sábado, 22 de julho de 2023

Projeto “Budega Nordestina – Valorizando nossa cultura” contará com atrações musicais e sorteio de prêmios, em Santa Cruz


Acontecerá no próximo dia 28 de julho na Arena Pizza & Bar, em Santa Cruz do Capibaribe, a primeira edição do projeto “Budega Nordestina – Valorizando nossa cultura”. O evento contará com os poetas Hipólito Moura e João Lourenço, além do Trio Capibaribe.

Na ocasião, haverá sorteios de um ventilador, dois liquidificadores, uma cesta de chocolates da Cacau Show, entre outros prêmios. Adquira já seu bilhete premiado para concorrer a todos estes prêmios, informações no Whatsapp (81) 9.9428-8603.

O evento terá início a partir das 19h do próximo dia 28 de julho na Arena Pizza Bar que fica localizada na Rua Pedro Teodoro Aragão, 460 no bairro Nova Santa Cruz, e terá transmissão ao vivo do Canal TV Budega Nordestina no Youtube, se inscreva clicando AQUI.

TRÊS QUEIJOS PRODUZIDOS NO CARIRI RECEBEM MEDALHA DE OURO EM CONCURSO NACIONAL


Carregando em sua composição toda a identidade e o sabores que são típicos do Cariri da Paraíba, três queijos produzidos no estado conquistaram, este mês, medalha de ouro no Prêmio Queijo Brasil 2023. Realizada em Santa Catarina, a sexta edição do concurso teve a missão de reconhecer e valorizar os produtores brasileiros, incentivando a melhoria da qualidade dos queijos produzidos no país. Em comum, os três vencedores da Paraíba, cujos produtores são atendidos pelo Sebrae/PB, têm origem na cadeia produtiva da caprinocultura, que é a principal forma de expressão econômica, social e cultural da região do Cariri.

Responsável pela Fazenda Coruja, no município de Barra de São Miguel, o empreendedor Pedro Pedrosa teve dois dos quatro queijos que produz no local premiados no concurso nacional. Ambos produzidos com leite de cabra, o Coroa de Frade e o Lua Nova, cujos nomes foram escolhidos em homenagem a características da região, são fruto da decisão do empresário de valorizar e apostar no potencial do Cariri.

“Eu sou de uma família de produtores de queijo de gado do Cariri Oriental da Paraíba, uma das zonas mais secas do semiárido. A partir daí, definimos que íramos trabalhar com cabras, baseado nas características de nossa região, já que são animas que se adaptam muito bem ao clima seco e que produzem mais em um ambiente como esse. Então, a partir daí definimos a raça que iríamos trabalhar, de origem espanhola, totalmente adaptada ao nosso clima e que produz um leite riquíssimo para produção de queijo”, explicou Pedro, cuja propriedade produz cerca de 200 litros de leite por dia.

Ainda segundo o empreendedor, que já realizou capacitações promovidas pelo Sebrae e também de eventos com o apoio da instituição, a premiação é um reconhecimento não só para os seus produtos, mas para a região do Cariri. “O Sebrae tem sido um parceiro constante há cerca de dois anos, e essa parceria só vem aumentando e trazendo cada vez mais conhecimento e aprimoramento para o nosso sistema de produção. Receber um prêmio como esse traz uma satisfação imensa, de muito orgulho em ter um produto que é reconhecido internacionalmente e saber que ele é produzido pelas nossas mãos”, afirmou.

Pedro também destacou que “além disso, dá orgulho saber que os produtos são feitos em uma terra muito amada e muito rica. Ao contrário do que se fala, a região do Semiárido é riquíssima e só precisa do uso de tecnologias adequadas para ela. Eu digo sempre que é uma região que não é nem melhor, nem pior do que as outras. Ela só é diferenciada e por isso precisa receber um tratamento diferenciado. Quando isso acontece, o resultado vem”, acrescentou o empresário.

Já o terceiro queijo paraibano que recebeu medalha de ouro no Prêmio Queijo Brasil 2023 foi o Macambira, produzido pelo Capril Encanto da Macambira, localizado em São João do Cariri. Conforme o empresário Renato Brito, a produção de queijos de leite de cabra no local teve início em 2016.

“O queijo é fruto de um curso que aconteceu em 2021, na cidade de Cabaceiras, ofertado pela Embrapa. Na ocasião, foram apresentados tipos de queijos franceses e, com o passar do tempo e auxílio Senar, resolvi mudar a cultura que usava em nosso queijo. Errei a quantidade ao adicionar o leite e assim surgiu um queijo diferente, o Macambira, que possui um sabor marcante”, explicou o empreendedor, que contou com a contribuição do Sebrae/PB, entre outras demandas, para registrar a marca de seu capril.

Ao destacar o reconhecimento conquistado através da premiação, Renato Brito também pontuou a responsabilidade que ele gera para os empreendedores. “Receber o reconhecimento é muito gratificante e, ao mesmo tempo, desafiador. Ele aumenta a nossa responsabilidade para manter sempre a mesma qualidade em nossos produtos, além de ser necessário buscar mais qualificações para que cada vez mais venham resultados positivos”, explicou o empresário.

Por sua vez, o analista técnico do Sebrae/PB, João Bosco da Silva, destacou que a instituição já trabalha para incentivar e apoiar a produção de queijos no estado há mais de 20 anos, especialmente os que são derivados do leite de cabra, explorando todo o potencial da caprinovinocultura na Paraíba.

“A história do Sebrae com os queijos se inicia com o Pacto Novo Cariri, quando nós começamos a trabalhar com a caprinovinocultura na região. Hoje, nós somos o maior produtor de leite caprino do país e, como subproduto disso, nós temos dado uma atenção maior para os nossos queijos, até para ser uma outra fonte de renda para esses produtores”, explicou.

Ainda conforme João Bosco, incentivar e contribuir para que os produtores participem de prêmios pelo país também faz parte do trabalho que o Sebrae desenvolve na Paraíba. “Nós estamos com um consultor permanente visitando essas queijarias e fazendo um trabalho direcionado para os produtores. Além disso, nós temos diversos parceiros, que são importantíssimos para essas capacitações, uma vez que o Sebrae não trabalha sozinho. Em resumo, o nosso objetivo é divulgar cada vez mais os queijos da Paraíba, para que eles sejam premiados e se valorizem cada vez mais, atingindo um nível em que possam ser vendidos para todos os estados do país”, concluiu o analista do Sebrae/PB.

VALE FM 91,7 = PROGRAMA BUDEGA NORDESTINA


Programa Budega Nordestina com Paulo Viana, de segunda a sexta-feira das 05:30 às 07:00 horas, Pela Rádio Vale FM 91.7 de Santa Cruz do Capibaribe no Agreste Pernambucano.


Para anunciar no www.budeganordestina.com.br entre em contato através do telefone abaixo e agende uma visita sem compromisso.

O nosso site é um veículo de mídia que possibilita ao anunciante espaços publicitários para diversos tipos de negócios.


Telefone: (81) 99428-8603
E-mails: budeganordestina@gmail.com

SHOWS DO FESTIVAL DE LEITE DE CABRA COMEÇAM NESTE SÁBADO E PROMETE ATRAIR GRANDE PÚBLICO EM COXIXOLA


A cidade de Coxixola, localizada na região do Cariri paraibano, se prepara para mais uma edição do tradicional Festival do Leite de Cabra, evento que já se consolidou como uma das principais festividades da região. Com início marcado para este sábado (22), o festival promete ser mais um sucesso de público e animação.

O evento será realizado no Parque de Exposições do município e contará com uma programação diversificada de shows e atividades técnicas relacionadas à caprinovinocultura.

No primeiro dia, o público poderá aproveitar os shows de Ruan Nobre, Forró do Gonzagão, Forró Kent, Forrozão Karkará e Donas da Farra. Já no domingo, a festa continua com grandes atrações, incluindo Luan Estilizado, Chapéu de Aço, além de Alisson e Gilsinho.

O prefeito Nelsinho Honorato destacou a importância do festival para a região: “Nosso festival busca promover a caprinovinocultura para todo o estado e enaltecer a cultura bodística. Convido a todos a se fazerem presentes nesse momento de celebração e diversão”, afirmou o gestor.

Além dos shows, o evento também oferecerá uma rica programação técnica, com premiações que totalizam mais de R$ 30 mil, estimulando o desenvolvimento da atividade e valorizando os produtores locais. A festa acontecerá neste final de semana.