quinta-feira, 9 de junho de 2011

José Augusto Maia é eleito presidente de Subcomissão

O deputado federal José Augusto Maia (PTB-PE) foi eleito e tomou posse na tarde desta quarta-feira (08) como presidente da Subcomissão Permanente para Estudar Políticas, Orçamento e Financiamento da Segurança Pública.
Esta subcomissão faz parte da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado e tem por objetivo principal de ter entendimento com o Governo Federal para encontrar soluções no tocante à viabilização de recursos federais para o combate à criminalidade, nas suas mais variadas formas.
Segundo o deputado federal José Augusto Maia, tão importante quanto o combate ao crime organizado é a busca por recursos para fazer isso com sucesso. “Uma das mais árduas tarefas do Governo Dilma Rousseff será elaborar estratégias eficientes para o combate à criminalidade, além de buscar soluções financeiras para isso. Dentro dos trabalhos desta Subcomissão buscaremos formas de angariar esses recursos para que o Governo Federal possa executar suas ações”, disse o parlamentar pernambucano.
José Augusto Maia informou também que a Subcomissão viajará todo o Brasil para ouvir os profissionais de Segurança Pública, conhecer seus problemas e suas necessidades, além de realizar audiências públicas com os gestores da área de Segurança nacional. “Juntos buscaremos soluções para que possamos diminuir a violência em nosso País”, finalizou o deputado.
A Subcomissão é composta assim:

Presidente: Deputado José Augusto Maia - PE

Relator: Deputado Lourival Mendes - MA

Deputada Keiko Ota - SP

Deputado Édio Lopes - RR

Deputado Gonzaga Patriota - PE

Deputado Alberto Filho - MA

Deputado Delegado Protógenes - SP

Deputado Pastor Eurico - PE

Deputado Hugo Leal - RJ

Deputado Nelson Pelegrino - BA

Empregada doméstica considera a atitude como "brincadeira"

Uma câmera escondida registrou os maus tratos de uma empregada doméstica contra um bebê de seis meses. A denúncia foi registrada anteontem na Unidade de Repressão aos Crimes Cometidos Contra Crianças e Adolescentes (Unipreca) da Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA), pelos pais da criança. O vídeo de aproximadamente 20 minutos mostra quando a doméstica, uma mulher de 29 anos, coloca o bebê de cabeça para baixo e o rodopia rapidamente.

A atitude foi qualificada pela autora como uma “brincadeira” e aconteceu duas vezes em cerca de 20 minutos. A filmagem também mostra quando a empregada doméstica beija rapidamente o menino, aparentemente na boca. O bebê parece assustado com os movimentos bruscos e chega a ficar vermelho durante as “brincadeiras”.

A mãe do bebê contou que a câmera foi colocada na sala da casa onde mora com o marido e a outra filha, de 3 anos, no bairro da Iputinga, Recife, no momento em que foi levar a filha mais velha para a escola, por volta das 14h da última segunda-feira. “Decidimos colocar a câmera porque há uns dez dias o meu filho apareceu com um ‘galo’ na cabeça. Alguns vizinhos também me disseram que quando eu saía, ele chorava muito. Era um choro estranho e comigo era difícil ele chorar tanto”, disse.

Segundo ela, seus filhos não costumam ficar sozinhos com a empregada doméstica, que trabalhava na casa desde março deste ano. “Não trabalho porque cuido deles. Antes, quando me ausentava um instante, a deixava com o meu bebê na casa da minha sogra, até que eu voltasse. Mas o tempo foi passando, ela foi adquirindo minha confiança, principalmente porque também tem dois filhos pequenos”, disse.

A mãe contou ainda que só assistiu as imagens quando terminou o expediente da empregada. “Fiquei chocada com as cenas. O neurologista falou que o meu filho poderia ter ficado com problemas neurológicos, porque ele é muito novinho e os ossos do crânio ainda não estão completamente formados”, disse.

De acordo com o delegado Geraldo Silva, responsável pelo caso, a doméstica responde a inquérito por maus tratos, mas não foi presa porque não houve flagrante. Uma análise do Instituto de Criminalística (IC) deve avaliar se o beijo que ela dá no bebê foi no rosto ou na boca. “Se ficar constatado que o beijo foi na boca ela também pode ser indiciada por um crime de conotação sexual”, destacou o delegado.

O pai do menino, um representante comercial de 41 anos, prestou depoimento ontem na GPCA, assim como a doméstica. “Ela chegou com o marido, chorou e negou os maus tratos. O marido dela também disse que ela garantiu que estava brincando com o menino, mas tomou um susto quando viu as imagens”, observou o delegado.

Serviço
Os personagens desta matéria não podem ser identificados em respeito ao Estatuto da Criança e do Ado­lescente (ECA) que recomenda a preservação da identidade da vítima e respectivos familiares.

Juíza usa colete à prova de balas em audiência em que réus são 19 PMs

A violência no interior do Estado assusta até a Justiça. Nesta quinta-feira (9), em Tabira, município localizado há 398 km do Recife, uma juíza realiza uma audiência usando colete à prova de balas. É que, no banco dos réus, há 19 policiais militares (PMs).

A audiência pública no Fórum de Tabira é referente ao processo de dezembro de 1998 em que 19 PMs são acusados de agredir e torturar dois moradores da zona rural do município. Em julho de 2010, 11 anos depois, o Ministério Público ofereceu denúncia à Justiça.

Durante a audiência nesta quinta, o advogado da Associação Pernambucana de Cabos e Soldados, responsável pela defesa, tentou adiar a audiência, alegando que nem todos os PMs — que estão em liberdade e trabalhando normalmente — receberam uma intimação para comparecer ao Fórum.

A juíza Fabíola Michele Muniz usa um colete à prova de balas e foi acompanhada por policiais civis ao Fórum. A juíza saiu do Recife na última quarta-feira (6) e solicitou escolta da PM, que a acompanhou da cidade de Sertânia a Afogados da Ingazeira. Mas, a pouco quilômetros de Afogados, estranhou o fato de o carro da PM ter parado bruscamente, sentiu-se insegura e saiu em alta velocidade até a cidade, onde pediu apoio à Polícia Civil.

O comando local da Polícia Militar informou que parou o veículo para tentar prestar auxílio à juíza na PE-292, já que a rodovia estadual tem muitos buracos.

Feira da Sulanca volta a funcionar nas terças-feiras a partir de julho

Uma reunião na tarde desta quarta-feira (08) trouxe a tona novamente o impasse dos sulanqueiros, lojistas e comerciantes sobre dia de funcionamento da Feira da Sulanca de Caruaru. O prefeito José Queiroz se reuniu com alguns sulanqueiros para anunciar a transferência de local e o retorno de funcionamento para as terças-feiras a partir de julho.

Na manhã desta quinta-feira (09), no programa Show da Cidade, transmitido pela Rádio Liberdade AM, uma enquete perguntava aos sulanqueiros se eles sabiam desta reunião para discutir o assunto. Do total, 90 % disseram não saber desta reunião.

Quanto à alteração do dia de funcionamento da feira, a Secretaria de Gestão e Serviços Públicos de Caruaru, se baseou em uma pesquisa para fazer a alteração. Os dados apontaram que 70% dos entrevistados preferem que na terça-feira, às 7h, porém, durante o mês de junho a feira continua sendo realizada nas segundas-feiras.

Para a feirante Juliana Santos Monteiros a mudança afeta a questão de locomoção e transporte das mercadorias. “Quem tem carro coloca a sua mercadoria e vai embora sem nenhum problema, e quem não tem? Será que a questão de transporte será favorável? Vai atender a todos?”, questiona.

Segundo o presidente do Sindicato dos Vendedores Ambulantes de Caruaru, José Carlos da Silva, ainda é cedo para questionar as dificuldades. O primeiro passo seria apresentar pelo menos o local e o projeto de alteração e estrutura para dizer algo para que o feirante esteja preparado. Essas perguntas foram motivadas mediante o pronunciamento da mudança de local da feira projetado para as proximidades do Polo Comercial de Caruaru, as margens da BR-104.

Tony Gel presta homenagem a TV Asa Branca na Alepe

Por iniciativa do deputado Tony Gel, a Assembleia Legislativa de Pernambuco homenageou os 20 anos da TV Asa Branca em reunião solene realizada na noite da última quarta-feira (8). O diretor-superintendente da emissora, Luiz de França, fez um discurso agradecendo a homenagem quando afirmou que a empresa busca integrar o interior do Estado com o Recife divulgando notícias, atividades culturais e de entretenimento. Ele ainda destacou a presença do grupo em 108 municípios pernambucanos, o que demonstra a expansão da TV Asa Branca ao longo de 20 anos.

Ao saudar os fundadores da TV Asa Branca, Tony Gel ressaltou que a empresa pernambucana oferece, além de conteúdo nacional, programas independentes relacionados ao cotidiano dos moradores do interior pernambucano. Disse também que a TV contribui para a integração da Zona da Mata, Agreste e Sertão, sendo líder de audiência em todas as classes sociais e tem se destacado pela história de crescimento.

O deputado afirmou ainda que desde a sua inauguração a TV Asa Branca vem se consolidando como um dos mais importantes veículos de comunicação de Pernambuco e destacou a inteligência, o talento e a dedicação dos que fazem parte da emissora que tem como diretores Vicente Jorge Espíndola, Luiz de França Leite e Shirley Oliveira:

"Ao difundir conteúdo de excelente qualidade, com a programaçãoda Rede Globo, dentro de um projeto tão signficativo quanto desafiador, a TV Asa Branca se tornou credora do respeito e da admiração não só dos que militam no segmento da comunicação, mas de toda a sociedade pernambucana que viu surgir no seu seio uma liderança de notável capacidade de produzir programas jornalísticos educativos e de lazer, com uma capacidade ímpar de fazer, de participar das lutas que devem ser travadas em todas as trincheiras, por todos os que sonham com um mundo melhor", disse Tony Gel.

O segundo vice-presidente da Assembleia, Edson Vieira, presidiu a reunião. Além dos fundadores da TV Asa Branca, Luiz de França e Vicente Jorge Espindola, estiveram presentes o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, que representou o governador Eduardo Campos; o secretário de Comunicação da Prefeitura de Caruaru, Aquiles Lopes, representando o prefeito José Queiroz; o diretor geral da Rede Globo Nordeste, Celso Coli e a diretora de jornalismo da Globo Nordeste, Jô Mazzarolo entre outros convidados.

Exposição junina

Acontece às 20h de hoje (9), no Museu do Barro, a 4ª edição da Exposição de Mesas Juninas, com a participação de empresas de buffets e decoração. Toda produção deve ter alusão as festas juninas. Será prestada homenagem as comidas que compõem a Associação dos Idealizadores das Comidas Gigantes de Caruaru.

Lideranças nacionais do PSB participam de encontro em Tocantins

As principais lideranças nacionais do Partido Socialista Brasileiro (PSB) estão reunidos nesta quinta-feira (9) em Tocantins. O encontro estadual, que acontece às 14 horas no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, em Palmas, terá a participação do presidente Nacional do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, o primeiro secretário Nacional da legenda, Carlos Siqueira e o governador do Ceará, Cid Gomes.
A bancada socialista na Câmara dos Deputados, liderada pela deputada Federal Ana Arraes, também estará presente no evento. Diogo Moraes será o representante da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco no encontro, e participa do evento por meio de um convite direto do Governador Eduardo Campos.

Pernambuco ganha rede de proteção e preservação de patrimônios

O estado de Pernambuco vai contar com uma rede de proteção e preservação de patrimônios. O projeto Rede Meio Ambiente Patrimônio (Rede MAP) está sendo lançado hoje no Centro Cultural Rossini Alves Couto, com uma videoapresentação do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Hermam Benjamin e palestra do professor aposentado da UFPE José Luiz Mota Menezes. Na ocasião, será assinada a Carta de Princípios da Rede MAP.

O projeto pretende identificar, proteger e preservar os patrimônios culturais e naturais de forma integrada, por meio de instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, com base legal na Convenção da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Com a assinatura da convenção, cada país se comprometerá a conservar não só os locais classificados como Patrimônio Mundial situados dentro do seu próprio território, mas também a proteger o respectivo Patrimônio Nacional.

O evento é uma parceria entre o Ministério Público de Pernambuco, o Microsoft Innovation Center Pernambuco (entidade sem fins lucrativos mantida pela Microsoft), a Universidade Federal de Pernambuco e a Prefeitura da Cidade de Olinda, por meio da Secretaria de Patrimônio e Cultura.

Irah Caldeira sai do grupo dos excluídos e entra na programação do São João de Caruaru


Depois da polêmica, a cantora Irah Caldeira foi chamada pela Fundação de Cultura para se apresentar no São João de Caruaru. Ela foi incluída na programação desta quinta-feira (09), devendo subir ao palco no final da noite. Antes se apresentam Zabumba Bacamarte, Camarão e Ébano Nunes.

Este ano, vários artistas foram esquecidos do São João de Caruaru, como o irreverente Genival Lacerda, Dominguinhos, Cristina Amaral e Nádia Maia. A cantora mineira, que também fazia parte do grupo dos excluídos, foi contratada depois de conceder entrevistas à Rádio Liberdade AM questionando os critérios para contratação dos artistas.