quinta-feira, 20 de junho de 2013

Coletiva realizada pela Câmara apresenta balanço de ações dos vereadores e prestação de contas à população

Em iniciativa pioneira, vereadores e mesa diretora prestaram contas de suas ações a população. Fotos: Thonny Hill.

Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (19), os vereadores e a mesa diretora da Câmara prestaram contas de tudo àquilo que foi feito ao longo dos cinco meses de atuação.

Os vereadores puderam, em iniciativa pioneira, expor um resumo de suas ações, como também os trabalhos desempenhados pela Câmara e seus respectivos gastos.

Dos 17 vereadores, os petebistas Galego de Mourinha e Zé Elias não compareceram, justificando outros compromissos.

Confira o balanço feito por cada um dos 15 vereadores presentes:

Ernesto Maia (PTB)

O vereador destacou as denúncias feitas por ele e sua bancada no escândalo da Farra das Locações. Ernesto enfatizou também a aprovação de projetos de sua autoria como o Programa de Atendimento a Pessoas com Obesidade Mórbida, da campanha permanente “Obesidade Zero” para alunos das escolas da rede municipal e também o Projeto de Lei que coloca pelo menos 50% de artistas da terra em eventos custeados pelo município. Além disso, o vereador destacou requerimentos para a construção de quadras esportivas nas escolas Luiz Alves e Malaquias Cardoso.



Deomedes Brito (PT)

Destacou sua atuação nas denúncias do escândalo da Farra das Locações, como também sua luta por calçamento de ruas e implantação de moradias populares. Deomedes destacou suas idas a Brasília e o encontro com o senador Humberto Costa (PT) e com o deputado federal José Augusto Maia (PTB) na busca de ações que destravassem as duplicações da BR-104 e PE-160 (até o Moda Center). O petista falou também de suas solicitações em prol da transposição de aguas do Rio São Francisco e também de mais segurança para a população.




Helinho Aragão (PTB)

O petebista citou sua preocupação com a situação crítica no abastecimento (que resultaram em várias reuniões com a Compesa e na criação da “Comissão da Seca” pela Câmara) e também da campanha feita pelos vereadores a alunos das escolas, incentivando a economia de água. Helinho destacou sua luta em prol dos usuários da Unimed, cuja empresa de planos de saúde é alvo de críticas pela redução dos serviços em Santa Cruz. Além disso, o vereador citou projetos importantes como o “Acessibilidade mil”, que garante o direito de acessibilidade a pessoas com deficiência em prédios públicos antigos (mediante reformas) e novos.


Afrânio Marques (PDT)

O pedetista destacou sua luta em prol do repasse universitário e também o projeto de lei que obriga que todos os prédios públicos municipais sejam pintados com as cores da bandeira do município. Afrânio também destacou seu trabalho a frente da presidência da Comissão de Finanças da Câmara e da busca de recursos para o município, por meio de emendas parlamentares. O vereador citou duas delas vindas do deputado federal Paulo Rubem (PDT) para a construção da nova policlínica (R$ 1,3 milhão) e também de outros R$ 2 milhões para o programa ProJovem Urbano, este último com parceria do Mistério do Trabalho e Emprego.




Zé Minhoca (PSDB)

O vereador tucano citou a aprovação de projetos, dentro os quais a implantação de um pórtico na entrada de Santa Cruz do Capibaribe e também a implantação do atendimento prioritário a pessoas acima de 60 anos na prefeitura municipal. Outro projeto destacado foi o pedido de doação de um terreno por parte da prefeitura para a construção da sede da associação dos Toyoteiros, além da construção de uma escola integral no município.




Jessyca Cavalcanti (PTC)

A vereadora citou seus 60 dias de mandato, destacando trabalhos realizados nas comissões de Legislação e Justiça como também o envio de 10 requerimentos à prefeitura. Dentre as solicitações, estão o calçamento da Avenida Brasil (que fica em frente a escola Dr. Adilson – já em execução) e a implantação do Calendário Semestral de pagamento de servidores. Jéssyca destacou também a aprovação de dois projetos de lei. O primeiro é sobre políticas de reinserção de idosos no mercado de trabalho e de combate a evasão escolar, promovendo o aumento da participação dos pais no cotidiano escolar.




Carlinhos da Cohab (PSL)

O vereador citou seu trabalho como o primeiro a levar o caso da KMC à tribuna da Câmara, como também o envio de 20 ofícios solicitando por parte da prefeitura a implantação de diversas melhorias em bairros. Carlinhos também destacou a aprovação de 25 requerimentos aprovados pela casa enviados a prefeitura, solicitando o calçamento de ruas, a implantação dos trailers para oferecer mais segurança aos bairros e também maiores rondas feitas pelas viaturas da Patrulha de Bairros. Quanto aos projetos, Carlinhos destacou dois. O primeiro trata-se da colocação de placas de identificação em veículos e prédios públicos, de fato a identificar quais deles são alugados ou de propriedade do município. O segundo trata da colocação da Festa da Cohab como parte do calendário festivo de Santa Cruz.


Fernando Aragão (PTB)

O petebista destacou sua atuação na presidência da Comissão da Seca, feita para implantar ações que incentivem a economia de água (a exemplo da campanha feita nas escolas) e de reuniões com a gerência da Compesa. Fernando também enfatizou seus esforços pela reversão das águas de Jucazinho para Santa Cruz, fato que está amenizando as consequência da crise do abastecimento de água no município. Fernando também destacou os trabalhos realizados pela Câmara ao longo das gestões e criticou a não colocação em prática das leis elaboradas a partir dos projetos, citando que a maioria daqueles que são aprovados acabam esquecidos pelo poder público.



Zezin Buxin (PSDB)

O vereador tucano enfatizou a aprovação de projetos e requerimentos importantes. Um deles é o uso de crachás de identificação por parte dos servidores públicos do município e também de sua solicitação para que o açude da manhosa e proximidades possam ser iluminadas. Zezin destacou a sua luta para que sejam sanados os problemas relativos a esgotos estourados, para que seja feita a ampliação da via de acesso ao cemitério no povoado de Cacimba de Baixo, como também da instalação de câmeras de vigilância nas recepções dos hospitais municipais e da adoção de políticas em defesa do Rio Capibaribe, no tocante a retirada de areia indiscriminada do rio.


Dida de Nan (PSDB)

O vereador (e líder do governo na Câmara) destacou requerimentos importantes que resultaram na colocação de uma ambulância para a vila de Poço Fundo, como também no calçamento de três ruas daquela localidade, que deverão ser finalizadas até outubro segundo o vereador. Dida também destacou seus trabalhos para a colocação de antenas de celular em Poço Fundo. De acordo com ele, o sinal já pode ser disponibilizado ainda esta semana e que pretende fazer a mesma iniciativa para a Vila do Pará. Entre os requerimentos, Dida também focou a segurança, com a solicitação de policiais para a vila de Poço Fundo, como também da implantação da Policlínica AME (em Santa Cruz) e da revitalização de canteiros às margens da PE-160 que corta o município.


Ronaldo Pacas (PSDC)

O vereador do PSDC destacou a sua atuação nas comissões da Câmara, como da aprovação de 45 requerimentos e 25 projetos de lei de sua autoria. Entre os requerimentos, estão à solicitação de ações voltadas para as áreas de educação, infraestrutura e saúde, destacando a solicitação para resolução da carência de materiais para o PSF da Vila do Pará e também na melhoria ao atendimento prestado ao Homem do Campo. Quanto aos projetos, Ronaldo destacou o projeto que institui o dia do “Louva Santa Cruz” e também declarou ações para o próximo semestre a exemplo da elaboração de um requerimento que solicita a intensificação de atendimentos aos bairros pela unidade móvel de atendimento odontológico.


Klemerson Pipoca (DM)

O mais jovem entre os vereadores destacou seus trabalhos na aprovação de 37 requerimentos e sete projetos de lei. Dentre os requerimentos estão a padronização e fiscalização dos pontos de moto-taxistas, a instalação da Casa da Juventude e a implantação do ensino médio, já para o próximo ano, na zona rural e a revitalização do Parque Florestal. Entre os projetos, Pipoca destacou a realização da Semana de Conscientização sobre o Autismo (já realizada este ano), como também da aprovação da meia entrada em eventos realizados em Santa Cruz do Capibaribe para pessoas com deficiência. Outro ponto focado foi a reativação do Conselho Antidrogas, no qual preside.


Vânio Vieira (PSDB)

O vereador tucano enfatizou diversos requerimentos voltados para a saúde e infraestrutura. Dentre eles, Vânio focou suas solicitações para a pavimentação de ruas no Bairro da Palestina, da implantação de um parque infantil e reformas da quadra esportiva da escola da Palestina. Vânio também enfatizou que solicitou, também em requerimentos, reformas do Posto de Saúde da Palestina, como também da construção da cobertura do Calçadão do Moda Center. Além disso, o vereador destacou sua luta para a construção da Praça de Alimentação para os antigos barraqueiros de lanches, da implantação de um PSF no Bairro Arcoverde e também de uma área de traumas e uma UTI no Hospital Municipal.


Narah Leandro (PSB)

A vereadora destacou as ações realizadas com a reativação do Conselho de Paz no município, destacando as mais de 80 palestras contra a violência realizadas nas escolas e bairros, como também dos três eventos da “Pedalada da Paz”. A vereadora também citou o seu papel de destaque conseguido pela presidência da ala feminina da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP Mulher), como também de suas atuações em prol das obras de duplicação da BR-104 (já iniciadas) e da PE-160 (ainda sem previsão de início). Outros pontos focados foram as visitas realizadas as secretarias do estado, com destaque a de Defesa Social (na qual solicitou mais agilidade para a implantação do 24º BPM) e também a sua atuação no legislativo, com 30 requerimentos aprovados, cinco projetos de lei e um de resolução, voltados para a saúde, educação e transportes.


Junior Gomes (PSB)

O socialista focou a prestação de contas das atividades realizadas pela casa de leis. Dentre elas, a elaboração por parte dos vereadores de 118 Projetos de Lei (sendo 109 aprovados), como também de 12 enviados pela prefeitura (poder executivo) e aprovados pela casa, além de sete de resolução. Outro ponto abordado foi a importância dos cursos profissionalizantes promovidos pelo CIDATEC, como da aprovação de 435 dos 441 requerimentos. Junior também fez a prestação de contas dos recursos que foram empregados na Câmara ao longo dos cinco meses. Foram enviados R$ 1.727.206,85 para pagamentos hoje (19), sendo pagos R$ 1.054.954,54 para pagamento de vereadores assessores e funcionários da casa, o que equivale a 67% da verba, abaixo do limite de 70% que deve ser usado para esses fins. Além disso, despesas com INSS, incentivos a esportistas e outros gastos foram descriminados, estando em detalhes, segundo o vereador, no Portal da Transparência da Câmara.



Para acessar o Portal, basta clicar AQUI.

FOTOS: THONNY HILL
TEXTOS: DO BLOG DO NEY LIMA

FALTA DE RESPEITO COM A SOCIEDADE

Numa cidade onde o transito já é caótico e principalmente nessa época em que a principal avenida da cidade é parcialmente interditada por conta dos festejos juninos, em pleno meio-dia nos deparamos com uma movimentação politica de um candidato de outro município.

O pior disso tudo é que aconteceu em parte de uma das mais movimentadas avenidas da cidade, deixando ainda mais complicado o transito nas imediações, pois haviam enormes reboques de som ligados em altíssimo volume e com largura que tomam espaço para dois veículos. Outro detalhe boa parte dos motoristas que acompanhavam essa movimentação, uma mão estava na direção do veículo e outra na lata de cerveja.

Fiquei esperando a boa vontade desses cidadãos se dispersarem por vinte e cinco minuto, para que eu pudesse sair pois meu carro ficou estacionado nas proximidades, na oportunidade fazia uma visita a minha mãe que está com problemas de saúde. O direito de ir e vir foi garantido a esse que promoveram esse evento, em detrimento do de alguns cidadãos que foi tolhido por alguns minutos.

Num tempo em que a palavra da moda é mobilidade em nossa cidade é apenas uma palavra bonita que muitos pronunciam, mas não sabem o significado ou se sabem fazem vistas grossas.

Não se espantem amanhã se acontecer o mesmo.

ESCRITO POR  FERREIRA NETO

São João 2013 de poço fundo

Nosso Distrito é inserido no calendário oficial dos festejos juninos de Santa Cruz do Capibaribe, com quadrilhas, distribuição de comidas típicas e atrações musicais com a Banda Forró do Muido e os artistas da terra Dida De Nan e Toinho Catanha. Agradecemos as pessoas que ajudaram na distribuição das comidas, a prefeitura pelo apoio, ao vereador Dida de Nan, ao Dep. Diogo Moraes, aos movimentos e pastorais, aos motoristas que doaram 50 kg de bolos, enfim a todos que nos deram força para fazermos um belo São João no nosso Distrito. — São João de Poço Fundo - 2013

VERGONHA

O Ministério da Educação – MEC, publicou portaria essa manhã proibindo a comemoração do dia dos pais nas escolas públicas de todo o país.

Segundo o documento, “a medida é necessária, não só pelo constrangimento que causa aos filhos de mães solteiras, mas também por haver uma nova configuração de família, havendo casos em que a criança pode ter tanto duas mães, como dois pais”. A portaria diz também que “a equipe técnica da presidência da república está estudando a propositura de um feriado que substituiria o dia dos pais e o dia das mães pelo ‘dia dx genitorx’, que se comemoraria no primeiro domingo de junho”.

As escolas que promovem comemorações alusivas ao dia dos pais serão penalizadas com suspensão de livros didáticos durante o restante do ano letivo.

Biografia de Cumpadre NetoHomenagiador no são João da moda

José Amaro das Chagas (Cumpadre Neto) nasceu em 05 de outubro de 1948 no Sítio Moreira, município de São João do Cariri-PB. Em 1973, com 25 anos de idade, chegou em Santa Cruz do Capibaribe, onde tornou-se sulanqueiro e um dos pioneiros na cidade a fazer locução de carro de som nas campanhas políticas.

Em uma de suas viagens ao Maranhão, na década de setenta, gravou uma fita com a Lambada do Tibúrcio, a conhecida “LAMBADINHA”, que tornou-se o hino da política santa-cruzense e até hoje é tocada nas passeatas e comícios.

Amante da locução e do forró foi um dos grandes incentivadores para a vinda da primeira rádio da cidade e em dezembro de 1985 entra para a história como o primeiro radialista profissional de Santa Cruz pela Rádio Vale do Capibaribe AM.

Durante 25 anos apresentou o programa diário “Desperta Nordeste” que exaltava a cultura nordestina e tinha grande audiência por toda a região, a atração chegou a lançar e incentivar diversos artistas como Joãozinho Aboiador, Dedé Sanfoneiro e Cinézio da Magana.

Apaixonado pela profissão e pela música nordestina, Cumpadre Neto sempre levou a música para dentro de casa, o que influenciou três de seus cinco filhos a iniciar carreira musical, dando todo o apoio e suporte para eles montarem a banda Saara, que durante anos embalou os casais de Santa Cruz e região com seu forró romântico e dançante.

Atualmente, gerencia uma pousada com sua família onde recebe artistas de todo o Brasil e com seu carisma e papo que sempre acaba em música, faz de sua profissão uma forma de nunca se afastar da cultura nordestina que segundo Cumpadre Neto é a maior riqueza do nosso Nordeste.

Indústria pernambucana cresce em faturamento em abril

O faturamento das indústrias pernambucanas subiu em 18% em abril deste ano comparado ao mês anterior. Essas variável também obteve aumentou de 11,3% em relação ao mesmo mês de 2012. Os dados são da pesquisa Indicadores Industriais divulgada pela Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas (UEP) da FIEPE nesta quinta-feira (20). Alimentos e Bebidas foi o setor que influenciou o crescimento no faturamento em abril. O aumento das vendas do setor, em cerca de 60%, no comparativo com março, se deu pelo maior número de exportações da safra que atingiu a maturação no fim do verão. Esse aumento ofuscou pequenas quedas de faturamento em outros setores, como o de produtos químicos e máquinas, aparelhos e materiais elétricos. A pesquisa apresentada pela UEP também divulgou que a massa salarial sofreu retração de 4,6%, puxado pela diminuição, embora muito pequena, nas horas trabalhadas no período e também pelo recuo de 0,3% em relação a março deste ano. Confira a pesquisa completa em anexo.

O economista Júlio Becher, coordenador da UEP, está disponível para atendimento da imprensa, pelo telefone 3412-8439. Atenciosamente, Assessoria de Imprensawww.fiepe.org.brTelefone: 81. 3412.8455Email: imprensa@fiepe.org.br

Federação das Indústrias do Estado de PernambucoCNPJ: 10.054.062/0001-30 - IE: IsentoTwitter: @sistemafiepeAv. Cruz Cabugá, 767, Santo Amaro. CEP: 50040-000 – Recife/PE
 

Biografia de Letinho Homenagiado do sao joao da monda 2013

No dia 05 de dezembro de 1962, na cidade de Santa Cruz do Cabibaribe, nascia Welinton Monteiro Vieira (Letinho), o caçula dos irmãos (Socorro, Azé, Zinha e Zuza – in memoriam), filhos dos Senhores José Vieira Filho (in memoriam) e Matilde Monteiro Vieira.

Aos oito anos de idade começou a tocar sanfona, instrumento pelo qual se apaixonaria e que levaria consigo por toda a sua vida.

Estar ao lado de Letinho era uma festa para seus familiares e amigos, pois ele sempre tocava o instrumento e alegrava casamentos, batizados, festas particulares e barzinhos de toda a região com diversas canções da raiz nordestina, sem cobrar um único centavo. Apaixonado pela música, também chegou a tocar órgão na igreja.

Como santa-cruzense nato, trabalhava no ramo da confecção. Ao lado do seu irmão Zinha Vieira tornou-se um comerciante e chegou a gerenciar uma loja de tecidos na cidade de Campina Grande-PB, onde trabalhava durante o dia e a noite alegrava os ouvidos dos campinenses, não esquecendo jamais de religiosamente voltar a sua terrinha nos finais de semana.

Seu hobbye era tocar sanfona, hobbye esse que o fez chegar a formar uma banda com Hilário do Pandeiro.

No dia 21 de abril de 1993, o som da sanfona não pode ser mais ouvido, Letinho perdeu sua vida num acidente de carro, porém ele deixou entre seus amigos e familiares a marca do seu incontestável amor pela música e a cultura nordestina nas diversas canções que tocou sem nunca cobrar cachê.

ELA CHEGOU COM TUDO! Jéssica Cavalcanti faz mandato como se fosse o último

A Dama de Ferro mostra seu peso na hora de bater

A vereadora Jéssica Cavalcanti quando assumiu a vaga deixada pelo super secretário e vereador Luciano Bezerra, sabia que seu mandato tinha prazo para encerrar, e que sua responsabilidade em substituir o melhor vereador da situação era grande. Mas de forma surpreendente começou com tudo, desafiando e chamando para o debate o forte vereador de oposição Ernesto Maia.

Nas reuniões em que participou até agora, a vereadora não poupou a administração anterior, sobretudo, a secretaria de Educação, que era comandada por Socorro Maia.

A vereadora faz o estilo “Melhor pecar por excessos, do que por omissão”, e vem agradando o eleitorado da situação, além de deixar para traz colegas vereadores de quem se esperava muito mais.

Caso não tenha o tapete puxado pelo próprio grupo, Jéssica Cavalcanti não será esquecida ao término do seu curto mandato de suplente, e deixará o gostinho de “Quero mais”.

Imagem: Blog do Ney Lima

ARENA PERNAMBUCO

Itália vence o Japão por 4 x 3 em jogo considerado até agora como o mais emocionante


Da Rádio Jornal

Mesmo com amplo apoio da torcida presente na Arena Pernambuco, o Japão não conseguiu segurar o placar de vitória obtido no primeiro tempo. Jogando agressivamente, acertou a trave por 3 vezes e ainda teve um gol anulado, além dos 3 feitos em campo. Mesmo assim, não deu para impedir a Itália de vencer a partida e garantir a classificação na semi.
Após a derrota para o Brasil no último domingo (16), em sua primeira partida, o Japão saiu na vantagem em cima da Itália no primeiro tempo. A seleção japonesa venceu a primeira etapa por 2 x 1. Quem abriu o placar para os japoneses foi Honda, aos 22 minutos, ao cobrar um pênalti. Aos 33 minutos, Kagawa acertou um belo chute, que aumentou para o Japão. Mas no final do jogo, a equipe cansou e a Itália aproveitou. Aos 41, De Rossi aproveitou uma cobrança de escanteio e diminuiu.
No segundo tempo, a Itália acordou. Aos 4 minutos, Balotelli recebeu um cruzamento mas Uchida deu um carrinho para cortar o lance e acabou mandando a bola contra as próprias redes. Aos 6, um pênalti para a Itália. Balotelli cobrou, e virou. 3 x 2 para a Itália. O Japão não desistiu. Voltou colocar pressão e dominar a partida. Aos 24, Endo cobrou uma falta e Okazaki enfiou de cabeça. 3 x 3. Mesmo precisando da vitória, o Japão ainda perdeu várias chances de virar o placar. Na partida considerada como a mais emocionante da Copa das Confederações, a Itália aproveitou uma de suas poucas chances no final do jogo e, aos 40, Giovinco sacramentou o resultado da partida. 4 x 3 para a Itália.
Com o resultado, o time italiano chega aos 6 pontos assim como o Brasil, mas fica na segunda posição no saldo de gols. As duas equipes se enfrentam na última rodada na Arena Fonte Nova, em Salvador, às 16h, neste sábado, para definir fica na liderança. Já o Japão, já eliminado, cumpre tabela com o México, que também tem duas derrotas. Os dois times jogam no mesmo dia, também às 16h, no Mineirão, em Belo Horizonte.

Polícia de Garanhuns, no Agreste, investiga dois assassinatos na cidade

A polícia de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, continua nesta quarta-feira (19) com as investigações a respeito de dois homicídios registrados na cidade nessa terça-feira (18).

A noite, na rua Bom Conselho, no bairro Vila do Quartel, Darlan Sebastião de Souza Júnior, 36 anos, foi assassinado a tiros. Ele estaria passando pelo local de carro quando dois homens desconhecidos se aproximaram em uma moto e efetuaram vários tiros de pistola 380 contra ele. Os suspeitos fugiram após a ação. A polícia ainda não tem pistas sobre a autoria e motivação do homicídio.
Na tarde dessa terça, a polícia encontrou o corpo de um homem na Gruta do Magano. A vítima aparentava ter entre 35 a 40 anos. Ainda segundo os policiais, o homem é desconhecido na comunidade e apresentava algumas lesões na cabeça. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Plantão.

COPA DAS CONFEDERAÇÕES

Em jogo disputado, Neymar brilha e Brasil vence México por 2×0, em Fortaleza


Da Rádio Jornal
Em jogo disputado e com posse de bola equilibrada, a Seleção Brasileira venceu o México por 2×0, no Estádio Castelão, em Fortaleza,  A diferença entre Brasil e México teve um nome: Neymar. O atacante fez duplo papel produzindo e finalizando jogadas.
A Canarinho começou a partida em vantagem. Aos 4 minutos, Neymar ja fazia jogada de levantar a torcida, e o jogo seguiu assim até os 16 minutos. Depois disso, a Seleção teve dificuldade em conter o contra-ataque mexicano. Com vários buracos na defesa e dificuldade em pressionar a marcação, o México, como era de se esperar, deu mais trabalho à seleção brasileira do que deu o Japão. Em muitos momentos, os mexicanos  mereceram o empate.
No segundo tempo, o México chegou várias vezes ao gol de Julio César. Ao todo, a seleção chutou 8 vezes ao gol, contra 12 da Canarinho. De acordo com os dados da Fifa, a posse de bola na etapa complementar foi de 51% para o Brasil e 49% para o México. A partida seguiu pressionada no segundo tempo e a última jogada, aos 47 minutos, marcou, de vez, Neymar como o nome da partida. Depois de bola lançada por Hernanes, Neymar levou a Cafusa até a boca do gol, fez um drible bonito entre dois e deixou a bola para Jô, que entrou no lugar de Fred, finalizar. 
Um público de 50.791 torcedores compareceu à Arena Castelão, em Fortaleza, para prestigiar o jogo. A capital do Ceará registrou protestos em vários pontos, seguindo à movimentação que vem acontecendo em todo o País. No estádio, algumas pessoas levaram cartazes em protesto e os torcedores cantaram o Hino Nacional até o fim, mesmo depois que a versão reduzida parou de ser tocada. [Veja vídeo]