domingo, 28 de dezembro de 2014

homicídio em São Domingos

Um crime de morte aconteceu na manhã deste domingo (28) no distrito de São Domingos, município de Brejo da Madre de Deus.

Fernando Felix da Silva Júnior, 22 anos, foi alvejado em frente à residência onde morava, na Rua Francisco Barbosa Xavier, antiga Rua da Lama.

Um elemento chegou em uma moto e discutiu com a vítima. Em seguida ele disparou um tiro. Fernando tentou fugir para dentro de casa, mas foi acompanhado pelo assassino que disparou um segundo tiro.

Vizinhos relataram que quando os dois discutiam o autor do homicídio teria dito “agora você rouba minha mãe”.

Fernando Felix da Silva já teve passagens pela polícia.

HUGUINHO VOLTA A AGIR EM GARANHUNS E DEIXA UM BALEADO


Um agricultor levou um tiro na noite de sábado (27), na Rua dos Ferroviários no bairro de Manoel Shell em Garanhuns, Faustino Alves da Silva, 38 anos, levou um tiro na região do queixo e informou a polícia que o autor do disparo foi Huguinho, marginal temido na localidade e responsável pela prática de vários crimes na região.

Huguinho é um elemento de alta periculosidade e foragido da justiça, o mesmo fugiu de uma viatura da Polícia Militar quando cumpria pena na Cadeia Pública de Garanhuns e era levado para receber atendimento médico no Hospital Dom Moura na mesma cidade.

Quem tiver informações do paradeiro deste elemento deve informar a Polícia Militar através do número de emergência 190.

MULHER É ASSASSINADA EM BARRA DE GUABIRABA/PE

mulher assassinada em barra de guabiraba agresteviolento.com.br
Na noite deste sábado (27) estava havendo um bingo na Avenida Eudes Teixeira de Carvalho, no bairro Nova Esperança em Barra de Guabiraba, que acabou em tragédia, com uma mulher assassinada. Severina Maria da Silva, de 34 anos, que morava no sítio Estreito do Norte, zona rural de Bonito, foi morta a tiros.

Segundo informações, a vítima que era usuária de maconha ia todos os fins de semana a Barra de Guabiraba e há duas semanas esfaqueou uma mulher e ontem estava participando do bingo, quando foi surpreendida com a chegada de quatro homens em um veículo Gol preto e dois deles desceram do carro, caminharam na direção da vítima e efetuaram 4 disparos na mesma que foi socorrida por uma viatura da Polícia Militar para a policlínica local, onde faleceu.

O corpo da vítima foi encaminhado para o IML de Caruaru, onde foi periciado e liberado para o sepultamento que ocorrerá na tarde deste domingo em Barra de Guabiraba.

Central segue na liderança, mesmo com derrota para Vera Cruz

No Carneirão, Vera Cruz desbanca líder Central e vence por 1 a 0. Foto: Wellington Araújo / Rádio Jornal

O Central continua numa posição confortável no primeiro turno do Campeonato Pernambucano. Na sexta rodada do Campeonato Pernambucano, a Patativa perdeu para o Vera Cruz por 1 a 0, mas ainda mantém uma vantagem de quatro pontos para o segundo colocado. O Central possui 13.

O jogo foi realizado no estádio Carneirão, em Vitória de Santo Antão. O gol do Vera Cruz foi marcado por Rafinha aos 10 minutos do segundo tempo. 

O segundo colocado Serra Talhada arrancou o empate do Pesqueira nos minutos finais. O placar de 2 a 2 fez o time sertanejo chegar aos nove pontos. Nas outras partidas, o Porto empatou com o América-PE por 1 a 1, em duelo disputado no Lacerdão, em Caruaru, e em Carpina, Atlético-PE e Ypiranga ficaram no 1 a 1.

Paulo Câmara: "os palanques precisam ser desmontados"

Foto: Rafael Souza/Rádio Jornal

Na ultima terça-feira (23), o Geraldo Freire recebeu o governador eleito pelo PSB, Paulo Câmara, no debate da Super Manhã. O socialista foi também conversou com os jornalistas do Jornal do Commercio, Sheila Borges e Fernando Castilho. Entre os temas presentes foram marcantes as políticas sociais e o crescimento de Pernambuco junto com o Brasil.

Sobre o secretariado do novo governo, divulgado em 15 de dezembro, Paulo Câmara afirmou confiar na ética de todos os nomeados. “Todos têm serviços prestados ao serviço público, alguns mais recentemente, outros em tempos passados”, afirmou. Sobre a aplicação ética dos recursos públicos, Paulo Câmara firmou que tem muita clareza de que o grupo de secretários tem muito compromisso com bom emprego do dinheiro público.

Paulo câmara também assegurou que os atritos existentes entre ele e o senador e ex-candidato a governo do estado, armando monteiro, acabaram nas eleições. O governador eleito afirmou que o nome de armando como ministro é uma vantagem para Pernambuco.

CASAL SOFRE ACIDENTE DE TRÂNSITO EM AGRESTINA E A MULHER MORRE NO HRA

acidente de transito em agrestina agresteviolento.com.br
Na tarde do ultimo sábado (27), um casal foi vítima de um acidente automobilístico na PE122 em Agrestina. Manoel da Silva Macedo, de 51 anos e Maria Lúcia de Macedo, de 46 anos, que são do sítio Riachão do Maracajá, zona rural de Agrestina, trafegavam pela rodovia que liga Agrestina e São Joaquim do Monte quando foram abalroados por um veículo não identificado.

As vítimas foram socorridas pelo Samu de Agrestina, Manoel que estava usando capacete teve apenas ferimentos leves e foi levado para o hospital de Agrestina, já a sua esposa que não usava capacete, foi socorrida para o Hospital Regional do Agreste (HRA) em Caruaru, onde faleceu minutos após dar entrada.

O corpo da mulher foi encaminhado para o IML de Caruaru, de onde já foi liberado.

ACIDENTE DE TRANSITO EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE - PE

Um acidente envolvendo duas motos aconteceu no início da madrugada deste domingo (28), após a meia noite.

De acordo com informações de populares o condutor de uma das motos fugiu do local. O acidente ocorreu no perímetro urbano da PE-160, praticamente em frente à garagem do SAMU.

Nossa equipe esteve no local e constatou que a ambulância demorou cerca de 20 minutos para ser liberada pela central de atendimento, enquanto a vítima aguardava socorro na rua

COLAPSO NA POLÍCIA CIVIL

ENGESSADA Com déficit de mais de 50% no efetivo e problemas estruturais, corporação perde gás no final de 2014
pcpeconv
O decreto 32.341, assinado em 2008 pelo então governador Eduardo Campos, previa que a Polícia Civil de Pernambuco deveria chegar a 2015 com um efetivo de 10,4 mil profissionais, entre delegados, agentes e escrivães.

A poucos dias do final do ano, menos da metade desse contingente está nas ruas e delegacias: um total de 4,8 mil policiais responsáveis por investigações, prisões, elaboração de inquéritos e cumprimento de mandados judiciais. Um déficit que tem consequências diretas na política de segurança pública do governo do Estado, o Pacto pela Vida, que pela primeira vez nos oito anos da gestão Eduardo Campos/João Lyra Neto, vai terminar no vermelho: ao invés de queda, um aumento estimado de 10% no número de homicídios.

Em pouco mais de sete anos, de janeiro de 2007 a maio de 2014, 2.905 pessoas ingressaram na Polícia Civil, entre delegados, agentes e escrivães. No mesmo período, saíram 2.147, seja por aposentadoria, morte ou por terem optado por outros empregos. No mesmo período, foram criadas 79 novas unidades, entre delegacias especializadas e comuns. A conta é simples: a quantidade de profissionais que entraram e deixaram a instituição é praticamente a mesma (diferença de apenas 758 pessoas), sendo que a população do Estado aumentou em 800 mil pessoas, segundo dados do IBGE (de 8,4 milhões em 2007 para 9,2 milhões em 2014).


Sem delegados, agentes ou escrivães, muitas delegacias, principalmente no interior, estão fechando nos finais de semana, e muitas vezes à noite, nos dias de semana. Segundo dados do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol), essa é a realidade das unidades de Jatobá, Iati, Saloá, Águas Belas, Lagoa do Ouro, Correntes, Jupi, Jucati, Terezinha, Brejão, Bom Conselho, Calçado, Jurema, Caetés, todas no Agreste. Dormentes, Santa Filomena e Moreilândia, no Sertão do Estado.

“Nestas cidades não se pode registrar ocorrências ou realizar diligências nesses dias”, afirma o presidente do Sinpol, Áureo Cisneiros.

Desanimados, muitos policiais estão mudando de profissão. Hoje técnica judiciária, Leidiane Lacerda passou dois anos e meio, entre 2008 e 2011, como agente de polícia. Achou que não valia a pena ganhar o que ganhava para receber a pressão descomunal de cumprir as metas do Pacto. “Se a Polícia Civil pagasse mais, eu provavelmente estaria lá, pois gostava do serviço”, diz. O mesmo argumento é utilizado pelo funcionário público Luiz Gonzaga Jr, que também foi agente por seis anos, de 2008 a 2014.

“Cobrava-se muito, mas sem dar salário digno e estrutura necessária para o trabalho”, afirma.

Para o presidente do Sinpol, o cenário é de um iminente colapso na instituição. “Não é exagero algum usar essa palavra. Os policiais estão desanimados por terem trabalhado tantos anos sob pressão para cumprir as metas do Pacto pela Vida, e depois desse tempo todo não ver esse esforço revertido em melhores condições de atuação”, diz Áureo Cisneiros, recém-empossado, no lugar de Cláudio Marinho, que passou os últimos 10 anos à frente da entidade.

Para ele, o concurso que o governo do Estado já anunciou para 2015, e que vai prover 100 vagas de delegado, não adianta se não houver um certame equivalente para o ingresso de agentes e escrivães. “Um delegado precisa de equipes para trabalhar, e hoje o déficit é em todas as áreas da Polícia Civil.” Ainda de acordo com o presidente, a situação na

Região Metropolitana do Recife é menos problemática. “No interior é que temos sérios problemas, está muito difícil trabalhar por lá”. Longe dos olhos do governo, a tendência é que o déficit comprometa ainda mais as estatísticas do Pacto pela Vida.

Reportagem de Felipe Vieira Publicada na edição deste domingo do Jornal do Comercio.

POLÍCIA CONCLUI INQUÉRITO DA MORTE DO PROMOTOR DE ITAÍBA, THIAGO FARIA SOARES

José Maria Pedro Rosendo foi apontado como mandante do homicídio, que teve mais quatro participantes. Crime foi motivado por disputa de terras em Águas Belas

Adicionar legenda

A Polícia Federal (PF) concluiu o inquérito sobre a morte do promotor de Justiça do município de Itaíba, Thiago Faria Soares. No processo, o fazendeiro José Maria Pedro Rosendo foi apontado como mandante do crime. José Marisvaldo, José Maria Cavalcanti, Adeildo Ferreira, preso no último dia 19, e Antonio Cavalcanti Filho, que está foragido, foram acusados por participar do crime e executá-lo. José Maria Pedro Rosendo, José Marisvaldo, José Maria Cavalcanti e Adeildo Ferreira já estão no Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel). Todos são acusados por dupla tentativa de homicídio e homicídio qualificado, com estimativa de serem condenados a pena de 20 a 30 anos de prisão. Outro participante do crime, Jenessy Carneiro, também foi indiciado, mas não teve o mandado de prisão expedido e permanecerá em liberdade até o julgamento.


O delegado federal Alexandre Alves, responsável por liderar as investigações, explicou que foram reunidas provas técnicas e depoimentos que comprovam a motivação e a autoria do crime pelos indiciados. “Outras linhas foram levantadas e checadas, mas foram descartadas”, explicou Alves, que veio de Brasília para assumir o caso. A investigação do inquérito foi concluída no último dia 19 com a prisão de Adeildo. “Após a conclusão do inquérito, ele foi encaminhado ao Ministério Público Federal que deve oferecer denúncia à Justiça Federal. Caso sejam necessárias novas diligências, a PF está pronta para realizá-las”, afirmou o superintendente da Polícia Federal de Pernambuco, Marcello Diniz.

Adeildo Ferreira dos Santos, de 26 anos, foi o último capturado do grupo. A prisão aconteceu no dia 19 deste mês, no município de Buíque, no Agreste do Estado. O suspeito foi conduzido até a sede da Polícia Federal, onde foi ouvido em inquérito policial pelo Delegado Alexandre Alves e depois levado ao Instituto de Medicina Legal (IML) para realizar exame de corpo de delito. Em seguida, Adeildo foi encaminhado ao Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel).

Outros nomes que surgiram nas investigações foram os de Edmacy Cruz Ubirajara, que foi preso por 65 dias logo no início das investigações sob suspeita de ser um dos executores, e José Ivanilson, que foi detido por usar um documento do promotor. No entanto, os dois não tiveram envolvimento no caso, de acordo com o inquérito final.


O inquérito também concluiu que o crime foi motivado por uma disputa de terras da propriedade Fazenda Nova, localizada em Águas Belas, no Agreste pernambucano. José Maria Rosendo, apontado como mandante, perdeu a posse para a noiva do promotor, Mysheva Freire Ferrão, em um leilão da Justiça Federal, e teve que deixar o imóvel.

O promotor foi morto no dia 14 de outubro de 2013, no quilômetro 15 da rodovia estadual PE-300, no município de Itaíba, no Agreste de Pernambuco. Thiago Faria dirigia o carro acompanhado de Mysheva e de um tio dela. Nenhum dos passageiros ficou ferido com os disparos de arma de fogo. Mas pelo menos quatro balas de calibre 12 atingiram a vítima, que morreu sem ter direito a socorro. Ele se casaria com Mysheva duas semanas depois.

informaçõs da Folha de Pernambuco

Como Dilma pode administrar a herança maldita deixada por ela mesma

Dilma Rousseff tem uns dos maiores desafios da história na área econômica. A presidente terá que administrar a sua própria herança maldita: um país em retrocesso, uma inflação que ganhou resistência, crescimento pífio e gastos sem fim.

ARTIGO DO DIA

ARTIGO – NOVA ESCOLA SENAI SANTA CRUZ


Por Bruno Bezerra 

O conhecimento é fator determinante para o real desenvolvimento econômico e social de um povo. Não existe país desenvolvido ou subdesenvolvido, o que existe de fato são pessoas desenvolvidas e subdesenvolvidas. Pessoas desenvolvidas fazem acontecer o desenvolvimento dos municípios, estados e nação; e o conhecimento é o único meio capaz de preparar as pessoas para promover o real desenvolvimento sustentável.

Para Santa Cruz do Capibaribe, cidade-mãe do Polo de Confecções do Agreste Pernambucano, cuja base econômica está alicerçada na atividade industrial, estruturas provedoras de conhecimento técnico como o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) são indispensáveis na capacitação das pessoas que fazem girar as muitas engrenagens da economia regional.

Com o estudo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Municipal “O impacto das estruturas públicas e privadas a partir de julho de 2010 [último mês do Senai na antiga escola] no entorno da área proposta para construção da Nova Escola Senai Santa Cruz”, conseguimos convencer a direção do Senai Pernambuco da viabilidade de funcionamento da Nova Escola do Senai Santa Cruz na área proposta.

Com um projeto moderno, a Nova Escola do Senai Santa Cruz colocará o município no patamar das melhores estruturas de capacitação técnica do estado de Pernambuco. Além de aprimorar cursos já oferecidos no mercado de Design da Moda, a Nova Escola Senai Santa Cruz possibilitará uma oferta de cursos mais sofisticados com foco na inovação e tecnologia da informação, e oferecerá cursos que hoje são ministrados apenas nos grandes centros, entre esses cursos podemos destacar: mecânica automotiva, mecânica de motocicleta e eletricidade avançado.



Como se não bastasse a inquestionável importância como qualificadora técnica de recursos humanos, quando estiver em pleno funcionamento, a Nova Escola do Senai Santa Cruz será uma estrutura estratégica para o aumento do fluxo de pessoas de outros municípios que passarão a visitar Santa Cruz do Capibaribe em busca de capacitação profissional.

Com isso, vamos estimular e aquecer diversos setores da economia municipal, tais como: hotéis, restaurantes, lanchonetes, postos de combustíveis etc. Uma dinâmica geradora de novas oportunidades para os serviços e o comercio varejista em geral, e ainda ajudará a diversificar a economia local.

Ao longo dos últimos dez anos, a Escola do Senai foi a melhor e mais produtiva estrutura de capacitação técnica de recursos humanos focados na atividade empreendedora e confeccionista do município. Os novos desafios de um mundo em constante transformação estão postos, precisamos urgentemente viabilizar novas estruturas que possam contribuir com a nossa trajetória de desenvolvimento regional sustentável. A Nova Escola Senai Santa Cruz é uma dessas estruturas essenciais.

Menor de 16 anos fica ferido em acidente na PE-160

Um menor de 16 anos ficou ferido com gravidade em um acidente que aconteceu na PE-160, nas proximidades do Restaurante Boi Bom, na tarde deste sábado (27).

O jovem conduzia uma moto e teria sido fechado por um carro que sinalizou para entrar em direção a um posto de combustível. O carro era conduzido por Jenário Pereira de Siqueira, residente no Bairro Palestina.

O menor, que reside em Pão de Açúcar, estava acompanhado de uma pessoa que não foi identificada por nossa reportagem.

A vítima foi socorrida para o Hospital Municipal de Santa Cruz do Capibaribe.