terça-feira, 20 de julho de 2010

Grupo popular do Agreste é atração no Fig

O grupo "Mazuca de Agrestina", (assim mesmo, sem "r"), vai levar tradição e a batida do ritmo ao Festival de Inverno de Garanhuns. A apresentação acontece às 15h no Palco Cultura Popular, nesta quarta-feira, (21). O Grupo Mazuca de Agrestina tem um CD gravado e é reconhecido nacionalmente. Em 2009 o grupo foi premiado no Festival TIM de Música Brasileira e, desde então, tem sido convidado para se apresentar fora das fronteiras de Pernambuco.

Flamengo recua e não demite Bruno


Uma reunião na noite desta segunda-feira, na Gávea, mudou a posição do Flamengo sobre a demissão de Bruno, preso por suposto envolvimento no desaparecimento da jovem Eliza Samudio. A conversa reuniu o vice-geral Hélio Ferraz, os presidentes dos conselhos do clube, Mauríco Gomes de Mattos, Leonardo Ribeiro e Eduardo Motta, e o ex-vice de futebol Marcos Braz. Helinho decidiu não assinar a carta que seria enviada ao presídio em Minas Gerais demitindo o jogador por justa causa.

No encontro da noite de segunda, primeiramente, Braz lamentou a forma como o caso foi conduzido na imprensa pela presidente. Ela ligou o possível envolvimento do goleiro à falta de comando no departamento de futebol durante a gestão do ex-dirigente.

Em seguida, Hélio Paulo Ferraz ouviu dos presidentes dos conselhos que seria arriscado e imprudente demitir Bruno antes da condenação oficial. A decisão é contrária à tomada pelos juristas que o Flamengo nomeou para dar um parecer sobre o caso.

Fonte: Globo Esporte.com

Mudança de temperatura aumenta em 20% a procura por assistência médica em Caruaru


É comum nesta época do ano as pessoas saírem cedinho de casa agasalhadas e no final do dia sentir calor. É o fenômeno natural de mudança de temperatura. Com ela, surgem problemas de saúde e os que mais sofrem são os alérgicos e as crianças, ao ponto de aumentar em até 20% a procura por assistência médica em clínicas e hospitais em caruaru.

O surgimento de otite e sinusite também é comum. O médico alergologista Luiz Bandim lembra que todos os cuidados diários para evitar problemas respiratórios devem ser redobrados nesta época do ano. “A preocupação é em evitar a pneumonia”, alerta.

Diante dos problemas de saúde, clínicas e hospitais ficam lotados por pacientes, uma vez que, em casos de febre persistente, a pessoa deve ser levada a uma unidade de saúde.

Fonte: Central de Jornalismo Liberdade

Mizael Bispo mente em depoimento

No dia em que a advogada Mércia Nakashima teria sido morta – 23 de maio –, o policial militar aposentado e também advogado Mizael Bispo de Souza, principal suspeito pelo crime, teria telefonado 16 vezes para o vigia Evandro Bezerra da Silva, que a polícia acredita também ter participado do crime. A informação foi dado pelo promotor Rodrigo Merli Antunes, após ouvir novo depoimento de Mizael na manhã desta terça-feira (20), no DHPP, no Centro de São Paulo.

Segundo Antunes, a quebra de sigilo telefônico de Mizael mostra que todas as vezes em que o ex-namorado conversou com Mércia por telefone, ele ligava em seguida de um outro número para Evandro. No depoimento que prestou na manhã desta terça, Mizael teria dito que não se lembrava de ter ligado para Evandro no dia em que Mércia desapareceu.

Quando foi apresentada a grade de telefonemas, Mizael assumiu que possui um outro número de celular – que não estava registrado em seu nome -, mas não explicou por que sempre que entrava em contato com o vigia o fazia de um outro número.

Ainda de acordo com o promotor, durante o depoimento Mizael se esquivou de várias perguntas, respondendo sempre desconhecer os fatos apresentados pela polícia.

O delegado Antônio de Olim, que investiga o caso, disse que Mizael mentiu no depoimento e que, após concluir o inquérito sobre a morte de Mércia, irá pedir a prisão do policial aposentado.

Fonte: G1.com.

Parabéns para o Forró

O eterno Rei do Baião, do Xote, do Xaxado do Arrasta pé e também do Forró, Luiz Gonzaga é o pai do melhor rítimo do Brasil.

Com a sanfona no peito, Luiz Gonzaga traduziu a alma nordestina. O artista que se tornaria o “Rei do Baião” fez história na música brasileira. Há 60 anos, ele gravou o Forró de Mané Vito, a primeira música a ser batizada de forró.Foi a partir deste disco, de 1950, que começou a popularização do forró. Naquela época, forró era sinônimo de “baile popular”, o chamado “forrobodó”.“Hoje em dia, você pode chamar de forró uma festa ou o ritmo forró. Porque a partir de Luiz Gonzaga foi criado um ritmo forró”, diz o pesquisador Paulo Wanderley.Luiz Gonzaga compôs cerca de 700 músicas e fez questão de escolher o herdeiro que levaria adiante o gênero onde cabem todos os ritmos nordestinos. Dominguinhos não esquece o dia em que recebeu o reconhecimento: “Eu estava gravando forró no estúdio com ele e ele me apresentou, nesse dia, à imprensa, como o herdeiro artístico dele. Eu tinha 16 anos”, lembra.

CBF vai anunciar nome do novo técnico da Seleção até domingo

O presidente da CBF, Ricardo Teixeira (foto), vai anunciar o nome do novo técnico da Seleção Brasileira até o próximo domingo. Ao contrário do que já foi veiculado, não haverá um treinador temporário, hipótese que foi considerada caso Carlos Alberto Parreira assumisse o cargo de supervisor.Já o amistoso contra os Estados Unidos, marcado para o dia 10 de agosto, em Nova Jérsei, terá uma base de jogadores que atuam no futebol brasileiro. Além disso, a decisão de antecipar a data que permite a inscrição de jogadores que vieram de transferência do exterior servirá para que o novo técnico possa avaliar esses atletas.

Fonte: globoesporte.com

Começa nesta terça mais uma rodada da Série B

Dois jogos abrem nesta terça-feira a 10ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Brasiliense x Paraná Clube
Figueirense x Santo André

A rodada terá prosseguimento na sexta-feira com três partidas.
Ponte Preta x Ipatinga
América-RN x Bragantino
América-MG x Icasa

O complemento da rodada será no sábado com cinco jogos.
Náutico x Bahia
Coritiba x Sport
Guaratinguetá x Portuguesa
São Caetano x ASA
Duque de Caxias x Vila Nova-GO

Central de Jornalismo
Helenivaldo Pereira

Morre no Recife caminhoneiro baleado em Caruaru

Aumentou a estatística da violência no município de Caruaru. Morreu no Hospital da Restauração, no Recife, o motorista Carlos Alberto Ramos, 44 anos. Ele foi baleado no dia 10 de julho, durante tentativa de assalto na BR-104, em Terra Vermelha.

O caminhoneiro foi interceptado por assaltantes em um gol de cor branca. Ele foi atingido com um tiro no pescoço, socorrido ao Hospital Regional do Agreste e depois transferido para o Recife.

Com este crime, sobe para 8 o número de homicídios no mês de julho em Caruaru. De janeiro até agora, são 67 pessoas assassinadas no município.

Central de Jornalismo
Helenivaldo Pereira

Adolescente mata mãe com arma do pai em Catende

Um adolescente matou a própria mãe, em Catende, com um tiro acidental, nesta segunda-feira. A arma era do pai do jovem, o policial militar José Amaro Leandro.

A cozinheira Celina Maria Marques Leandro, 39 anos, morreu a caminho do Hospital de Palmares. Segundo a polícia, a vítima estava no quarto com três filhos quando um deles começou a brincar com a arma do pai.

O policial já foi ouvido pelo delegado José Renivaldo Pinto e pode ser responsabilizado pela morte da esposa.

Central de Jornalismo
Helenivaldo Pereira

Confira o balanço da PRF e do Corpo de Bombeiros

A Polícia Rodoviária Federal registrou no plantão das últimas 24 horas, 19 acidentes, com 33 veículos envolvidos. Uma pessoa morreu e 13 ficaram feridas.

O acidente com vítima fatal aconteceu na BR-101, no Cabo. Uma colisão frontal entre uma moto e um ônibus causou a morte de Levi Francisco da Silva, 34 anos. Ele era o condutor da motocicleta e teve morte imediata.

Em Caruaru, destaque para a prisão de um homem no Posto da BR-104, na Juriti. Contra Luiz Bezerra da Silva, 41 anos, residente no Sitio Rafael, havia um mandado de prisão por homicídio. Ele foi levado para a 2ª DP.

O fluxo de veículos deve aumentar nas próximas horas nas rodovias BR-104 e 232, quando os sulanqueiros começam a deixar a feira da sulanca.

O balanço do 2º grupamento do Corpo de Bombeiros é de 23 ocorrências. Não houve destaque nas últimas horas, segundo o soldado Cleber.


Central de Jornalismo
Helenivaldo Pereira

Mais uma delegada do caso Eliza é afastada

As delegadas Ana Maria dos Santos e Alessandra Wilke foram afastadas do inquérito policial sobre o desaparecimento de Eliza Samudio, segundo a assessoria de imprensa da Polícia Civil de Minas Gerais.
Comente esta notícia
Alessandra, que ocupava a presidência do inquérito, foi afastada do caso em decorrência do vazamento de um vídeo com declarações do goleiro Bruno de Souza, gravado durante a transferência dele do Rio de Janeiro para Minas Gerais, na noite de 8 de julho. O motivo da retirada do nome de Ana Maria dos trabalhos não foi explicado.
As duas delegadas foram para o Rio devido às investigações do desaparecimento de Eliza e acompanharam a viagem de Bruno para Minas Gerais, no avião da Polícia Civil.
No domingo (18), o Fantástico exibiu reportagem na qual o goleiro Bruno diz que não tem envolvimento com o sumiço. Nas imagens, gravadas durante a viagem do Rio para Minas, Bruno ri do relacionamento sexual que teve com a modelo e afirma que ficou chocado com as atitudes tomadas pelo amigo Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão.
Por determinação do diretor-geral da Polícia Civil mineira, Marco Antônio Monteiro, o delegado Edson Moreira é o novo presidente do inquérito e será responsável pelo relatório final das investigações.
AcompanhamentoA Ordem dos Advogados dos Brasil em Minas Gerais (OAB-MG) afirmou que deve acompanhar as investigações sobre o sumiço de Eliza. Segundo a assessoria de imprensa da instituição, o advogado Ércio Quaresma, que defende o goleiro Bruno de Souza e outros quatro suspeitos de envolvimento no caso, procurou a OAB e solicitou a presença de representantes da ordem nos depoimentos.
saiba mais
Juíza analisa garantia de silêncio de Bola no inquérito do sumiço de Eliza
Bruno é muito covarde para ter matado minha filha, diz pai de Eliza
Polícia está tentando colocar Bruno contra Macarrão, diz advogado
Cronologia do caso Eliza Samudio
O presidente da OAB-MG, Luis Claudio Chaves, determinou que o presidente da Comissão de Defesa da Criança, do Adolescente e do Idoso, Stanley Gusman, que acompanhe todas as participações do menor que teria participação no desaparecimento.
O secretário-geral da OAB-MG, Sérgio Murilo Diniz Braga, foi até o Departamento de Investigações, em Belo Horizonte, para verificar o depoimento de Bruno. Segundo o secretário, o goleiro respondeu a todas as perguntas feitas dizendo que só fala em juízo.
Braga ainda disse que não presenciou a
suposta agressão que Luiz Henrique Romão, o Macarrão, teria sofrido dentro do DI. A denúncia foi feita pelo advogado Ércio Quaresma. Para Braga, o depoimento que ele acompanhou seguiu todas as normas de conduta e não foi constatada tentativa de coação.
Entenda o casoNascida em Foz do Iguaçu (PR), Eliza Samudio se mudou para São Paulo e posteriormente para o Rio. Em 2009, teve um relacionamento com o goleiro Bruno, engravidou e afirmou que o pai de seu filho é o atleta. Ela está desaparecida desde o início de junho. Para a polícia, ela está morta.
O bebê nasceu no início de 2010 e, agora, está com a mãe da jovem, em Mato Grosso do Sul.
A polícia mineira começou a investigar o sumiço de Eliza em 24 de junho, depois de receber denúncias de que uma mulher foi agredida e morta perto do sítio de Bruno, em Esmeraldas (MG). Os delegados já consideram Eliza morta.
Em 6 de julho, um menor foi detido na casa do jogador, no Rio, e afirmou à polícia que Eliza está morta. Ele disse que viajou do Rio para Minas Gerais com Eliza e com um amigo de Bruno, Luiz Henrique Ferreira Romão, conhecido como Macarrão. De acordo com o adolescente, os três foram para o sítio do goleiro. Depois, seguiram até outro local, onde um homem identificado como Neném estrangulou a jovem.
Oito pessoas estão presas na Região Metropolitana de Belo Horizonte, por suspeita de envolvimento no desaparecimento da jovem, incluindo Bruno. Todos negam o crime.
No Rio, o goleiro e o amigo Macarrão são investigados por suspeita de participação no sequestro da jovem. Os dois também negam.

Fonte: G1

Alma nordestina: Forró completa 60 anos

Com a sanfona no peito, Luiz Gonzaga traduziu a alma nordestina. O artista que se tornaria o “Rei do Baião” fez história na música brasileira. Há 60 anos, ele gravou o Forró de Mané Vito, a primeira música a ser batizada de forró.
Veja o site do Jornal da Globo
Foi a partir deste disco, de 1950, que começou a popularização do forró. Naquela época, forró era sinônimo de “baile popular”, o chamado “forrobodó”.
“Hoje em dia, você pode chamar de forró uma festa ou o ritmo forró. Porque a partir de Luiz Gonzaga foi criado um ritmo forró”, diz o pesquisador Paulo Wanderley.
Na matriz dos ritmos nordestinos está a sanfona de oito baixos. Foi com ela que tudo começou. Os ritmos apressados, que embalam uma gente festeira por natureza surgiram na pequena caixa de fazer música.
Mas não se engane: a pequenininha é muito mais difícil de tocar, e, por isso, poucos sanfoneiros se atrevem a manter o legado dos grandes mestres.
À primeira vista, o que chama a atenção na caixa de madeira, fole e botões é a ausência do teclado. São os botões que funcionam como teclas. E outra curiosidade é que, no Nordeste, a sanfona de oito baixos ganhou uma afinação única no mundo, um sotaque nordestino.
“É um instrumento, sem dúvida nenhuma, muito difícil de se aprender a tocar. Abrindo é um tom, fechando é outro. É um instrumento que não obedece escala musical”, explica o sanfoneiro Luizinho Calixto.
Luiz Gonzaga compôs cerca de 700 músicas e fez questão de escolher o herdeiro que levaria adiante o gênero onde cabem todos os ritmos nordestinos. Dominguinhos não esquece o dia em que recebeu o reconhecimento: “Eu estava gravando forró no estúdio com ele e ele me apresentou, nesse dia, à imprensa, como o herdeiro artístico dele. Eu tinha 16 anos”, lembra.

Fonte: G1

Agenda do candidato ao Senado da Frente Popular de Pernambuco, Armando Monteiro (PTB)

Terça-feira (20 de julho)

Nesta terça-feira (20), o candidato ao Senado da Frente Popular de Pernambuco, Armando Monteiro (PTB) realiza reuniões internas de planejamento de campanha e participa da plenária da Juventude do PTB ao lado do candidato do PT ao Senado, Humberto Costa, e de representantes da juventude de todos os partidos da Frente Popular, às 19h.