sexta-feira, 6 de outubro de 2023

DR. ROMUALDO PROPÕE ALTERAR A CONSTITUIÇÃO DA PARAÍBA PARA INCLUIR O “ACESSO À ÁGUA” ENTRE OS OBJETIVOS PRIORITÁRIOS DO ESTADO


Foi protocolada, no último de 3 de outubro, a Emenda à Constituição nº 8/2023, que altera o art. 2º da Constituição do Estado da Paraíba, incluindo o Inciso XXII com o seguinte texto: “é garantido a todos o acesso à água potável em quantidade adequada para possibilitar meios de vida, bem-estar e desenvolvimento socioeconômico”.

A proposta foi articulada pelo Deputado caririzeiro Dr. Romualdo e contou com a assinatura de parlamentares de todos os campos políticos, que elogiaram a iniciativa. A alteração deverá seguir para votação nos próximos meses e colocar o acesso à água no centro do debate na Paraíba.

“Cidades convivem com a falta de água nas torneiras, a população rural muitas vezes é esquecida. Não se fala da importância do acesso à água como bem fundamental e estamos tentando colocar isto em evidência. Quem não tem, sofre”, destacou o parlamentar.

Uma outra iniciativa do mesmo Deputado, já em tramitação, é o Projeto de Lei Ordinária 979/2023 que veda a cobrança por parte da CAGEPA da conta quando não houver fornecimento por mais de cinco dias seguidos, além de outros descontos em caso de interrupções menores.

Dr. Romualdo divulgou um vídeo, recentemente em suas Redes Sociais, mostrando o sofrimento da população de algumas cidades, a exemplo de Serra Branca e Monteiro, pelo fornecimento precário d’água, impactando diretamente na qualidade de vida das pessoas e na economia.

DEVIDO À QUEDA NOS REPASSES DO FPM, PREFEITURA DE SANTA CRUZ ANUNCIA REDUÇÕES DE SALÁRIOS E HORÁRIO DO EXPEDIENTE.


Com o agravamento da crise econômica das prefeituras, após constantes quedas nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe adotou medidas emergenciais para conter a queda de receitas e manter as contas equilibradas, possibilitando a manutenção dos serviços e os pagamentos de servidores e fornecedores em dia. As medidas emergenciais terão um prazo de três meses, podendo ser prorrogadas.

Após o levantamento de dados realizado pela equipe financeira da prefeitura sobre o atual cenário econômico do município, foram tomadas as medidas consideradas urgentes. Entre as medidas estão a redução do salário do prefeito, vice-prefeito e secretários municipais em 10%, como também, a redução exclusiva nas gratificações de funções de servidores em 30% e a redução do horário expediente nos departamentos públicos não essenciais, que voltarão a funcionar de 7h as 13h.

Essas medidas se juntam às adotadas recentemente pela Administração Municipal, como a redução nos gastos com diárias, novas gratificações e contratações, gasolina e patrocínios. As novas medidas já começam a valer a partir da segunda-feira (09).

MULHER QUE DESAPARECEU COM O MARIDO É ENCONTRADA MORTA E ELE SEGUE DESAPARECIDO


O corpo de uma mulher, que estava desaparecida desde a terça-feira (3), foi encontrado na manhã desta quinta-feira (5), em uma estrada vicinal do Sítio Minervino, na zona rural de Alagoinha, no Agreste de Pernambuco.

O corpo de Erika Lopes Nunes, de 38 anos, foi encontrado em uma estrada vicinal conhecida como Corredor da Morte.


Erika, desapareceu na terça quando saiu de moto com o marido para irem até um sítio onde mantinham umas plantas, desde então familiares não tiveram notícias do paradeiro do casal até o cadáver dela ser encontrado, Tiago Bezerra de Melo, de 35 anos segue desaparecido.

O corpo de Erika foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.