terça-feira, 23 de março de 2010

SERTÂNIA - 37ª Expo Caprinos e Ovinos

Aconteceu de 23 a 26 de Julho a 37ª Exposição Nordestina Especializada em Caprinos e Ovinos. Na noite de Sábado - 25/Jul - houve um grande show com Elba Ramalho.
Veja abaixo, fotos dos eventos e também algumas fotos das obras da transposição do Rio São Francisco na região.

2ª Missa dos Vaqueiros de São José do Egito

Aconteceu no dia 08 de Novembro de 2009, a 2ª Missa do Vaqueiro de São José do Egito / PE sob o patrocínio do empresário Antonio Andrade. O evento foi coordenado pelo presidente da Câmara Municipal – Vereador Delmiro Barros – que é pré-candidato a deputado estadual em 2010, pelo PTC. Delmiro Barros alem de vereador é fazendeiro nesta região e muito envolvido com os movimentos artístico e cultural em toda Região do Pajeú. Em sua carreira artística Delmiro é cantor, aboiador, compositor e poeta.A festa começou as 16:00 horas com grande concentração de vaqueiros locais e de cidades vizinhas no pátio de exposições de onde partiram em comitiva pelas principais ruas e avenidas da cidade. Uma grande procissão de cavaleiros e amazonas, adultos e crianças, de todas as idades. Durante todo o trajeto a população colocou-se nas calçadas para apreciar o evento de grande beleza e devoção.

Métrica e rima no cordel tradicional

Métrica e rima no cordel tradicional
Quando alguém canta ou declama versos de cordel logo se percebe o ritmo que vai se repetindo a longo da história. Esse ritmo é resultado da métrica, ou seja, os versos precisam ser construídos com o mesmo número de sílabas. No cordel, os versos possuem geralmente 7 sílabas. Vamos tomar a seguinte estrofe como exemplo: