segunda-feira, 26 de abril de 2010

Sismuc teme que perda de gratificação resulte em onda de transferência de professores da zona rural para a cidade

Além de não aceitarem o corte na gratificação conquistada há sete anos, os mais de 500 professores da rede municipal de educação de Caruaru, que atuam na zona rural, tentam receber o retroativo, já que deixaram de receber a ajuda de custo desde janeiro deste ano.

Com a revolta dos profissionais, o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Caruaru (Sismuc), Eduardo Mendonça, teme que o alunado da zona rural seja prejudicado com uma possível onda de pedido de transferência dos professores, que agora querem trabalhar nas escolas localizadas na cidade. “Qual motivação esses professores têm para continuar na zona rural quando trabalhando a poucos metros de distância de suas casas vão receber o mesmo salário”, questiona Mendonça.


Na tentativa de evitar o pior, o Sismuc enviará ofício hoje, 26, ao prefeito José Queiroz solicitando audiência. A entidade também analisa alguma inconstitucionalidade no Projeto de Lei Complementar, de autoria do executivo, que acabou com a gratificação dos professores.


A verdade é que o professor da zona rural sofreu um corte mensal no orçamento que gira em torno de R$ 300.


Fonte: Central de Jornalismo Liberdade

Ingressos à venda para Náutico e Santa Cruz

O empate em 0 a 0 no primeiro jogo deixou tudo aberto para o confronto de volta entre Náutico e Santa Cruz. A partida que irá decidir um dos finalistas do Campeonato Pernambucano será às 21h50 desta quarta-feira (28). Os ingressos já estão à venda e os valores foram mantidos em R$ 40 (arquibancada) e R4 20 (meia-entrada).

A troca dos ingressos do programa Todos com a Nota será feita na terça-feira (29), na rua Manoel de Carvalho, das 8h às 12h. Vale lembrar que os bilhetes são exclusivamente para os torcedores alvirrubros.

Caso o placar do Arruda se repita nesta quarta-feira a decisão será nos pênaltis. Empate com gols dá vaga na final para o Santa Cruz. Ao Náutico basta uma vitória simples.

Fonte: pe360graus.com.br


Apac Caruaru programa visita à Minas Gerais

A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Caruaru (Apac), enviará comissão à Minas Gerais para conhecer três unidades do projeto. A data já está marcada: 19 de maio. Caruaru será o município pioneiro em Pernambuco a contar com uma unidade da Apac. De acordo com Manoel Santos, presidente da associação, dois terrenos estão sendo analisados para receber a Apac. Um fica próximo ao Presídio Juiz Plácido de Souza e outro está localizado no Alto do Moura. A expectativa é beneficiar entre 120 a 150 detentos condenados. Ele adiantou que o próximo passo da Apac será fazer contato com a coordenação do curso de arquitetura da Favip, para que os alunos possam se envolver voluntariamente na fase de concepção do projeto. Fonte: Central de Jornalismo Liberdade

Alexandre Gallo ganha problema na lateral-direita

O técnico Alexandre Gallo ganhou um problema para armar o Náutico para o jogo contra o Santa Cruz, válido pelas semifinais do Campeonato Pernambucano. O lateral-direito Daniel sofreu uma pancada no joelho e é dúvida para a partida, que será às 21h50 desta quarta-feira (28), nos Aflitos.
Daniel precisou ser substituído no segundo tempo no jogo de domingo e será reavaliado para saber se terá condições de atuar. Caso seja vetado pelo departamento médico do clube, a opção do treinador deve ser improvisar o volante Márcio Tinga no setor.
Como a primeira partida terminou 0 a 0, o Náutico precisa vencer para conseguir uma vaga na decisão. Caso o placar do Arruda se repita, a decisão será nos pênaltis. Empate com gols garante a vaga para o Santa Cruz.
Apesar de perder a vantagem de jogar pelo empate, Gallo garante que ficou satisfeito com o resultado. "Marcamos e criamos bastante. Não demos espaços na defesa, mas ainda temos alguns fatores a melhorar. Empatamos fora de casa, e na minha opinião foi um bom resultado, agora vamos decidir a classificação nos Aflitos”, disse ao site oficial do Náutico.

Fonte: pe360graus.com.br

Mais uma rua é calçada com a iniciativa de Fernando Aragão

Em abril, foi pavimentada mais uma rua, através de parcerias entre a Câmara de Vereadores, a Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe e os moradores.

Por iniciativa e conquista do Presidente da Câmara, Fernando Aragão, a Rua José Glicério da Silva, no bairro Nova Santa Cruz, foi calçada. O que faz parte da constante luta de Fernando Aragão para utilizar os recursos financeiros da Câmara em obras através de parcerias com a população e a Prefeitura.

Os moradores festejaram a finalização da pavimentação e Fernando Aragão afirmou que “esta é mais uma conquista do povo, melhorando efetivamente a vida da população que, nesta rua, não mais enfrentará buracos e lamas para entrar nas suas casas, é muito bom ver os frutos de um trabalho”, declarou o Presidente.


Bidinga não vai cantar Mulher Ruim por conta de um "homem ruim"


Um dos maiores talentos de Santa Cruz do Capibaribe, o sanfoneiro Bidinga foi informado por telefone pelo produtor de eventos Antonio Carlos Maia, o Toinho Sulanca, de que estaria fora da programação do São João 2010. O motivo teria sido pelas “forças” que cercam o prefeito de que Bidinga cantando “Ô mulher ruim” levaria o público a cantar o “Toin Ruim”. Segundo o cantor, a informação deixou claro que a decisão não partiu do prefeito, mas de alguns assessores, mostrando que o chefe do executivo não governa com suas mãos. Mostrando tristeza e um tom de revolta o sanfoneiro lamentou o ocorrido “Não tenho nada haver com a paródia e procurei o prefeito antes para explicar a situação e ele entendeu, e lamentavelmente depois fui informado de que estou fora do São João. Só lamento que a política de Santa Cruz chegue a uma situação desta”. O episódio marca mais uma passagem negativa do atual governo da Capital da Moda, e mostra a fragilidade da política local.

"Está é mais uma demostração de que existem pessoas com medo da opinião pública".

Texto: Marcondes moreno
Adaptação: Joseilson chagas

Fernando Aragão incentiva aeroclube em Santa Cruz


O Presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Aragão, sempre comprometido com o desenvolvimento do município e incentivando a prática de esportes, através de parcerias, está realizando a restauração da pista de pouso do aeródromo, na fazenda FIEZA, próximo ao distrito de Poço Fundo, em Santa Cruz do Capibaribe.
Além da restauração, havia a necessidade da mudança de uma rede elétrica de alta tensão que cruzava a cabeceira da pista, colocando em risco o pouso das aeronaves. Atendendo a uma solicitação da direção do aeródromo, o Presidente da Câmara e o Secretário-Adjunto de Infraestrutura, Samuel Amorim, conseguiram junto à Celpe, que a rede elétrica fosse mudada para outro local.
Como explica o Presidente da Câmara, “o aeroclube é uma associação que tem objetivo desportivo e de lazer. Para que isto acontecça é necessário incentivo e uma área apropriada para a prática do esporte, que ofereça segurança ao desportista”, finalizou Fernando Aragão.

Escola nova na Dália da Serra


Escola da comunidade do Jerimum é ampliada
Dentro de mais alguns dias, a Prefeitura municipal de Taquaritinga do Norte, através das Secretarias de Educação e Obras devem entregar a comunidade do Jerimum a escola Chefe Leandro totalmente reformada e ampliada.
De acordo com a Secretaria de Educação, Ilka Paloma, a reforma compreende na construção de mais salas de aula, biblioteca, refeitório, sala dos professores, banheiros bem como melhorias nas instalações existentes, ficando um prédio totalmente novo atender os 271 alunos que lá estudam.
A previsão para a conclusão da obra é até o final do Mês de maio. Para isso as Secretarias de Educação e Obras sempre estão fiscalizando os trabalhos, garantindo a qualidade dos serviços, bem como o prazo de execução.
A próxima escola a ser ampliada será a Pedro de Lira Borges da comunidade de Vila do Socorro, recebendo o mesmo padrão das já reformadas com novas salas, banheiros totalmente novos, refeitos entre outras melhorias. Vale destacar que todas as reformas e ampliações estão sendo realizadas com recursos próprios da prefeitura.
Henrique Figueirôa
Assessor de Imprensa

Distrito de Pão de Açúcar recebe paisagismo



O mais populoso distrito da Dália da Serra, Pão de Açúcar, possui uma vegetação escassa para o bem estar dos munícipes. Por isso a Secretaria de Obras Urbanismo e Meio Ambiente iniciou no mês de março, o plantio de gramas e árvores adequadas nos canteiros públicos e nas dependências do cemitério.
Uma iniciativa que vem ajudar o meio ambiente e a população que sofre com o calor excessivo pela falta de espécies de árvores com grande capacidade de umidificar o ar para melhorar a temperatura local.
Outro destaque também está sendo a construção da praça localizada na rua José Juventino aos arredores da Igreja de São José, totalmente reformada com esforços do Padre Erandir junto com a comunidade e o poder público. A mesma também receberá todo aporte de vegetação adequada para uma melhora de vida dos habitantes daquela localidade.
E as obras não param por ai! Também foi construída uma cisterna no cemitério daquela localidade, que antes não possui água para sua manutenção. E em breve a população do distrito receberá a construção de mais uma praça, desta vez em frente à Escola Gilzenete Guerra com parques de diversões destinados às crianças e áreas verdes proporcionando lazer e mais um atrativo de entretenimento para todos.
Henrique Figueirôa
Assessor de Imprensa

Os Nonatos e Ivanildo cantanto Repente

Homicídio na cidade de Toritama.


Mais um homicídio neste Domingo (25), na cidade de Toritama desta vez foi no loteamento Deus e fiel por volta das 21h00min na rua Ribeirão s/n, loteamento Deus e fiel, Fabiano Jose da Silva de 20 anos, vulgo (Fabiano),segundo informação da própria mãe, a Senhora Maria de Fátima Alves, o mesmo estava na frente de sua casa quando chegou entre (03) e (04) elementos e efetuaram vários tiros (um deles atingindo na altura do tórax do lado direito para o lado esquerdo), onde o mesmo foi socorrido para o hospital local onde chegou já sem vida Ate agora dia (25), as 21:30 deste Domingo a policia não tem a autoria deste homicídio, a mãe informou a o repórter Marcos Araujo que o mesmo tem passagem pela policia por assalto, art.(157), o homicídio vai ser investigado pela equipe do Dr. Luiz Bernardo, que e o delegado de homicídio.
Postado por Marcos Araújo.

Prefeito de João Alfredo Severino Cavalcante esteve em Toritama.


O Ex-Deputado e atual Prefeito de João Alfredo Severino Cavalcante e o empresário do ramos de calçados Raimundo estiveram em Toritama,neste domingo dia 25 de Abril, em busca de aliados para apóiar a campanha de seu filho “Zé Mauricio” a câmara dos deputados de Pernambuco.

Caruaru com Net sem Fiu do projeto do Gov. Federal.


O projeto é inspirado no programa Escola Conectada, do governo federal. E a Prefeitura de Caruaru ampliou o programa com recursos próprios, fazendo uma inclusão digital pioneira no Nordeste.
Segundo o prefeito da cidade, esse projeto não foi proposta de campanha, mas Caruaru tem que seguir o padrão de modernidade das grandes cidades. “O acesso é gratuito. A população caruaruense e 25 escolas da rede municipal serão beneficiadas com o projeto.

Funcionalismo público estadual recebe salário a partir desta segunda-feira


Os servidores do Estado vão receber salário referente ao mês de abril a partir desta segunda-feira. Serão atendidos no primeiro dia inativos das secretarias e órgãos da administração direta e indireta. Na terça-feira, recebe o pessoal em atividade da Secretaria de Educação e, na quarta, dia 28, demais servidores.
Central de Jornalismo
Helenivaldo Pereira

Babá é suspeita de agredir e abusar de bebê de sete meses


A polícia começa a investigar a denúncia de agressão e abuso de uma babá contra um bebê de 7 meses em Igarassu. Os pais da criança flagraram as agressões após instalar uma câmera, que registrou momentos em que Ângela Cristina, de 38 anos, aparece maltratando o bebê na sala da casa onde eles moram, em Cruz de Rebouças.
Após fazer a denúncia no sábado (24), os pais da criança voltam a prestar novo depoimento neste domingo (25) ao delegado titular da Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA), Zanelli Alencar.
As agressões foram registradas por uma câmera de computador instalada na sala da casa onde eles moravam. Os pais foram alertados pelos vizinhos, que falaram que a criança passava o dia inteiro chorando. Eles perceberam ainda ferimento no pênis da criança.
As imagens mostram primeiro a babá aparece jogando água no rosto do bebê por duas vezes. O pai inclusive ainda estava em casa neste momento. Minutos depois, quando estava sozinha, ela dá tapas na mão e na perna do menino. Numa das cena, a empregada segura a criança pelo pescoço e logo em seguida, joga no sofá. Outras cenas apontam para indícios de crime sexual.
O vídeo foi anexado ao inquérito e caso as denúncias se comprovem, a babá vai ser indiciada por crimes de estupro e tortura. De acordo com a constituição, desde agosto de 2009, os crimes de maus tratos e abuso sexual passaram a ser considerados tortura e estupro.
A tarde, policiais foram até a casa da babá para tentar levá-la para prestar depoimento, mas ela não foi localizada. O delegado decidiu então intimá-la a comparecer na GPCA às 10h desta segunda-feira. Caso contrário, será considerada foragida.
Fonte: pe360graus.com.br