terça-feira, 3 de abril de 2018

HOMICÍDIO EM BREJO DA MADRE DE DEUS - PE

O Crime de morte foi registado na noite desta terça-feira dia 03 de Abril na Vila balança em Brejo da Madre de Deus moradores da localidade informaram a nossa reportagem que a vítima identificada como Iranildo José de Lima, de 24 anos segundo informações a vitima  estava caminhando pela rua quando avistou um elemento e uma moto Bros e começou a correr o criminoso que estava com uma mulher na garupa da moto Conseguiu alcançar a vítima e atirou várias vezes a vítima foi atingida nas costas e no pescoço vindo a óbito no local, de acordo com as informações de populares após o Crime o assassino fugiu descendo pela vila balança no sentido centro da cidade, ainda de acordo com as informações Branco Como era conhecido era acusado de ter cometido um homicídio na mesma localidade e também acusado de pequenos delitos sendo que já tinha cumprido pena no presídio de Santa Cruz do Capibaribe, a polícia militar foi acionada fez o isolamento do local do crime até a chegada da polícia civil que realizou levantamento cadavérico.

Morre em Campina Grande terceira vítima do acidente na Paraíba envolvendo caruaruenses

Morreu nesta terça-feira (03), no Hospital de Traumas de Campina Grande, na Paraíba, a terceira vítima do acidente ocorrido na noite de sábado (31), na BR-104. Jonathan de Lima Silva estava internado em estado grave e não resistiu aos ferimentos. Ele era empresário de Guilherme Topado e Virados do Forró.

No local do acidente morreram Heleno Júnior, filho do radialista Coroné Caruá (falecido) e Eduardo Felipe, conhecido por Dudu. Eles trafegavam em um Gol que bateu de frente com uma carreta. Eduardo e Heleno foram sepultados nessa segunda-feira (02), no Cemitério Parque dos Arcos, em Caruaru.

Homem é suspeito de realizar dois assaltos em cidade do Cariri

Um homem é suspeito de praticar dois assaltos na manhã desta terça-feira(03), na cidade de Sumé, no Cariri paraibano.

Conforme informações, o primeiro assalto ocorreu na praça Adolfo Mayer, quando o suspeito de posse de uma arma e em uma moto, tomou por assalto um aparelho celular de uma jovem.

Logo após, um homem foi assaltado no conjunto habitacional por um sujeito com as mesmas características do primeiro assalto.

As vítimas foram ouvidas na Delegacia de Sumé. Segundo relatos, o homem possuía alta estatura, corpo magro e cabelos claros.

A Polícia realizou diligências pela cidade, mas até o momento, o suspeito não foi localizado.


Com Informações de Jacqueline Oliveira da rádio cidade de sumé 

Depois de sete anos, barragem de Brotas pode sangrar nos próximos dias

Foto: Cortesia

A Barragem de Brotas estava sem alcançar o máximo de sua capacidade há sete anos

Depois de sete anos sem alcançar sua capacidade máxima, a Barragem de Brotas está muito perto de transbordar, ou sangrar, como se usa no vocabulário popular nordestino. O reservatório, que fica em Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, tem capacidade para quase 20 milhões de metros cúbicos de água. A barragem também atende à cidade de Tabira.

A última vez que a barragem esteve tão cheia foi em março de 2011. Nesse ano, durante o mês de setembro, foi realizado um grande teste na comporta da barragem, que estava com defeito e não funcionava bem há alguns anos. Desde então, a barragem não verte, o que vai ocasionar a descarga de fundo.

CAPACIDADE

No momento, a distância do nível da água para o vertedouro é de aproximadamente 1,5 metro. A realidade é bem diferente da encontrada na semana passada, quando o colume estimado era de 43% da capacidade de armazenamento do manancial. De acordo com o coordenação Regional da Compesa, Washington Jordão, foi feito uma medição que indica um aumento para 67% nos últimos dias, fruto das chuvas que caíram na região. Esse número tende a aumentar progressivamente, já que a expectativa de chuva na região até o final de semana.

Delegada revela detalhes do depoimento da sobrevivente do acidente na BR-104

Carro em que estava a vítima que morreu ficou irreconhecível – Fotos: Jabson Nunes do Blog do Ney Lima

Na noite da última segunda-feira (02) um acidente foi registrado na BR-104, mais precisamente na comunidade das Varzinhas, próximo a um parque de vaquejadas em Taquaritinga do Norte.

De acordo com informações colhidas no local, o acidente foi resultante de uma batida entre um caminhão e um carro de passeio, onde dos quatro ocupantes dos dois veículos, dois acabaram feridos e um deles morreu no local. A vítima fatal foi o homem identificado por Jose Nunes de Andrade Filho (54 anos), que estaria no banco do carona.

Já a mulher que também estava no veículo, Ellen Morganna (22 anos, modelo) foi socorrida juntamente com Lúcia (que estava no caminhão) por equipes do Samu que foram ao local. Ellen foi levada para a UPA 24h em Santa Cruz, sendo transferida para outra unidade hospitalar. O motorista do caminhão não se feriu.

Homem que morreu teria direcionado o carro contra o caminhão, afirma sobrevivente

Em entrevista, A delegada Dra. Erica informou mais detalhes sobre como o acidente pode ter acontecido.

Para ela, a modelo que estava com o comerciante que morreu, relatou que eles tinham um relacionamento conturbado e que, em um dado momento, quando ela estava dirigindo o carro de passeio, Jose Nunes teria puxado a direção e colocado o carro em direção ao caminhão, que vinha na via contrária, acontecendo assim o acidente.

Ainda de acordo com a delegada, Ellen relatou que José também estaria armado com uma faca e também possuía uma corda e que a teria ameaçado de morte durante todo o trajeto até o local do acidente.

Outro fato que chama a atenção é que um dos filhos de José Nunes teria tentado agredir a modelo no momento em que esta era socorrida.

 “Isso nos foi passado. Inclusive, familiares de Ellen nos procuraram pedindo, justamente, para dar um apoio, pois familiares da vítima fatal tinham intenções de matá-la” – disse.

A arma que teria sido supostamente usada por José Nunes, uma faca, não foi localizada de acordo com a delegada, que pede a população que, caso esta seja localizada, que seja levada até a delegacia para compor o conjunto de provas. Confira mais imagens do local do acidente.

Espaço em que estava a modelo após resgate do Samu.

Fonte: Blog do Ney Lima

Prefeito, vice e presidente da Câmara de Cabedelo são presos em operação da Polícia Federal

O prefeito de Cabedelo, Leto Viana (PRP), e mais cinco vereadores foram presos durante a operação Xeque-Mate, deflagrada na manhã desta terça-feira (03) pela Polícia Federal, em conjunto com o Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba. A operação tem como objetivo desarticular um esquema de corrupção na administração pública no município localizado na região da Grande João Pessoa.

Inicialmente foi dito que o vice-prefeito foi preso, no entanto a Polícia Federal informou que houve uma confusão no repasse da informação pois o atual prefeito, Leto Viana, havia sido eleito vice-prefeito em 2012 e assumiu a prefeitura de Cabedelo em 2013, após renúncia do prefeito eleito. De acordo com o Gaeco, o atual vice-prefeito Flávio de Oliveira, foi afastado do cargo, mas não foi preso.

A Polícia Federal cumpre 11 mandados de prisão preventivas, 15 sequestros de imóveis e 36 de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal de Justiça da Paraíba. Além dos mandados, a Justiça decretou o afastamento cautelar do cargo de 85 servidores públicos, incluindo o prefeito e o vice-prefeito de Cabedelo, e o presidente da Câmara Municipal.

Confira a lista dos alvos dos mandados de prisão:

01 - Wellington Viana Franca (Leto Viana) – Prefeito

02 - Jacqueline Monteiro Franca (esposa de Leto) – Vereadora e vice-presidente da Câmara

03 - Lúcio José do Nascimento Araújo – vereador e presidente da Câmara

04 - Tércio de Figueiredo Dornelas Filho – vereador
05 - Rosildo Pereira de Araújo Júnior (Júnior Datele) – vereador
06 - Antônio Bezerra do Vale Filho (Antônio do Vale) – vereador
07 - Marcos Antônio da Silva dos Santos
08 - Inaldo Figueiredo da Silva
09 - Gleuryston Vasconcelos Bezerra Filho
10 - Adeildo Bezerra Duarte
11 - Leila Maria Viana do Amaral

Segundo informações da Polícia Federal, a esposa do prefeito, que é vereadora na cidade, também é alvo de mandado de prisão. De acordo com a PF, ela era responsável pelos contratos fraudulentos. O casal gastou milhões em imóveis com dinheiro desviado, e dispõe de um estilo de vida totalmente incompatível com a renda.
Equipes da Polícia Federal também cumpriram mandado de busca e apreensão na casa do empresário Roberto Santiago, em João Pessoa. O advogado do empresário, Marcos Pires, confirmou que Roberto Santiago não foi preso.

 “Não tenho nada a declarar, só vim prestar minha solidariedade ao amigo Roberto Santiago, empresário respeitado, bem quisto e de boa índole. Vamos nos reunir no shopping e a partir daí, ficar a par do que está acontecendo e o que será feito de nossa parte”, explicou o advogado do empresário. A assessoria de Roberto Santiago disse que está apurando as informações, aguardando mais detalhes da própria PF, para divulgar um posicionamento sobre a operação.

A reportagem entrou em contato com o procurador de Cabedelo, Sandro Magalhães, e ele informo que ainda está recebendo informações para poder emitir um posicionamento oficial. “Fomos pegos de surpresa. Vamos avaliar todo cenário para poder se posicionar. “Vou me reunir com alguns secretários, devo passar na superintendência da PF para acompanhar a situação. Talvez no final do dia, teremos uma posição”, afirmou.

Segundo as investigações, o grupo teria desviado ao menos R$ 18 milhões. Um colaborador da Polícia Federal contou aos investigadores que o atual prefeito, inicialmente eleito como vice-prefeiro em 2012, teria pago R$ 5 milhões ao ex-prefeito, Luceninha para assumir o mandato.

Durante as investigações, ficou comprovado a participação das principais autoridades públicas do município que se beneficiavam do esquema de diversas formas, tendo registrado aumento patrimonial espantoso, muito acima do condizente com sua renda. De acordo com a Polícia Federal, somente na aquisição de imóveis nos últimos cinco anos, verificou-se que um agente político envolvido movimentou mais de R$ 10 milhões à margem do sistema financeiro oficial.

Em um dos esquemas, foram detectados funcionários fantasmas da prefeitura e da câmara municipal que recebiam salários de até R$ 20 mil e entregavam a maior parte para as autoridades locais, ficando de fato com valores residuais. Foram constatadas ainda doações fraudulentas de imóveis do patrimônio público municipal, bem localizados e de alto valor, para empresários locais sem que houvesse critérios objetivos para a escolha do beneficiado.

Os envolvidos vão responder por formação de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e fraude licitatória. O prefeito Leto Viana, em específico, vai responder ainda por crime de responsabilidade na esfera da administração pública. O Ministério Público e a PF disponibilizam um endereço eletrônico para denúncias relativas à investigação.

Fonte: G1PB
Foto: Walter Paparazzo/G1

Com homenagens e clamor por Justiça, familiares e amigos sepultam adolescente atropelado na PE-160

Fotos: Thonny Hill do Blog do Ney Lima

Na manhã desta terça-feira (03) foi sepultado o corpo do adolescente Cleiton Vinícius José da Silva (12 anos, conhecido por “Chinês”).

O adolescente foi atropelado na PE-160 no começo da noite do último domingo (01) por um motociclista, que fugiu do local sem prestar socorro e ainda não foi identificado ou detido para prestar esclarecimentos.

Ele seguia de bicicleta pela via quando foi atingido por trás, chegando a ser socorrido por uma equipe do Samu e levado para a UPA 24h do município, mas não resistiu aos ferimentos.

O velório aconteceu em uma pequena casa onde ele residia com os tios, na Vila de São José, no bairro Oscarzão. O cortejo seguiu para o cemitério Pedro Paulo, local do sepultamento sendo acompanhado por populares e também por amigos e colegas da escola onde ele estudava.

Da saída até o sepultamento, diversas homenagens foram prestadas, assim como foram entoados gritos pedindo por Justiça.


Confira também o vídeo com as emocionantes homenagens prestadas no local do sepultamento.


Fonte: Blog do Ney Lima

Acusado por homicídio em Carpina, é preso em Toritama

Na tarde desta terça-feira (03), policiais do Malhas da Lei juntamente com policiais civis da delegacia de Toritama, deram cumprimento a um mandado de prisão contra Edilson de Souza Correia.

Ele é acusado de ter praticado um homicídio na cidade Carpina. O efetivo após ter receber o Mandando de Prisão expedido pela aquela comarca, se utilizou de ações de inteligência e campanas para a captura do acusado.

Edilson foi apresentado na delegacia de Toritama e em seguida, encaminhado ao presídio de Santa Cruz do Capibaribe.

PROGRAMA CIDADE EM AÇÃO 03/04/2018

Prédios iluminados em Santa Cruz marcam o Dia Mundial do Autismo

No dia 02 de abril foi comemorado o Dia Mundial do Autismo e, em alusão a data, os prédios públicos na cidade foram iluminados de azul para lembrar a luta e os esforços pela inclusão e atenção aos que possuem a síndrome.

Além de sensibilizar a sociedade sobre o tema, a iluminação vem para empoderar as famílias que são marcadas pelos trabalhos de inclusão de seu parente diagnosticado com os transtornos do espectro do autismo (TEA). Atualmente, de acordo com o Departamento de Inclusão, há em Santa Cruz do Capibaribe 61 pessoas com autismo registradas na rede municipal de ensino.

De acordo com a secretária de Governo e Desenvolvimento Social, Alessandra Vieira, essa ação é mais uma atividade para relembrar a inclusão que é promovida pela Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe a fim de capacitá-los e promover a conscientização dos que os cercam. “Sempre estamos de prontidão para atendê-los e suas mães, unidos para dar apoio tanto nas necessidades delas e quanto das crianças, temos na Educação o papel do cuidador para auxiliar essas crianças, temos na Saúde o AME Infantil dando toda a assistência médica e em nossa pasta ações no social, para fortalecer o debate e a inclusão”, comenta Alessandra.

Os locais iluminados de azul para relembrar a luta dessa data serão: Prefeitura, Câmara de Vereadores, Secretaria de Educação, Secretaria de Governo e Desenvolvimento Social entre outros locais.

Além da iluminação, as mães das crianças autistas e com síndrome de down se reunirão próximo domingo (08), durante o Cidade Lazer na Avenida 29, pela Associação de Assistência ao Deficiente de Santa Cruz (AADESC), para debater questões e divulgar informações a respeito das duas síndromes.

O que é Autismo?

Autismo, de acordo com 8ª Edição do Guia Prático do Autismo, é uma síndrome definida por alterações e que se caracteriza por desvios na comunicação, na interação e no uso da imaginação, geralmente pode ser diagnosticada muito cedo, até antes dos 3 anos de idade.

Estes três desvios citados formam a “Tríade” que são responsáveis por um padrão de comportamento restrito e repetitivo, e com condições intelectuais que variam de retardo mental a níveis acima da média.