segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Prefeito de Camalaú comemora chegada de médico para atender a população aos sábados


O prefeito de Camalaú, Bira Mariano, anunciou na manhã do último sábado (3), a chegada do médico cubano Dr. Reinier, que irá atender a população aos sábados.

Na oportunidade, o gestor destacou a importância do investimento que a Prefeitura do município está realizando na saúde local.

“Estamos realizando um investimento inédito na saúde, desde da implantação de novos médicos e novas especialidades, reforma da unidades de saúde e especialmente proporcionando um novo momento na saúde de Camalaú,” disse.

Paraíba é terceiro estado com maior produção de palma forrageira do país


A Paraíba é o terceiro estado com maior produção de palma forrageira do país. Os dados são do Censo Agropecuário de 2017, segundo o qual o estado alcançou a marca de 356.350 mil toneladas do cacto, o que representou 12,39% da produção nacional. Monteiro, no Cariri, é o município paraibano que se destaca, ocupando também o 8º lugar no país.

Com esses índices, a Paraíba ficou atrás apenas de Pernambuco (468.826) e Bahia (1.303.149) no volume produzido. Já comercialização dessa forrageira, representou volume de quase sete milhões e meio de reais (R$ 7.380.000,00), 11,67% do total do país.

O levantamento foi compilado pelo Núcleo de Inteligência da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil. Nele é possível perceber ainda que o cultivo da palma é quase que exclusiva da região Nordeste, responsável por 99,61% do total.

A importância dessa cultura no Brasil e também os seus usos em outros países vão ser discutidos durante o X Congresso Internacional de Palma e Cochonilha, que acontecerá em João Pessoa, entre os dias 26 e 28 de setembro, no Centro de Convenções. A iniciativa reunirá centenas de pesquisadores de 16 países, já inscritos.

No Brasil, a tradição é de usar a palma para alimentação animal. Resistente e adaptada ás condições climáticas e de solo das regiões semiáridas, a forrageira é considerada como imprescindível para viabilizar a pecuária no Nordeste.

“A palma é uma condição fundamental para a pecuária da região. No pico da seca, chegamos a colher 20 toneladas de palma por dia para alimentar cerca de 600 cabeças de gado, 500 cabeças de ovelha e garantir o suporte forrageiro para os animais”, resume o produtor rural Álvaro Borba, criador de gado Sindi, em Campina Grande.

Além dos cientistas, produtores rurais também terão acesso a informações técnicas sobre essa cultura, num evento paralelo ao Congresso Internacional. Trata-se da 3ª edição do Agropec Semiárido, que transmitirá conhecimento prático por meio de 90 palestras, distribuídas também ao longo dos dias 26 e 28.

Durante abordagem, Polícia Militar prende acusado de homicídio no Cariri da Paraíba


Durante este final de semana, em Monteiro, no Cariri, uma patrulha da Polícia Militar realizou uma abordagem a uma motocicleta, a PM constatou que um dos ocupantes do veículo, era procurado pelo crime de homicídio, com um mandado de prisão expedido pela 1ª Vara Mista da cidade.

O acusado foi preso em seguida e levado para a sede do 11° Batalhão.

JOVEM FOI ASSASSINADO NO VIANA E MOURA, EM GARANHUNS/PE


Um jovem de 18 anos foi assassinado na noite deste domingo (4), no bairro Dom Helder Câmara, no município de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco.

José Jhones da Silva Xavier, de 18 anos, estava participando de uma cavalgada, quando foi alvejado por três disparos de arma de fogo, sendo um deles na cabeça.

A vítima não resistiu aos ferimentos e veio no local.

Até o momento a motivação e identidade do autor do crime é desconhecida, o corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

Foi o terceiro homicídio deste domingo e também será investigado pela 22ª Delegacia de Homicídios.

UM CASAL MORREU APÓS COLIDIE CONTRA UM POSTE EM JOÃO PESSOA/PB


Um casal morreu após colidir a moto em que estavam com um poste, na ladeira do Cuiá, entre os bairros Geisel e Valentina, em João Pessoa, na madrugada deste domingo (4). O homem foi identificado como Michel Henrique Richard Vidal, de 31 anos, natural de Monteiro, no Cariri Paraibano. Já a mulher não foi identificada.

De acordo com a Polícia Militar, a motocicleta em que o casal estava seguia em alta velocidade, quando eles perderam o controle e acabaram colidindo com o poste. O casal morreu no local.

Com o impacto da batida, o casal foi arremessado. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) chegou a ser acionado por populares, mas quando chegou no local do acidente, a equipe médica constatou a morte das vítimas.

Idoso desaparecido há mais de um mês foi encontrado morto em meio a mata


Quando ele saiu de casa dessa vez, foi diferente. Já não era mais o sonhador do passado que saía mundo afora no seu caminhão...

Ele agora carregava o peso dos anos e uma saudade enorme no peito. Ele saiu pra voltar, como sempre fez a vida inteira e todos esperavam que ele voltasse...

Voltasse contando as aventuras, onde andou, o que passou. Trouxesse as novidades da estrada, da vida e do tempo...

Todos queriam que ele voltasse pra tomar um café quente e se achegasse com suas conversas longas, suas prosas compridas, suas palavras...

O velho caminhoneiro ia mas sempre voltava. Chegava em casa e logo após o café bem quente queria voltar de novo à estrada...

O viajante sonhador fez sua viagem derradeira, não mais o caminhoneiro das estradas distantes. Ninguém sabia onde ele estava desta vez, mas estava tão perto e tão longe ao mesmo tempo...

Um caminhoneiro não vai embora pra sempre assim e Apolônio não avisou se voltaria logo ou iria demorar. Ele não ia embora sem antes tomar uma xícara de café fervendo...

O velho caminhoneiro encerrou sua viagem, no meio de tanta dor e sofrimento, numa sequência longa e dolorida de "desaparecimento" e "morte"...

Resta-nos apegar à sua imagem do passado, na boléia de um caminhão, acenando com as mãos, dando adeus, com um sorriso largo de quem queria ganhar o mundo, pelas estradas desertas do país...

Texto de Clécio Dias.

Nota: Apolônio estava desaparecido há mais de um mês e ontem à noite foi encontrado por dois caçadores, perto de Gravata do Ibiapina.

COLISÃO ENTRE CARRO E MOTO MATA JOVEM DE 20 ANOS


Um jovem de 20 anos de idade morreu durante uma colisão envolvendo um carro e uma moto na BR-424 em Correntes, por volta das 18h10 de ontem domingo, 4. A vítima fatal foi José Jaillon Bento da Silva que residia no Sítio Areias no mesmo município.

Segundo a polícia, populares acionaram o policiamento e relataram que o jovem conduzia uma motocicleta quando colidiu violentamente num carro que vinha em sentido contrário. O rapaz foi socorrido com urgência para o hospital municipal de Lagoa do Ouro, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.

O motorista do veículo envolvido no acidente desapareceu antes da chegada da polícia.

As causas do acidente estão sendo investigadas pela Polícia Civil.

Três pessoas morrem em acidente na Paraíba


Três pessoas morreram em acidente envolvendo três veículos, na madrugada de ontem domingo (4), na BR-230, em Campina Grande. O acidente aconteceu por volta das 2h45, no km 170, nas proximidades do distrito de São José da Mata.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), um veículo Onix viajando sentido Campina Grande colidiu na traseira de uma motocicleta. Com o impacto, o veículo perdeu o controle, invadiu a contramão e bateu de frente com uma van.

O casal no veículo de passeio veio a óbito no local. O motociclista atingido também morreu no local.

Passageiros na van sofreram ferimentos leves e foram atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).