sexta-feira, 18 de maio de 2012

Forrocap homenageia 100 anos de Luiz Gonzaga

A 12ª edição do Forrocap, promovido pela Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (Ascap), terá como tema os 100 anos do pernambucano do século, o Rei do Baião, Luiz Gonzaga. A festa acontecerá no dia 25 de maio, no Centro Esportivo Pele Bronzeada, a partir das 21h.
Este ano, o Forrocap será animado pelo forrozeiro Bidinga do Acordeon. O sanfoneiro mesclará seus sucessos com os do saudoso Lua, num espaço onde os confeccionistas, lojistas, colaboradores e fornecedores irão resgatar as tradições da nossa cultura popular.
Além do forró-pé-serra, haverá muita comida típica, segurança e a alegria já tradicional de um evento que é sucesso de público há 12 anos.
Mesas e informações com Aline ou Gerlane, na Ascap. Telefone: 3731-2818.

Princesinha do Agreste completa 155 anos


Caruaru comemora hoje 155 anos de emancipação política. As solenidades começaram com alvorada no Marco Zero com as bandas do 4ª Batalhão de Polícia Militar (BPM), Nova Euterpe e Comercial desfilando pelas principais ruas da cidade.
A partir das 8h acontece o tradicional hasteamento das bandeiras. Em seguida, uma missa em ação de graças será celebrada na igreja Nossa Senhora da Conceição. Finalizando a manhã de comemorações, a partir das 11h, a população participará do tradicional corte do bolo gigante, nos jardins do Palácio Jaime Nejaim.
“Todos estão convidados a participar das celebrações de aniversário da Princesa do Agreste. Nós teremos varias comemorações durante o dia para celebrar os 155 anos de uma cidade que é rica em cultura, de grandes homens e mulheres que fazem através do seu esforço e dedicação a cidade conhecida em todo o mundo”, ressaltou o presidente da Fundação de Cultura de Caruaru, José Pereira.
COMEMORAÇÕES - As festividades continuam durante a noite com um Festival de Seresta no Marco Zero a partir das 20h com a presença dos cantores Gabriela Ariadne, Giderson Silva, Eronilda Dias, Manoel Caetano, Élida Ferreira, Nelsinho Santos, Thayse Dias, Ernando Filho, Lúcia Santana, Zezinho Silva, Ednaldo santos, Rosy Silva e Naldinho.
Paralelo, segue o festival Pernambuco Nação Cultural, com programação a partir das 21h. Na estação ferroviária apresentam-se Dj lala k, Bongar & Benjamin Taubkin, Erisson Porto, Sangue de Barro e Otto. 

Quadrilhas de rua "São João 2012"




Confira toda programação das quadrilhas de Rua do São João 2012

Dia 17- Rua São Paulo- Cruz Alta
Dia 18- Avenida Souza Aragão- Dona Dom
Dia 19-Rua Francisco Barros- Centro
Dia 20- Avenida Pedro e Paulo Alves da Rocha
Dia 24- Rua José Ramos Neto (rua do arame) – Santa Tereza
Dia 25-Rua Severino Ferreira de Abreu- Dona Lica
Dia 26-Antonio Gonçalves de Lima- Rio Verde
Dia 27- Rua Luiza Mendes- Nova Santa Cruz
Dia 31- Rua Belarmina Pereira- Cruz Alta
Dia 01- Rua José Francisco de Queiroz- Nova Santa Cruz
Dia 02-Rua Santa Cecília- Palestina
Dia 03- Rua Mariano Amaro de Oliveira- São Jorge

Obs. Dos dias 07 a 11 serão confirmados posteriormente

Campanha de enfrentamento a violência sexual‏



O COMDECA e toda a rede de proteção da criança e do adolescente no município de Santa Cruz do Capibaribe estão mobilizados para o enfrentamento do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A campanha teve inicio no dia 14 de maio, com a apresentação do filme “Anjos do Sol” no Teatro Municipal e panfletagem no Moda Center. 

No decorrer da semana será dada sequência à programação com palestras, seminários e distribuição de materiais informativo da campanha. Laércio Glicério, lembra que a intenção é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. “É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual”, salienta.

Dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) apontam que cerca de um milhão de crianças são vítimas de violência sexual no mundo a cada ano e o crime ocorre em todas as classes sociais. Conforme Laércio, o que mais preocupa é a falta de denúncia dos casos de abuso. “Na maioria dos casos de violência sexual envolvendo crianças e adolescentes, o autor do crime é uma pessoa próxima à vítima. Isso torna ainda mais difícil perceber a violência que acontece dentro da própria casa”, considera.
No ano passado, a Polícia Rodoviária Federal identificou 1.820 pontos de risco de exploração sexual de menores em rodovias federais do país, dos quais 545 estão na Região Nordeste. Em segundo lugar estão as estradas do Sul do país com 399, seguidas das regiões Sudeste com 371, Centro-Oeste com 281 e Norte com 224.

Só que quando se trata de violência doméstica, os pais e familiares devem ficar atentos aos comportamentos apresentados pelos menores. O Conselheiro Direito Marivaldo Zuza, afirma que é possível perceber os sinais e sintomas. “As crianças ou adolescentes apresentam agressividade, mudança de humor, raiva, vergonha de trocar de roupa na frente dos outros e umas até passam a fazer gestos direcionados à sexualidade. Esses sinais não garantem que os menores foram vítimas de algum tipo de violência, mas é preciso ficar atento”, alertou Zuza.

O Conselheiro relata que os sintomas vêm sempre associados a outro comportamento. Uma vítima de violência pode apresentar medo de ficar sozinha com alguém, voltar a ter comportamentos infantis, como urinar ou defecar na roupa, ter medo de escuro, fugir de casa, regredir nos estudos, ter segredos e brincadeiras isoladas com adultos, queda na autoestima, entre outros. “Os adolescentes apresentam os mesmos sintomas, só que conseguem esconder mais. Além disso, caso façam a denúncia, ficam com o sentimento de culpa por conta das consequências”, alertou Marivaldo.

Os trabalhos desenvolvidos nesta campanha são em rede com a Delegacia, Conselho Tutelar, Poder Judiciário e outros órgãos afins. Para incentivar as denúncias dos casos de violência sexual, foi criado o Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Pelo número 100, de abrangência nacional e gratuita, podem ser feitas queixas de violência sexual praticadas contra crianças e adolescentes, que são encaminhadas às autoridades competentes, preservando o anonimato do autor da ligação.

O dia (18/5) foi instituído pela Lei Federal 9.970/00 como data nacional de combate a esta realidade. Uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no Brasil. A data foi escolhida por conta do dia 18 de maio de 1973, quando um crime bárbaro na cidade de Vitória (ES) chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. A menina de oito anos teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

Características do agressor

· São pessoas conhecidas e que de alguma forma, podem controlá-las; de cada 10 casos registrados, em oito o abusador é conhecido da vítima;
· O abuso sexual às crianças pode ocorrer na família, através do pai, do padrasto, do irmão ou outro parente qualquer;
· Outras vezes ocorre fora de casa, podendo ser um amigo da família, na casa da pessoa que toma conta da criança, o vizinho, por um professor ou mesmo por um desconhecido.

Moisés Américo

Campanha superlota teatro municipal


Aproximadamente 300 alunos foram ao teatro nesta terça-feira

A Campanha contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, conseguiu levar ao teatro municipal de Santa Cruz do Capibaribe, cerca de 300 alunos por palestra, no total foram mais de 1.000 alunos.

Exibição do Filme "Anjos do Sol"

O filme conta a história de Maria uma menina de apenas 12 anos, que é vendida pelo próprio pai para um leilão de meninas virgens perto de um garimpo na floresta Amazônica. "Anjos do Sol" retrata as falhas e as omissões de diferentes pessoas que poderiam acabar com este mau, uns por não denunciarem e outros por participarem deste ato desumano. O filme traz uma realidade vivida por muitas crianças e adolescentes hoje no Brasil. “Na região Norte principalmente, a procura é grande por meninas indígenas, comercializadas sexualmente em troca de mercadorias e até por gasolina”, afirma a socióloga Graça Gadelha. “Fala-se muito da vinda de turista estrangeiros buscando adolescentes para exploração sexual, mas hoje quem mais procura é o turista nacional.”

Marivaldo Andrade - presidente do COMDECA

Parabenizo o COMDECA na pessoa do seu presidente Marivaldo Andrade extensivo a toda sua equipe por este belo trabalho. O COMDECA de Santa Cruz do Capibaribe vem se destacando a cada campanha e cada ação desenvolvida em prol das crianças e dos adolescentes deste município.

A campanha de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, terá seu encerramento no próximo dia 18 (sexta-feira), na avenida 29 de dezembro. Em conversa conosco o presidente do COMDECA afirmou que em breve uma nova campanha surgirá.

LEMBRE-SE, a qualquer sinal de abuso, exploração ou maus-tratos disque 100

Sargento Assassinado em Surubim




Policiais Civis da delegacia de Surubim, sob o comando do Delegado Humberto Pimentel, em operação conjunta com policiais militares do GATI de Surubim, Malhas da Lei e Força da 16ª Seccional de Limoeiro, prenderam em flagrante os autores do homicídio que vitimou o sargento reformado Carlos Eduardo da Silva, de 53 anos, o qual foi morto por dois disparos de espingarda cal. 12 e 03 disparos de revolver CAL 22, dentro de sua residência na Rua José Luiz Nascimento, 77 – Bela Vista – em Surubim, por volta das 21:00 hs.
Após o homicídio, iniciaram-se as diligencias  e a mentora do crime a esposa da vitima  Maria das Dores Araújo Silva, 43 anos – Cozinheira do Hospital São Luiz em Surubim. A qual convivia com o sargento hà 19 anos e visando o seguro de vida do mesmo, que chega a aproximadamente R$  120.000,00 (Cento e Vinte Mil Reais), onde no dia 15-05 por volta das 11:00 horas, encontrou-se com o executor José Wilton Brito da Silva, 24 anos, soldador e tatuador, residente no sitio Tambor –zona rural de Vertente do Lério, contratando o seu serviço,onde pelo assassinato,ele receberia R$ 1500,00 (Mil e Quinhentos Reais), que seriam pagos no final do mês com o salário da própria vitima.
Por volta das 08:00 horas, Maria das Dores fez uma ligação para José Wilton, informando que seu marido estava em casa, após alguns minutos o executor chegou na casa da vitima e o chamou pelo nome e quando o sargento aproximou-se para atender, o acusado José Wilton efetuou os disparos.
Após diligencias, na residência do executor foram encontrados escondidos próximo a residência do seu pai dois revolveres, um 38 e outro 22. Dentro da casa de José Wilton foi apreendida a espingarda cal.12. Segundo informações da policia, após as apreensões José Wilton confessou juntamente com Maria das Dores a autoria do Crime.

Fonte: Blog do Adielson Galvão
Fotos: Policia Civil

HOMEM É ASSASSINADO A TIROS EM TORITAMA

O popular de nome José Milton Araújo Barbosa,  de 37 anos, que era conhecido por “Fruta” trabalhava em uma pedreira em Santa Cruz Capibaribe e foi assassinado na noite desta quinta feira (17) em Toritama por volta das 18:30 minutos.Ele morava na rua Egito no bairro Novo Coqueiral e morreu após levar cinco tiros. A polícia informou que uma moto, com dois homens, parou diante do mesmo e os elementos começaram a atirar. A polícia informou que ainda não identificou o que motivou o crime. Os autores dos disparos conseguiram fugir. Os agentes da 1ª Delegacia de Polícia informaram que a investigação está em andamento e o caso foi entregue a Dr Jimena Gouveia. O corpo foi encaminhado para o ILM de Caruaru.

Sebrae discutirá oportunidades para a Copa 2014 em Santa Cruz do Capibaribe

A Copa do Mundo de 2014 está cada vez mais próxima e muitas coisas já estão acontecendo. Você, empresário e empreendedor de Santa Cruz do Capibaribe, vai poder se beneficiar com informações relevantes que o Sebrae está preparando para você.
No dia 30 de maio, o programa Sebrae 2014 trará para a Capital da Moda uma importante palestra, para que a sua empresa possa aproveitar todas as oportunidades oferecidas pelo maior evento futebolístico do mundo.
Confira abaixo as informações:
COPA 2014 – Oportunidades para Indústria da Moda - Negócios, Marcas, Símbolos e Imagens
Público Alvo: Empresários de confecções, de Estamparias, Estilistas, Designers e pessoas envolvidas nos processos criativos das indústrias de confecções.
Objetivo: Repassar informações sobre as oportunidades de negócios para as indústrias de moda, bem como discutir o que pode e o que não pode ser feito pelas empresas de confecções e estamparias, com relação ao uso de marcas, símbolos e imagens relacionadas à Copa de 2014.
Palestrante: José Estevão Cocco - Diretor-presidente da J. Cocco Sportainment Strategy, pioneira em marketing esportivo. Presidente da Academia Brasileira de Marketing Esportivo – ABRAESPORTE, Conselheiro da Associação de Marketing Promocional – AMPRO, Membro da Academia Brasileira de Marketing – ABM, Idealizador e professor do Curso Sportainment Strategy – A Nova Geração do Marketing Esportivo, Consultor e palestrante sobre Marketing Esportivo e Sportainment.
Local/Horário: Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, às 19h.
Após a palestra será servido um coquetel.
Inscrições na ASCAP, com Aline ou Gerlane. Fone: (81) 3731-2818.
Atenciosamente,

Elinaldo Ventura

Assessor de Imprensa da Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe - Ascap

Jornalista DRT-PE 4770