quinta-feira, 19 de maio de 2022

Corpo de juíza paraibana encontrada morta em Belém é sepultado em Barra de Santana/PB

Cortejo fúnebre da juíza Mônica Oliveira, em Barra de Santana — Foto: Ewerton Correia / TV Paraíba

O corpo da juíza Mônica de Oliveira, encontrada morta com um tiro no peito, foi sepultado no fim da tarde desta quinta-feira em Barra de Santana/PB, Agreste do estado, onde ela nasceu. Houve um cortejo até o cemitério acompanhado por familiares e amigos.

Antes do sepultamento, o corpo de magistrada foi velado em Belém na quarta-feira (18), em Campina Grande e em Barra de Santana ao longo desta quinta-feira (19).

Mônica de Oliveira foi encontrada morta dentro do carro do marido, um juiz do Pará, na última terça-feira (17).

Monique Andrade, sobrinha de Mônica de Oliveira, afirmou nesta quarta-feira (18) que imagens de câmeras de segurança do prédio indicam que a magistrada cometeu suicídio. A Divisão de Homicídios da Polícia Civil investiga o caso, que segue sob sigilo de Justiça.

Conforme a sobrinha, o prédio onde a magistrada morava tem muitas câmeras no estacionamento, que captam vários ângulos.

 “Ela era uma pessoa extremamente normal, extremamente calma, exercendo a profissão dignamente, exercia seu papel de mãe dignamente e de irmã. Ela devia estar sofrendo e não conseguia se abrir com ninguém”, relatou.

A magistrada foi encontrada morta com tiro no peito dentro do carro. O juiz João Augusto Figueiredo de Oliveira Júnior entrou no veículo, onde estava o corpo da juíza, e dirigiu até a delegacia. Ele afirmou que a morte foi suicídio em um “momento de fraqueza”.

HOMEM FOI ASSASSINADO APÓS SAIR DE FESTA EM QUIPAPÁ


Um homem foi assassinado na madrugada desta quinta-feira (19), após sair de uma festa, no município de Quipapá, na Mata Sul de Pernambuco.


A vítima que foi atingida por disparos de arma de fogo não portava documentos que a identificasse, o crime aconteceu quando ele passava em frente a uma lanchonete que estava fechada.

O homem chegou a ser socorrido e morreu antes de chegar no hospital.


Não houve testemunhas que dessem qualquer informação que ajude a Polícia Civil nas investigações.

O corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife.

 

DENARC E ROCAM REALIZAM OPERAÇÃO E ADOLESCENTES E DROGAS SÃO APREENDIDAS EM GARANHUNS


Três adolescentes foram apreendidos por tráfico de drogas, na tarde de ontem quarta-feira (18), na Batalha do Tuiuti, na Liberdade, no município de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco.

Foi durante uma operação realizada por agentes da 8ª DENARC, coordenados pelo Delegado Paulo Bicalho e apoio da ROCAM/9ºBPM.

Uma denúncia dava conta que estava havendo tráfico de drogas em uma casa, foi montada uma campana e flagrados vários usuários indo à residência comprar droga, tendo um dos usuários sido abordado e confirmou que havia comprado.

As equipes entraram na casa e os infratores tentaram fugir pelos muros das residências vizinhas e foram capturados, na casa foram apreendidas 110 gramas de crack, duas balanças de precisão, 560 pedras de crack e R$ 260,00 Reais em espécie.

Os menores foram levados para a sede da 8ª DENARC e autuados em flagrante.

 

Mais de 90 bebês e crianças esperam vagas de UTI em Pernambuco; 'situação é caótica', diz médica

Leitos pediátricos de UTI no IMIP. Foto: divulgação.

O número de menores de idade que aguardavam vagas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), nesta terça (17), chegou a 91, em Pernambuco. Uma lista enviada pelo governo ao Ministério Público (MPPE) apontou que havia 11 bebês e 80 crianças na fila. Desse total, 62 precisavam de leitos para pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) (veja lista completa mais abaixo).

Dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) mostraram que a espera dobrou na última semana. Em 8 de maio, eram 40 solicitações para leitos de UTI, sendo quatro para adultos e 36 para crianças. No domingo (15), chegou a 73 o número de solicitações, sendo três para adultos e 70 para crianças.

Uma médica que trabalha em seis unidades públicas de saúde do Recife e da Região Metropolitana relatou que a situação é gravíssima e que chegou a ver o oxigênio ser retirado de uma criança menos grave para socorrer uma que teve uma crise convulsiva.

Por medo de represália, ela preferiu não ser identificada, mas afirmou que bebês e crianças chegam a passar quatro dias esperando por uma vaga em leito de UTI. Com um quadro de saúde grave, a demora, algumas vezes, é fatal.

"A situação é caótica. As crianças estão morrendo. No meu plantão, tinha uma bebê de dois meses que esperou quatro dias. No quarto, a gente conseguiu transferir, finalmente. Ela chegou ao Barão de Lucena, foi intubada e no dia seguinte faleceu", lembrou.

Segundo a médica, há relatos de ao menos três óbitos em 15 dias. Além da bebê de dois meses, ela soube da morte de outros bebês de sete e de nove meses

"Se a gente tem o Barão de Lucena e Imip [Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira] funcionando, com vaga, a gente tem outras possibilidades antes de tentar intubar. E a gente não está tendo isso", afirmou.

A médica também disse que, por causa da situação, os plantões acabam ficando "fechados". "Só atende quem chegar grave. Febre, coceira no corpo, diarreia, não atende. E a gente está tendo uma série de problemas com famílias, que não entendem que não existem vagas, ficam revoltadas", contou.

A Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde da Capital informou, por nota, que acompanha diariamente a listagem da ocupação de UTI e que, diante do aumento da fila de espera, instaurou uma notícia de fato, na segunda (16).

Também na segunda, foi remetido ofício ao Secretário Estadual de Saúde, André Longo, para que fossem apresentadas, no prazo de 72 horas, "as razões para o expressivo aumento da fila de espera por leito de UTI infantil com Srag na rede estadual de saúde, nas últimas semanas, bem como as providências adotadas para a solução do problema".

O que diz a SES-PE.

Por nota, a Secretaria Estadual de Saúde afirmou que Pernambuco vive atualmente seu período de sazonalidade das doenças respiratórias, quando, historicamente, há uma maior ocorrência (veja vídeo acima).

A SES-PE reconheceu o aumento no fluxo de atendimentos pediátricos e disse que ele ocorre em toda a rede hospitalar, pública e privada.

A secretaria também explicou que predominam casos infecciosos, como vírus sincicial respiratório e rinovírus e que, nos leitos voltados para casos de Srag na rede pública, menos de 2% apresenta infecção pela Covid-19.

O governo informou que vem trabalhando para ampliar a rede e atende o público "de forma descentralizada e regionalizada".

A SES também afirmou que mantém contato com entidades de classe e os serviços de referência e realizou uma reunião, nesta terça, para tratar da assistência pediátrica no estado, mas não informou o que foi definido no encontro.

A SES afirmou que, desde o ano passado, foram abertos mais de 30 leitos de UTI para este público e que, atualmente, a rede de saúde pública de Pernambuco conta com 233 vagas para bebês e crianças com quadros respiratórios.

São 106 de UTI e 127 de enfermaria. A ocupação geral destes leitos está em 72%, sendo 63% nas vagas de enfermaria e 87% nas de Terapia Intensiva.


Com informações do G1.



 

Empresa de empréstimos por cartão de crédito em Patos/PB é alvo de Operação da Polícia Federal

Foto: Reprodução

A Polícia Federal através da Delegacia de Patos deflagrou nesta manhã (19), a operação Dinheiro Fácil na mesma cidade. A ação investiga crimes contra o sistema financeiro nacional, por empresas que concedem empréstimos no cartão sem autorização para este fim.

Ao longo das investigações, foi detectado que uma das empresas envolvidas, utilizava o slogan: “passou o cartão, pegou o pirão”, simulando uma venda inexistente com pagamento parcelado do empréstimo por parte do cliente e cobrando taxas e juros sem autorização para funcionar como instituição financeira.

 

15º BPM REALIZA PALESTRA EM ESCOLA DE CACHOEIRINHA-PE


No dia de ontem quarta-feira (18), o 15° BPM realizou uma Palestra na Escola Estadual Corsina Braga, em Cachoeirinha, com o tema “Dialogando com a Polícia”.

A Palestra foi ministrada pelo Comandante da 2ª CPM do 15° BPM, o Tenente Isaky Borges, participando os alunos e professores da escola.


Foram debatidos pontos importantes sobre atividade do Policial Militar e esclarecidas dúvidas dos participantes.

Para o Tenente Isaky Borges, “atividades como essa são muito importantes, pois aproximam os jovens de hoje, que serão os adultos de amanhã, da polícia, apagando qualquer estereótipo que se tenha sobre o nosso trabalho.”

Para o Tenente “sei o poder transformador da educação na vida de uma pessoa, porque utilizei os estudos como o caminho para tornar os meus sonhos realidade, e faço questão de espalhar essa mensagem onde quer que eu vá, principalmente para os estudantes, que por vezes faltam um pequeno estímulo para conquistar o sucesso.”


Ainda segundo o oficial, “temos como linha de trabalho o Policiamento Comunitário, pois sabemos que ações como essa plantam sementes do bem nas pessoas, quebrando a vontade de praticar condutas erradas, ou seja, prevenindo uma possível vontade de delinquir.”

A ação tem por finalidade buscar ainda mais a aproximação entre a população de Cachoeirinha e a Polícia Militar, pois o 15° BPM tem como linha de atuação a filosofia de Polícia Comunitária.