quinta-feira, 20 de outubro de 2016

HOMEM É ASSASSINADO EM SÃO CAETANO


Um popular identificado por Ricardo Fernandes ou “Paulista” foi baleado no final da tarde desta quinta-feira (20) na Rua do Abrigo, no bairro do Cabugá em São Caetano/PE. Ele chegou a ser levado ao hospital local, mas não resistiu aos ferimentos e veio a falecer. Apesar do crime ter ocorrido em plena luz do dia, ninguém procurou a polícia para informar como ocorreu.

O corpo da vítima será encaminhado para o IML de Caruaru.

POLÍCIA MILITAR EVITA REBELIÃO NA FUNASE DE GARANHUNS


No fim da noite desta quinta-feira (20), a Polícia Militar foi acionada para conter um princípio de rebelião na Funase do município de Garanhuns, no Agreste.


Os adolescentes atearam fogo na entrada do pavilhão 1, sendo o local cercado, a ação contida e o fogo controlado por agentes da instituição, os menores foram levados para o pavilhão 5 e a rebelião evitada.

Barragem de Jucazinho será reestruturada, garante Ministério



A recuperação da estrutura da barragem de Jucazinho, que sofre com infiltrações e trincas no concreto e na laje, além de ferragens expostas, foi garantida pelo Ministério da Integração Nacional.

A novidade foi dada, na manhã desta quinta-feira (20), pelo deputado federal Danilo Cabral (PSB), em participação no Programa Rádio Debate, da Rádio Polo FM.

Ele participou da reunião com integrantes do governo, incluindo ministro da pasta, Hélder Barbalho. O encontro aconteceu na quarta-feira (19).

“Garantido a recuperação de uma parte da barragem de Jucazinho, que se encontra com problemas graves, de acordo com os relatórios”, disse o deputado, por telefone.

A reunião serviu também, segundo Danilo, para garantir verba para a Adutora do Agreste.

A intenção é reestruturar Jucazinho para o período em que as chuvas regularizarem a vazão do reservatório que, atualmente, encontra-se em colapso.

Fonte: Blog do Ney Lima

Única mulher vereadora de Caruaru, parteira gastou R$ 21 em campanha


Foto: Reprodução/TV Jornal Interior

A partir de janeiro de 2017 a Câmara de Vereadores de Caruaru contará com a única mulher eleita no município. Maria José Galdino da Silva, a Zezé Parteira, tem 59 anos e recebeu 945 votos pelo Partido Verde. O que chamou atenção na eleição foi o fato de que toda a campanha custou apenas R$ 21, utilizados para pagar a impressão de uma fotografia.

Mais de duas mil crianças nasceram pelas mãos da parteira que, a partir do ano que vem, representará as mulheres na política de Caruaru. Moradora da comunidade de Taquara de Cima, a 10 quilômetros da cidade, desde os 18 anos ela realiza partos e é conhecida por todos como "tia" ou "madrinha". De acordo com ela, nem campanha foi preciso fazer.

"Decidi me candidatar porque a comunidade quis. Uma candidata pobre, assalariada. Cheguei onde cheguei porque a própria comunidade entendeu o trabalho que faço há muitos anos, sem cobrar nada, e daqui pra frente isso será ampliado. Poderei ajudá-los ainda mais", disse Zezé Parteira.

SERVIÇO


Agora vereadora, Zezé Parteira montou um pequeno consultório para atender, gratuitamente, as grávidas da região.

ROTAM estoura boca de fumo na Vila da Papa, em Monteiro

A equipe da ROTAM estourou na noite desta quarta-feira (19), uma boca de fumo, localizada na vila do Papa em Monteiro.

De acordo com as informações, duas pessoas foram apreendidos 123 pedras de crack, 47 papelotes de maconha, 5 munições de revólver calibre 38 e alguns objetos.

Os acusados foram presos em flagrante e encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil do município.

HOMEM É DETIDO ACUSADO DE MANTER A MÃE DE 82 ANOS EM CARCERE PRIVADO EM RIACHO DAS ALMAS



Um homem foi detido pelo Sargento Arimatéia e o Cabo Jadson do Pelotão da PM de Riacho das Almas, na quarta-feira (19) no Sítio Jurema, na zona rural da cidade. José Cícero da Silva, vulgo “Paraguai” é acusado de manter a própria mãe Severina Maria do Espírito Santo, de 82 anos, em cárcere privado e isso foi confirmado pelo policiamento que além de encontrar o imóvel fechado com um cadeado por fora obteve a informação que a idosa passava fome e sede e que o filho ainda usava o seu cartão de aposentadoria para trocar de carro, inclusive chegava a penhorar o cartão como garantia das dívidas.



A ocorrência foi entregue na Delegacia de Riacho, onde o delegado Dr. Alberes Costa ouviu a suposta vítima, mas a mesma negou as acusações, ela disse que sempre pedia para ele fechar a porta de cadeado quando saísse de casa e que a porta dos fundos dava acesso a rua! não foram apresentadas as testemunhas que pudessem embasar o entendimento da autoridade policial para a lavratura do procedimento de flagrante, por isso o delegado instaurou um Inquérito Policial, para apurar melhor a denúncia e o conduzido foi posto em liberdade.

Ministro ameaça barrar água do São Francisco por atraso no esgotamento sanitário em Monteiro

Na próxima segunda-feira (24), o Ministério Público vai reunir promotores de Justiça e prefeitos dos municípios do Cariri paraibano por onde passa o rio Paraíba para cobrar a conclusão das obras de esgotamento sanitário. O ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, assegurou a conclusão do Eixo Leste até o fim do ano, mas fez um alerta: ele barra a chegada da água da transposição do São Francisco se as prefeituras não entregarem esses esgotamentos, executados em convênio com a Funasa.

O presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), João Fernandes, e o procurador de Justiça, Francisco Sagres, reconheceram que a água da transposição do São Francisco, no Eixo Norte, só deve chegar à Paraíba em 2018. Já no Eixo Leste, que chega por Monteiro, com a conclusão do caminho das águas, as obras devem ser concluídas até o fim do ano.

Eles acreditam que, após a entrega da obra, a água pode chegar ao açude de Boqueirão em, no máximo, 60 dias. Segundo o presidente da Aesa, faltam 10% das obras para a conclusão do Eixo Norte, que desemboca no Alto Piranhas. João Fernandes argumentou que poderia ser feito um aditivo para a contratação de uma nova construtora para concluir o Eixo Norte.

O governo federal cancelou o contrato com a empreiteira Mendes Júnior, responsável por esse trecho, após recomendação do Tribunal de Contas da União. A empresa está sendo investigada pela Operação Lava Jato.

O procurador Francisco Sagres revelou que o ministro da Integração deve estar em Campina Grande, no dia 25, para debater a crise hídrica. Os governadores da Paraíba, Ricardo Coutinho; do Ceará, Camilo Santana; de Pernambuco, Paulo Câmara; e do Rio Grande do Norte, Robinson Farias, se comprometeram a participar desse encontro. “A situação do Eixo Norte é crítica. Precisamos encontrar uma solução para o Eixo Leste para a chegada da água em Campina Grande, mas o Eixo Norte é realmente preocupante. Teremos um grande êxodo”, disse Sagres.

Ministério da Saúde aprova cumprimento do termo de compromisso entre Funasa e Prefeitura de Monteiro

O município de Monteiro foi notificado, através de ofício, sobre a aprovação da execução de compromisso firmado entre a Funasa e o Município de Monteiro por meio da Secretaria de infraestrutura no qual visa promover a saúde pública e inclusão social por meio de ações de saneamento e saúde ambiental.

Para a obtenção da aprovação de suas obras, a cidade de Monteiro recebeu duas visitas nas datas 06 a 08 de julho e 13 de setembro do corrente ano, com a presença técnica da Superintendência Estadual da Funasa e do Diretor do Departamento de Engenharia de Saúde Pública onde foi verificada a parte já conclusa das obras de saneamento e o andamento dos serviços restantes.

De acordo com o Ministro da Integração, Helder Barbalho, em seu pronunciamento ocorrido na última segunda-feira, as obras da transposição estão impedidas devido o local de recepção da água limpa do rio se encontrar com outro ponto onde são depositados dejetos que para solucionar este problema é necessária a realização das obras através do governo do estado, que até o momento não apresentou qualquer solução para o caso.

Já o vice prefeito Cajó Menezes que tem acompanhando todo o processo das obras da transposição do eixo leste se mostrou bastante preocupado com a falta de compromisso do governo do estado, mas garantiu que continuará acompanhado e cobrando de perto e disse: “Estamos acompanhando todos os processos, já enviamos solicitações à AESA e Cagepa, porém não recebemos qualquer resultado para que seja dado o prosseguimento para que as águas do São Francisco passem pela cidade.”

As obras da transposição no estado estão garantidas pelo governo federal, no entanto para a água chegar às torneiras, é preciso que sejam feitas obras estaduais, que agora só dependem do governo da Paraíba.
De Olho no Cariri
Com Hermes de Luna e Ascom Monteiro
Foto: Katherine Coutinho/G1/Arquivo

Policiais civis de Pernambuco decretam greve após assembleia


Greve foi anunciada após assembleia
Foto: Ravi Soares/ Rádio Jornal


Os
policiais civis de Pernambuco decidiram entrar em greve a partir da 0h desta sexta-feira (21). A categoria realizou uma assembleia na tarde desta quinta-feira (20), próximo ao Palácio do Campo das Princesas, na área central do Recife, após uma caminhada pelas ruas da área central da capital pernambucana.

Uma reunião foi realizada na Secretaria de Administração de Pernambuco e os policiais civis não aceitaram a proposta apresentada pelo Governo do Estado.

LEIA TAMBÉM
Delegados de Pernambuco paralisarão atividades na próxima quinta-feira

O repórter Ravi Soares conversou com o vice-presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol), Rafael Cavalvanti, e o presidente do sindicato, Áureo Cisneiros. "Na verdade, o que a gente quer são reformas, investimentos nas delegacias e institutos da Polícia Civil", disse Áureo Cisneiros. "Então é isso que a gente está pedindo: melhores condições de trabalho e a implantação do nosso plano de cargos e carreira porque ele acordou com a gente, assinou e não está cumprindo", denunciou o presidente do Sinpol.

Ex-presidiário vítima de tentativa de homicídio em Santa Cruz está fora de perigo

Está fora de perigo o jovem que foi alvo de mais uma tentativa de homicídio em Santa Cruz do Capibaribe. O crime foi registrado em 10 de outubro deste ano e aconteceu na conhecida Favela do Papelão, que fica nas proximidades do bairro Santo Agostinho.

De acordo com as informações divulgadas a época pela polícia, Janaelson Barbosa da Silva (20 anos, conhecido por “Orelha”) estava de bicicleta na Rua Tancredo Neves quando teria sido surpreendido pelo mesmo.

Testemunhas relataram que ouviram disparos de arma de fogo, porém ao largar a bicicleta e fugir, Janaelson foi alcançado por um adolescente de 17 anos, sendo agredido a pedradas. O mesmo ficou com vários ferimentos, inclusive um corte profundo na altura do pescoço.

Pedra usada no crime. Cordão que estava no pescoço da vítima foi pego pelo criminoso como forma de troféu.

Achando que teria matado o jovem, o adolescente chegou a comemorar o crime em um bar, sendo capturado pela polícia e apresentado na delegacia no dia seguinte ao crime. Uma corrente usada no pescoço da vítima foi levada pelo autor da tentativa, como forma de troféu.

Ainda de acordo com as informações da polícia, o adolescente tinha o jovem como desafeto e ao saber que o mesmo não estaria morto, o jurou de morte mais uma vez. Janaelson tem várias passagens pela polícia, entre elas o tráfico de drogas. O mesmo já havia sido alvo de outra tentativa de homicídio cerca de um ano antes, quando estava bebendo em um bar, no bairro Santo Agostinho.

A informação de que o mesmo está fora de perigo foi repassada por familiares.

AGRICULTOR FOI ASSASSINADO A TIROS POR MOTOQUEIROS

Um trabalhador rural foi assassinado com tiros na cabeça por volta das 22h30 de quarta-feira (19), em uma fazenda na zona rural de Cortês, Mata Sul pernambucana. De acordo com a Polícia Militar, a vítima foi Severino João Vicente, de 38 anos, que morava no Sítio Valentim, área rural de Barra de Guabiraba/PE.

Os assassinos teriam sido dois elementos que estariam utilizando uma motocicleta. Após levantamento cadavérico efetuado pela Polícia Civil, o corpo foi encaminhado ao Instituto de medicina Legal (IML) de Caruaru/PE.

PEDREIRO SOFRE TENTATIVA DE HOMICÍDIO QUANDO TRABALHAVA

Um homem de 29 anos foi alvejado por disparos de arma de fogo quando trabalhava em uma construção na Rua “D” da Cohab de Paranatama/PE. A tentativa de homicídio aconteceu por volta das 14h45 desta quarta-feira (19).

Segundo a Polícia Militar, o pedreiro Sandro da Silva se encontrava trabalhando quando chegaram três homens e uma mulher, sendo que um deles estava armado de revólver e atirou contra ele, acertando o abdome. Após os disparos as pessoas desapareceram.

A polícia efetuou buscas as pessoas, porém, elas não foram encontradas. A vítima foi socorrida pelo SAMU para uma unidade hospitalar em Garanhuns.