terça-feira, 17 de outubro de 2023

VAGÃO-MUSEU RECEBE MOSTRA EM HOMENAGEM A CRIADORES DA DANÇA, MÚSICA E TEATRO DE GRAVATÁ


O Vagão-Museu Estação Gravatá, novo equipamento cultural da cidade, localizado na Estação Ferroviária de Gravatá, abrigará, a partir do dia 17, a mostra “Gravatá, Terra das Artes – Por teus filhos serás sempre amada”, que destaca alguns dos criadores mais importantes da dança, música e teatro gravataense. A exposição reúne 18 painéis com fotos e textos que resgatam a trajetória artística do dramaturgo Carlos Fester (in memorian), do dançarino Wanderson José, 41 anos, e do cantor Marcos de Lima.

O acervo conta ainda com ainda objetos pessoais dos homenageados e um minidocumentário produzido pela Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer de Gravatá sobre eles. “O objetivo desta homenagem, na forma de exposição do Vagão-Museu, nosso mais novo equipamento cultural e turístico, é ressaltar a produção cênica e musical da nossa cidade. Gravatá é um polo de criatividade e cultura de Pernambuco e isso se evidencia na Semana Santa e no Natal, dois importantes eventos locais”, afirma o secretário de Turismo e Cultura, Marllon Lima.

OS HOMENAGEADOS

Carlos Fester é professor, dramaturgo, músico e compositor e fundou o Instituto Cultural e Ecológico Terra Agreste (Icetag) em 1983. O grupo teatral é conhecido pelos espetáculos que encenam a vida de Jesus, além de peças infantis, destacando o palhaço Gravatinha. Na literatura de cordel, escreveu sobre a vida do Tenente Cleto Campelo, herói da Revolução no período da Republicano da História do Brasil que foi assassinado em Gravatá. É autor ainda de contos populares sobre a Comadre Fulozinha, personagem da mitologia brasileira, e também textos acerca do Espiritismo. Ele também criou o grupo musical Reluz e o grupo Gigantes do Agreste. Faleceu em julho de 2022.

Bailarino, coreógrafo e quadrilheiro, Wanderson José se destaca nas grandes produção de rua da cidade, que encantam moradores e visitantes. Diretor do Movimento de Dança Wanderson José (MDWJ), ele é ainda coreógrafo da Quadrilha Junina Traquejo de Gravatá e compõe o time da Quadrilha Junina Raio de Sol, de Olinda. No currículo, coleciona ainda edições do Natal de Luz de Gravatá, entre outros eventos.

O cantor e compositor Marcos de Lima é conhecido por valorizar em suas letras a cidade de Gravatá, sua fonte principal de inspiração, muitas delas reunidas no álbum “Gravataense”. Premiado em vários festivais regionais de música, o artista lançou em 2023 novo álbum: “Beija, Beija-Flor”.

A exposição “Gravatá, Terra das Artes – Por teus filhos serás sempre amada” conta com o apoio do CNA e da Liner Gráfica Digital, além da Secretaria de Educação de Gravatá, que assina a tradução dos textos para a linguagem Braile. A mostra será inaugurada na terça-feira, às 18h, e poderá ser conferida até o dia 30 de novembro. A entrada é gratuita.

SERVIÇO

Exposição “Gravatá, Terra das Artes – Por teus filhos serás sempre amada”. Abertura, 17/10, às 18h. Segue até 30/11, no Vagão-Museu Estação Gravatá, na Estação Ferroviária de Gravatá. Horário de visitação: segunda a quinta, das 8h às 17h; sexta e sábado, das 8h às 19h; domingos e feriados, das 8h às 13h. Aberta ao público.