quinta-feira, 17 de março de 2011

Liminar que suspende tarifa de esgoto de Caruaru será julgada segunda-feira

O Juiz da 1ª Vara Cível de Caruaru, Brasílio Guerra, recebeu em seu gabinete nessa quarta-feira (16), o presidente da ONG TerraVerde Marcelo Rodrigues, o secretário geral do Partido Verde, Alessandro Feitosa e o presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB, Marcilio Cumaru para debater o processo sobre a cobrança da tarifa de esgoto em Caruaru.

A ONG recorre à justiça para que seja cumprindo o termo de ajustamento de conduta celebrado entre o Ministério Público e a presidência da Compesa em março de 2006. De acordo com o documento, a Compesa teria um prazo de 18 meses para concluir as obras de reformas da Estação de Tratamento de Esgoto da cidade, devendo suspender a cobrança da tarifa.

“Estamos confiantes num desfecho positivo para toda a sociedade caruaruense”, destaca Marcelo Rodrigues que aguarda pelo julgamento da ação prevista para a próxima segunda (23).

Com informações da Assessoria /Adaptações: Central de Jornalismo – Liberdade

Bandidos roubam Banco do Brasil em Machados e fazem reféns na fuga

Bandidos assaltaram, nesta quinta-feira (17), a agência do Banco do Brasil no município de Machados, a 107 quilômetros do Recife. De acordo com a polícia, seis homens renderam os seguranças e fugiram levando dinheiro dos caixas. A quantia não foi revelada.

Na fuga, os bandidos ainda fizeram três reféns: a subgerente, um dos seguranças do bando e um agricultor. Houve perseguição da Polícia Militar e os assaltantes acabaram abandonando o carro em que estavam.

Entretanto, os policiais só conseguiram localizar o veículo. Nele foram encontrados um fuzil e munições. Dois reféns foram deixados em Machados e outro em Timbaúba. Ninguém ficou ferido.

Terra treme em Caruaru pela 2ª vez em menos de 24 horas

Mais um abalo sísmico foi registrado em Caruaru, no Agreste pernambucano, atingindo 1.9 graus na escala Richter. Foi às 12h26, sendo o segundo em menos de 24 horas. O primeiro ocorreu às 17h desta quarta (16), atingindo 2.0 graus na escala Richter. Como o anterior, o mais recente tremor foi registrado pela estação sismográfica digital instalada no município de Gravatá, a 50 km da Capital do Agreste.

Mais notícias sobre tremores que ocorrem no Nordeste. Podem ser conferidas no www.sismosne.blogspot.com, blog criado pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, instituição que estuda e monitora o fenômeno natural na região.


Central de Jornalismo Liberdade

Náutico faz 2 a 0 no Bangu e assegura vaga antecipadamente

O Náutico bateu o Bangu por 2 a 0, la em Volta Redonda, e assegurou antecipadamente a vaga para a terceira fase da Copa do Brasil. Os dois gols foram marcados por Eduardo Ramos, no segundo tempo. O primeiro veio logo aos 4 minutos, aproveitando uma falha do goleiro Thiago Leal, que foi traído pelo montinho artilheiro. E, aos 45 minutos, o meio-campo alvirrubro fechou o placar.

Com isso, o Náutico fica agora na espera pelo próximo adversário, que vai sair do confronto entre Vasco e ABC-RN. Até lá, o Timbu foca no Campeonato Pernambucano, pois já no domingo (20) tem o clássico contra o Santa Cruz, no Arruda.

O JOGO
Ao contrário do que se esperava, o técnico Roberto Fernandes iniciou a partida com uma formação mais cautelosa, com Elicarlos no lugar do atacante Rogério. Outra surpresa foi a presença do goleiro Douglas no lugar de Glédson, que acabou não acertando com o Atlético-PR.

A formação mais cautelosa chamou o Bangu para cima, tanto que o primeiro lance de gol veio logo aos 6 minutos, quando Ricardinho recebeu na área e soltou a bomba. A bola foi em cima do goleiro Douglas, que conseguiu fazer a defesa. Dois minutos depois, o arqueiro alvirrubro voltou a trabalhar num chute forte de André Barreto.

A pressão da equipe carioca seguiu, quando, aos 11 minutos, Thiago Galhardo foi na linha de fundo, ganhou na força, invadiu a área e cruzou. Elicarlos, na pequena área, conseguiu fazer o corte de cabeça, antes da chegada de Pipico.

O Náutico só conseguiu chegar com perigo aos 14 minutos, quando Bruno Meneghel recebeu na área e cruzou para Ricardo Xavier, mas a zaga do Bangu chegou antes e mandou para escanteio.

O Bangu seguiu pressionando e, aos 18 minutos, Pipico apareceu livre na área para cabecear por cima do gol de Douglas. No minuto seguinte, a zaga timbu voltou a vacilar e, novamente, Pipico, fez fila na área e chutou. O goleiro alvirrubro defendeu com os pés.

O Náutico só voltou a aparecer aos 27 minutos, quando Bruno Meneghel bateu cruzado e a bola explodiu na trave. Depois disso, só aos 42 minutos, com Airton cabeceou forte, após escanteio, e o goleiro Thiago Leal fez boa defesa.

O segundo tempo começou bem diferente para o Náutico. Logo aos 4 minutos, o Timbu conseguiu encontrar o gol numa falha do goleiro Thiago Leão. Eduardo Ramos arriscou da entrada da área e o defensor da equipe carioca, traído pelo montinho artilheiro, deixou a bola escapar para a rede.

Aos 10 minutos, o Timbu chegou muito perto do segundo. Num contra-ataque em velocidade, Airton recebeu na entrada da área e bateu forte. A bola passou com perigo, próximo a trave esquerda do goleiro do Bangu.

O gol animou o Náutico e aos 16 minutos Eduardo Ramos cobrou uma falta para a pequena área. Bruno Meneghel apareceu livre e conseguiu desviar de cabeça, mandando a bola na trave.

Com o domínio da partida, o técnico Roberto Fernandes foi em busca do segundo gol, para tentar garantir a vaga antecipada. Ele tirou o lateral Peter para a entrada do atacante Rogério.

O Bangu só conseguiu chegar aos 22 minutos, quando Josiel arriscou de longe e Douglas mandou para escanteio. Cinco minutos depois, foi a vez de Thiago Galhardo bater. A bola desviou em Everton, mas Douglas se esticou e fez uma boa defesa.

Após o crescimento do Bangu, o técnico Roberto Fernandes voltou a atuar com apenas dois atacantes. Ele tirou Ricardo Xavier para a entrada do volante Elton. Aos 38 minutos, o Timbu ainda teve a chance de marcar. Rogério roubou uma bola e cruzou para a área, Derley não bateu e no momento de tocar para Eduardo Ramos, ele acabou vacilando e desperdiçando o lance.

E aos 41 minutos, Eduardo Ramos soltou a bomba de fora da área e a bola explodiu na trave. Mas, aos 45 minutos, ele não desperdiçou e mandou para a rede. Após um cruzamento de Rogério, a bola sobrou na área e Eduardo Ramos bateu no canto esquerdo, sem chance para a defesa de Thiago Leal.

FICHA DO JOGO

BANGU
Thiago Leal; China, Diego Padilha, Abílio e Fabiano; Josiel, André Barreto (Charles), Thiago Galhardo e Ricardinho (Possato); Pipico e Somália.
Técnico: Gabriel Vieira.

NÁUTICO
Douglas; Peter (Rogério), Wescley, Everton Luiz e Aírton; Éverton, Derley, Elicarlos e Eduardo Ramos; Bruno Meneghel (Fábio Reis) e Ricardo Xavier (Elton).
Técnico: Roberto Fernandes.

Local: Estádio Raulino de Oliveira, Volta Redonda (RJ).
Árbitro: Cleber Wellington Abade (SP).
Assistentes: Marcos de Andrade Motta e Herman Brumel Vani (SP).


Budega Nordestina
Beto Melo

Pernambuco tem primeira morte por dengue do ano confirmada

Relatório divulgado na ultima quarta-feira dia (16) pela Secretaria Estadual de Saúde confirma a primeira morte por dengue do ano em Pernambuco. Um menino de 11 anos faleceu em janeiro, em Carpina, na Zona da Mata. Outras 12 mortes por dengue hemorrágica estão sendo investigadas.

Até o dia 3 de março, Pernambuco registrou 3.455 casos suspeitos de dengue. Do total, 178 foram confirmados e há 142 suspeitos do tipo hemorrágico.

De acordo com o mais recente levantamento, o município de Caruaru está em terceiro lugar com 207 casos suspeitos, o Recife está em segundo com 225 e Afogados da Ingazeira, no Sertão, primeiro lugar com 536 casos.

A Secretaria Estadual de Saúde pede maior atenção dos municípios e da sociedade por causa do esperado início das chuvas em meio às altas temperaturas.

Mulher sofre tentativa de homicídio dentro do Cemitério

Cristiane Guedes da Costa, 32 anos, sofreu uma tentativa de homicídio por volta das 11h , desta quinta-feira (17), no cemitério São Roque, em Caruaru, Agreste pernambucano. O motivo do crime teria sido ciúmes.

De acordo com informações repassadas pelo repórter da Rádio Liberdade, Adielson Galvão, Cristiane estava dentro do cemitério quando foi abordada pelo o seu ex-marido e coveiro, Fernando Joaquim da Silva, de 60 anos, que ao vê-la conversando com o seu atual marido, atacou dois golpes de canivete.

Ela foi socorrida para o Hospital Regional do Agreste onde recebeu os primeiros socorros.

Central de Jornalismo – Liberdade

Vereadores denunciam prefeita de Agrestina por corrupção

Cinco vereadores de Agrestina, entre eles o presidente da Câmara, Paulo Sargento (PRTB), denunciaram, ontem, à prefeita Carmem Miriam (PT) ao Ministério Público. Entre as acusações, a contratação de empresas fantasmas, uso de combustível em carro leiloado e irregularidades na coleta de lixo.

Fonte: blogdomagno.com

Balanço da PRF registra duas mortes por atropelamento

A Polícia Rodoviária Federal registrou 34 acidentes nas últimas 24 horas, com 46 veículos envolvidos. Duas pessoas morreram e 13 ficaram feridas.

Na BR-316, em Araripina, no Sertão, uma carreta atropelou e matou o pedestre Galdino Batista Alencar, 48 anos.

Na BR-101, em Palmares, outro atropelamento. Marinalva Ferreira da Silva, 49 anos, morreu após ser atingida por uma F-4000.

Ainda no balanço da PRF, 544 veículos fiscalizados, 163 multas aplicadas, 4 prisões e uma CNH apreendida.


Budega Nordestina
Marcos Araujo

Terra treme em Caruaru; abalo atinge 2.0 na escala Richter

Um abalo sísmico foi sentido no final da tarde desta quarta-feira (16), no município de Caruaru, Agreste pernambucano. O tremor, ocorrido às 17 horas, atingiu 2.0 graus na escala Richter.

O sismo foi registrado pela estação sismográfica instalada no município de Gravatá, a 50 km da Capital do Agreste.

Esta semana, o técnico em sismologia Eduardo Alexandre Menezes, do Centro de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), visitou as estações sismográficas instaladas no Agreste. Em entrevista a Rádio Liberdade, ele falou da preocupação do mundo depois do terremoto e tsunami ocorridos no Japão, na semana passada.

Blog

E a UFRN acaba de criar o blog (www.sismosne.blogspot.com), para divulgar notícias sobre tremores que ocorrem no Nordeste. A atualização é feita por uma equipe do Laboratório Sismológico da Universidade.


Central de Jornalismo
Helenivaldo Pereira

Dr. Márcio Cruz deixará Santa Cruz

Depois de um bom trabalho na cidade de Santa Cruz do Capibaribe o Delegado Dr. Márcio Cruz deixará o município para ser delegado regional na cidade de Belo Jardim. Sua passagem pela Terra da Confecção foi tida como boa por parte da população e seu estilo de trabalho agradou os companheiros de imprensa que diariamente trabalham na Delegacia. Agora é torcer para que o novo delegado da cidade de continuidade a seqüência de bons delegados como Ary Roma Firmino, Sergio Ricardo e Dr. Edilson Alves, entre poucos outros. Santa Cruz é uma cidade referência e carece de bons profissionais também na área de segurança.

Inédito

José Pereira, presidente da Fundação de Cultura de Caruaru, anuncia para início do mês de dezembro a inauguração do primeiro Museu da Moda do Brasil, na Casa Rosa, no Parque 18 de Maio. O espaço vai contar a história do surgimento da sulanca no Agreste pernambucano e promover lançamento de moda, através de parcerias com as faculdades.
Budega Nordestina