terça-feira, 4 de novembro de 2014

PREFEITO DE SÃO SEBASTIÃO DO UMBUZEIRO PARTICIPA DE ALMOÇO COM O GOVERNADOR, QUE REAFIRMA A CONCLUSÃO DA ADUTORA CAMALAÚ E O ASFALTAMENTO DA ESTRADA À DIVISA COM PERNAMBUCO


Atendendo ao convite do Governador Ricardo Coutinho (PSB) e da vice-governadora eleita Lígia Feliciano (PDT), o Prefeito de São Sebastião do Umbuzeiro Chico Neves, participou na tarde desta terça-feira (04), em um restaurante da Capital Paraibana de um almoço comemorativo. Que foi organizado pelo o Governador, para as lideranças políticas de todo o Estado que apoiaram a sua reeleição.

Na ocasião Ricardo reafirmou ao Prefeito Chico Neves, o compromisso de pleitos importantes para o município, como a conclusão da adutora Camalaú e o asfaltamento da estrada São Sebastião do Umbuzeiro à divisa com Pernambuco entre outros.

O Governador agradeceu as lideranças políticas reafirmando a importância da parceria do estado com os municípios para “construir o poder onde os municípios possam ser coparticipes” dessa construção.

Com Blog do Didi

Surubim Notícia: Falta de chuvas afeta o abastecimento da Barragem de Jacazinho


Os reservatórios do Interior do Estado estão sob a ameaça de colapso caso não chova o suficiente nos primeiros meses de 2015. Segundo a Agência Pernambucana de Águas de Clima (Apac), o Sertão está com 11% da capacidade. Já no Agreste o volume é de 28%. A situação ainda é confortável no Recife, Região Metropolitana e Zona da Mata, onde o índice chega a 53%. O baixo percentual nas cidades sertanejas e agrestinas vem imprimindo racionamentos de água severos às populações há pelo menos três anos - período em que se agravou a estiagem do semiárido.

As grandes barragens que estão localizadas no Sertão e no Agreste amargam período de seca que se agravou em 2011. Operando no vermelho, com os piores índices estão as barragens que compõem a bacia Hidrográfica do Pajeú. O boletim de monitoramento da Apac do dia 27 deste mês mostra que o reservatório Rosário, em Iguaracy, está com 10,3% da sua capacidade. Na de Chinelo, em Carnaíba, o índice é de 10,8%. A de São José II, no município de São José do Egito, o volume é de 14,9%. E em de Brotas, que fica em Afogados da Ingazeira, só chega a 24%. Outras grandes barragens como Jucazinho, em Surubim, e Carpina, em Lagoa do Carro, também enfrentam problemas. Na primeira o volume está em 16,8% e na segunda em 19,4%.

Os baixos índices de acúmulo água têm imposto grandes sacrifícios à população. Em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, o rodízio no abastecimento é de 28 dias sem água para dois com água. Na mesma região, Toritama enfrenta racionamento de 12 sem por dois com água. Itapetim, Pedra, Monte Orebe (distrito de Dormentes), Rancharia (distrito de Araripina) e Venturosa, no Sertão, nem isso. Todos só recebem água de carro-pipa.

“Sem chuva suficiente para repor a água, os reservatórios vêm secando paulatinamente”, explicou o gerente de monitoramento e fiscalização de recursos hídricos da Apac, Klênio Torres. Segundo ele, os reservatórios no Estado têm condições de aguentar até dois anos de estiagem, mas a seca já se arrasta por quase quatro anos. Outro fato que complica a situação das barragens do Interior é a ausência de vazão da água dos rios, diferentemente do que acontece com os reservatórios que abastecem a capital, Região Metropolitana e Zona da Mata.

POLÍCIA FEDERAL AUTUA ASSALTANTE DOS CORREIOS DA AGÊNCIA DE TRACUNHAÉM / PE

Policiais Militares lotados no 2º BPM – Batalhão de Polícia Militar que fica localizado no bairro de Nazaré da Mata/PE prenderam, ontem, dia 03.11.2014, por volta das 10hs, através de denúncias anônimas, UBIRATAN OLIMPIO DA SILVA, desempregado, solteiro, 36 anos, natural de Recife/PE e residente no bairro do Ibura/PE – (possui antecedentes criminais – já foi preso por diversos sequestros – e condenado a 53 anos de prisão – cumpriu 9 anos de pena e progrediu para o regime semiaberto na Penitenciária Agrícola Industrial de onde fugiu na primeira oportunidade que teve e desde então encontrava-se foragido).

A prisão aconteceu quando policiais militares lotados no 2º BPM – Batalhão de Polícia Militar receberam uma denúncia anônima dando conta de que 3 (três) homens encontravam-se em atitude suspeita de frente a agência dos correios de Tracunhaém/PE – motivo pelo qual uma equipe de policiais militares se dirigiram até o local e lá chegando notaram que um homem havia caído no chão em virtude de um desmaio (gerente dos correios) sendo socorrido pelas pessoas que estavam ali por perto.

Foi quando perceberam a presença de um suspeito com a mesma cor das vestimentas apontadas na denúncia e através de uma abordagem rápida e eficaz detiveram o suspeito – quando perceberam que ele fez um movimento levando a mão direita para frente do corpo – como se estivesse sacando uma arma – momento em que os policiais o imobilizaram-no derrubando-o no chão e com a queda veio a bater com o seu rosto ferindo um dos seus olhos.Após ter sido detido os policiais militares encontraram uma pistola .45 de uso exclusivo das forças armadas que estava na posse de UBIRATAN que não apresentou nenhum documento de identificação.

Terminado os procedimentos investigativos e tendo o preso sido contido e lhe dado voz de prisão em flagrante, foi lhe informado dos seus direitos constitucionais e em seguida levado para a Sede da Polícia Federal no Cais do Apolo por se tratar de uma investida contra os correios – onde acabou sendo autuado por roubo com emprego de arma de fogo com vítima feita refém, resistência à prisão e porte ilegal de arma de fogo de calibre restrito e caso seja condenado poderá pegar penas que somadas ultrapassam os 25 anos de reclusão. Após fazer exame de corpo de delito o preso foi encaminhado para o IML- Instituto Médico Legal para fazer exame de corpo de delito e em seguida encaminhado para o COTEL – Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna onde ficará à disposição da Justiça Federal.

Em seu interrogatório o preso disse que vivia fazendo assaltos a padarias e mercadinhos em várias regiões de Paulista/PE e Olinda/PE e que se reuniu com mais dois comparsas para investir contra o gerente da agência dos correios de Tracunhaém/PE – o objetivo era sequestrar o gerente quando ele fosse para agência e força-lo a abrir o cofre para subtrair os valores que estivessem no seu interior. Para isso haviam roubado um veículo Focus e tinham a intenção de um primeiro suspeito sequestrava o gerente levando até a agência, um segundo ficava do lado de fora com o veículo para empreender fugar após o roubo e o terceiro UBIRATAN ficaria do lado de fora armado dando cobertura para a quadrilha.

O plano foi frustrado em virtude do gerente da agência não ter aguentado as ameaças e pressão psicológica vindo a desmaiar no percurso até a agência o que impossibilitou aos criminosos adentrar no interior do prédio dos correios. Os dois outros bandidos ao perceber a prisão de um dos seus comparsas empreenderam fuga para um lugar incerto e ainda não sabido. Ao tomar conhecimento do fato a Polícia Federal deslocou uma equipe de policiais federais, formada por agentes, delegados, peritos e papiloscopista no intuito de realizar as primeiras investigações, perícias e depoimentos de algumas pessoas que presenciaram os fatos. Inquérito policial foi instaurado e as investigações vão prosseguir, no sentido de identificar, localizar e prender todos os integrantes deste bando armado.

Até agora já foram presos 10 (dez) assaltantes dos correios foram presos este ano e este já é o 7º episódio em Pernambuco no ano de 2014. No ano passado (2013) foram 45 incidentes ocorridos, tendo a Polícia Federal juntamente com as forças de segurança do estado efetuado a prisão de 38 assaltantes, apreendidos 20 revólveres, 05 pistolas, 07 veículos, 05 motos, 26 aparelhos celulares, e conseguiu chegar a autoria de 33 assaltos nas agências dos correios em Pernambuco com a recuperação de mais de R$ 155.000,00 (cento e cinquenta e cinco mil) reais levados.

Mais uma dupla de traficantes é capturada em Santa Cruz do Capibaribe

Dupla foi presa em flagrante.

Nesta terça-feira (04), policiais do distrito de São Domingos (de Brejo da Madre de Deus) liderados pelo Cabo Junior, juntamente com o efetivo da Rocam comandado pelo Soldado Ronaldo conseguiram capturar dois traficantes na Favela do papelão, em Santa Cruz do Capibaribe.

De acordo com as informações, Wallisson Adelino (21 anos) e um adolescente de 17 anos estavam comercializando drogas naquela localidade, juntamente com outro criminoso apenas conhecido como “Tatu”.

Com eles, foi apreendido uma espingarda de cano serrado, duas facas, pedras de crack e uma quantia de R$ 20,00 em dinheiro.

.

Os dois foram levados para a delegacia de Santa Cruz do Capibaribe e ficaram a disposição do delegado de plantão.

Agência dos Correios de Alcantil é alvo de bandidos e polícia cerca divisa de Paraíba e Pernambuco

Na manhã desta terça-feira (04), por volta de 9h40, a agência dos Correios do município paraibano de Alcantil foi alvo de um assalto.

De acordo com as informações divulgadas pela imprensa paraibana, um grupo formado por cinco homens fortemente armados realizou a ação criminosa e levaram um vigilante e um gerente como reféns.

Dois assaltantes aguardaram do lado de fora enquanto os outros entraram no prédio e anunciaram o assalto. De acordo com a polícia local, eles ficaram dentro do prédio por cerca de meia hora e, em seguida, saíram em dois veículos em direção a Santa Cecília, também na Paraíba.

Estima-se que uma grande quantidade em dinheiro foi levada pela quadrilha, mas os valores não foram revelados até então.

Os reféns foram liberados, um de cada vez, e passam bem. Nesse momento, policiais militares dos dois estados promovem um cerco especialmente nos pontos de fronteira (incluindo a BR-104), na tentativa de capturar a quadrilha.

Um dos carros usados na ação já foi abandonado pelos bandidos, que roubaram outro veículo em seguida. É a segunda vez esse ano que o local é vítima de ação de grupo armado.

Programação completa do 7º Curta Taquary é divulgada


Arte: Divulgação.

Foi divulgada a programação completa do principal festival de curtas-metragens do estado: o Curta Taquary. Para quem não conhece, curtas-metragens são filmes de curta duração, com tempo de exibição de até 30 minutos.

O evento, que está em sua sétima edição, acontece no município de Taquaritinga do Norte de 17 a 28 de novembro e terá a exibição de 223 curtas, em 39 sessões, além de 31 mostras sobre cinema que atenderão desde o público infantil ao adulto.

Além disso, o evento terá a realização de seminários, oficinas, palestras, feira multicultural e homenagens a personalidades do cinema. Muitas das palestras e oficinas serão ministradas por um grande time de especialistas, tanto brasileiros como do exterior.

Uma novidade que será implantada é que os distritos de Pão de Açúcar, Gravatá de Ibiapina, na Vila do Socorro e o sítio Mateus Vieira também receberão mostras com os curtas-metragens, durante os dias 17 a 21 desse mês.

Já de 22 a 28 as exibições serão no Cine Santo Amaro, que fica no centro daquele município, onde também haverá diversas premiações para as melhores produções e profissionais de cada uma das categorias concorrentes.

De acordo com os organizadores, a ideia é democratizar o acesso ao cinema, inclusive a localidades mais distantes da cidade-sede do evento.

Com tamanha diversidade de exibições, o Curta Taquary é considerado como um dos principais festivais do gênero não só no estado, mas também em todo o Nordeste.

Se interessou? Então se programe, pois todos os eventos são de graça para o publico. Para conferir a programação completa do 7º Curta Taquary, clique no link a seguir e faça o download: >>> Programação Completa

Cartão de inscrição para o Vestibular 2015 do IFPE já pode ser consultado e impresso a partir de hoje

Imagem meramente ilustrativa.

Já está liberado para consulta, através da internet, o cartão de inscrição para o estudante que irá realizar as provas do Vestibular 2015 do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). No cartão, que deverá ser impresso pelo estudante, constam informações importantes como a data e o local das provas, além do nome do candidato.

O cartão deve ser impresso pelo estudante participante e deve ser apresentado no dia da prova, marcada para 23 de novembro. De acordo com os organizadores do vestibular, dados como nome, CPF, RG, filiação (nome da mãe ou do pai), endereço, telefone, situação se é ou não cotista e outros dados podem ser consultado e alterados até a próxima segunda-feira (10) em caso de erros, exceto na escolha do curso.

Para acessar o site e conferir os dados de seu cartão para posterior impressão ou correção, basta clicarAQUI e ser redirecionado para a página do IFPE. O cartão com os dados alterados pode ser reimpresso até o dia 12 de novembro.

O vestibular 2015 do IFPE disponibilizará 5247 vagas para cursos de nível superior e técnico, espalhados em 21 cidades. Em Santa Cruz do Capibaribe, 124 vagas serão destinadas para os cursos de Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Matemática e Tecnologia em Gestão Ambiental, na modalidade Educação a Distância.

RÁDIO COMUNITÁRIA É NOVAMENTE INCENDIADA NO MUNICÍPIO DE SOLEDADE


A Rádio Comunitária Soledade FM foi novamente incendiada na madrugada desta segunda-feira (03). Foi ateado fogo em todos os equipamentos do estúdio da emissora e houve perda total. A Rádio Soledade FM é uma emissora da Associação Comunitária de Comunicação e Ação Social do município de Soledade.

Esta é a segunda vez num curto período de tempo que aconteceu o incidente, em novembro de 2013 a rádio foi incendiada. De acordo com informações apuradas, trata-se de um atentado criminoso que pode ter tido motivações políticas, uma vez que a ameaça de incêndio já havia ocorrido no mês de outubro do ano passado durante o pleito eleitoral suplementar no município de Soledade. 


O fato foi informado por uma denúncia anônima e aplacado naquela época pela ação da juíza eleitoral da Comarca de Soledade, Bárbara Bortoluzi e sob a vigilância particular da emissora na véspera da eleição.

Fonte: De olho no Cariri