa PGS-5966, voltando de Capoeiras para Caetés, quando foram interceptados por dois elementos que estavam em outra moto e efetuaram vários disparos de arma de fogo contra eles. Leandro foi atingido na cabeça e outras partes do corpo, não resistiu e veio a óbito, Dorgival levou dois tiros e foi socorrido para o Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns.

Segundo informações as vítimas teriam discutido com os autores do crime em Capoeiras, até o momento a polícia não sabe quem são estes elementos, o corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

Assombrações e vampirismo na sexta-feira 13 da Fenagreste.

Feira recebe o projeto Assombrações do Recife e o roteirista Nelson Caldas. No sábado, tem Geraldo Freire lançando biografia e, no domingo, Francisco José autografa obra

A II Feira Nacional do Livro do Agreste (Fenagreste) preparou para este fim de semana, em Caruaru, uma programação que vai mexer com o imaginário e com o lado racional do público.

De um lado, festa de halloween cosplay, histórias do Recife Assombrado, workshops de quadrinhos, oficinas de pintura de rosto e shows. Do outro, o debate de temas como o empoderamento da mulher, o entrelaçamento entre sexualidade, gênero e relações étnico-raciais, bibliotecas comunitárias e lançamento de livros. O evento acontece no Espaço Cultural Tancredo Neves e é aberto ao público.

Na sexta, o roteiro começa às 9h, com apresentações de percussão e teatro. Às 10h, na Sala Souza Pepeu, haverá um seminário sobre a Revolução de 1817, com George Cabral. Os participantes ganharão certificado.

O destaque do dia fica para o período da tarde: a peça Assombros, às 14h30, seguida de uma palestra com o roterista Nelsinho Caldas sobre adaptações literárias para filmes de terror, em especial, produções pautadas no vampirismo. Caldas já escreveu para séries como “A grande família”, “Divã”, “Sob Nova Direção” e adaptou a novela “Avenida Brasil”. Depois, haverá apresentação dos autores do projeto O Recife Assombrado, André Balaio e Roberto Beltrão. Com uma linguagem bem-humorada e o auxílio de vídeos e projeções, eles falarão sobre as lendas populares da cultura pernambucana.

Ainda na sexta, a programação inclui palestras sobre bibliotecas, diálogo em prosa, com Arantes Gomes do Nascimento, oficinas de arte, teatro de mamulengo e shows também fazem parte das atrações da sexta-feira.

SÁBADO

No sábado, às 10h30, na Sala Souza Pepeu, está marcada uma mesa-redonda sobre o empoderamento feminino com a sexóloga Carmen Jansen e a blogueira Mirela Paes. A moderação será de Perpétua Dantas. Depois, ao meio-dia, tem lançamento de “Quem é essa mulher”, de Alberto Lima, que fará um bate-papo no local com os participantes e o coletivo Deixa Ela em Paz. Em seguida, haverá sessão de autógrafos e show da cantora Larissa Lisboa cantando Chico Buarque.

No mesmo horário, acontecem apresentações em cordel, com o lançamento do Cordel Condé, de Dorge Barbosa, no palco principal, palestra sobre como criar uma biblioteca comunitária, na Sala Vital Santos, e a sessão de autógrafos do 4º volume da série Hai Kados, do jornalista Ricardo Mello e do cartunista Samuca, no Café Literário. Na tenda infantil, a animação fica a cargo da oficina de pintura de rosto.

Já às 15h30, o escritor Raimundo Carrero ministra um seminário literário, na sala Souza Pepeu, enquanto acontece, na Vital Santos, uma palestra sobre o entrelaçamento entre sexualidade gênero e relações étnico-raciais e um workshop de quadrinhos. Às18h, no palco principal, o radialista Geraldo Freire lança a biografia O que Eu Disse e o Que Me Disseram: A improvável vida de Geraldo Freire, de autoria própria, com contribuição de Eugenio Jerônimo.

DOMINGO

No domingo, último dia de evento, a Orquestra de Violinos do Morro Bom Jesus anima o público às 11h, enquanto também acontece a oficina literária com Raimundo Carrero, na Sala Vital Santos.

A partir das 14h30, haverá uma conversa com o ilustrador Edson Alves sobre o mercado internacional de quadrinhos. A grande atração do dia será o jornalista Francisco José, que bate um papo com a plateia no palco principal e autografa o seu livro, 40 Anos no Ar, a partir das 16h30. Encerrando a feira com chave de ouro, o compositor Maciel Melo comanda o forró a partir das 18h. Após a apresentação, o artista lança a segunda edição do seu A Poeira e A Estrada, da editora Imeph.

A Fenagreste reúne 50 estandes, representando mais de 100 editoras e distribuidoras de livros. O evento é organizado pela Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros – Andelivros e a Cepe, com o apoio do Governo do Estado e Prefeitura de Caruaru.

PROGRAMAÇÃO FENAGRESTE

Sexta-feira (13/10)

PALCO PRINCIPAL

10h –Teatro Laudelino Rocha

11h – Dança Luiz Pessoa

14h30 – Peça teatral Assombros

20h30 – Som de Poesia

SALA SOUZA PEPEU

10h – Palestra: Revolução de 1817, de Jorge Cabral

15h – Palestra: Bibliotecas – noções de classificação e sistema de cores

SALA VITAL SANTOS

18h30 – Palestra de adaptação literária para filme de terror, com o roteirista Nelsinho Caldas

19h30 – Apresentação e lançamento do livro Recife Assombrado

TENDA INFANTIL

14h – Oficina de arte com Prof. Fábio

LOUNGE

16h – Diálogo em prosa com Arantes Gomes do Nascimento, no Café Literário

17h – Teatro de mamulengos com Mestre Sebá

CARRETA

9h – Percussão com Laudelino Rocha

16h – Dança com Tabosa de Almeida

17h – Percussão com Altair Porto

Sábado (14/10)

PALCO PRINCIPAL

9h – Aulão de códigos de linguagem, com prof. Menelau

10h30 – Apresentação e lançamento do Cordel Condé, de Dorge Barbosa

13h30 – Universo Geek

17h – Palestra e lançamento do jornalista Geraldo Freire e apresentação da banda Pinga Fogo, de Inaldo Sampaio

SALA SOUZA PEPEU

10h30 – Mesa redonda com o tema “Mulher: empoderamento, sexo e a sociedade, com participação da sexóloga Carmen Janssen e a blogueira Mirela Paz

12h – Lançamento do livro Quem é essa Mulher?, de Alberto Lima

15h – Oficina literária com Raimundo Carrero

SALA VITAL SANTOS

10h30 – Palestra “como criar uma biblioteca comunitária”, com Ana Dourado

15h – Palestra: “O entrelaçamento entre sexualidade, gênero e relações étnicos-racias”, com o Prof. Adriano

16h – Workshop de quadrinhos com Edson Alves

TENDA INFANTIL

9h – Oficina de pintura no rosto

16h30 – Festa de Halloween (Cosplay)

LOUNGE

11h30 – Lançamento do cartunista Samuca e Ricardo

12h – Show de Larissa Lisboa cantando Chico Buarque

Domingo (15/10)

PALCO PRINCIPAL

9h – Aulão

11h – Orquestra de violinos do Morro Bom Jesus

18h – Show de encerramento com Maciel Melo

SALA SOUZA PEPEU

14h30 – Conversando com o ilustrador Edson Alves sobre o mercado internacional de quadrinhos

16h – Palestra e lançamento do livro de Francisco José

SALA VITAL SANTOS

10h30 – Oficina literária com Raimundo Carrero

15h – Palestra: “Disciplina e indisciplina em sala de aula”, com Celso Antunes

FENAGRESTE

Local: Espaço Cultural Tancredo Neves – Praça Coronel José Vasconcelos, 100, Centro, Caruaru

Data: de 10 a 15 de outubro

Horário: das 9h às 21h

LADRÃO É PRESO SÓ DE CUECA APÓS ARROMBAR LOJA DE MANUTENÇÃO DE CELULARES

Um ladrão foi preso em flagrante na manhã desta sexta-feira (13), na Rua do Progresso, em Lagoa do Ouro, no Agreste de Pernambuco.

Segundo informações da Polícia Militar, o elemento identificado como Cícero Bernardo dos Santos Silva, de 34 anos, conseguiu ter acesso ao a loja entrando pelo telhado, com a chegada da polícia ele tentou se desfazer de dois tablets, quatro celulares e três baterias.

Cícero foi preso em flagrante dentro da loja só de cueca e por pouco não foi linchado pela população. Ele foi levado para a delegacia, autuado em flagrante e encaminhado para audiência de custódia.

POLÍCIA CIVIL PRENDE CASAL QUE PRATICAVA ASSALTOS, EM VENTUROSA

Policiais Civis da Delegacia de Venturosa, sob a coordenação do delegado Gustavo Ramos, deram cumprimento na tarde desta sexta-feira (13), a dois Mandados de Prisão Preventiva, em desfavor de Luciene Gomes Ferreira, de 25 anos e Damião Ribeiro da Silva, pelo crime de roubo.

Segundo a polícia, a dupla utilizava uma motocicleta e uma arma de fogo para abordar e roubar as vítimas, o homem foi recolhido ao presidio Advogado Brito Alves, em Arcoverde e a mulher para a Colônia Penal Feminina, em Buíque.

HOMEM É VÍTIMA DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO NO CENTRO DE LAJEDO

Um homem foi vítima de tentativa de homicídio na manhã desta sexta-feira (13), em Lajedo, no Agreste pernambucano.

Flavio Melo da Silva, de 26 anos, foi encontrado na Rua Manoel de Souza Vilaça, com uma perfuração provocada por disparo de arma de fogo na cabeça e uma lesão grave provocada por pedradas na região da cabeça.

A vítima foi socorrida para a o Hospital Maria da Penha, em Lajedo e removida para o Hospital da Restauração, em Recife.

BANDIDO É PRESO APÓS INVADIR CASA DE POLICIAL MILITAR DURANTE TENTATIVA DE ASSALTO

Um elemento de 31 anos foi preso na noite desta quinta-feira (12/10), após invadir a casa de um policial militar na Rua Capitão Tomás Maia, Centro de Garanhuns. A Polícia Militar informou que o bandido estava armado com uma espingarda calibre 12 e ameaçou a família do policial a lhe entregar dinheiro, o militar reagiu e conseguiu tomar a arma do elemento que foi detido e entregue a Guarnição acionada pelo PM.

Populares que presenciaram a ação do bandido informaram à polícia que ele havia chegado ao local num táxi, durante busca ao veículo ele foi localizado e se tratava de carro roubado, que ele havia tomado de assalto apouco tempo de um taxista, e havia roubado dele uma quantia de R$ 434,00 reais.

Com o suspeito, Pedro Henrique de Araújo, que reside na Cohab III em Garanhuns a polícia apreendeu vários objetos fruto de roubo. Na delegacia ele ainda foi reconhecido por mais outras duas vítimas.