terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Adolescente morre afogado em São José de Espinharas

Um fato triste e lamentável aconteceu nesta terça-feira de carnaval (13/02), no município de São José de Espinharas (região metropolitana de Patos). A morte de um adolescente de 15 anos, vítima de afogamento.

A vítima, Luiz Eduardo Araújo de Medeiros, que residia no Assentamento Nova Espinharas, foi tomar banho em um Barreiro (pequeno açude), localizado às margens da Rodovia Estadual que liga aquele município à Patos.

O pequeno reservatório, que fica próximo a Fazenda Santana, encheu com a chuva que caiu no dia anterior, segunda-feira (12/02). Com isso, Luiz Eduardo e amigo foram se divertir no tradicional banho de açude.

Passados alguns minutos, os coleguinhas perceberam que o adolescente estava se afogando. Ainda tentaram pedir ajuda, mas não houve tempo. Luiz Eduardo morreu afogado.

O corpo de Bombeiros de Patos foi acionado, esteve no local, e retirou o corpo por volta das 11h30m (onze e meia da manhã) de hoje (13). O delegado plantonista, Manuel Martins, esteve no local, para os procedimentos de praxe.

O corpo foi encaminhado para o NUMOL de Patos, e depois foi entregue a família para a realização do velório, e posteriormente do sepultamento.

WhatsApp prepara chamadas de vídeo em grupo

WhatsApp deve ganhar chamadas em vídeos com três ou mais pessoas num futuro breve.

Por enquanto, cada usuário só pode se conectar por vídeo com mais uma pessoa. De acordo com o site WABetaInfo, especializado em vazar informações sobre o mensageiro, há pistas a respeito deste recurso no WhatsApp Beta (versão 2.17.443), disponível para Android.

Em postagens anteriores, a página já havia publicado outras evidências sobre a função. Lembrando o principal recurso do Skype, a novidade divulgada nesta semana pode ser útil para pequenas e médias empresas em busca de ferramentas de videoconferência.

Ao tentar alternar entre chamadas de voz e de vídeo na conversa, o site WABetaInfo confirmou o recurso de chamadas de vídeo em grupo para Android. A mensagem de erro entrega a nova função: “Não foi possível alternar entre chamadas de voz e vídeo porque o recurso não está disponível em chamadas de grupo”.

Além das chamadas em grupo, outros recursos podem chegar com o update mais recente.

Na versão para Android, será possível desativar a opção de mostrar todos os contatos, incluindo ocultos.

Outra possível novidade são os adesivos, semelhantes aos encontrados no Facebook para iOS (iPhone) e Android. A atualização também pode contar com o WhatsApp Pagamentos, uma função que permite enviar e receber dinheiro por meio do UPI, sistema de pagamento interbancos que é certificado pelo governo indiano.


Budega Nordestina
Fonte: Zero 83 com Manchete PB / Foto: Reprodução google

Briga entre presos gera tumulto na Cadeia Pública de Monteiro

Uma confusão entre dois presos durante uma partida de futebol nesta terça-feira de Carnaval gerou um pequeno tumulto na Cadeia Pública do município de Monteiro.

O fato chamou atenção na frente da unidade prisional, já que familiares de presos se aglomeraram no local angustiados sem saber o que estava acontecendo.

Em contato com a Produção do Programa Policial Chumbo Grosso, o diretor da Cadeia, Alexandre Macedo, informou que a confusão foi contida rapidamente por agentes penitenciários, que em uma atitude enérgica, controlaram os ânimos dos presos.

UM HOMEM MORREU APÓS INCÊNDIO EM UMA EMISSORA DE RÁDIO EM TAQUARITINGA DO NORTE - PE

O fato aconteceu no final da manhã desta terça-feira dia 13 de Fevereiro de 2018. Quando aconteceu o incêndio na rádio comunitária Taquaritinga FM, localizada em Taquaritinga do Norte no Agreste Pernambucano, segundo informações de populares, informaram que avistaram uma grande quantidade de fumaça saindo de dentro da emissora e tentaram quebrar as portas para entrar, mas as portas estavam todas fechadas, quando conseguiram arrombar as portas encontraram um homem identificado, Por Carlos José Belarmino de Souza, de 45 anos mais conhecido cariosamente como ‘Boneco’, que morreu, possivelmente asfixiado. Ele era funcionário público e também trabalhava cuidando do local. como vigia da emissora, O fato curioso é que alguns populares disseram que estava ouvindo a rádio e que chegaram ao ouvir ele avisando no ar que a emissora estava pegando fogo.

A vitima Carlos José Belarmino de Souza

JOVEM MORRE AFOGADO NA BARRAGEM DO POVOADO SANTA RITA

FOTO ILUSTRATIVA-AFOGAMENTO

Um jovem morreu afogado na tarde de ontem segunda-feira (12), na zona rural do município de Jupi, no Agreste pernambucano.

Segundo a Polícia Militar, a vítima César Cadete da Silva, de 19 anos, tinha construído uma espécie de armadilha para pescar e quando estava na água perdeu o equilíbrio, caiu e começou a se afogar. Testemunhas disseram que o rapaz não sabia nadar e afundou rapidamente, eles tentaram retirá-lo da água e não conseguiram.

O corpo foi retirado da água pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

MORRE VOCALISTA DA BANDA AQUARÍUS NATURAL DE FREI MIGUELINHO AGRESTE PERNAMBUCANO

O artista Frei Miguelinense, Murilo Moura e um dos atuais vocalistas da banda Aquarius, de Fortaleza (CE), foi encontrado morto na comunidade de Chã do Couve, zona rural de Surubim. Informação extra oficial é que na manhã desta terça-feira (13), Murilo estava caído em uma poça de lama e com capacete fixado na cabeça, uma moto estava próximo ao corpo.

Ele começou a integrar a banda Aquarius desde dezembro de 2016 e dividia palco também com o artista casinhense Marcílio Azevedo. Murilo Manoel de Moura. Ele tinha 28 anos e era filho do ex-vereador de Vertentes, Paulo de Lú.

Deixamos aqui nossos sentimentos aos familiares.


DUPLO HOMICÍDIO E TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM SÃO JOSÉ DA COROA GRANDE - PE

O Fato foi registrado na madrugada de de hoje, em São José da Coroa Grande. Por volta das 02h da manhã, após o evento de carnaval no centro da cidade três pessoas foram baleadas.

Segundo populares, dois homens em uma motocicleta de cor preta efetuaram três disparos de arma de fogo contra José Carlos de Araújo (35), que faleceu no local. Os assassinos seguiram em direção aos banheiros químicos e efetuaram mais disparos contra outras duas pessoas.

Os dois feridos foram encaminhados para o Hospital do Município, José Tiago Osório da Silva foi baleado nas nádegas, foi medicado e transferido logo em seguida para o Dom Helder. A outra vítima, ainda não identificada, faleceu ao dar entrada no hospital. Os corpos foram encaminhados ao IML de Caruaru. A Polícia Civil investiga a motivação do crime.

ARCOVERDE = Detento pula muro e foge do Presídio Advogado Brito Alves.

Um detento de 25 anos fugiu no ultimo domingo dia (11) do Presídio Advogado Brito Alves em Arcoverde, Sertão de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, ele pulou o muro da unidade prisional. Ainda segundo a POLICIA MILITAR, ele saiu do presídio entre as guaritas 3 e 4. Buscas foram realizadas nas proximidades, mas o homem não foi localizado. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil local.

Informe – Polícia Civil

Durante o período carnavalesco, a delegacia de Santa Cruz do Capibaribe está atuando com 12 oficiais na equipe da polícia civil, afim de agilizar as ocorrências que, por ventura, forem direcionadas para a unidade.

Comandados pelo delegado Dr. Flaubert Queiroz, a equipe conta com os agentes Yago, Luiz Fernandes, Melquíades, Neide, Fabiana e Elinaldo.

Além deles, trabalham os escrivães Ademir e Joselma e os comissários Denísio, Josimar e Alves.


Fonte: Blog do Ney Lima

Quem não pode ser Candidato nas Eleições 2018

Só pode se candidatar a um cargo eletivo o cidadão que cumprir primeiramente as condições estabelecidas no art. 14, § 3º da Constituição Federal de 1988. Além disso, o candidato não pode estar enquadrado em nenhum artigo da Lei de Inelegibilidade (Lei Complementar nº 64/1990) e da Lei Ficha Limpa (Lei Complementar nº 135/2010).

Quem não cumprir as condições do art. 14, § 3º da Constituição Federal

O artigo trata das condições de elegibilidade, as exigências para tornar um cidadão apto a ser candidato. Por isso, não podem disputar um cargo eletivo:

os que não tiverem nacionalidade brasileira;

os que não possuem alistamento eleitoral (que não têm título de eleitor);

os analfabetos (que não sabem ler e escrever);

os que não estão em dia com a Justiça Eleitoral;

os homens que não possuem a situação militar regularizada;

quem não estiver filiado a um partido político por pelo menos 6 meses antes da eleição;

quem não tiver o domicílio eleitoral no município ou estado que irá concorrer;

tiver menos de 25 anos de idade para os cargos de presidente, vice-presidente e senador, na data da posse;

tiver menos de 30 anos de idade para os cargos de governador e vice-governador, na data da posse;

tiver menos de 21 anos de idade para os cargos de deputado federal, estadual ou distrital, na data da posse.

Quem tiver parentesco com um titular de cargo eletivo

Não podem ser candidatos o cônjuge e os parentes até o segundo grau, por afinidade ou por adoção do presidente, governador e prefeito, ou de quem o substituir, na jurisdição do titular do cargo. A jurisdição é a área do titular do cargo e pode ser federal, estadual ou municipal.

São parentes de segundo grau: mãe, pai, filho, filha, avô, avó, neto, neta, irmão e irmã. Já os parentes por afinidade são: sogro, sogra, genro, nora, cunhado e cunhada.

Não pode ser presidente ou vice-presidente: o cônjuge do atual presidente da república, ou de quem o substituir, e seus parentes até segundo grau, por afinidade, ou por adoção.

Não pode ser governador ou vice-governador: o cônjuge do atual governador do estado, ou de quem os substituírem, e seus parentes até segundo grau, por afinidade, ou por adoção.

Não pode ser deputado federal, estadual ou distrital: o cônjuge do atual governador, ou de quem os substituírem, e seus parentes até segundo grau, por afinidade, ou por adoção.

Não pode ser prefeito ou vice-prefeito: o cônjuge do atual prefeito, ou de quem os substituírem, e seus parentes até segundo grau, por afinidade, ou por adoção.

Não pode ser vereador: o cônjuge do atual prefeito, ou de quem os substituírem, e seus parentes até segundo grau, por afinidade, ou por adoção.

Tais parentes só se tornam inelegíveis se o titular do cargo estiver no segundo mandato. Caso ele esteja no primeiro mandato, deve afastar-se 6 meses antes da eleição, que em 2018 será até o dia 7 de abril. Assim, fica permitida a candidatura de tais parentes.

Quem está enquadrado nos casos da Lei de Inelegibilidade

Antes da Lei Ficha Limpa as causas de inelegibilidade eram mais moderadas. Incluíam-se apenas casos relacionados com candidatos que já possuíam cargos eletivos ou função pública. Também eram definidas regras para os militares.

Os únicos crimes que estavam especificados na Lei de Inelegibilidade eram o abuso de poder econômico e político e a rejeição de contas para os candidatos com cargo ou função pública. A Lei Ficha Limpa acrescentou mais dez crimes que podem causar inelegibilidade.

Crimes estabelecidos pela Lei Ficha Limpa

Com a aplicação da Lei Ficha Limpa, ficam impedidos de se candidatar, num prazo compreendido desde a condenação (sem a possibilidade de recurso) até 8 anos após o cumprimento da pena, os candidatos que cometerem crimes:

contra a economia popular, a fé pública, a Administração Pública e o patrimônio público;

contra o patrimônio privado, o sistema financeiro, o mercado de capitais e os que estão previstos na lei que regula a falência;

contra o meio ambiente e a saúde pública;

eleitorais, que estabelecem penas que privam a liberdade;

de abuso de autoridade, quando houver condenação à perda de cargo ou à impossibilidade de exercer função pública;

de lavagem ou ocultação de bens, direito e valores;

de tráfico de entorpecentes e drogas afins, racismo, tortura, terrorismo e crimes hediondos;

de redução à condição análoga à de escravo;

contra a vida e a dignidade sexual;

praticados por organização criminosa, quadrilha ou bando.

Também fica impedido de se candidatar o governador, vice-governador, prefeito e vice-prefeito que perder seu cargo por violar algum dispositivo da Constituição Estadual, da Lei Orgânica do Município ou do Distrito Federal.

Como saber se um candidato está inelegível

Saber se um candidato está inelegível não é tarefa fácil, pois são muitos os casos que podem impedir uma candidatura. Apesar disso, é possível verificar se o candidato está enquadrado em algum caso de inelegibilidade seguindo os seguintes passos:

1. Verificar se o candidato está incluído em algum dos casos estabelecidos no art. 14 da Constituição Federal

Alguns dos critérios, como saber se o candidato está quite com a Justiça Eleitoral ou se tem a situação militar regularizada, só estão acessíveis ao público após o término do prazo do registro de candidatura. É possível encontrar essas informações no Sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais no site do TSE.

No sistema de candidaturas estão disponíveis as certidões eleitorais e criminais de todos os candidatos. Lá também estão a lista de bens, as propostas de governo, as eleições anteriores nas quais já foi candidato, se foi eleito ou não e por qual partido disputou cada eleição.

Se o candidato não cumprir algum item da lista ele está inelegível.

2. Consultar se o candidato tem algum processo criminal

O eleitor pode pesquisar facilmente se o candidato tem algum processo de âmbito federal no site do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Para encontrar basta inserir o nome do candidato onde diz "Nome da PARTE:" e depois clicar em "Consultar". Caso os crimes sejam de ordem estadual, o eleitor deve procurar nos sites dos Tribunais de Justiça de cada estado.Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) - Principais pontos explicadosLER MAIS

É possível ainda ter acesso a processos públicos ao comparecer pessoalmente ao Tribunal de Justiça, caso o processo não esteja em segredo de justiça. Para ter acesso ao processo será preciso apresentar um documento de identificação original.

Apenas o candidato condenado em última instância, sem a possibilidade de recorrer, está inelegível. Os candidatos condenados em primeira instância, isto é, com a possibilidade de recurso, ainda podem se candidatar.

3. Verificar se o candidato que é gestor público teve sua conta rejeitada no Tribunal de Contas da União

Em ano eleitoral o TCU encaminha ao TSE a lista dos gestores públicos que tiveram suas contas rejeitadas, incluindo o presidente, governadores e prefeitos em exercício. Veja a lista dos gestores públicos com contas rejeitadas pelo TCU em 2016.

Para procurar o nome de um candidato basta abrir a lista no seu navegador, clicar na tecla Ctrl e logo depois na tecla F no teclado do seu computador, escrever o nome do candidato e apertar Enter.

Ter as contas rejeitadas não é um fator definitivo para tornar o candidato inelegível. Nestes casos a impugnação da candidatura só ocorre definitivamente quando o Poder Legislativo também rejeita as contas do candidato.

Apesar de não ser definitivo, é possível utilizar essa informação para anexar à petição que pode levar à impugnação de uma candidatura. Somente os candidatos, partidos políticos, coligações ou o Ministério Público Eleitoral (MPE) podem encaminhar tal petição, mas qualquer cidadão pode apresentar uma denúncia ao Juiz Eleitoral ou ao próprio MPE.

Saiba mais sobre a lei da ficha limpa.

JOVEM FOI ASSASSINADO NA ZONA RURAL DE BEZERROS

Foi assassinado a tiros na tarde de ontem segunda-feira (12), no Sítio Jurubeba, na zona rural de Bezerros, o jovem, Jefferson Eronildo Gomes da Silva, de 22 anos, que era natural de Camaragibe e morava em Gravatá.

A Polícia Militar e a equipe da DEAH (Divisão Especial de Apuração de Homicídios) estiveram no local, mas as informações obtidas ainda são escassas e o corpo do rapaz foi encaminhado para o IML de Caruaru.

RIO PARAÍBA EM CARAÚBAS, CARIRI PARAIBANO

As águas do Rio São Francisco chegaram à região do Cariri Paraibano modificando substancialmente a realidade dos que ali habitam. Água para os gastos elementares, mas também para o lazer. Este vídeo mostra trecho do Rio Paraíba, que corta a cidade de Caraúbas.


Reportagem: Jairo Gomes
Blog do Jairo Gomes

ZAP DA GUARDA MUNICIPAL

Mulher é esfaqueada durante carnaval na cidade de Coremas-PB

Junior dos Santos, 30 anos de idade, é acusado de esfaquear Maria do Desterro Lacerda, de 32 anos de idade. O fato ocorreu por volta das 16:40 horas, do ultimo domingo dia 11 de fevereiro de 2018, no bar altas horas, em pleno carnaval na cidade de Coremas na Paraíba.

Segundo a PM, o acusado teria começado uma discussão e em seguida, acertou dois golpes de faca nas costas de Maria do Desterro. Ela foi socorrida para o Hospital local de Coremas e seu estado de saúde é estável.

A polícia foi ao local, porém, Junior que é agricultor e natural de São Bentinho fugiu do local usando uma moto. Até o momento o acusado segue foragido.

JOVEM FOI ESFAQUEADO DURANTE FESTA DE CARNAVAL EM SÃO JOAQUIM DO MONTE

No domingo dia (11), foi vítima de uma tentativa de homicídio em São Joaquim do Monte, o jovem, José Edson da Silva, de 24 anos, morador da cidade. Segundo informações o rapaz estava em uma festa de carnaval quando foi atingido por várias facadas.

Ele foi socorrido para a Unidade Mista presidente Castello Branco e depois transferido para o hospital da restauração no Recife, onde passa bem. A autoria do crime é desconhecida.

AGRICULTOR COLIDE COM MOTO EM POSTE E MORRE NA ZONA RURAL DE GARANHUNS

Um agricultor morreu na noite desta segunda-feira (12), no Sítio Cachoeirinha dos Franciscos, na zona rural do município de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco.

Reginaldo Miguel dos Santos Filho, de 42 anos, pilotava uma motocicleta Honda Bros, cor preta, placa PDF-0078, quando por motivos desconhecidos perdeu o controle e colidiu em um poste, Reginaldo sofreu ferimentos graves e veio a óbito no local.

O óbito foi constatado pelo Corpo de Bombeiros que esteve no local para prestar os primeiros socorros, a Polícia Civil realizou o levantamento cadavérico e encaminhou o corpo para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.